Jakub Kamiński

Avançado, 24 anos,
Polónia

Covenant

Citação de: o Noruego em 05 de Julho de 2026, 18:14
Citação de: Lúcio Júnio Bruto em 05 de Julho de 2026, 17:57O horror. A abominação. O homem tropeça na bola. O homem não levanta a cabeça. O homem tem uma «relação com a bola» medonha. O homem é pior que o Jurasék. Aaaaaaahhhh! Nãããããão!

Eu confio no Marco Silva, até ver. O resto, hei-de ver com os meus olhinhos. Não ando a ver vídeos de jogadores contratados. Tenho mais que fazer. Devo ser chalupa.
a sofrer por antecipação,
E se for uma merda,
e se não souber correr,
E se andar torto
e se for tonto,
E se tiver um micropénis,

que tenha mais sucesso que Waldschmidt e Beste, certo,

pelo jogo, trazer este e o Arribas, mantendo os actuais, será sem dúvida upgrade, faltando trocar o Enzo, e ter um avançado cabeceador de área,
Longe de perfeito,
mas também nenhum jogador da história do futebol viria resolver tudo sozinho

Concordo para mais perto de perfeito ainda faltaria um central dominante no ar, quem sabe GR também (mas estamos melhor do que se tem feito), ainda um outro extremo e médio, e talvez com muita vontade também um lateral, este último longe de essencial neste momento, pelo menos para consumo interno
É muito pior ter esperanças infundadas em jogadores de merda.

É o que muita gente faz e depois lá mete os votos no RC (não estou a acusar ninguém, cada um sabe de si). Porque confia que vai ser diferente, que festa vez vão acertar...

Depois trazem extremos trabalhadores, mas de transição e de equipa pequena. Arrisco dizer que Lukebakio não é pior enquanto extremo do que este...

MikeM16

Citação de: Guilherme20 em 05 de Julho de 2026, 17:55
Citação de: Ramiro Lopes em 05 de Julho de 2026, 17:46
Citação de: umbilhum em 05 de Julho de 2026, 17:39
Citação de: Savicevic em 05 de Julho de 2026, 15:58Bem, agora que já está praticamente confirmado.

Não tem qualidade para jogar no Benfica. Tecnicamente banal, precisa de muito espaço para apresentar algum rendimento, tem uma tomada de decisão sofrível. Em ataque posicional acrescenta pouco ou nada. É sempre disponível fisicamente e ligado ao jogo, mas muitas das vezes sem qualquer intencionalidade tática. São inúmeras corridas "à toa" em todos os jogos.

É um jogador claramente de transição e mesmo aí apresenta dificuldades, nomeadamente a definir no último terço.

Espetar 20M neste jogador é mais uma para o catálogo das más decisões desportivas e financeiras da gestão do Rui Costa.

Oxalá me engane mas fica aí para a posteridade.

O Lecter das 10h não o conhecia, o Lecter das 16h descobriu o futebol e fez uma análise pormenorizada, com base no seu alto conhecimento técnico-tático para assumir, sem reservas, que é, por palavras correntes, um cepo.

Bravo.
Realmente é um fenómeno sobrenatural alguém não conhecer um jogador, sacar uns jogos e umas acções dele, analisá-lo e postar uma análise superficial 6 horas depois.

Nunca antes visto.

De facto num curto espaço de tempo podes perceber atributos como velocidade, agilidade, força, toque de bola, técnica de remate/passe/cruzamento, etc.

Contudo o post do Savicevic até nem vai nesse sentido. Ele fala em atributos/características que levam tempo a perceber.
"é um jogador de transição" (Jogar no Koln não é jogar no Benfica btw)
"precisa de espaço para apresentar rendimento"
"tomada de decisão sofrível"
"em ataque posicional acrescenta pouco ou nada"
"não tem intencionalidade táctica"

Pá, são considerações de alguém que tem que ter muito conhecimento sobre o jogador porque não são aquelas básicas que consegues perceber em vídeos. Agora, se ele tem esse conhecimento ou não só ele saberá responder, para bem do Benfica espero que o conhecimento seja o que pareceu nesses posts.

Concordo a 100% com isto. Os jogadores sao de transiçao se a equipa onde estiverem assim o exigir. Se os jogadores nunca evoluissem neste aspeto nunca se iria ver jogadores de equipas mais pequenas a mudarem-se para clubes grandes e terem sucesso.

O jogador é de transiçao porque era assim que a equipa anterior jogava.

Vamos ver o que rende aqui.

SpaceCadet

Citação de: Slb04Sempre em 05 de Julho de 2026, 18:10Não devíamos ir ao mercado alemão, é um mercado demasiado caro para nós

tambem prefiro 1000x que se metam 20M nas promessas argentinas ou brazucas, mesmo que nao sejam as de 1ª linha.

nao serao todos Enzo Fernandez, mas o Marcos Leonardo p.ex. era bom jogador, o Prestianni considero que foi bem sacado mesmo que nao venha a ser o jogador que achamos que ele poderá ser.

Darkboy

A última vez que fomos buscar um jogador que era dos melhores de uma equipa fraca do Salsichão ele tornou-se o nosso "10" titular.

Jakub e Aursnes nas alas, Leandro a "10", magia na Luz.

kokas123

Citação de: Covenant em 05 de Julho de 2026, 18:16
Citação de: Lúcio Júnio Bruto em 05 de Julho de 2026, 17:57O horror. A abominação. O homem tropeça na bola. O homem não levanta a cabeça. O homem tem uma «relação com a bola» medonha. O homem é pior que o Jurasék. Aaaaaaahhhh! Nãããããão!

Eu confio no Marco Silva, até ver. O resto, hei-de ver com os meus olhinhos. Não ando a ver vídeos de jogadores contratados. Tenho mais que fazer. Devo ser chalupa.
E se for uma merda,
e se não souber correr,
E se andar torto
e se for tonto,

pelo jogo, trazer este e o Arribas, mantendo os actuais, será sem dúvida upgrade, faltando trocar o Enzo, e ter um avançado cabeceador de área,
Longe de perfeito,

Concordo para mais perto de perfeito ainda faltaria um central dominante no ar, quem sabe GR também (mas estamos melhor do que se tem feito), ainda um outro extremo e médio, e talvez com muita vontade também um lateral, este último longe de essencial neste momento, pelo menos para consumo interno

É o que muita gente faz e depois lá mete os votos no RC (não estou a acusar ninguém, cada um sabe de si). Porque confia que vai ser diferente, que festa vez vão acertar...

Depois trazem extremos trabalhadores, mas de transição e de equipa pequena. Arrisco dizer que Lukebakio não é pior enquanto extremo do que este...

São diferentes. E o Lukebakio é craque, só tem pouco compromisso com a equipa em muitos momentos.
É bastante utilizado na Bélgica, numa posição onde existe Doku e Trossard, além de De Ketelaere, Diego Moreira, Saelemakers, Mika Goedts, etc.

SpaceCadet

Citação de: Covenant em 05 de Julho de 2026, 18:16

E se for uma merda,
e se não souber correr,
E se andar torto
e se for tonto,

Longe de perfeito,

o Lukebakio tinha muito mais provas dadas que este jogador, é incomparável.

nao tinha se calhar era o perfil adequado ao tipo de jogo do Benfica, e ir buscar um gajo de 28 anos tambem nao me parece a melhor decisão para um clube que está com as contas na merda

ItsY2Inferno

🚨🦅 Benfica have triggered the release clause to sign Jakub Kamiński from 1. FC Köln for €20m fee.

Five-year deal agreed for the Polish international winger and another important addition for Marco Silva's squad after Clement Lenglet.

slbenfica_croft

O Lukebakio não é referência para nada. Rendimento ZERO. Competitividade baixissima. E caro.

