Comunicação Social

rkc

XHITA

Cartas na mesa: Quanto custa um árbitro?

Por José Manuel Delgado

Aa palavras do juiz-conselheiro, António Mortágua, proferidas no Tribunal de Gaia, merecem cuidada avaliação. Primeiro, porque se trata de uma testemunha abonatória de Pinto da Costa; depois, porque estamos perante um antigo presidente do Conselho de Justiça da FPF; a seguir porque é membro do Comité de Apelo da UEFA.

Conhecedor da tabela de compra e venda de árbitros em vigor em 2003/04, ficando para a história a revelação que fez em Tribunal, para desvalorizar a acusação feita a Pinto da Costa (segundo a qual este teria entregue um envelope com 2500 euros ao árbitro Augusto Duarte dois dias antes de um Beira-Mar-FC Porto), ao dizer «acho isso ridículo porque a bitola para os árbitros, nessa época, era muito maior», António Mortágua reforçou esta ideia com o pormenor delicioso de que, «em função dos valores que se falavam na época, isso só dava para o aquecimento». É difícil resistir à tentação imediata de brincar com esta frase, perguntando duas coisas: a) Se em vez de 2500 euros, Pinto da Costa estivesse indiciado por meter no envelope 25 mil, a acusação já devia ser levada a sério? b) Com 2500 euros a darem só para o aquecimento, qual seria a tarifa do intervalo, a como estavam os cartões, amarelos e vermelhos, os pontapés de canto e os penalties?

Porém, vindo a declaração de quem vem, as perguntas a fazer a António Mortágua devem ser feitas, sobretudo, pela UEFA, onde exerce funções até 2011.

Bom, se algum mérito o Apito Dourado teve foi acabar de uma vez por todas com as dúvidas (para quem as tinha...), sobre a corrupção no futebol. Não está dado, porém, o passo seguinte e este passa pela alteração do Regulamento Disciplinar da Liga, para que o tráfico de influências passe a ser punido. Aliás, Sp. Braga e Académica já estão 68 dias atrasados com o compromisso que assumiram de apresentar um projecto alternativo ao da Comissão Disciplinar da Liga.

Segunda a fundo: E não pode ser o Hulk?

Por Carlos Pereira Santos

O país do futebol anda entusiasmado à volta de uma discussão muito particular. Não, nem é o caso Freeport, nem o chapadão na escritora Carolina Salgado (que já corre veloz na net), nem tão pouco a alegada agressão de Manuel Vilarinho a uma stripper brasileira, depois de uma noite mais animada, ou nem a tremenda bocarra do juiz Mortágua que tem de cor quanto custava um árbitro há três anos e nem partilhou com a gente.

O que se discute em Portugal? Liedson, simplesmente, Liedson, como o romance Simplesmente Maria que animava os inícios de tarde na rádio do Portugal cinzento então com tendência para cores primaveris.

Ora, há muita gente que quer Liedson na Selecção portuguesa. Nem vejo mal nisso, até porque é levezinho e não constitui assim um peso tamanho. Mais pesa Madaíl! Mas Liedson tem 31 de idade, está cá há uns anos e só agora se lembrou que gostava de ir à Selecção Nacional. Muito provavelmente, nem renovará com o Sporting e até poderá viver um trajecto idêntico ao de Pepe. Vira português e continua a carreira em Espanha.

Lá que o D. Pedro tenha dado aquele grito no Ipiranga, compreende-se. Era a malta dele e o Brasil é dos brasileiros, como Portugal dos portugueses. Nada que impeça uma relação simpática, irmã, entre os dois povos. Com orgulho dos dois lados. O contributo que demos para as anedotas no Brasil já foi compensado com as calinadas que muitos jogadores brasileiros dão quando falam nos directos nos finais dos jogos. Estamos quites.

