Marco Silva, Treinador do SL Benfica

Treinador, 49 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2026-), 13 jogos (10 vitórias, 2 empates, 1 derrota)
Em 2026/2027: 13 jogos (10 vitórias, 2 empates, 1 derrota)

Redveder

Citação de: Riverwalk em 10 de Setembro de 2026, 09:13Eu sei que ainda é cedo, mas @Shoky qual é mais o Benfica das nossas vidas, este ou o primeiro de Schmidt?

O de Schmidt de muito longe.

Ao dia de hoje, nem é uma comparação renhida sequer.

alsohugo

Citação de: Redveder em 10 de Setembro de 2026, 19:47
Citação de: Riverwalk em 10 de Setembro de 2026, 09:13Eu sei que ainda é cedo, mas @Shoky qual é mais o Benfica das nossas vidas, este ou o primeiro de Schmidt?

Sem dúvida. Permitiu-nos sonhar na LC.

NOSIDE

Indiana Jonas

De julho a outubro/novembro foi uma loucura. Ainda tenho gravado na memória o arroz de puta que fizemos da Juve. Foi o único Benfica da minha vida que eu achei verdadeiramente capaz de ganhar uma Champions.

iloy

Que pena não ter chegado o ano passado!
Quando vejo o nível de algumas equipas na LDC dava gosto ver este Benfica do Marco nesta competição.

lPhoenix

Citação de: iloy em 10 de Setembro de 2026, 20:24Que pena não ter chegado o ano passado!
Quando vejo o nível de algumas equipas na LDC dava gosto ver este Benfica do Marco nesta competição.

No ano passado havia umas eleicoes para ganhar, e se hoje muita gente diz que era a favor da vinda do Marco Silva, não era essa a impressão que tinha na altura cada vez que se falava no assunto.

Avante

Citação de: Shoky em 10 de Setembro de 2026, 15:39

Mas sempre gostei do Marco Silva, era o meu treinador para 2015/16. De caras.

Isto.

Ha quanto tempo que suspirávamos por um bom treinador, e que era um homem simples, humilde e não lunático ?

Pablito13

Isto ainda agora começou, mas, para já, expôs completamente o Mourinho. Podemos nem ganhar nada, mas já jogamos um futebol agradável e — ao contrário do que foi com o Mourinho — os processos de jogo estão lá. Há coisas que se percebem logo olhando para dentro do campo e não se via nada disto com Mourinho.

O Marco Silva chegou, andava com um jogador novo no 11 e começámos rapidamente a jogar o triplo do que se jogava com o Mourinho. E por aqui alguns diziam que os jogadores é que eram uma merda. Tudo isto porque o treinador se chamava Mourinho que, ao contrário dos tempos modernos, tinha um passado ganhador. Que avacalho!

Avante

Citação de: alsohugo em 10 de Setembro de 2026, 20:04

Citação de: Fabiuh21 em 10 de Setembro de 2026, 18:43
Ainda é muito cedo para julgar isso, Marco Silva tem meia dúzia de jogos. E relembro que na primeira temporada de Schmidt até à saida de Enzo e estavamos a sonhar com uma bem possivel gracinha na champions

Creio que estávamos um pouco iludido.

O jogo na pedreira foi um bom reality check, o plantel não era assim tão extenso, a aposta no João Neves foi tardia e desajustada, o Neres começava a perder espaço nas alas para jogarmos com Aursnes e J.Mario...

E mesmo que fossemos bem roubadinhos contra o Inter, perdemos a noção do quão forte era esta equipa.

Futebol do Schmidt era menos "champagne", mais de controlo e de eficácia.

E só estou a falar da primeira época.

SonecaSLB

Benfica 2013/2014

Nunca se verá melhor equipa que essa

umtipobenfiquista

Citação de: Pablito13 em 10 de Setembro de 2026, 20:28Isto ainda agora começou, mas, para já, expôs completamente o Mourinho. Podemos nem ganhar nada, mas já jogamos um futebol agradável e — ao contrário do que foi com o Mourinho — os processos de jogo estão lá. Há coisas que se percebem logo olhando para dentro do campo e não se via nada disto com Mourinho.

O Marco Silva chegou, andava com um jogador novo no 11 e começámos rapidamente a jogar o triplo do que se jogava com o Mourinho. E por aqui alguns diziam que os jogadores é que eram uma merda. Tudo isto porque o treinador se chamava Mourinho que, ao contrário dos tempos modernos, tinha um passado ganhador. Que avacalho!

O plantel não era famoso e continua a não ser. De entre vários jogadores que se achavam fracos, o Rios foi emprestado, o Enzo será suplente, o Ivanovic foi ser flop para outro lado, o Sudakov está a abancar, o Dahl continua a ser o jogador mais mediano da equipa (sem ser péssimo). Portanto os jogadores não são realmente "os mesmos", por exemplo o francês é criticado por ser manso mas é bem menos "imprevisível" que o Otamendi, e os jovens com enorme potencial que tinhamos (O Andreas e o Prestianni) naturalmente continuam a evoluir, com destaque para o Presti, obviamente. O Marco está a fazer um trabalho enorme até agora. Do Mourinho, foi um bocado as duas coisas, o plantel era fraco e ele já não tem nem o rasgo nem a vontade. O Marco Silva para além de competente é atualizado e um Benfiquista com grande vontade de mudar o clube.

Ou seja, as duas coisas são verdade. O plantel era mau. O Mourinho com um plantel melhor teria feito melhor. O Mourinho com aquele plantel também podia ter feito melhor. Não acho que tenha feito um trabalho péssimo, fez o trabalho de um gajo que diz ter uma paixão enorme pelo futebol ainda, mas sinceramente por esta altura já é mais obsessão do que paixão, e o ego também o engana muito a si próprio.

Eu acho que o Marco é um treinador fantástico que não teve as mesmas oportunidades que o Mourinho teve no inicio da carreira. Vamos ver se corre. Acho que vai continuar a correr bem, mas há problemas do plantel e qualidade que não estão resolvidos e podem causar dissabores. Isso e o perigo do Ruie vender um certo craque em Janeiro.

Paulojdsc

Citação de: SonecaSLB em 10 de Setembro de 2026, 20:54Benfica 2013/2014

As nossas equipas antes da Lei Bosman e do Vietname quando comecei a vibrar com a bola eram top europeu.

Francescoli

Citação de: SonecaSLB em 10 de Setembro de 2026, 20:54Benfica 2013/2014

Óbvio.

Entrávamos em todos os campos sabendo que íamos ganhar, sempre

mitro11

Citação de: Avante em 10 de Setembro de 2026, 20:44
Citação de: alsohugo em 10 de Setembro de 2026, 20:04

Citação de: Fabiuh21 em 10 de Setembro de 2026, 18:43
Ainda é muito cedo para julgar isso, Marco Silva tem meia dúzia de jogos. E relembro que na primeira temporada de Schmidt até à saida de Enzo e estavamos a sonhar com uma bem possivel gracinha na champions

Creio que estávamos um pouco iludido.

O jogo na pedreira foi um bom reality check, o plantel não era assim tão extenso, a aposta no João Neves foi tardia e desajustada, o Neres começava a perder espaço nas alas para jogarmos com Aursnes e J.Mario...

E mesmo que fossemos bem roubadinhos contra o Inter, perdemos a noção do quão forte era esta equipa.

Futebol do Schmidt era menos "champagne", mais de controlo e de eficácia.

E só estou a falar da primeira época.

Há 1 Benfica até janeiro e outro após janeiro
O Enzo era top mundial, era metade daquela equipa, com Enzo não perdíamos com o inter

Redveder

Citação de: umtipobenfiquista em 10 de Setembro de 2026, 21:04
Citação de: Pablito13 em 10 de Setembro de 2026, 20:28Isto ainda agora começou, mas, para já, expôs completamente o Mourinho. Podemos nem ganhar nada, mas já jogamos um futebol agradável e — ao contrário do que foi com o Mourinho — os processos de jogo estão lá. Há coisas que se percebem logo olhando para dentro do campo e não se via nada disto com Mourinho.

O plantel não era famoso e continua a não ser. De entre vários jogadores que se achavam fracos, o Rios foi emprestado, o Enzo será suplente, o Ivanovic foi ser flop para outro lado, o Sudakov está a abancar, o Dahl continua a ser o jogador mais mediano da equipa (sem ser péssimo). Portanto os jogadores não são realmente "os mesmos", por exemplo o francês é criticado por ser manso mas é bem menos "imprevisível" que o Otamendi, e os jovens com enorme potencial que tinhamos (O Andreas e o Prestianni) naturalmente continuam a evoluir, com destaque para o Presti, obviamente. O Marco está a fazer um trabalho enorme até agora. Do Mourinho, foi um bocado as duas coisas, o plantel era fraco e ele já não tem nem o rasgo nem a vontade. O Marco Silva para além de competente é atualizado e um Benfiquista com grande vontade de mudar o clube.

Ou seja, as duas coisas são verdade. O plantel era mau. O Mourinho com um plantel melhor teria feito melhor. O Mourinho com aquele plantel também podia ter feito melhor. Não acho que tenha feito um trabalho péssimo, fez o trabalho de um gajo que diz ter uma paixão enorme pelo futebol ainda, mas sinceramente por esta altura já é mais obsessão do que paixão, e o ego também o engana muito a si próprio.

Eu acho que o Marco é um treinador fantástico que não teve as mesmas oportunidades que o Mourinho teve no inicio da carreira. Vamos ver se corre. Acho que vai continuar a correr bem, mas há problemas do plantel e qualidade que não estão resolvidos e podem causar dissabores. Isso e o perigo do Ruie vender um certo craque em Janeiro.

Concordo de forma geral.

O Mourinho (que atenção não sou apreciador do tipo de futebol, resultadista, como é o de Farioli), herdou uma equipa sem quaisquer princípios tácticos implementados, mal trabalhada e completamente na merda mentalmente. Herdou um Benfica de uma direcção incompetente e de um dos piores treinadores que vi neste clube. E não me venham com a conversa de "ah, o Lage ficou em segundo lugar". O contexto é tudo. Dizer que o Lage fez um bom trabalho porque "disputou até ao fim", quando consegue não ser campeão com um fcp inexistente na competição e com um scp de três treinadores e Gyokeres lesionado um terço da época, é a mesma coisa que dizer que o Preud'homme era um GR de merda porque não ganhou nada no Benfica.  Mais uma vez, no futebol o contexto é tudo.

Goste-se ou não de Mourinho, tem que se ter em conta este argumento numa análise justa e honesta. Foi sem dúvida, dos últimos treinadores, aquele que teve as piores condições para "pegar", quando entra no Seixal, e que teve menos tempo de trabalho (e recursos) para "resolver". A dada altura, esteve mais a trabalhar para uma época seguinte. E Marco Silva apanha algum desse trabalho desenvolvido, nomeadamente a nível da mudança de mentalidade em vários jogadores. 

Dito isto, com Marco Silva estamos melhores, acredito ser uma escolha acertada, e espero que seja um treinador para ficar no Benfica muito tempo.