O belga era bem vendido.

iSLBenfica

Citação de: slbenfica_croft em 05 de Julho de 2026, 16:33
Citação de: iSLBenfica em 05 de Julho de 2026, 16:31
Citação de: brunodiaslb em 05 de Julho de 2026, 16:28Basicamente este fórum está no ponto em que todos os jogadores que contratamos são flops à partida, mesmo quando viram 0 minutos deles e todos os jogadores contratados pelos outros é que são incríveis. No entanto se esses mesmos jogadores viessem para nós, passavam a ser flops.

É normal dada a taxa de acerto do nosso scouting nos últimos anos.
não é acerto do scouting, é mesmo de quem manda.

Do scouting praticamente não se tem contratado quase ninguém.

Talvez este seja o primeiro em muito tempo.

Este é? Estou curioso então...

Sexta-Feira

Que tenha sorte no Benfica.
Não acho que seja um atleta para fazer muita diferença, mas enfim...

Se vem, não é para ser queimado.
Pelo menos tenham alguma paciência.

tnlemos

Citação de: kokas123 em 05 de Julho de 2026, 18:16
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 05 de Julho de 2026, 18:10Não conheço o jogador. Mas, os comentários que aqui vejo sobre quem o conhece, são assustadores.

Não é caso para tanto. É bom jogador. Pode não ter o talento de um Lukebakio para driblar e rematar, mas é um jogador completo, e vai dar muito mais intensidade que o primeiro. E o Marco Silva precisa de jogadores assim. É algo parecido com o Schjelderup. É um dos melhores do Colónia, que é sempre uma equipa interessante da Bundesliga. Além de ser titular da Polónia, que não sendo um feito extraordinário para o Benfica, será garantidamente um jogador útil para o Benfica.
Por exemplo, Lukebakio... Enorme talento, mas para mim é um péssimo membro de equipa... Falta entrega em diversos momentos de jogo, com bola no pé também tem problemas em ler as restantes dinamicas da equipa. É um ilha autentica, que num dia sim pode resolver-nos alguns jogos, mas num dia mediano, é um enorme problema coletivo...

Não gosto deste tipo de jogador. E ele na Belgica é igual.

Transformer

kokas123

Sendo este interessante, e útil. Eu admito que fiquei mais impressionado com o Sergio Arribas, que não conhecia.

slbenfica_croft

Citação de: iSLBenfica em 05 de Julho de 2026, 18:22
Citação de: slbenfica_croft em 05 de Julho de 2026, 16:33
Citação de: iSLBenfica em 05 de Julho de 2026, 16:31
Citação de: brunodiaslb em 05 de Julho de 2026, 16:28Basicamente este fórum está no ponto em que todos os jogadores que contratamos são flops à partida, mesmo quando viram 0 minutos deles e todos os jogadores contratados pelos outros é que são incríveis. No entanto se esses mesmos jogadores viessem para nós, passavam a ser flops.

É normal dada a taxa de acerto do nosso scouting nos últimos anos.
não é acerto do scouting, é mesmo de quem manda.

Do scouting praticamente não se tem contratado quase ninguém.

Talvez este seja o primeiro em muito tempo.

Este é? Estou curioso então...
Dado que o actual director de scouting é alemão e este vem da Alemanha arrisco dizer que é o primeiro em muito tempo a vir com aval do scouting. Se é bom ou mau em breve saberemos.

AlexandreFernandes

In Record

Gonçalo Feio apresenta Kuba Kaminski: «Muito à imagem daquilo que é o Pietuszewski»

Técnico português trabalhou mais de uma década no futebol polaco e conhece bem o alvo do Benfica

Kuba Kaminski, extremo polaco que o Benfica vai contratar ao Colónia, tem um percurso um pouco diferente daqueles que os jovens jogadores seguem até se afirmarem nos principais clubes.

Quem o revela é Gonçalo Feio, técnico que abandonou recentemente o comando técnico do Tondela, mas que fez carreira naquele país do leste europeu, onde treinou, entre outros, o Legia Varsóvia e Rakov.

Normalmente, os jovens futebolistas oriundos das academias dos principais clubes, como o Lech Poznan, fazem todo o percurso na formação até às equipas B e, saem por uma ou duas épocas, "para ganharem minutos, ganharem maturidade, ao nível das 1.ª e 2.ª divisões da Polónia".

