Emblema do Sport Lisboa e Benfica - Aplicação dos Estatutos

Mjölnir

Citação de: Laudrup em Hoje às 05:09A primeira vez que vi a proposta do camarada Torgal neste tópico achei estranha, a tal sensação de que a águia estava um pouco atarracada em relação ao restante conteúdo do símbolo na peça gráfica. Confesso, no entanto, que com o passar do tempo fui voltando a este tópico e a proposta começou a fazer cada vez mais sentido. É elegante e honra a beleza do clube. Acho que qualquer ser humano precisa de algum tempo para se habituar a algo novo, e muitas vezes é nesse tempo que se envolve e ganha carinho pelas coisas.

Portanto, sendo sincero, neste momento acho a proposta belíssima e imagino facilmente esta proposta de emblema a representar-nos.
Continua desproporcional, envergadura, corpo...

Lellominsk

Citação de: Mjölnir em Hoje às 11:55
Citação de: Laudrup em Hoje às 05:09A primeira vez que vi a proposta do camarada Torgal neste tópico achei estranha, a tal sensação de que a águia estava um pouco atarracada em relação ao restante conteúdo do símbolo na peça gráfica. Confesso, no entanto, que com o passar do tempo fui voltando a este tópico e a proposta começou a fazer cada vez mais sentido. É elegante e honra a beleza do clube. Acho que qualquer ser humano precisa de algum tempo para se habituar a algo novo, e muitas vezes é nesse tempo que se envolve e ganha carinho pelas coisas.

Portanto, sendo sincero, neste momento acho a proposta belíssima e imagino facilmente esta proposta de emblema a representar-nos.
Continua desproporcional, envergadura, corpo...

mais um esforço @Torgal :D aumenta a águia e coloca isso na frente dos olhos do ruizinhe sff

The Eagle 10

Citação de: Mjölnir em 28 de Junho de 2026, 11:26
Citação de: The Eagle 10 em 28 de Junho de 2026, 11:09
Citação de: Torgal em 27 de Junho de 2026, 12:24Na Assembleia Geral que decorre no momento desta publicação, os sócios Ricardo, Raquel Vaz Pinto, Hugo Carvalho e outros voltaram a chamar a atenção para o incumprimento continuado dos Estatutos relativamente à utilização do emblema do Sport Lisboa e Benfica.

Apresento aqui um exemplo de proposta do emblema, concebido em conformidade com os Estatutos atualmente em vigor e inspirado nas duas versões históricas que representaram o Benfica entre 1908 e 1999.

Acho que será sempre difícil fugir aos grafismos do emblema atual, contudo, alterei elementos que normalmente são alvos de críticas:

- Frequentemente vejo que a águia é criticada quanto às suas características e falta de imponência.

- A falha da interpretação dos estatutos em que as garras da mesma águia devem agarrar a faixa do emblema.

- Os aros e raios da bicicleta deve ser dourados, conforme a descrição dos estatutos.

Não é uma publicação para procurar consenso, nem uma proposta concreta, mas é um assunto que, sem dúvida, é urgente retificar, por respeito à decisão dos sócios e ao cumprimento moral e jurídico dos nossos pergaminhos.

Apelo que quem tenha interesse em contribuir para a discussão o faça aqui, com sugestões ou com conteúdo crítico de como aproveitar a onda da temática e interesse transversal dos sócios para finalmente podermos levar a cabo o cumprimentos dos estatutos.

https://x.com/fmtorgal/status/2070826454330269859

Está bem conseguido, retro a lembrar os clássicos.
A águia tem as garras junto ao pescoço... está a fazer agachamentos.
Concordo mas acho que a base está aqui com pequenos retoques no promenor da águia como referiste e o simbolo fica perfeito.

Mas base tem de ser esta, está excelente, e eu só daqueles até estava cético à mudança do logo mas se derem um reajuste na águia fica espetacular.

fyure

Dou grande mérito ao trabalho do Torgal e dos restantes sócios que têm se esforçado para fazer chegar este assunto à discussão com os sócios. Efectivamente o símbolo actual não corresponde aos estatutos e deve ser alterado.

O trabalho deve ser feito pela direção. Deve constituir uma equipa para analisar a nossa linhagem e propor um símbolo que, correspondendo aos estatutos, não deixe de conter a identidade até aqui construída.

Aproveitando a boleia, tiramos a parolada das estrelas. Só aí já recuperamos 50% da nossa identidade.

Mjölnir

Citação de: fyure em Hoje às 15:35Dou grande mérito ao trabalho do Torgal e dos restantes sócios que têm se esforçado para fazer chegar este assunto à discussão com os sócios. Efectivamente o símbolo actual não corresponde aos estatutos e deve ser alterado.

O trabalho deve ser feito pela direção. Deve constituir uma equipa para analisar a nossa linhagem e propor um símbolo que, correspondendo aos estatutos, não deixe de conter a identidade até aqui construída.

Aproveitando a boleia, tiramos a parolada das estrelas. Só aí já recuperamos 50% da nossa identidade.
As estrelas não são um problema, não fazem parte do símbolo. Compete à Direção disciplinar o seu uso.

o Noruego

Citação de: Mjölnir em Hoje às 16:22
Citação de: fyure em Hoje às 15:35Dou grande mérito ao trabalho do Torgal e dos restantes sócios que têm se esforçado para fazer chegar este assunto à discussão com os sócios. Efectivamente o símbolo actual não corresponde aos estatutos e deve ser alterado.

As estrelas não são um problema, não fazem parte do símbolo. Compete à Direção disciplinar o seu uso.
como a Direcção não faz, parece preciso regular pelos Estatutos

Granizo

Lembro-me desta conversa algum tempo atras e vem em linha dos ultimos comentarios sobre o logotipo.
Hoje vi o anuncio por parte do sporting das alteracoes ao logotipo.

Alteraram a fonte da letra (irrelevante) mas para mim o interessante e as alteracoes que fizeram o logotipo. Tornaram as formas do gato bem mais simples e faceis de produzir e reduziram para 2 cores.

Ate aqui o Benfica esta bem atras, continua-se com um logotipo bem arcaico. (sei que e opiniao pessoal e para alguns isto e algo intocavel e falar nisto e um drama imenso)

Mjölnir

Citação de: Granizo em Hoje às 18:09Lembro-me desta conversa algum tempo atras e vem em linha dos ultimos comentarios sobre o logotipo.
Hoje vi o anuncio por parte do sporting das alteracoes ao logotipo.

Alteraram a fonte da letra (irrelevante) mas para mim o interessante e as alteracoes que fizeram o logotipo. Tornaram as formas do gato bem mais simples e faceis de produzir e reduziram para 2 cores.

Ate aqui o Benfica esta bem atras, continua-se com um logotipo bem arcaico. (sei que e opiniao pessoal e para alguns isto e algo intocavel e falar nisto e um drama imenso)

Agora até na questão do emblema o Benfica está bem atrás... A única coisa em que eles estão à frente é na influência que têm na liga e na arbitragem. De resto não servem de exemplo para nada.