Marco Silva, Treinador do SL Benfica

Treinador, 49 anos,
Portugal

SMOL25

Citação de: The_Riggs em 16 de Junho de 2026, 16:15
Citação de: johnnybgood em 16 de Junho de 2026, 16:13Sobre formação digo isto:

Portugal é um país de 10 milhões de pessoas que compete num mercado global de prospecção de talento contra países com 3, 4, 5x mais população que nós, e o Benfica está inserido num contexto desportivo nacional muito pobre, onde já facilmente absorve os melhores talentos de qualquer desporto, juntamente com sporting e porto.

No entanto, as exigências do desporto profissional levam a que apenas 1 a 2% de todos os federados jovens se tornem pros, e lá está 1/2% de 40/50 milhões não é o mesmo que 1/2% de 10. Junta-se a isto o facto de Portugal ser um país de salários baixos, o que leva a que os melhores profissionais saiam constantemente para outras paragens, o que obriga a constantes reformulaçoes de pessoal nos quadros de formação.

Por último, o próprio projeto do Benfica hoje em dia simplesmente não atrai jovens, apenas 15/16 jogadores fizeram 1000+ minutos a época inteira, num clube que está em 4 competições é ridículo.
Eu acho que continuam sem perceber uma coisa óbvia. Nem todos os jovens têm de ser o João Félix.

O Benfica pode ter o seu próprio Jardel made in Seixal, o seu próprio Barreiro made in Seixal, etc, etc. simplesmente parece que jogadores agora só servem se forem o próximo Messi quando só temos merda estrangeira a ganhar milhões por ano.
O Diogo Nascimento não podia estar no Benfica ?

Gajos como André Almeida foram e seriam úteis agora. Acho que o Tiago Gouveia poderia ser alguém do género.

eduq

precisa de tempo, mas entra sob pressão, pois tempo, é coisa que não tem
é o problema de não ganhar, quem vem a seguir, sofre o impacto do rasto dos que perderam
espero sinceramente que tenha sucesso, pois o sucesso dele será  a nossa alegria da vitória
mas não jogamos sozinhos...

komytis

Citação de: SMOL25 em 17 de Junho de 2026, 08:06
Citação de: The_Riggs em 16 de Junho de 2026, 16:15
Citação de: johnnybgood em 16 de Junho de 2026, 16:13Sobre formação digo isto:

Portugal é um país de 10 milhões de pessoas que compete num mercado global de prospecção de talento contra países com 3, 4, 5x mais população que nós, e o Benfica está inserido num contexto desportivo nacional muito pobre, onde já facilmente absorve os melhores talentos de qualquer desporto, juntamente com sporting e porto.

No entanto, as exigências do desporto profissional levam a que apenas 1 a 2% de todos os federados jovens se tornem pros, e lá está 1/2% de 40/50 milhões não é o mesmo que 1/2% de 10. Junta-se a isto o facto de Portugal ser um país de salários baixos, o que leva a que os melhores profissionais saiam constantemente para outras paragens, o que obriga a constantes reformulaçoes de pessoal nos quadros de formação.

Por último, o próprio projeto do Benfica hoje em dia simplesmente não atrai jovens, apenas 15/16 jogadores fizeram 1000+ minutos a época inteira, num clube que está em 4 competições é ridículo.
Eu acho que continuam sem perceber uma coisa óbvia. Nem todos os jovens têm de ser o João Félix.

O Benfica pode ter o seu próprio Jardel made in Seixal, o seu próprio Barreiro made in Seixal, etc, etc. simplesmente parece que jogadores agora só servem se forem o próximo Messi quando só temos merda estrangeira a ganhar milhões por ano.
O Diogo Nascimento não podia estar no Benfica ?

Gajos como André Almeida foram e seriam úteis agora. Acho que o Tiago Gouveia poderia ser alguém do género.
Portugal tem talento natural, e é isso que os clubes portugueses, benfica à cabeça,  deveriam explorar.
Não faz sentido que um pais com 11 milhoes de habitantes, com 250 mil federados, tenham tanto talento jovem, nao é só trabalho, é inato!
Agora explorar isso é que está quieto!

Felixwraith

Sou estupido por estar sempre a cair nesta mesma esperança, mas estou com um Pau para a próxima epoca para ver o Silva a treinar e a tentar sacar sumo deste plantel.

