Comunicação Social

VALEBEM

Muitíssimo bom esse texto do José Marinho!

sanfinense

o texto de José Marinho diz-nos o que ja se sabia sobre o "reino do norte" .

(nada de novo.)

so que muita gente NAO quer entender.

Redady

Citação de: Ave Rara em 10 de Abril de 2009, 15:27
Citação de: Batistuta em 10 de Abril de 2009, 15:21
"Trabalhei vários anos no Porto e senti, como outros colegas sentiram, a intimidação que certos colaboradores exerciam ou tentavam exercer sobre os jornalistas. Infelizmente para mim, um desses piores colaboradores, que um dia ameaçou a minha integridade física e chamou-me jornalista mouro, é agora um dos principais elementos da prospecção do Benfica."

... e segundo consta a sua contratação foi recomendada pelo Veiga !
Ou será isto uma falácia, uma calúnia do Vieira ?
Era bom que alguém esclarecesse isto ...

Não sei se te ajuda!

Citação de: Strata em 28 de Fevereiro de 2008, 17:09
Sexta-feira, 9 de Novembro de 2007
O que é que se está a passar com Luís Filipe Vieira?

O homem está contra tudo e contra todos, principalmente se forem benfiquistas. Os dirigentes digladiam-se devido à intrusão de vários elementos no clube cujas bases e tirocínio estiveram a concurso em clubes considerados adversários.
Depois de várias guerras com gente benfiquista, Luís Filipe Vieira, hoje, nem sequer poupou o seu grande amigo e "padrinho" da sua candidatura à presidência do Benfica, Manuel Vilarinho, tendo já ficado pelo caminho Tinoco Faria e outros.
Os benfiquistas têm razão para estarem preocupados e mesmo sem se saberem as razões que assistem a Vieira, não me parece curial que o presidente do Benfica depois de ter feito várias alianças com gente ligada ao FC Porto, tenha gora ido buscar Paulo Gonçalves, ex-funcionário da SAD portista que depois passou para o Boavista e acabou por aterrar no ninho da águia.
Poderia pensar-se que se Paulo Gonçalves fosse de facto um grande profissional na área do nosso futebol, poderia ser útil ao Benfica como assalariado, mas o que se passa é que por onde passa o Paulo, deixa de haver tranquilidade e em relação a competência, se ele fosse assim tão bom, tanto o Porto como o Boavista não o teriam deixado sair. De resto, não se vislumbra qualquer nota positiva no currículo de Paulo Gonçalves durante os anos em que tem estado ao serviço do futebol.

Mas mais grave é Filipe Vieira ter contratado Jorge Gomes para o serviço de prospecção de jovens. Para quem não conhece Jorge Gomes aqui vai o seu currículo:
Começou como chapeiro numa oficina de automóveis. Pela mão de gente ligada ao FC do Porto entrou para a Agência Lusa como secretário e acabou a fazer umas notícias. Mas o seu portismo era de tal ordem exacerbado, que acabou a braço direito de Reinaldo Teles no departamento de futebol portista. O seu papel esteve sempre ligado a atitudes sujas e muito pouco transparentes.
Foi constituído arguido no caso do árbitro José Guimaro para depois ser ilibado, não obstante ter havido indícios de que era emissários em vários negócios ligados à arbitragem.
Jorge Gomes é ainda primo de António Araújo e foi pela sua mão, que o homem conhecido pelo negócio da fruta entrou no FC Porto depois de se ter associado também a Reinaldo Teles.
Saiu da máquina do dragão por para se colar a José Veiga e passou a colaborar com a Superfute. A Superfute faliu e Jorge Gomes voltou a trabalhar com António Araújo, para depois colaborar com o Estoril. Regressou novamente ao Norte, mas Pinto da Costa nem o queria ver por perto e foi com este currículo que Luís Filipe Vieira lhe abriu as portas para a prospecção de talentos mais jovens. Baseado em que formação?
Só mesmo Luís Filipe Vieira pode achar que pode confiar em Jorge Gomes.

Postado por BateBola às 05:59 0 comentários

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

R – Além de Soares Oliveira, quem mais toma decisões importantes ou tem grande influência sobre o presidente?

AS – O dr. Paulo Gonçalves [assessor jurídico da SAD], portista desde pequeno. Começou no departamento jurídico do FC Porto, com Pinto da Costa. Passou depois para o Boavista, na administração Loureiro. Eu próprio, pelo Benfica, e ele, ao serviço do Boavista, tivemos lutas enérgicas em reuniões da Liga. Trata-se de um portista da era Pinto da Costa, que já defendeu importantes posições contra o Benfica e que tem acesso, actualmente, aos documentos mais importantes e sigilosos da área jurídica do clube.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo Gonçalves, ex-Boavista, é o novo funcionário da SAD benfiquista.

O antigo director-geral da SAD boavisteira iniciou funções na passada segunda-feira e instalou-se no gabinete que antes pertenceu a Seara Cardoso.

Paulo Gonçalves vai lidar directamente com Luís Filipe Vieira e José Veiga, quando este regressar à Luz. A sua função principal estará ligada à área jurídica, nomeadamente ao que se prende com aspectos formais de transferências e contratos de jogadores.

Paulo Gonçalves é advogado de formação e saiu do Boavista em 2006. A entrada no Benfica era um dado praticamente adquirido há meses, apesar de também ter sido falado para a Liga, no Verão passado.

O nome do ex-fucionário do Boavista esteve até no centro de uma polémica entre Luís Filipe Vieira e Hermínio Loureiro. No início de Agosto foi escrito que o Benfica estava a tentar impor Paulo Gonçalves na Liga. O presidente dos «encarnados» negou com violência. «Se o nome do senhor Paulo Gonçalves aparecer ligado ao Benfica outra vez, eu conto a verdade toda, não só dessa como de todas», afirmou há cinco meses.

O que eu gostava mesmo de saber era essa «verdade toda» que o Vieira disse que ía contar quanto já haviam rumores da sua vinda para a Luz. O que curiosamente, acabou mesmo por vir, e como sempre, a montanha pariu um rato.

http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20070716/jorge-gomes-no-benfica-pela-mao-de-jose-veiga?comment-6203

Pedro Neto

Citação de: Califas em 10 de Abril de 2009, 15:14
nao sei se isto ja foi colocado aqui..
a resposta de José Marinho a um portista...
muito interessante...

9/Abr/2009 11:58:00
José Marinho disse...
Meu caro Duarte Pernes, pela última vez, vou ver se consigo ser mais esclarecedor. Em primeiro lugar sinto-o numa posição de desvantagem, pois já sei de que lado costuma estar nos jogos europeus do Benfica e o meu caro não sabe - apenas tenta adivinhar - de que lado é que eu estava no Manchester - FC Porto. Mas eu vou dizer-lhe e estou-me nas tintas para aquilo que é politicamente correcto dizer-se nestas alturas. Tenho vinte anos de jornalismo e sei bem o cinismo e a falsidade que existe em Portugal quando toca a assumir o clubismo e pior quando se trata de apoiar equipas portuguesas nas competeições europeias. Pois eu digo-lhe que em relação aos jogos europeus do FC Porto, sinto completa indiferença. Porque não consigo torcer pelas vitórias do FC Porto e porque não me sinto bem a torcer pelas suas derrotas. Por isso, quando o FC Porto joga na Europa, para mim é como se não jogasse. Não vejo, não quero saber e portanto fico muitas vezes sem saber o resultado até ao dia seguinte. Sempre foi assim, não é agora, mesmo quando o meu caro elogiava o meu trabalho e o considerava de referência. Por isso não vi o jogo de Manchester e o resultado, reconhecendo que é um grande resultado, provocou em mim a mesma indiferença de sempre.
Porém, gostava de lhe explicar a razão desta minha indiferença. Até aos meus 30 anos vivi em Gaia e no Porto. Em Gaia, porque foi onde nasci e onde mantenho a minha familia, os meus pais, os meus irmãos, sobrinhos e por aí fora. No Porto, onde comecei a trabalhar na comunicação social. Pois bem, lembra-se seguramente da final de Viena e do calcanhar de Madjer. Esse momento histórico do futebol português apanhou-me na minha infância e como sabe, nessa altura, somos ingénuos e temos pouca experiência de vida. Pois bem, quando o Madjer marcou o golo da vitória, eu recordo-me de ter corrido a casa toda, festejando o golo e a provável vitória de uma equipa portuguesa. Festejei com a minha mãe e a minha irmã, portistas, já que era dificil fazê-lo com o meu pai e irmão, benfiquistas e mais conhecedores da rivalidade entre Benfica e FC Porto. E fui para a rua, fui um dos que enchi a Avenida dos Aliados, juntando-me a alguns amigos portistas que festejavam a primeira vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Fui genuino e senti-me bem. No ano seguinte, o meu caro, deve lembrar-se que o Benfica perdeu a final da Taça dos Campeões com o PSV Eindhoven e quando eu esperava solidariedade dos adeptos do FC Porto, qual não foi o meu espanto, repetiu-se a festa nas ruas da cidade do Porto, com foguetório e romarias inqualificáveis. O mesmo se passou, dois anos depois, em mais uma final perdida na Taça dos Campeões Europeus, novamente a festa dos adeptos portistas, alguns dos quais meus amigos, com quem nunca mais tive uma conversa de futebol, apesar das suas tentativas insistentes. Meu caro, estas duas experiências serviram-me de emenda. Nunca mais fui capaz de torcer pelo FC Porto em coisa nenhuma, embora reconheça o seu mérito em algumas coisas, mas como não me sinto bem a torcer contra uma equipa portuguesa, então resolvi desligar-me das ocorrências europeias do seu clube. Não me interessa, cheguei a fazer, pela Sporttv, vários jogos do FC Porto na Liga dos Campeões e acredite foram os únicos que vi desde esses nefastos acontecimentos que lhe relatei. Fi-lo com profissionalismo, que era a circunstância me pedia, não o fiz com interesse pelo resultado nem tão pouco pelo desfecho da eliminatória. Portanto, está explicado o meu desinteresse em relação aos jogos europeus do FC Porto e penso que não me levará a mal.
Aliás, no exercicio da minha profissão, vários acontecimentos reforçaram esta minha visão das coisas. Trabalhei vários anos no Porto e senti, como outros colegas sentiram, a intimidação que certos colaboradores exerciam ou tentavam exercer sobre os jornalistas. Infelizmente para mim, um desses piores colaboradores, que um dia ameaçou a minha integridade física e chamou-me jornalista mouro, é agora um dos principais elementos da prospecção do Benfica. Numa coisa, concordo consigo, a actual descaracterização do Benfica não é da responsabilidade do FC Porto. Não foi, seguramente, o senhor Pinto da Costa que recomendou ao presidente do Benfica que contratasse certos individuos ligados a algumas das maiores patifarias que vi acontecer no futebol português.
Essa intimidação nunca senti em Lisboa e posso dizer-lhe que, trabalhando no jornal O JOGO, o senhor Manuel Damásio chegou a recomendar ao director do jornal que eu não escrevesse mais crónicas dos jogos do Benfica. Mas sempre me dei bem com Manuel Damásio, nunca senti animosidade pessoal e reconheço-lhe uma elegância que nunca senti no contacto com certas pessoas do FC porto, que apostavam na intimidação dos jornalistas como meio de condicionamento. Certa ocasião, num jogo da final da Supertaça, estive na bancada de imprensa do antigo estádio das Antas, e após a inacreditável anulação de um golo limpo de Amaral, a três minutos do final do jogo e que daria a vitória do Benfica nessa competição, eu saltei da cadeira - não estava a trabalhar - e rapidamente um daqueles famosos seguranças que o FC Porto mantinha sempre na órbita dos jornalistas, chegou ao pé de mim, exigindo - vamos dizer assim - maior recato da minha parte na forma como exuberava o meu descontentamento. Fui embora logo a seguir, porque nunca me senti muito confortável na pele de intimidado. Por exemplo, em contraste, quando Vale e Azevedo era presidente do Benfica, escrevi, no jornal O JOGO, várias notícias que eram muito desagradáveis para ele. O mais curioso é que, posteriormente, em várias ocasiões em que estive a entrevistá-lo no seu gabinete em Lisboa, foi sempre de educação extrema, sempre atencioso, mesmo sabendo o que eu tinha escrito, mesmo sabendo quem eu era. Percebe onde quero chegar? Percebe a diferença? Percebe o que são métodos criticáveis quando me refiro a eles. Falo do que vi e de experiências que tive, não falo de cochichos, falo das tentativas de agressão de que fui alvo no antigo estádio das Antas, após um FC Porto-Marítimo, porque tinha comentado alguns lances mais sensíveis do jogo de um modo que certas pessoas no FC Porto ou não gostaram, ou não estavam habituadas a ouvir. Sabe, meio inconscientemente sempre narrei os jogos do FC Porto do mesmo modo que narrava o dos outros clubes. E um dia, telefonaram para mim, a dizer-me que tivesse cuidado, porque sabiam onde estudava o meu filho mais velho. Meu caro Duarte, você é pai? Você consegue imaginar a que ponto é que uma pessoa pode cegar de raiva, quando insinuadamente ameaçam o seu filho? A esse energúmeno, prometi-lhe duas coisas. Que iria descobrir quem era e que depois lhe iria passar com o carro em cima. Não me intimidam e sobretudo não ameaçam a minha familia. Num outro telefonema, disseram-me que um dia talvez me acontecesse o mesmo que aconteceu ao Jorge Baptista, alegadamente agredido por não sei quem. A essa pessoa disse-lhe que poupasse dinheiro em portagens e combustível, pois vou frequentemente a Gaia visitar a minha família e numa dessas ocasiões podia encontrar-me com ele e nessa altura podia demonstrar-me o que aconteceu então a Jorge Baptista. O pior que pode fazer com estas pessoas é mostrar medo, é mostrar-se intimidado. Nunca o fiz e jamais o farei, porque acredito que estou num país livre e num país onde a lei funciona. Por isso meu caro, quando falo de situações criticáveis, não se ponha com ironias, porque eu falo em cima das minhas experiências pessoais, não falo de trinta e um de boca. Acho que o esclareci.
Só mais um ponto: Já ouviu falar destes jogadores: Quim, Tiago, Ricardo Rocha, Petit, Simão, Nuno Gomes, Miccoli, Karagounis, Nuno Assis, Luisão, David Luis, Katsouranis, Cardozo, Di Maria e outros? Foram jogadores que José Veiga, directa ou indirectamente, trouxe para o Benfica. OK? Um abraço.
9/Abr/2009 12:08:00

Um benfiquista a sério. E, para aqueles que não sabem, um dos indivíduos a quem o José Marinho se refere é ao amigalhaço do senhor Vieira, o senhor Jorge "Religião Creolinas" Gomes.

JoMi¹¹

pah

alguem aí que pergunte ao beiga poque é que nao quis o diego souza no benfica enquanto ele la estivesse..... ou basta so perguntar pela Estoria do diego souza... ::)

Chefe

LFV não tem qualificação possivel.

Deixámos de ser Benfica com este senhor e agora somos um ninho de lagartos e andrades.

VERGONHOSO, mas normal quando temos um presidente que é murcão de prata e piscineiro do Lumiar

Pedro Neto

Num Benfica a sério, trazer um "Jorge Gomes" para o clube daria expulsão de sócio. E Veigas a mesma coisa. Dirigentes do Benfica com passado intimamente ligado ao FC Porto metem-me asco. Vê-los no Benfica é criminoso.

Deus Ex-Machina

Citação de: Pedro Neto em 10 de Abril de 2009, 21:08
Num Benfica a sério, trazer um "Jorge Gomes" para o clube daria expulsão de sócio.

num Benfica a sério haveria motins enquanto esse badameco não saísse do clube.

ricardoshearer

Citação de: Deus Ex-Machina em 10 de Abril de 2009, 21:11
Num Benfica a sério, trazer um "Jorge Gomes" para o clube daria expulsão de sócio.

num Benfica a sério haveria motins enquanto esse badameco não saísse do clube.

concordo plenamente! e mais num benfica a serio este sr nem tinha entrado!

unum

Sugiro a leitura da crónica do Sr. Joaquim Rit, no site da RTP (o link encontra-se na usernews).

Não pelas considerações que tece sobre o nosso jogador Reyes (carinhosamente tratado por Reys ao longo de toda a crónica), mas sim pelo esclarecedor primeiro parágrafo do Sr. Rit, que tão orgulhoso se deve ter sentido da sua qualidade e argúcia (aqueles itálicos, senhores, aqueles itálicos dignos de um Código de Da Vinci...), logo o destacou a negrito.

Para poupar a maçada dos utilizadores deste fórum em arrastarem o ponteiro quase até Badajoz e terem que clicar na palavra Reys (olé), aqui deixo o primeiro parágrafo da crónica do Sr. Rit, sapiente jornalista das "bolas de ouro".

"Não poucas vezes, há no futebol a tendência para inventar problemas, como se mais importante do que resolver os existentes, fosse a arquitectura dos que não existem. Em alguns grandes clubes esta dinâmica chega a atingir proporções patéticas face à vulnerabilidade de certas paredes, se calhar demasiado ocas e passíveis de serem derrubadas com um inofensivo espirro, pese a existência de uma densa casa da guarda que, mais ou menos engravatada, destila importância e presume saber e competência na arte da gestão informativa que deve (ou não) ser veiculada para a Comunicação Social."

Ficamos a saber que o Sr. Rit está zangado. Só assim compreendemos a sua fina ironia e os itálicos que quase rasgam o texto como este fosse uma camisola do Rui Jorge. E parece que está zangado com o Sr. João Gabriel, director de comunicação do Benfica.

Ora aí está uma razão para pedir uma salva de aplausos para o Sr. João Gabriel, por esse crime de lesa-águia de impedir a devassa a que estávamos sujeitos no passado recente, quando até cópias de contratos de jogador (!) circulavam nas redacções dos jornais. Realmente o Sr. João Gabriel é um verdadeiro fascista do piorio, imagine-se até que o Benfica neste momento quer decidir o que dizer à comunicação social e quando o quer fazer! Não há condições para fazer jornalismo sério neste país...

Mas atenção que o Sr. Rit deixa o aviso: continua a haver "vulnerabilidade de certas paredes, se calhar demasiado ocas e passíveis de serem derrubadas com um inofensivo espirro".

Ficamos a saber duas coisas: que a blindagem do Benfica continua a não ser totalmente eficiente (ou pelo menos assim se pensa), e que o Sr. Rit secretamente gostava de ser o lobo mau.

Compete ao Benfica e aos Benfiquistas não fazerem o papel dos três porquinhos...

Pedro Neto

Joaquim IrRita? Não, obrigado. Gosto mais de Ritas.

Snyper

Citação de: Pedro Neto em 10 de Abril de 2009, 21:31
Joaquim IrRita? Não, obrigado. Gosto mais de Ritas.

;D já somos 2...

Batistuta

Outro que calado é um verdadeiro poeta. Ritas e Lobos ficam bem um para o outro

Redady

Citação de: Batistuta em 10 de Abril de 2009, 21:47
Outro que calado é um verdadeiro poeta. Ritas e Lobos ficam bem um para o outro

"Pulitzer" neles!

Red-Blood

Num Benfica a sério, trazer um "Jorge Gomes" para o clube daria expulsão de sócio. E Veigas a mesma coisa. Dirigentes do Benfica com passado intimamente ligado ao FC Porto metem-me asco. Vê-los no Benfica é criminoso.

Num Benfica a sério( e nao é preciso recuar muito tempo) Vieiras, Veigas, Paulos e afins eram corridos à pedrada do estádio.

Mas o Vieira não é burro nenhum. O campeonato dele é fora de campo: calar a oposição, atirar areia para os olhos para os sócios, vir com a conversa dos chefes de família, anestesiar a fúria dos benfiquistas, e andar à guerra com os lá de cima. Esse é o verdadeiros campeonato dele, porque o campeonato que realmente interessa(dentro das 4 linhas) é um burro do pior.