Mas, pronto, já que andam por aí forças tremendas por Liedson, pergunto se não haverá uma forma de dar um jeitinho na lei, seja na de 1825 seja na actual, e fazer do Hulk português? Parece-me mais simpático, sinceramente. E até nos ajudava a esquecer essas coisas todas com que abri este texto. Afinal, com o que é que abri este texto?!

XHITA

Djalma apontado ao Dragão

Angolano do Marítimo marcou golo de sonho esta jornada.
Futuro pode passar pelo FC Porto a partir de Julho.
Negociações bem encaminhadas.

Por Orlando Vieira

Djalma é realmente um caso de sucesso no Marítimo (tem seis remates certeiros em 17 jogos realizados na Liga) e o fantástico golo que marcou na sexta-feira passada, em Vila do Conde, é altamente representativo da qualidade inquestionável deste jovem atacante angolano.

Na Madeira desde a época 2005/2006 (começou na equipa B, após campanha promissora nos juniores do Alverca, e assumiu-se como jogador da formação principal madeirense há três temporadas), agora o seu futuro deve passar pelo FC Porto a partir de Julho.

Os rumores iniciais do interesse dos dragões no angolano, filho do ex-benfiquista Abel Campos, surgiram em Janeiro, durante a reabertura do mercado de transferências. Quase dois meses depois, as referências a uma mudança efectiva para os tricampeões nacionais, já na próxima época, adquiriram contornos mais sólidos.

Além de ser jovem e possuir uma margem de progressão enormíssima, Djalma consegue aliar a esses factores uma capacidade técnica superlativa e uma reconhecida experiência ao mais alto nível no principal escalão português.

Tudo somado, estes são indicadores fortíssimos que preenchem igualmente os requisitos considerados essenciais pelos responsáveis do FC Porto, na sequência da política de aquisições agora defendida pelos azuis e brancos, que motivou nomeadamente a aposta recente em Miguel Lopes, lateral-direito do Rio Ave, e Silvestre Varela, extremo do Estrela da Amadora, reforços já oficializados para a temporada 2009/10.

A ligação contratual de Djalma ao emblema maritimista (o vínculo tem duração por mais duas épocas) também não deverá ser obstáculo à veiculada mudança para o Dragão, dadas as excelentes relações mantidas por Carlos Pereira e Pinto da Costa, respectivamente presidente do Marítimo e do FC Porto.

Curiosamente, esta não é a primeira ocasião que o nome de Djalma surge vinculado a uma eventual transferência para um dos grandes do campeonato português. Há um ano o angolano foi igualmente apontado como alvo do Benfica. A diferença é que, agora, o interesse portista é manifestamente real e tudo aponta para que dê em confirmação absoluta a informação entretanto posta a circular na Madeira de que Djalma está prometido ao FC Porto.

A poucas semanas de jogar contra o Maritimo na Madeira, à que ir preparando o terreno... Falta saber é se estas negociações incluem 1 ou 3 pontos...  ::)

DD

Citação de: insatisfeito em 09 de Março de 2009, 11:14
Citação de: fffernas em 09 de Março de 2009, 11:12
Citação de: insatisfeito em 09 de Março de 2009, 11:06
Agora é o Djalma apontado ao dragão........  :whistle2:
Já estão a preparar a ida ao funchal!...os corruptos não dormem...

como dizia o outro... isto já mete nojo
So falta o Marcos e os ordenados em atraso

Di Nes

é claro que o Mota não vai dizer nada,aposto que se lhe perguntarem durante a semana o que se passou ele vai dizer que não viu nada.Ele é um dos candidatos ao lugar mais apetecível do futebol Tuguês, não pode colocar-se contra a casa do patrão.

Casa de ferreiro, espeto de pau

insatisfeito

Citação de: Di Nes em 09 de Março de 2009, 11:25
é claro que o Mota não vai dizer nada,aposto que se lhe perguntarem durante a semana o que se passou ele vai dizer que não viu nada.Ele é um dos candidatos ao lugar mais apetecível do futebol Tuguês, não pode colocar-se contra a casa do patrão.

mas eu bem me tinha parecido que o mota tava passado com o hugo morais... deu-me essa sensação durante vários momentos do jogo... o mota chegou ao ponto de se virar para um adjunto e chamar filho da p.... ao h.morais... o que seria estranho visto ser um dos titulares indiscutiveis.

Dei-me ao trabalho de ver as estatisticas deste jogador e em 21 jornadas só foi substituido 2 vezes.. contra a naval na 10ª jornada e contra o porto no sábado... e logo aos 58 min depois de uma tentativa frustada de tentar ser expulso...

Paris91

:metal:

Di Nes

Citação de: insatisfeito em 09 de Março de 2009, 11:32

mas eu bem me tinha parecido que o mota tava passado com o hugo morais... deu-me essa sensação durante vários momentos do jogo... o mota chegou ao ponto de se virar para um adjunto e chamar filho da p.... ao h.morais... o que seria estranho visto ser um dos titulares indiscutiveis.

Dei-me ao trabalho de ver as estatisticas deste jogador e em 21 jornadas só foi substituido 2 vezes.. contra a naval na 10ª jornada e contra o porto no sábado... e logo aos 58 min depois de uma tentativa frustada de tentar ser expulso...

é para disfarçar, se ele deixa-se o HM ser expulso e fica-se impávido e sereno vinha tudo para cima dele a dizer que já era do fcp e que ajuda etc etc e etc

O FCP é um clube de aparências

zedoscalotes

Ate estranhei o Porco nao ter mostrado interesse em ninguem do Benfica antes do nosso jogo com eles... :D

Meio_metro

Bem o porto vai comprar 50 jogadores e vai emprestar 48!!

ISTO SÓ MESMO EM PORTUGAL!!

fffernas

Segundo me disseram parece que o rui "osga" santos ontem abriu a pestana e falou num jogo em que o porko jogou com 11 mais 3 leixonenses em matosinhos...para estes porkos vale tudo para serem campeões...vergonhoso!

diabo1989

Citação de: fffernas em 09 de Março de 2009, 13:59
Segundo me disseram parece que o rui "osga" santos ontem abriu a pestana e falou num jogo em que o porko jogou com 11 mais 3 leixonenses em matosinhos...para estes porkos vale tudo para serem campeões...vergonhoso!
prá semana leva outra sova

diabo1989

Citação de: Di Nes em 09 de Março de 2009, 11:54
Citação de: insatisfeito em 09 de Março de 2009, 11:32

e o Beto ?
até agora exibições brilhantes, com o porto nem se fazia à bola

Wampyro

Excelente forma de os andrades valorizarem o seu Defesa Esquerdo :p

Como todos sabemos a grande dificuldade dos andrades nos ultimos anos tem sido o Def. Esquerdo, ora, se não conseguem arranjar nenhum de jeito, nada como contratar uns 12 extremos/avançados direitos e emprestar. Vão ver que na proxima epoca o Cissokho vai passar a valer uns 20 milhões pq cá no burgo só 2 ou 3 é que passam por ele  :whistle2:

Extremos/Avançados Direitos nos andrades na proxima epoca:

Lisandro
Mariano Gonzalez
Tarik
Candeias
Manu
Djalma?
Braga?
Alan?

E mais vêm a caminho  :tonge:

a13263

Citação de: fffernas em 09 de Março de 2009, 13:59

Ele ontem, honra lhe seja feita, meteu o dedo na ferida.

Não falou só do "estranho" jogo feito por alguns jogadores do Leixões, mas também do assédio ao Beto e da notícia dos salários em atraso, precisamente esta semana, como que a arranjar justificação para o mau desempenho.

Aí, valente!  :clap1:

Escusava era de vir dizer, na mesma frase, que a arbitragem de ontem tinha tido influência no resultado do jogo do Benfica.  :crazy2: