Comunicação Social

pcnunes

nsalta, tiro-te o chapéu ao trabalho que tiveste, mas...

lê lá como deve ser o n.º 4 do artigo 10.º do Estatuto dos Jornalista, que remete para os números anteriores (1 a 3 do mesmo artigo 10.º), sendo que, o n.º 1 do artigo 10.º, faz menção expressa ao artigo 9.º (na sua totalidade).

Eu agora não tenho tempo para me alongar...mas eloquente como és e esclarecido, não descontextualizes as normas legais... :tonge:

Afonso

o que é um facto é que as duas coisas estão relacionadas, quanto menos deixarmos esses porcos da comunicação social vasculhar e procurar intrigas, mais jogamos á bola e menos adeptos intoxicados temos, logo adeptos disponiveis para ir ao futebol.

nsalta

Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2009, 13:05
Eu percebi o que disseste. E acho que saberás que qualquer matéria legal, tem por base um conteúdo moral/ético. Não se pode dissociar uma coisa da outra, pois a lei é elaborada para reger os seres humanos, segundo princípios morais de justiça.

Neste caso em concreto tanto que o clube não tem razão, que não tem outro remédio que não deixar entrar em conferências de imprensa os ditos jornalistas. Em actos particulares as regras podem ser ditadas pelo clube, em actos oficiais e "públicos", não.

A questão é essa, o Benfica garantiu que deixa entrar todos os jornalistas para eventos de interesse público mesmo para espaços privados, pois a isso está obrigado por Lei. Agora nos eventos que o Benfica não considere de interesse público, o Benfica tem o direito de convidar quem bem entende. E mesmo que houvesse dúvidas sobre se é evento de interesse público a decorrer em espaço privado, penso que não caberia a ERC pronunciar-se sobre a questão, pelo menos nos termos em que fez, usando o poder de deliberar para casos de espectáculos pagos, que não é, manifestamente, esta situação.

E se o Benfica educadamente e sustentadamente pela lei, não deixar entrar certos jornalistas para eventos privados, não estou a ver onde haja atitude ditatorial. Ok, podemos discutir se é uma medida demasiado radical e se de facto é a melhor maneira de resolver o problema, mas partir para o extremo de dizer que é ditatorial é que não concordo.

Afonso

nsalta disseste tudo, a casamentos e batizados só vais se fores convidado

Corrosivo

Se houvesse blackout, não tinhamos nenhum problema com ninguém

kitnoce

Citação de: Corrosivo em 14 de Outubro de 2009, 13:33

Mais facil não falar a ninguem, assim não hà problemas.

Corrosivo

Citação de: kitnoce em 14 de Outubro de 2009, 13:34
Citação de: Corrosivo em 14 de Outubro de 2009, 13:33

Mais facil não falar a ninguem, assim não hà problemas.

mais nada

se tirarmos aos jornalistas a "teta" Benfica eles ficam mansos num instante

Arhamiis

e depois ficas sem saber nada sobre a vida do teu clube, além disso a imprensa também serve para promover a própria marca Benfica

nsalta

Citação de: pcnunes em 14 de Outubro de 2009, 13:26

lê lá como deve ser o n.º 4 do artigo 10.º do Estatuto dos Jornalista, que remete para os números anteriores (1 a 3 do mesmo artigo 10.º), sendo que, o n.º 1 do artigo 10.º, faz menção expressa ao artigo 9.º (na sua totalidade).

Eu agora não tenho tempo para me alongar...mas eloquente como és e esclarecido, não descontextualizes as normas legais... :tonge:

Concordo, o número 4 diz que a ERC pronuncia-se sobre questões que visam a efectivação dos direitos dispostos no números anteriores e que o número 1, em particular, aproveita o artigo 9. A questão é que o número 4 diz claramente que os desacordos em que a ERC se pronuncia são entre órgãos de comunicação social e organizadores de espectáculos. Ora a única menção a espectáculo é no número 3. Logo a minha conclusão, que pode estar errada, é que a ERC pronuncia-se na efectivação dos direitos consagrados nos números 1 a 3 e, por aproveitamento, o artigo 9, apenas nos casos de desacordo entre organizadores de espectáculos e comunicação social.

Corrosivo

Citação de: Arhamiis em 14 de Outubro de 2009, 13:37
e depois ficas sem saber nada sobre a vida do teu clube, além a imprensa também serve para promover a própria marca Benfica

não me interessa, fico a saber tudo o que quero da vida do meu clube vendo os jogos. O resto é treta para dar de comer a jornalistas.

E um Benfica vencedor é tudo o que precisamos para promover a marca

nsalta

Mas ainda assim, admitindo que fiz mal a leitura e que a ERC pode pronunciar-se, qual é a tua opinião acerca dos eventos a que o Benfica não considere de interesse público? Esses eventos podem ser considerados eventos abertos à generalidade dos jornalistas? No meio ponto de vista, não me parece pois ao haver um convite, não é possível aceder àquele local de forma livre, mesmo sendo privado, e por consequência, não se pode considerar um local aberto à generalidade dos jornalistas. É quase uma impossibilidade da Física.

kitnoce

Citação de: Arhamiis em 14 de Outubro de 2009, 13:37
e depois ficas sem saber nada sobre a vida do teu clube, além disso a imprensa também serve para promover a própria marca Benfica

Entre blogs, Benfica TV, jornal do clube, comunicados, acho que hà materia...

Far(away)

Citação de: Afonso em 14 de Outubro de 2009, 13:31
nsalta disseste tudo, a casamentos e batizados só vais se fores convidado

Uma conferência de imprensa para antecipar um jogo (por exemplo) não é um casamento nem é um baptizado.

pcnunes

Citação de: nsalta em 14 de Outubro de 2009, 13:42

Mas ainda assim, admitindo que fiz mal a leitura e que a ERC pode pronunciar-se, qual é a tua opinião acerca dos eventos a que o Benfica não considere de interesse público? Esses eventos podem ser considerados eventos abertos à generalidade dos jornalistas? No meio ponto de vista, não me parece pois ao haver um convite, não é possível aceder àquele local de forma livre, mesmo sendo privado, e por consequência, não se pode considerar um local aberto à generalidade dos jornalistas. É quase uma impossibilidade da Física.
eu falarei de forma mais extensa quando me for possível.

Mas respondendo directamente ao que dizes, ou se faz blackout como o Corrosivo disse, ou então, não é possível permitir-se a entrada a 10 jornalistas e impedir a entrada a 1 ou 2...

E, essa situação de ser o Benfica a determinar o que é de interesse público ou não...não é bem assim...

Far(away)

Citação de: nsalta em 14 de Outubro de 2009, 13:29
Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2009, 13:05
Eu percebi o que disseste. E acho que saberás que qualquer matéria legal, tem por base um conteúdo moral/ético. Não se pode dissociar uma coisa da outra, pois a lei é elaborada para reger os seres humanos, segundo princípios morais de justiça.

Neste caso em concreto tanto que o clube não tem razão, que não tem outro remédio que não deixar entrar em conferências de imprensa os ditos jornalistas. Em actos particulares as regras podem ser ditadas pelo clube, em actos oficiais e "públicos", não.

A questão é essa, o Benfica garantiu que deixa entrar todos os jornalistas para eventos de interesse público mesmo para espaços privados, pois a isso está obrigado por Lei. Agora nos eventos que o Benfica não considere de interesse público, o Benfica tem o direito de convidar quem bem entende. E mesmo que houvesse dúvidas sobre se é evento de interesse público a decorrer em espaço privado, penso que não caberia a ERC pronunciar-se sobre a questão, pelo menos nos termos em que fez, usando o poder de deliberar para casos de espectáculos pagos, que não é, manifestamente, esta situação.

E se o Benfica educadamente e sustentadamente pela lei, não deixar entrar certos jornalistas para eventos privados, não estou a ver onde haja atitude ditatorial. Ok, podemos discutir se é uma medida demasiado radical e se de facto é a melhor maneira de resolver o problema, mas partir para o extremo de dizer que é ditatorial é que não concordo.

Eu já dei a minha opinião - não vou repetir-me. A questão é que o Benfica não deixou entrar jornalistas em conferências de imprensa (antecipação de jogos/apresentação de jogadores) e se esses eventos são considerados privados, alguma coisa de mal estará neste clube. Não é o Benfica que determina nesses casos se o acto é publico ou privado. É o assunto por si.