Comunicação Social

Elvis the Pelvis

Eles têm que perceber que só vendem jornais se o Benfica ganhar com regularidade. Para além de tentarem constantemente desestabilizar o Benfica, estão sempre a branquear a corrupção no futebol português, fazendo do Pintinho e da restante canalha pessoas sérias, então que se aguentem agora.

RENEGADE

qual e o email do trio d'ataque???

Mialgia De Esforco

Citação de: A.C. em 15 de Abril de 2008, 13:33
Citação de: Pedro Neto em 15 de Abril de 2008, 13:26
O Pent'Aguiar não disse que o FC Porto era o clube com mais adeptos. O que disse é que o futuro dos adeptos em Portugal é do FC Porto, visto que os miúdos querem ser do clube que ganha. É um facto indesmentível. Se tivermos atentos veremos que nunca houve tanta miudagem do FC Porto como há hoje. Daqui a 10 anos o Benfica será ultrapassado em títulos, daqui a 20 será, pelo menos, igualado em número de adeptos.

cenário bastante plausivel...  :-X

Isso é um erro. O Benfica conquistou a sua massa adepta noutro tempo, no tempo em que o futebol não tinha a importância que tem hoje, no tempo em que os jovens "decidiam" o seu clube já em idade mais avançada, já quase em idade d tropa. Hoje os putos, por norma, não têm grandes hipóteses de fugir ao clube do pai... Conheço inúmeros portistas jovens, é preocupante? Não, uma vez que os pais desses jovens são eles também portistas, há uma continuidade, não um acréscimo. Esses adeptos são fruto do clube dos pais. Ora isso aplica-se também ao Benfica. É claro que haverá sempre situações em que os pais não liguem ao futebol, mas mesmo assim entreguem o clubismo do filho a familiares e amigos. Não se iludam, nenhum jovem escolhe o seu clube. Aos 3 anos de idade sabe lá quem tem ganho mais, quem foi campeão, etc, é sim "forçado" a escolher o clube que lhe mandam. Antes de eu ficar fascinado com o Estádio da Luz e ver o Benfica ser campeão pela primeira vez já o meu pai me tinha metido na cabeça que eu era benfiquista. E como eu, a maior parte. Outros tempos, o Benfica beneficiou deles, com o Porto não é bem assim. A miudagem que hoje é do porto sê-lo-ia na mesma se o Benfica ganhasse e vice-versa.

Hocuspocus

Partilho da opinião do Luís Pessoa, embora reconheça que possa haver uma ou outra excepção.

E se assim não fosse, o Sporting já não tinha adeptos.

Pedro Neto

Estou em total desacordo, Luís. Um miúdo de 3 anos não sabe o que é gostar de um clube, isso só vem numa idade mais madura. As derrotas do Benfica potenciam a perda de adeptos porque o inexistente fervor da vitória vai diminuindo a clubite. É um processo, não se perde de geração para geração mas no espaço de duas ou três. Porque é que achas que há tantos benfiquistas com 50 anos? Anos 60, evidentemente. Ser do mesmo clube do pai não é a única forma de ter clube, eu até acho que são mais casos pontuais do que regras.

Aliás, segundo últimos dados estatísticos, o FC Porto até já ultrapassou o número de adeptos do Sporting.

Ibrahim

AS vitórias são importantes na conquista de novos adeptos...no entanto não são o único factor que contribui para tal crescimento....

Por exemplo em meados dos anos 50 o sporting tinha quase o dobro dos titulos oficiais do Benfica, tinha mais dinheiro, melhor estádio e melhores jogadores, melhores condições e no entanto o Benfica tinha muitos mais adeptos e sócios.

Marafado

As vitórias é que vão determinar a tendência clubistica das pessoas que gostam de futebol, e a começar desde muito cedo por influência dos pais e pelo gosto da modalidade.

A realidade é só uma, o FC Porto caminha a passos largos para nos suplantar em termos de titulos, e está bem lançado em nºde adeptos. Neste momento recuperou duas décadas de adeptos.

Eu vivo no Algarve, se bem que estando em minoria em relação a benfiquistas e sportinguistas, foram sem dúvida o clube que mais cresceu nos últimos anos, encontro portistas em todo lado, e constato isso facilmente pois a minha profissão faz-me lidar com muita gente residente no Algarve.

Mialgia De Esforco

É difícil falar destas coisas, falar do abstracto, mas tens vários exemplos que ajudam a perceber a tendência. Dando-te um exemplom que já aqui várias vezes referi, há cerca dois anos estavam 30 crianças num salão, numa festa de natal, crianças muito novas, entre os 6/8 anos mais ou menos. Quando foi preciso mostrar o seu clube, metade assumiu-se do Porto, metade assumiu-se do Benfica. Isto... no norte. Do Sporting não tinha nenhuma. Consegues encontrar alguma explicação para que metade daquela criançada fosse do Benfica que não a lógica do clube dos pais e familiares de que falei atrás? Não há outra. Não conheço hoje nenhuma criança da família ou amigos que tenha um comportamento desviante em relação aos pais. Tenho até um primo com dois filhos que é casado com uma benfiquista e combinou com ela educar um portista e outro benfiquista  ;D

Há muitos adeptos do benfica na casa dos 50 e 60 e o mesmo se aplica aos adeptos do porto, se vivesses no norte percebias isso. A miudagem do Benfica está aí pras curvas, mas está escondida, o clube não ganha, não a vês nas ruas...