Só depois de adquirirem a tal maturidade e ritmo de competição é que integram as equipas principais. Com o alvo do Benfica foi diferente.

Saltou diretamente da equipa B para o plantel principal. Feio explica os motivos.

"Na primeira época, era utilizado como extremo esquerdo nas partes finais dos jogos, acabando por ter impacto. Ou seja, a maneira como entrava nos jogos, a energia que ele trazia, a vertigem, o um-contra-um, a verticalidade que trazia quando os jogos estavam mais partidos, fez com que tivesse grande impacto e ficasse para a época seguinte", conta a Record o treinador português, de apenas 36 anos, mas mais de uma década de ligação ao futebol polaco, prosseguindo na análise aos números de Kaminski nas épocas seguintes.

Há ainda uma segunda época, de afirmação, em que começou a ser mais vezes titular e uma terceira em que se tornou um dos jogadores-chave na caminhada para o título de campeão da Polónia", enumera Gonçalo Feio, assumindo que foi o estatuto ganho dentro da equipa, que conduziu à sua mudança para a Bundeliga.

"A primeira época dele no Wolfsburgo acabou por ser a melhor dele no clube. Entretanto, torna-se internacional polaco e vai perdendo gás no clube. Na segunda temporada, foi menos acutilante e, na terceira, esteve ainda mais fraco. O que o levou a ir para o Colónia, à procura de minutos, de confiança e de ser importante na equipa", relata o técnico natural de Lisboa.

Conseguiu-o, já que a última temporada no Colónia o devolveram às luzes da ribalta e ao interesse de clubes como o Benfica. "Nestes anos na Alemanha, ao fim e ao cabo, acaba por tornar-se, não diria um titular absoluto na seleção da Polónia, mas um jogador que normalmente faz parte dos planos dos selecionadores que por lá têm passado", verifica Feio, antes de focar-se nas principais características técnico-táticas do jogador.

"De base, o Kuba é um extremo esquerdo de espaço, que gosta de verticalidade, gosta de atacar o espaço e de jogar da esquerda para dentro, muito à imagem daquilo que é o Pietuzewski", compara o ex-técnico do Tondela, admitindo que são estas características, comuns a ambos, que definem o estilo de extremos que o futebol polaco tem produzido nos últimos anos. Nicola Zalewski, da Atalanta, não se enquadra nesse perfil, mas "foi formado em Itália", lembra o treinador que está a analisar eventuais propostas para dar sequência à sua carreira.

Apesar de ser um extremo de raiz, Kaminski tem sido utilizado, sobretudo, na seleção polaca, como apoio ao homem mais adiantado da equipa, normalmente Robert Lewandowski.

"Essencialmente no 3x4x3, começa a ser utilizado em duas posições. Pode ser o médio-ala, ou seja, o homem que faz de lateral, mas também de extremo. É, na minha opinião, a posição em que tem menos rendimento, tanto a nível defensivo como a nível ofensivo. Mas é a partir daí que avança para uma das posições de apoio ao Robert Lewandowski", explica Gonçalo Feio, reforçando:

"É assim que o Kaminski tem vindo a ser utilizado na seleção."

No aspeto mais pessoal, Gonçalo Feio refere nunca ter trabalhado diretamente com o alvo encarnado, mas recorre ao entorno do futebol polaco, para definir um jogador contra o qual já competiu diversas vezes. "Pelo que sei, é um jogador muito centrado, tranquilo, um jogador entregue ao futebol", revela, acrescentando: "É um miúdo com o qual nunca houve problemas, nem de trabalho, nem de motivação, nem disciplinares. Muito humilde, tranquilo, focado naquilo que é o seu jogo e o seu futebol."

Antes de terminar, o técnico português deixa mais algumas dicas. "Quando pode atacar o espaço e vindo da esquerda para dentro, tem boa definição, tem bom remate com o pé direito. Tem feito muitos golos assim. É um jogador que tem boa chegada à área e que, por isso, gera produtividade", conclui o ex-treinador de Legia Varsóvia, Rakow ou Radomiak Radom.