Benfanatic

És um dos nossos, amas o clube e foste o mais digno em todo este processo. Não mereces o que te vão fazer...

lonstrup

Citação de: BENFIKA em 16 de Junho de 2026, 16:24O próprio Barcelona aproveita muito a sua formação porque tem uma identidade e um estilo de jogo vincado, que é aplicado em todos os escalões.
Qualquer miudo deles joga assim desde o 1º dia, são moldados para isso, conseguem detetar cedo os que estão ou não aptos para jogar daquela forma. E aqueles que se destacam e chegam aos escalões mais altos, quando sobem à equipa principal já conhecem o tipo de jogo, a identidade, já existe entrosamento com a filosofia de jogo.

No Benfica não há isso, cada ano jogamos de forma diferente, este ano só não estamos a jogar num sistema de 3 centrais porque o Amorim não quis, há uns anos era o Gegenpress, na última época era o resultadista do Mourinho...a nossa forma de jogar é um zig zag.

Os miudos se for preciso de escalão para escalão também encontram sempre mudanças na forma de jogar, e depois quando saltam para a equipa A não vão minimamente familiarizados com o estilo de jogo, além de todas as condicionantes ainda têm que se adaptar a isso.

Eu julgo perceber o que estás a dizer, e percebo os benefícios de ter um modelo transversal e como isso ajuda na adaptação.

Mas por outro lado, se isso fosse um «problema» para a integração dos jogadores, eles teriam as mesmas dificuldades noutros clubes, quando saíssem do Benfica.

E a verdade é que os jogadores saindo do Benfica conseguem depois ter sucesso noutros clubes, com os seus sistemas de jogo próprios etc.

O que tu referes ajudaria a integrar certamente, mas esse não me parece que seja o problema do Benfica.

lonstrup

Citação de: Vitor Alves em 16 de Junho de 2026, 16:40Para mim tem de ser teimoso, ou chegam jogadores com o aval dele que sejam mesmo mais valias, ou então aposta na formação.

Não vale a pena contratar só por contratar...
Era um bom princípio, semelhante ao que Amorim terá feito no Sportem. Só contratar os jogadores que ele já sabe como vai usar. E não contratar para «encher».

Valorizar ativos passa por usar o que se tem. Deixar uma lógica de especulação (inflação de valores para vender) e passar para uma lógica de produtividade (baixar o rácio euros/utilização).

Vitor Alves

Citação de: lonstrup em 17 de Junho de 2026, 11:14
Citação de: Vitor Alves em 16 de Junho de 2026, 16:40Para mim tem de ser teimoso, ou chegam jogadores com o aval dele que sejam mesmo mais valias, ou então aposta na formação.

Não vale a pena contratar só por contratar...
Era um bom princípio, semelhante ao que Amorim terá feito no Sportem. Só contratar os jogadores que ele já sabe como vai usar. E não contratar para «encher».

Valorizar ativos passa por usar o que se tem. Deixar uma lógica de especulação (inflação de valores para vender) e passar para uma lógica de produtividade (baixar o rácio euros/utilização).

Exatamente, essa parte também será importante, vender ou colocar os jogadores que não vão ter minutos e esses lugares serem ocupados por miúdos da formação, nós temos uma excelente, é apostar em quem tem valor.

ruicouto10

LFVL

Benfanatic

Se não lhe derem o que precisa antes da pré-época já estão a queimá-lo em lume brando.

Aguiavareira

Citação de: Benfanatic em 17 de Junho de 2026, 12:50Se não lhe derem o que precisa antes da pré-época já estão a queimá-lo em lume brando.

Já começo a ter pena deste homem

Cosme Damião SLB

Citação de: Benfanatic em 17 de Junho de 2026, 12:50Se não lhe derem o que precisa antes da pré-época já estão a queimá-lo em lume brando.

Obviamente que não lhe vão dar nada, até venderem pelo menos dois jogadores.

20Nico Gaitan20

Citação de: Cosme Damião SLB em 17 de Junho de 2026, 19:18

Benfica só vai comprar após dia 1 de Julho.

O que nao impossibilita o facto de ja estarem a tratar das negociações.

Mas oficializaçoes acho que só após dia 1

rsd

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 17 de Junho de 2026, 20:26
Citação de: Cosme Damião SLB em 17 de Junho de 2026, 19:18

Benfica só vai comprar após dia 1 de Julho.

Porque?