As Finanças do Benfica

Ramiro Lopes

Citação de: Far(away) em 02 de Março de 2011, 01:53
Então existe direito de opção sobre o passe de Salvio, mas não foi mencionado o valor, é isso?
Sim. Tendo em conta que pagamos 2,5 milhões por 20% do passe, faria sentido que faltasse mais 10M pelos outros 80%. E também faz sentido tendo em conta os 10M que o Atlético tinha pago por ele.

MIRKO

Citação de: Hanzo em 02 de Março de 2011, 01:49
Citação de: MIRKO em 02 de Março de 2011, 01:43
Gostava muito de ver alguém que me fizesse um resumo do relatório de forma honesta, mas aqui é só antis LFV...

Exacto. Porque honesto é dizer que não é o barco que se afunda, é o nível do mar que aumenta...

Eu vi o director financeiro a falar na BTV e achei demasiado optimista, mas aqui tb acho o pessoal demasiado faccioso, com muito ódio ao presidente e restante direcção.

O que gostava mesmo era alguém que tivesse conhecimento, avaliasse de forma imparcial, visto que eu tenho muitas dúvidas e pouco conhecimento nesta matéria.

Far(away)

Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Março de 2011, 01:55
Então existe direito de opção sobre o passe de Salvio, mas não foi mencionado o valor, é isso?
Sim. Tendo em conta que pagamos 2,5 milhões por 20% do passe, faria sentido que faltasse mais 10M pelos outros 80%. E também faz sentido tendo em conta os 10M que o Atlético tinha pago por ele.

Ok.

Então cada vez menos perceberei, se o Benfica não partir para a sua compra.

Hanzo

É para não assustar. O Cerezo "teima" nos 15  milhões de euros acordados, vale o que vale...
Citação de: MIRKO em 02 de Março de 2011, 01:57
Citação de: Hanzo em 02 de Março de 2011, 01:49
Citação de: MIRKO em 02 de Março de 2011, 01:43
Gostava muito de ver alguém que me fizesse um resumo do relatório de forma honesta, mas aqui é só antis LFV...

Exacto. Porque honesto é dizer que não é o barco que se afunda, é o nível do mar que aumenta...

Eu vi o director financeiro a falar na BTV e achei demasiado optimista, mas aqui tb acho o pessoal demasiado faccioso, com muito ódio ao presidente e restante direcção.

O que gostava mesmo era alguém que tivesse conhecimento, avaliasse de forma imparcial, visto que eu tenho muitas dúvidas e pouco conhecimento nesta matéria.

É natural que seja optimista. Se fosse contar como as coisas são, a esta altura seria ex-director financeiro da SAD.

Hanzo

Não tem nada a ver. O preço fixado da opção compra até pode ser o dobro ou o triplo do valor pago pelo Atlético. O Atlético pagou 10 Milhões. Tu "compraste" 1/5 do passe por 2.5 milhões, aquando do empréstimo do atleta. Agora ou pagas no final da época o valor acordado (o R&C nada informa a esse respeito, Mas o presidente do Atlético, mais que uma vez já disse que são 15 milhões) ou terás direito a 20% do valor de uma futura transferência do jogador, enquanto ele for atleta do atlético.

Far(away)

Citação de: Hanzo em 02 de Março de 2011, 02:08

Não tem nada a ver. O preço fixado da opção compra até pode ser o dobro ou o triplo do valor pago pelo Atlético. O Atlético pagou 10 Milhões. Tu "compraste" 1/5 do passe por 2.5 milhões, aquando do empréstimo do atleta. Agora ou pagas no final da época o valor acordado (o R&C nada informa a esse respeito, Mas o presidente do Atlético, mais que uma vez já disse que são 15 milhões) ou terás direito a 20% do valor de uma futura transferência do jogador, enquanto ele for atleta do atlético.

Ele disse que faria sentido, nao que é a verdade.

Acredito que sejam mesmo os tais 15 kilos.

Hanzo

Citação de: Far(away) em 02 de Março de 2011, 02:10
Citação de: Hanzo em 02 de Março de 2011, 02:08

Ele disse que faria sentido, nao que é a verdade.

Acredito que sejam mesmo os tais 15 kilos.

Sim, eu percebi isso, embora não seja tão lógico assim. O interesse é conseguires um valor bem acima do preço que gastaste na compra. Tipo, seria o mesmo quando o Benfica emprestou o Rodrigo, tivesse fixado um valor de 6 milhões para opção de compra, porque foi isso o que o benfica efectivamente pagou. Só fazia sentido ter uma opção de compra tão perto do valor pago pelo clube caso fosse um jogador mais perto do final da sua carreira e não tão no seu inicio.

foNNtes

Sinceramente não percebo aquela demonstração de resultados, como é que pagámos imposto o ano passado, se o resultado antes de imposto era negativo?

trainmaniac

Em relação a facciosismos na análise de contas, os números são objectivos, e a única coisa que pode mudar na análise é a maior sensibilidade do analista ao risco... quero com isto dizer, se a pessoa que analisa está mais ou menos confortável a trabalhar com um risco associado.

De resto não há qualquer subjectividade possível, os números têm a particularidade de ser frios e objectivos.

Eu gostei de ver que as quotizações aumentaram contra todas as minhas expectativas, uma vez que com o fraquíssimo futebol praticado no 1º semestre e com a enorme crise económica que atinge e de que maneira os bolsos das famílias, esperava uma redução tal como aconteceu nas receitas de bilheteira.

Mas para mim, e não tenho nenhum prazer em dizê-lo, os sinais positivos quedam-se por aqui. Os encargos financeiros com a dívida estão a aumentar de forma assustadora, e estão a estrangular por completo a actividade económica da SAD, que mesmo apesar da venda de Ramires poderia ter tido um prejuízo enorme caso em vez das receitas da Champions tivéssemos tido as receitas da Liga Europa semelhantes às do ano passado.

Os custos com pessoal não só já estavam em níveis insuportáveis como ainda foram aumentar em cerca de 15% (aprox.), e isto é um péssimo sinal. O passivo continuou a aumentar, e apesar de o activo também ter aumentado isto significa também desde logo um acréscimo nos encargos financeiros mesmo que as taxas de juro praticadas se mantivessem inalteradas.

Basicamente o que acho é que as políticas de fundo continuam por mudar, e têm de mudar. Temos de reduzir o passivo, temos de nos expor menos às flutuações do sector financeiro, temos de cortar custos com pessoal e não podemos de todo continuar a comprar 10 jogadores em Julho, e depois ir gastar mais 4,2M€ em Janeiro. Isto tem de parar...

Em suma, acho que o risco tem de ser fortemente diminuído, porque senão continuaremos a ser obrigados a vender apressadamente bons jogadores do nosso plantel, sem podermos escolher o timing para essas vendas, para irmos conseguindo fazer face aos pagamentos que há para fazer. Não sei se já se aperceberam, mas o Benfica nos últimos 6 meses vendeu 3 titulares indiscutíveis da equipa do ano passado, e no final do ano esse número poderá subir para 4 ou 5. É muita coisa só para um ano. Agora imaginem que o Benfica não estava tão exposto, e até podia manter um pouco mais os jogadores que cá querem permanecer mais algum tempo. Estão a imaginar o patamar competitivo que podíamos alcançar, certo?

Poderíamos por exemplo comprar um substituto para um indiscutível, e deixá-lo 6 meses a crescer antes de vendermos o tal indiscutível. Assim tivemos de vender o indiscutível, e andar 6 meses à espera que o novo titular comece a justificar plenamente a aposta.

Quando falo de finanças não sou pró ou anti-LFV... assumo-me como anti-LFV no que toca a valores, ética, etc... nesse tipo de questões de facto sou faccioso, nas finanças não. Até porque, como já disse, nestas questões pouco há por onde ser subjectivo.

TJSF

O caminho é comprar com rigor e vender jogadores por muito dinheiro e estar sempre na Champions. Temos que pagar o investimento dos ultimos anos.

Americano69

O comentário do abutre Train, como quase sempre, diz tudo. Goste-se ou não do LFV, e eu partilho exactamente o que o train diz no que toca a valores, a análise financeira é objectiva e tem sido feita aqui uma análise coerente ao longo dos últimos exercício pelo citado abutre e por mim, entre muitos outros com tanta ou mais qualidade.
Como disse ontem acho preocupante que num semestre em que se contabiliza uma das grandes vendas da época e em que se registam 10 milhões de euros de proveitos das competições europeias o lucro tenha sido de meio milhão, tal como acho ainda mais preocupante que quando se recomenda a redução do número de jogadores com contrato e o investimento nos mesmos em Janeiro se tenha gasto mais 4,2 milhões em 4 novos jogadores. É exacatmente por isso que não se pode acusar a nossa análise de anti-LFV porque já várias vezes dissemos o que acharíamos lógico fazer-se e é quase sempre feito o contrário.

lonstrup

só faria o seguinte reparo ao comentáriodo trainmaniac. sinceramente comprar 10 ou 5 é secundário, o importante mesmo é parar de gastar tanto dinheiro a contratar jogador.

o lado optimista que podemos tirar das contas é que não estamos num beco sem saída, temos opções para sair desta situação. o necessário é sabedoria e coragem para tomar essas opções.

Americano69

Citação de: lonstrup em 02 de Março de 2011, 10:00
só faria o seguinte reparo ao comentáriodo trainmaniac. sinceramente comprar 10 ou 5 é secundário, o importante mesmo é parar de gastar tanto dinheiro a contratar jogador.

o lado optimista que podemos tirar das contas é que não estamos num beco sem saída, temos opções para sair desta situação. o necessário é sabedoria e coragem para tomar essas opções.

Não acho que seja irrelevante já que também penso que é muito importante diminuir o número de jogadores com contrato, por isso comprar 1 jogador por 15 milhões ou 10 por 1,5 não é a mesma coisa.

Pedro Neto

Citação de: trainmaniac em 01 de Março de 2011, 22:44
É tudo fantástico. Ou é vontade de enganar o povo, ou é incompetência. Eu só queria que não fizessem de mim parvo... tanta demagogia e desfasamento da realidade..

O valor da venda do David Luiz já entra nestas contas? É que, se tendo a maior receita de sempre em transferências de jogadores, só para para 500 mil euros de lucro, o que será quando não se vender ninguém? Outra vez 20 milhões de prejuízo?

Algum link para o documento?

Pedro Neto

Citação de: hiend em 01 de Março de 2011, 23:39
A necessida de de pagar o Empréstimo Intercalar BES de 40 M€ que vencia em Janeiro deste ano, e que por sinal era o mais desvantajoso de todos em termos de taxa de juro ajuda e muito a explicar a saída do D. Luiz nas condições em que foi feita.

Agora o que espero é ver isso reflectido no próximo relatório trimestral, onde espero ver a divida bancária reduzida.

Exacto.