Marco Silva, Treinador do SL Benfica

Treinador, 49 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2026-), 13 jogos (10 vitórias, 2 empates, 1 derrota)
Em 2026/2027: 13 jogos (10 vitórias, 2 empates, 1 derrota)

Pablito13

Citação de: umtipobenfiquista em 10 de Setembro de 2026, 21:04
Citação de: Pablito13 em 10 de Setembro de 2026, 20:28Isto ainda agora começou, mas, para já, expôs completamente o Mourinho. Podemos nem ganhar nada, mas já jogamos um futebol agradável e — ao contrário do que foi com o Mourinho — os processos de jogo estão lá. Há coisas que se percebem logo olhando para dentro do campo e não se via nada disto com Mourinho.

O Marco Silva chegou, andava com um jogador novo no 11 e começámos rapidamente a jogar o triplo do que se jogava com o Mourinho. E por aqui alguns diziam que os jogadores é que eram uma merda. Tudo isto porque o treinador se chamava Mourinho que, ao contrário dos tempos modernos, tinha um passado ganhador. Que avacalho!

O plantel não era famoso e continua a não ser. De entre vários jogadores que se achavam fracos, o Rios foi emprestado, o Enzo será suplente, o Ivanovic foi ser flop para outro lado, o Sudakov está a abancar, o Dahl continua a ser o jogador mais mediano da equipa (sem ser péssimo). Portanto os jogadores não são realmente "os mesmos", por exemplo o francês é criticado por ser manso mas é bem menos "imprevisível" que o Otamendi, e os jovens com enorme potencial que tinhamos (O Andreas e o Prestianni) naturalmente continuam a evoluir, com destaque para o Presti, obviamente. O Marco está a fazer um trabalho enorme até agora. Do Mourinho, foi um bocado as duas coisas, o plantel era fraco e ele já não tem nem o rasgo nem a vontade. O Marco Silva para além de competente é atualizado e um Benfiquista com grande vontade de mudar o clube.

Ou seja, as duas coisas são verdade. O plantel era mau. O Mourinho com um plantel melhor teria feito melhor. O Mourinho com aquele plantel também podia ter feito melhor. Não acho que tenha feito um trabalho péssimo, fez o trabalho de um gajo que diz ter uma paixão enorme pelo futebol ainda, mas sinceramente por esta altura já é mais obsessão do que paixão, e o ego também o engana muito a si próprio.

Eu acho que o Marco é um treinador fantástico que não teve as mesmas oportunidades que o Mourinho teve no inicio da carreira. Vamos ver se corre. Acho que vai continuar a correr bem, mas há problemas do plantel e qualidade que não estão resolvidos e podem causar dissabores. Isso e o perigo do Ruie vender um certo craque em Janeiro.

Podemos dizer o que quisermos do plantel e há sempre opiniões diferentes, mas o que é facto, e vou voltar a repetir, é que o Marco chegou, meteu um jogador novo no 11 e passámos a jogar o triplo do que se jogava. O resto era tudo jogadores que já estavam no plantel (e o Aursnes ainda nem lá estava, e não foi o único). Olhou-se para o campo e viu-se logo processos de jogo, dinâmicas. Isto é factual. Agora cada um que valorize ou desvalorize aquilo que quer.

E eu não sou gajo de embandeirar em arco, como outros comentários que se vê por aqui. Repito, podemos até nem ganhar nada, mas vamos pelo menos ver um futebol mais agradável que, por acaso, foi o que eu e muitos outros tínhamos dito que ia acontecer, pois era demasiado mau o que jogávamos com Mourinho. É a única coisa que estou a constatar, isto para ficar claro. Em relação aos títulos, isso já vai depender de mais coisas. Logo se vê.

EDIT: Agora é que vi o erro ortográfico que dei. Este vou ter de o emendar, dá muita cana. Já está ;D

mojo_j0jo

A mostrar que para o campeonato português não é preciso um super plantel para se jogar bem.

Estávamos em claro subrendimento com o Mourinho, e aposta no Lage também foi do mais estúpido que se podia ter feito.

Tenho bastante curiosidade para ver como vai encarar a LE, o Benfica não vai ter muitas oportunidades como esta com uma competição com um cartaz acessível.

Em relação ao campeonato acho que tem tudo para sermos felizes esta época. Devíamos ter um GRs melhor, mas é o que é. Se sairmos do curral em primeiro lugar ou na mesma a 2 pts dos gajos, vamos ganhar um balão de moral bastante grande para e enfrentar o que aí vem.

Seria importantíssimo dois grandes resultados frente ao Milão e porcalhada, a moral ia disparar.

Kapow809

Citação de: mojo_j0jo em 10 de Setembro de 2026, 22:01A mostrar que para o campeonato português não é preciso um super plantel para se jogar bem.

Estávamos em claro subrendimento com o Mourinho, e aposta no Lage também foi do mais estúpido que se podia ter feito.

Tenho bastante curiosidade para ver como vai encarar a LE, o Benfica não vai ter muitas oportunidades como esta com uma competição com um cartaz acessível.

Em relação ao campeonato acho que tem tudo para sermos felizes esta época. Devíamos ter um GRs melhor, mas é o que é. Se sairmos do curral em primeiro lugar ou na mesma a 2 pts dos gajos, vamos ganhar um balão de moral bastante grande para e enfrentar o que aí vem.

Seria importantíssimo dois grandes resultados frente ao Milão e porcalhada, a moral ia disparar.

Acho que na LE vai fazer o mesmo que o Jesus e rodar a equipa. Só um feeling

mojo_j0jo

Citação de: Kapow809 em 10 de Setembro de 2026, 22:09
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Setembro de 2026, 22:01A mostrar que para o campeonato português não é preciso um super plantel para se jogar bem.

Não há problema em rodar, é que tipo de atitude vai ter para com a competição.

Eu acho que seria um erro histórico desvalorizar a competição este ano. Porque o cartaz é acessível, um caneco europeu no Benfica seria sempre óptimo. Muito provavelmente não vamos voltar a jogar isto nos próximos anos e sem falar quando lá voltarmos um dia destes pode estar apetrechado de equipas mais fortes do que as que lá estão para esta época.

SucintoBenfica

Citação de: Redveder em 10 de Setembro de 2026, 21:19
Citação de: Pablito13 em 10 de Setembro de 2026, 20:28Isto ainda agora começou, mas, para já, expôs completamente o Mourinho. Podemos nem ganhar nada, mas já jogamos um futebol agradável e — ao contrário do que foi com o Mourinho — os processos de jogo estão lá. Há coisas que se percebem logo olhando para dentro do campo e não se via nada disto com Mourinho.

O Marco Silva chegou, andava com um jogador novo no 11 e começámos rapidamente a jogar o triplo do que se jogava com o Mourinho. E por aqui alguns diziam que os jogadores é que eram uma merda. Tudo isto porque o treinador se chamava Mourinho que, ao contrário dos tempos modernos, tinha um passado ganhador. Que avacalho!

O plantel não era famoso e continua a não ser. De entre vários jogadores que se achavam fracos, o Rios foi emprestado, o Enzo será suplente, o Ivanovic foi ser flop para outro lado, o Sudakov está a abancar, o Dahl continua a ser o jogador mais mediano da equipa (sem ser péssimo). Portanto os jogadores não são realmente "os mesmos", por exemplo o francês é criticado por ser manso mas é bem menos "imprevisível" que o Otamendi, e os jovens com enorme potencial que tinhamos (O Andreas e o Prestianni) naturalmente continuam a evoluir, com destaque para o Presti, obviamente. O Marco está a fazer um trabalho enorme até agora. Do Mourinho, foi um bocado as duas coisas, o plantel era fraco e ele já não tem nem o rasgo nem a vontade. O Marco Silva para além de competente é atualizado e um Benfiquista com grande vontade de mudar o clube.

Ou seja, as duas coisas são verdade. O plantel era mau. O Mourinho com um plantel melhor teria feito melhor. O Mourinho com aquele plantel também podia ter feito melhor. Não acho que tenha feito um trabalho péssimo, fez o trabalho de um gajo que diz ter uma paixão enorme pelo futebol ainda, mas sinceramente por esta altura já é mais obsessão do que paixão, e o ego também o engana muito a si próprio.

Eu acho que o Marco é um treinador fantástico que não teve as mesmas oportunidades que o Mourinho teve no inicio da carreira. Vamos ver se corre. Acho que vai continuar a correr bem, mas há problemas do plantel e qualidade que não estão resolvidos e podem causar dissabores. Isso e o perigo do Ruie vender um certo craque em Janeiro.

Concordo de forma geral.

O Mourinho (que atenção não sou apreciador do tipo de futebol, resultadista, como é o de Farioli), herdou uma equipa sem quaisquer princípios tácticos implementados, mal trabalhada e completamente na merda mentalmente. Herdou um Benfica de uma direcção incompetente e de um dos piores treinadores que vi neste clube. E não me venham com a conversa de "ah, o Lage ficou em segundo lugar". O contexto é tudo. Dizer que o Lage fez um bom trabalho porque "disputou até ao fim", quando consegue não ser campeão com um fcp inexistente na competição e com um scp de três treinadores e Gyokeres lesionado um terço da época, é a mesma coisa que dizer que o Preud'homme era um GR de merda porque não ganhou nada no Benfica.  Mais uma vez, no futebol o contexto é tudo.

Goste-se ou não de Mourinho, tem que se ter em conta este argumento numa análise justa e honesta. Foi sem dúvida, dos últimos treinadores, aquele que teve as piores condições para "pegar", quando entra no Seixal, e que teve menos tempo de trabalho (e recursos) para "resolver". A dada altura, esteve mais a trabalhar para uma época seguinte. E Marco Silva apanha algum desse trabalho desenvolvido, nomeadamente a nível da mudança de mentalidade em vários jogadores. 

Dito isto, com Marco Silva estamos melhores, acredito ser uma escolha acertada, e espero que seja um treinador para ficar no Benfica muito tempo.

Lage foi muito mais treinador no Benfica do que o Mourinho. Queimou-se por certas posturas que teve, mas merece bem mais respeito do que o que tem. é que é incomparável.

omgjh

Citação de: SucintoBenfica em 10 de Setembro de 2026, 22:27
Citação de: Redveder em 10 de Setembro de 2026, 21:19

Concordo de forma geral.

O Mourinho (que atenção não sou apreciador do tipo de futebol, resultadista, como é o de Farioli), herdou uma equipa sem quaisquer princípios tácticos implementados, mal trabalhada e completamente na merda mentalmente. Herdou um Benfica de uma direcção incompetente e de um dos piores treinadores que vi neste clube. E não me venham com a conversa de "ah, o Lage ficou em segundo lugar". O contexto é tudo. Dizer que o Lage fez um bom trabalho porque "disputou até ao fim", quando consegue não ser campeão com um fcp inexistente na competição e com um scp de três treinadores e Gyokeres lesionado um terço da época, é a mesma coisa que dizer que o Preud'homme era um GR de merda porque não ganhou nada no Benfica.  Mais uma vez, no futebol o contexto é tudo.

Goste-se ou não de Mourinho, tem que se ter em conta este argumento numa análise justa e honesta. Foi sem dúvida, dos últimos treinadores, aquele que teve as piores condições para "pegar", quando entra no Seixal, e que teve menos tempo de trabalho (e recursos) para "resolver". A dada altura, esteve mais a trabalhar para uma época seguinte. E Marco Silva apanha algum desse trabalho desenvolvido, nomeadamente a nível da mudança de mentalidade em vários jogadores. 

Dito isto, com Marco Silva estamos melhores, acredito ser uma escolha acertada, e espero que seja um treinador para ficar no Benfica muito tempo.

Lage foi muito mais treinador no Benfica do que o Mourinho. Queimou-se por certas posturas que teve, mas merece bem mais respeito do que o que tem. é que é incomparável.
Nisso não concordo! Com Mourinho já se viam algumas movimentações que não se viam com Lage, embora o futebol de ambos tenha sido horrível. Hoje suspiro pelo próximo jogo, não pego no telemóvel durante o mesmo, a excitação é constante e até grito quando é golo. Sempre quis este treinador desde o Estoril, lembro-me que era o único pequeno que fazia frente á corrupção do norte.

rkc

Citação de: Cosme Damião SLB em 09 de Setembro de 2026, 21:39Não fosse o Marco a reclamar e não havia VAR no lance do pênalti.

O banana do Simão ainda foi buscar o Marco Silva para se sentar no banco e para se calar.

Cambada de borrados, a serem roubados e têm medo de exigir justiça!!

Este Simão é um nojento!!

O Simão tem de proteger a família. No caso, calha ser presidente também.

Sexta-Feira

Citação de: rkc em 11 de Setembro de 2026, 02:04
Citação de: Cosme Damião SLB em 09 de Setembro de 2026, 21:39Não fosse o Marco a reclamar e não havia VAR no lance do pênalti.

O banana do Simão ainda foi buscar o Marco Silva para se sentar no banco e para se calar.

Cambada de borrados, a serem roubados e têm medo de exigir justiça!!

Este Simão é um nojento!!

O Simão tem de proteger a família. No caso, calha ser presidente também.

O Simão mete é um nojo do crl.
Já bazava do clube.

Burik

Citação de: Avante em 10 de Setembro de 2026, 20:44
Citação de: alsohugo em 10 de Setembro de 2026, 20:04
Citação de: Redveder em 10 de Setembro de 2026, 19:47
Citação de: Riverwalk em 10 de Setembro de 2026, 09:13Eu sei que ainda é cedo, mas @Shoky qual é mais o Benfica das nossas vidas, este ou o primeiro de Schmidt?

O de Schmidt de muito longe.

Ao dia de hoje, nem é uma comparação renhida sequer.

Sem dúvida. Permitiu-nos sonhar na LC.

Citação de: Fabiuh21 em 10 de Setembro de 2026, 18:43
Citação de: Riverwalk em 10 de Setembro de 2026, 09:13Eu sei que ainda é cedo, mas @Shoky qual é mais o Benfica das nossas vidas, este ou o primeiro de Schmidt?
Ainda é muito cedo para julgar isso, Marco Silva tem meia dúzia de jogos. E relembro que na primeira temporada de Schmidt até à saida de Enzo e estavamos a sonhar com uma bem possivel gracinha na champions

Creio que estávamos um pouco iludido.

O jogo na pedreira foi um bom reality check, o plantel não era assim tão extenso, a aposta no João Neves foi tardia e desajustada, o Neres começava a perder espaço nas alas para jogarmos com Aursnes e J.Mario...

E mesmo que fossemos bem roubadinhos contra o Inter, perdemos a noção do quão forte era esta equipa.

Futebol do Schmidt era menos "champagne", mais de controlo e de eficácia.

E só estou a falar da primeira época.

O mal dessa época foi ter havido um mundial em dezembro, a equipa estava a voar depois uma paragem tão longa e a venda do melhor jogador as coisas já não foram iguais.

20Nico Gaitan20

Isto de acordar todos os dias a pensar quando é o próximo jogo do Benfica....

O que tu foste fazer Marco....😅

lonstrup

Citação de: mojo_j0jo em 10 de Setembro de 2026, 22:15
Citação de: Kapow809 em 10 de Setembro de 2026, 22:09

Não há problema em rodar, é que tipo de atitude vai ter para com a competição.

Eu acho que seria um erro histórico desvalorizar a competição este ano. Porque o cartaz é acessível, um caneco europeu no Benfica seria sempre óptimo. Muito provavelmente não vamos voltar a jogar isto nos próximos anos e sem falar quando lá voltarmos um dia destes pode estar apetrechado de equipas mais fortes do que as que lá estão para esta época.
a relação do serbenfiquista com a liga Europa é caricata. Há sempre qualquer coisa de histórico, ainda em setembro. É uma oportunidade histórica, é um erro histórico... Em suma, todos os anos há qualquer coisa de histórico. :)

Kyoto

um bocado galo ir a san siro na vespera de ir ao dragao. eu acho que deviamos rodar bastante em milao. uma derrota nao nos desvia do apuramento e o jogo no dragao e bastante mais importante.

Trubin, Karouani, Circati, Enzo, Sudakov, Echeverri, Luekabkio, Duran, podem todos ir a jogo em San Siro

Tito33

Hoje dei por mim a pensar, se de facto o Harry Wilson tivesse vindo como se falou que o Marco pediu, ia ser brutal ver Andreas Prestianni e Wilson. O Prestianni a fazer as trocas e combinações com os 2 por fora ia ser incrível, mas não sendo possivel vai ficar sempre na imaginação de como seria.

The_Riggs

Já conseguiu uma coisa que não fazia há anos, porque até era um favor não ver algum jogo.
Manipulei a mulher para irmos passear no sábado em vez de domingo.

Jerominho

Sinceramente preferia ainda que rodasse para a LE frente ao Milan para estarmos fresco e ir enrabar os porcos. Mesmo perdendo com o Milan na LE por termos rodado, o Benfica acaba nos 8 primeiros na mesma se formos competentes.