Estou em crer que se chegou a uma situação em que o Porto podia ganhar mais 25 anos seguidos que não apanharia o Benfica. Depois há uma ideia que tem vindo a passar e é errada, a de que o Porto teve a hegemonia do futebol português nos últimos 25 anos. A hegemonia do Porto começou em 94, até aí andou ombro a ombro com o Benfica, ora ganhava um, ora ganhava outro... Tem 15 anos de domínio. O domínio do Benfica durou mais do dobro.

Hocuspocus

Citação de: Pedro Neto em 15 de Abril de 2008, 17:09
Estou em total desacordo, Luís. Um miúdo de 3 anos não sabe o que é gostar de um clube, isso só vem numa idade mais madura. As derrotas do Benfica potenciam a perda de adeptos porque o inexistente fervor da vitória vai diminuindo a clubite. É um processo, não se perde de geração para geração mas no espaço de duas ou três. Porque é que achas que há tantos benfiquistas com 50 anos? Anos 60, evidentemente. Ser do mesmo clube do pai não é a única forma de ter clube, eu até acho que são mais casos pontuais do que regras.

Aliás, segundo últimos dados estatísticos, o FC Porto até já ultrapassou o número de adeptos do Sporting.

O clube que as crianças "escolhem" é, regra geral, influenciado pelos gostos dos pais. Se os pais são do Benfica, acredita que muito dificilmente a criança será de outro clube. Eu sou do Benfica porque quando era miúdo o meu pai me incutiu o gosto pelo Benfica. Na minha família, que é bem grande, 98% das pessoas são do Benfica, é algo que se tem transmitido de geração para geração.

Pode acontecer é o Pai ser do Benfica e mãe de outro clube (e vice-versa), e nesse caso a criança não ser do Benfica. Mas geralmente, na maioria dos casos, as crianças são dos clubes que os pais apoiam. E é algo que fica, não muda. Eu pelo menos não conheço nenhum adepto do Benfica, clubezeco, ou Sporting que já tenha sido de outro clube.

Mialgia De Esforco

Não vamos confundir um galinheiro com o mundo inteiro, achando que, por causa da situação actual do clube, tudo está perdido e vamos deixar de ser quem somos. Calma, aquilo que construímos durante mais de 3 décadas não se destrói com duas tretas nem com 15 anos de domínio do adversário. E sinceramente acredito que as coisas estão prestes a mudar. Há que dar tempo ao tempo.

sempreglorioso28

Citação de: Louco por ti em 15 de Abril de 2008, 17:25
As vitórias é que vão determinar a tendência clubistica das pessoas que gostam de futebol, e a começar desde muito cedo por influência dos pais e pelo gosto da modalidade.

A realidade é só uma, o FC Porto caminha a passos largos para nos suplantar em termos de titulos, e está bem lançado em nºde adeptos. Neste momento recuperou duas décadas de adeptos.

Eu vivo no Algarve, se bem que estando em minoria em relação a benfiquistas e sportinguistas, foram sem dúvida o clube que mais cresceu nos últimos anos, encontro portistas em todo lado, e constato isso facilmente pois a minha profissão faz-me lidar com muita gente residente no Algarve.
Muita mão de obra que neste momento esta a trabalhar no Algarve são do norte... por isso é normal haver mais adeptos dos porcos do que havia a uns anos...
Faz como eu, sempre que falares com um adepto desse clube faz-lhe esta pergunta: qual o primeiro presidente do vosso clube? A maior parte não sabe responder. Então podes lhes dizer que não são adeptos mas fantoches que andam  ao sabor das vitorias. :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

Ibrahim

Ano de 1954

Palmarés:

Benfica - 7 campeonatos da I liga
          - 1 taça latina
          - 3 campeonatos de Portugal
          - 7 taças de Portugal

Sporting - 9 campeonatos da I Liga
           - 4 campeonatos de Portugal
            -5 taças de Portugal

Como é que isto se reflectia em termos de adeptos?

-O Benfica tinha muito mais adeptos e sócios.

red_label

Citação de: bormelho em 15 de Abril de 2008, 16:36
Citação de: flsb em 15 de Abril de 2008, 16:28
Segundo o Jornal de Negócios os jornais desportivos diários ( os tres no conjunto ) tiveram no 1º trimestre de 2008 uma quebra de vendas de 12,7% representando uma perda de 200 mil leitores nesse periodo .

Não nos gramam mas não conseguem viver sem nós!

:dance:

Devia de ser mais.... sei de fonte segurissíma (já o disse) o pasquim o oNojo dá prejuízo à muito!

Bola7

Citação de: Ibrahim em 15 de Abril de 2008, 17:37
Ano de 1954

Palmarés:

Benfica - 7 campeonatos da I liga
          - 1 taça latina
          - 3 campeonatos de Portugal
          - 7 taças de Portugal

Sporting - 9 campeonatos da I Liga
           - 4 campeonatos de Portugal
            -5 taças de Portugal

Como é que isto se reflectia em termos de adeptos?

-O Benfica tinha muito mais adeptos e sócios.

o Benfica passou a ser o clube com mais adeptos a nivel nacional por causa do ciclismo...com as vitorias de José Maria Nicolau...

luis___alex

Reacção irónica
Pinto da Costa desmente ida às urgências
«Na verdade, estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora» -- afirmou Pinto da Costa ao SOL

FILHO DA PUTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA