Comunicação Social

bruno_

TRIO DE ATAQUE

www.extralive.tv

tv

trio de ataque

Chefe

Red Men

O Rui Moreira até que nem é dos piores dos porquistas.

Agora aquele alguidar nete nojo, é cinico e ordinário, então ontem só faltou o Cervan dar-lhe umas punhadas, para eu ficar satisfeito.

Toribas

Parece que já estou a ver como é que o Porquinho Gilberto vai começar o programa. Como só no jogo do Benfica é que tenha havido polémica...

slb2me

enviem mails para SIC contra o Alguidar...

slb2me

Vamos conversar: Mudança de ciclos

Por Fernando Guerra

Não estou inscrito na ordem dos engenheiros da arbitragem, mas aproveito a boleia desta engraçada expressão que companheiro de redacção me sugeriu, para reivindicar o direito de expressar a minha opinião sobre essa complicada temática, a qual, faço questão de acentuar, tem só o mesmo valor da de qualquer leitor. Adivinho a agitação por causa do lance que permitiu ao Benfica marcar o segundo golo e concretizar difícil vitória sobre um União de Leiria atirado há um ano em alta velocidade para a despromoção por corrupio de mal-entendidos assinado por notáveis confrades do erro, mas renascido das cinzas e de novo na Liga principal com grupo que promete chegar longe agarrado à mão da experiência de Manuel Fernandes.

Para mim, foi penalty. Dizem-me que o defesa leiriense tocou na bola e eu respondo, ainda bem. Se tem atingido o argentino, coitado... Refere a lei que um pontapé-livre directo será concedido à equipa adversária do jogador que no entender do árbitro cometa, por negligência, por imprudência ou por excesso de combatividade, entre outras faltas, as seguintes: saltar sobre um adversário, carregar um adversário, empurrar um adversário. Mais: uma grande penalidade será concedida quando uma destas faltas seja cometida por um jogador dentro da sua grande área, não obstante o local em que a bola se encontre nesse momento, desde que esteja em jogo.

Ora bem: aquilo que vi, e quantos quiseram ver, viram, foi uma entrada excessiva e despropositada de Mamadou Tall, numa reacção característica de quem já se sente perdido. Levou tudo à frente: a bola e... Aimar.

O problema do futebol português não reside nem nunca residiu no número de penalties assinalados ou por assinalar, desde que bem, a questão é outra, identificada, que tem a ver única e exclusivamente com o erro repetido (e consentido) de alguns árbitros em prejuízo da credibilidade de um sector que se pretendia autónomo e acima de qualquer suspeita e se nos depara como bonifrate flexível e simples de manipular.

Aliás, a partir desta altura, tudo quanto ao Benfica disser respeito vai sofrer ampliação fora do comum, por uma razão, entre várias, que me parece evidente e, lá está, só não vê quem virar a cara para o lado: a iminência de mudança de ciclos.

Deixemo-nos de hipocrisias. Há um ano, por esta altura, cinco jornadas realizadas, o FC Porto liderava com 11 pontos (3 v, 2 e), o Benfica e o Sporting tinham nove e o Sp. Braga (imagine-se!) somava apenas cinco. Este ano, em relação à equipa de Jesualdo Ferreira, a diferença é mínima (menos um ponto), mas o problema reside na concorrência. É verdade que Domingos Paciência, com mais ou menos elegância, apontou para objectivo ambicioso, apostando em melhorar a classificação da temporada transacta (para já, é o primeiro, 15 pontos, mais dez que há um ano, já defrontou Sporting e FC Porto e a ambos ganhou), e Paulo Bento, mesmo condicionado no reforço da sua estrutura, constituem inquietantes ameaças, mas o maior perigo chama-se Jorge Jesus, não por causa do nome, mas por ser ele o treinador do Benfica, clube libertado de longa e dolorosa crise que se entendeu desde o começo da década de 90 até aos dias de hoje. Foi tempo de mais desligado do sucesso e afastado dos grandes palcos europeus, embora sobrevivendo o seu prestígio internacional com ferimentos apenas ligeiros devido ao riquíssimo passado desportivo. Quem se aproveitou do coma da águia , habilmente, refira-se, foi o FC Porto. Arrecadou campeonatos, fez nome lá fora e arregimentou partidários cá dentro. O problema é que a águia despertou e os que enriqueceram e adquiriram poder à custa da sua fraqueza sabem também não possuir meios para travar a força aglutinadora por ela gerada com a perspectiva de vitórias, do regresso aos títulos. Prioritário para o FC Porto é pois travar o Benfica, mesmo com sacrifício do 'penta' se necessário. Se tiver de ser, que ganhe o aliado Braga (já leva uns favorzitos no bornal...). O Benfica é que não, porque isso marcará irremediavelmente a tal mudança de ciclo. De aí que Pinto da Costa, de súbito, na semana passada, e à cautela, tivesse aberto a porta de saída...

Chefe

O Moreia vem com um jornal... veio documentado... aposto que é para o lance de Leiria

heheeh

bruno_

cacetadas

O Rui merdeira hoje ate ta com olheiras, deve andar a a dormir mal

Chefe

Boa noite a todos os presentes,

Na primeira vez que vi o lance entre Aimar e o defesa do Leiria disse que não era penalti porque jogo perigoso seria livre indirecto. Mas o que diz a Lei?

Lei 12

O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com um pontapé de grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo.

http://www.lpfp.pt/futebol/leisjogo/lei12.aspx

Há duvidas? É ou não jogo perigoso? Toca ou não no jogador? Podem dizer que primeiro toca na bola... OK, mas isso para o jogo perigoso não é desculpa, porque quando um jogador faz um pontapé de bicicleta junto de outro, também é jogo perigoso e toca na bola... Os mesmos que dizem que Katsoranis teria que ser expulso pela entrada a Anderson não podem agora dizer que tocou primeiro na bola, porque o "grego" também tocou, não é ser Rui Moreira?

Ainda sobre jogo perigoso, no mesmo jogo o arbitro ajuizou mal uma jogada onde o defesa baixa a cabeça ao nivel do pé e ele marca falta por jogo perigoso a David Luiz na área do Leiria.

O Leiria limitou-se a defender um resultado que nada fez para alcançar com um 5-4-1, quero ver se Manuel Fernandes vai fazer o mesmo com o seu Sporting. E que grande lata a de Manuel Fernandes em falar em jogadores simuladores...

jocapeixoto

O Rui Moreira é das pessoas que eu mais gosto de ouvir falar de FUTEBOL, quando passa para o fanatismo é que dispenso.

Chefe

Aposto que não vão aparecer mails a defender o Benfica... são sempre escolhidos a dedo

slb2me

Citação de: LMAB89 em 22 de Setembro de 2009, 19:18
Ai ai, a sic aqui tão perto... qualquer dia  o Porco Aguiar e o Taliban Ferreira recebem uma vizitinha  ;D
De caminho vou falar la com o Idiota dos Caracolinhos

Isso é dar-lhe muita importância, é pelo protesto contra o canal televisivo e claro não dar assistência, mas isso é que é difícil...