As Finanças do Benfica

Bekambol

vivemos num sobressalto constante própio dos grandes clubes, como o nosso, temos de ter soluções....

Tr - 17

Neste momento, para não agravar a actual situação financeira e manter ao mesmo tempo um bom nível competitivo, parece-me bastante importante:

- a manutenção o actual treinador;
- presença assídua na fase de grupos da Champions (tipo todos os anos se possível);
- não investir em negócios de risco elevado;
- reduzir o número de contratações por época (apenas o essencial);
- reduzir o número de jogadores sob contracto;
- promover a integração de jogadores provenientes da formação no plantel principal.

E mesmo assim acredito que não nos safamos de vender titulares indiscutíveis, todos os anos, nos próximos anos, e o mercado não está fácil.

Ainda com a agravante de que mesmo mantendo um Benfica competitivo não há garantias de sucesso desportivo.

Espero que o Benfica consiga recuperar com o tempo.

lonstrup

Citação de: Americano69 em 02 de Março de 2011, 10:03
Citação de: lonstrup em 02 de Março de 2011, 10:00
só faria o seguinte reparo ao comentáriodo trainmaniac. sinceramente comprar 10 ou 5 é secundário, o importante mesmo é parar de gastar tanto dinheiro a contratar jogador.

o lado optimista que podemos tirar das contas é que não estamos num beco sem saída, temos opções para sair desta situação. o necessário é sabedoria e coragem para tomar essas opções.

Não acho que seja irrelevante já que também penso que é muito importante diminuir o número de jogadores com contrato, por isso comprar 1 jogador por 15 milhões ou 10 por 1,5 não é a mesma coisa.
Dependerá do ordenado do jogador que compras por 15 milhões, obviamente. Como digo, o importanto é atentar no dinheiro que se gasta a comprar e pagar ordenados, independentemente de serem 3 ou 10.

Americano69

Lon, mesmo assim discordo de ti, até porque mesmo que o gajo de 15 milhões tenha o mesmo ordenado dos 10 de 1,5 somados, sabes bem que as possibilidades de vender o "craque" são sempre grandes (pelo menos no Benfica que me lembre todos os investimentos avultados foram vendidos sem grandes problemas) pelo que esse ordenado é fácil de te livrares, quando quiseres, contrariamente aos 10 dos "cepos" que muitas vezes andas a pagar durante anos sem que eles sejam úteis. Claro que acho importante baixar o investimento, a massa salarial, mas também a quantidade de jogadores contratados e com contrato.

Bekambol

Citação de: lonstrup em 02 de Março de 2011, 10:18
Citação de: Americano69 em 02 de Março de 2011, 10:03
Citação de: lonstrup em 02 de Março de 2011, 10:00
só faria o seguinte reparo ao comentáriodo trainmaniac. sinceramente comprar 10 ou 5 é secundário, o importante mesmo é parar de gastar tanto dinheiro a contratar jogador.

o lado optimista que podemos tirar das contas é que não estamos num beco sem saída, temos opções para sair desta situação. o necessário é sabedoria e coragem para tomar essas opções.

Não acho que seja irrelevante já que também penso que é muito importante diminuir o número de jogadores com contrato, por isso comprar 1 jogador por 15 milhões ou 10 por 1,5 não é a mesma coisa.
Dependerá do ordenado do jogador que compras por 15 milhões, obviamente. Como digo, o importanto é atentar no dinheiro que se gasta a comprar e pagar ordenados, independentemente de serem 3 ou 10.

talvez tenhas razão....

ppfinder

Citação de: foNNtes em 02 de Março de 2011, 03:52
Sinceramente não percebo aquela demonstração de resultados, como é que pagámos imposto o ano passado, se o resultado antes de imposto era negativo?

O resultado para efeitos fiscais é calculado de forma diferente. Por exemplo, podes ter custos (gastos) contabilizados que não são aceites para efeitos fiscais. Logo, o resultado para calculo do imposto passa a ser superior. Isso é normal em qualquer empresa.

lonstrup

Citação de: Americano69 em 02 de Março de 2011, 10:22
Lon, mesmo assim discordo de ti, até porque mesmo que o gajo de 15 milhões tenha o mesmo ordenado dos 10 de 1,5 somados, sabes bem que as possibilidades de vender o "craque" são sempre grandes (pelo menos no Benfica que me lembre todos os investimentos avultados foram vendidos sem grandes problemas) pelo que esse ordenado é fácil de te livrares, quando quiseres, contrariamente aos 10 dos "cepos" que muitas vezes andas a pagar durante anos sem que eles sejam úteis. Claro que acho importante baixar o investimento, a massa salarial, mas também a quantidade de jogadores contratados e com contrato.
Isso é já outra conversa. Isso já vem da parte politica, isto é, tomar decisões em qualidade, decidir entre gastar o dinheiro aqui ou ali.

O que vinhamos falando era diferente, simplesmente devia-se deixar de gastar o dinheiro fosse aqui ou ali. É disso que estamos a falar. É que à pala das «perspectivas futuras» é que se fazem todo um conjunto de negócio que nós apelidamos irónicamente de «oportunidades unicas de negócio».

Por exemplo, 10 Elvis custarão menos do 1 Salvio.

Por isso digo, é preciso cortar na despesa, mas cortar a sério e não abrir constantes excepções só porque é uma cromo muito fixe, retorno financeiro garantido etc.

Bekambol

Citação de: lonstrup em 02 de Março de 2011, 10:30
Isso é já outra conversa. Isso já vem da parte politica, isto é, tomar decisões em qualidade, decidir entre gastar o dinheiro aqui ou ali.

O que vinhamos falando era diferente, simplesmente devia-se deixar de gastar o dinheiro fosse aqui ou ali. É disso que estamos a falar. É que à pala das «perspectivas futuras» é que se fazem todo um conjunto de negócio que nós apelidamos irónicamente de «oportunidades unicas de negócio».

Por isso digo, é preciso cortar na despesa, mas cortar a sério e não abrir constantes excepções só porque é uma cromo muito fixe, retorno financeiro garantido etc.

percebo, mas é um assunto difícil de analizar e responder, no entanto, temos de lhe dar atenção e como estamos a fazer, comentar...

Polaco

Com a actual situação financeira do País, O Benfica não pode aspirar a mais do que manter o Passivo que tem, mas nunca na vida permitir o seu aumento, especialmente o passivo relacionado com dívidas a bancos ou terceiros.
Para isso não deve antes de tudo gerar défices de exploração o que implica passar a gerir a SAD numa perspectiva de resultado zero.
Para gerir a a SAD numa base zero, tem de proceder a um grande saneamento de jogadores contratados desnecessáriamente seja para séniores, júniores ou o que fôr.
Na minha opinião, a prioridade é a seguinte:
1 - Necessidade absoluta de manter os jogadores que constituem o onze titular.
2 - Assegurar uma 2ª linha de jogadores com capacidade para substutuír os de cima.
3 - Assegurar um grupo muito limitado de jogadores de futuro, que sejam CORRECTAMENTE emprestados a equipas onde possam jogar e ser treinados por treinadores a sério.
4 - Assegurar que possuímos uma equipa de júniores competitiva.

De momento vejo que a venda do Coentrão é a única que pode contribuír significativamente para financiar a política acima, isto assumindo que recebemos nunca menos do que 20-25M. A ajudar bastante nesta política estará a redução de monos caros que custam certamente todos juntos os ordenados do Aimar e Saviola pelo menos.

No caso de este cenário se concretizar, haverá necessidade de adquirir :
1 DE, 1 DD ( já está o Weiss ?), 1 Central. Mas todos para suplentes.
Penso portanto que será sempre uma questão de conseguir manter o Salvio e ainda ficar por esta política de contenção.
Já agora, não me parece que nos últimos tempos as substituições dos titulares tenham sido muito desastrosas. O Di pelo Gaitan ; o Ramires pelo Sálvio ; o D Luiz pelo Sidnei+Jardel. Pela negativa financeiramente foi Quim por Roberto. Mas acho que se fizermos a conta ao que ganhámos nestas trocas, percebe-se que a política de contratações não tem estado mal já há 2-3 anos. Isto se não entrarmos em fundamentalismos e achar que todas as aquisições têm de triunfar.
Espero portanto que haja coragem para implementar um verdadeira política de contenção, primeiramente nas contratações e consequentemente no endividamento.
Já quanto á limpeza, nem que seja a custo zero, objactivo deveria ser de possuir no máximo 26-28 jogadores sob contrato, excluindo os ex júniores/séniores de primeira época, mas esses são peanuts.
Quanto á Formação, o melhor é nivelar por baixo porque os resultados tanto em títulos de Júniores (os mais importantes) como de formação de"craques" estão muito abaixo do que deviam.

ppfinder

Toda a gente concorda com isso. Mais dificil é decidir.

Por essa ordem de razões se calhar nunca tinhamos tido o David Luiz.

Não tou a dizer que concordo com a quantidade de jogadores jovens que vão buscar, ainda para mais quando não apostamos na casa, mas apenas a constatar que alguns tiros têm dado resultado. São poucos no entanto.

lonstrup

Claro Bekambol. Por exemplo, um gajo gosta de ter o Aimar até pela parte humana e de exemplo que respresenta para o plantel e para os jovens. No entanto perante esta realidade financeira é dificil não enfrentar as noticias que dão conta da sua possível saída no final da temporada para realizar algum encaixe financeiro e baixar os salários.

São decisões dificeis. O que pedimos é que os eleitos para tal tenham a sabedoria e coragem de tomar as decisões para o melhor interesse do Benfica. E a coisa não passa por soluções «faceis» ou «populares».

Mas quando pensamos «o Benfica devia investir em poucos mas bons e tal» e neste cenário todos estamos a pensar no Salvio obviamente, não podemos é esquecer que nos ultimos anos temos feito esse mesmo investimento, que temos vários jogadores talentosos e jovens para apostar.

Portanto não será por falta de dinheiro para comprar jogadores novos que irá faltar o talento e a qualidade pro ano.

Bekambol

Citação de: Polaco em 02 de Março de 2011, 10:34
Com a actual situação financeira do País, O Benfica não pode aspirar a mais do que manter o Passivo que tem, mas nunca na vida permitir o seu aumento, especialmente o passivo relacionado com dívidas a bancos ou terceiros.
Para isso não deve antes de tudo gerar défices de exploração o que implica passar a gerir a SAD numa perspectiva de resultado zero.
Para gerir a a SAD numa base zero, tem de proceder a um grande saneamento de jogadores contratados desnecessáriamente seja para séniores, júniores ou o que fôr.
Na minha opinião, a prioridade é a seguinte:
1 - Necessidade absoluta de manter os jogadores que constituem o onze titular.
2 - Assegurar uma 2ª linha de jogadores com capacidade para substutuír os de cima.
3 - Assegurar um grupo muito limitado de jogadores de futuro, que sejam CORRECTAMENTE emprestados a equipas onde possam jogar e ser treinados por treinadores a sério.
4 - Assegurar que possuímos uma equipa de júniores competitiva.

De momento vejo que a venda do Coentrão é a única que pode contribuír significativamente para financiar a política acima, isto assumindo que recebemos nunca menos do que 20-25M. A ajudar bastante nesta política estará a redução de monos caros que custam certamente todos juntos os ordenados do Aimar e Saviola pelo menos.

No caso de este cenário se concretizar, haverá necessidade de adquirir :
1 DE, 1 DD ( já está o Weiss ?), 1 Central. Mas todos para suplentes.
Penso portanto que será sempre uma questão de conseguir manter o Salvio e ainda ficar por esta política de contenção.
Já agora, não me parece que nos últimos tempos as substituições dos titulares tenham sido muito desastrosas. O Di pelo Gaitan ; o Ramires pelo Sálvio ; o D Luiz pelo Sidnei+Jardel. Pela negativa financeiramente foi Quim por Roberto. Mas acho que se fizermos a conta ao que ganhámos nestas trocas, percebe-se que a política de contratações não tem estado mal já há 2-3 anos. Isto se não entrarmos em fundamentalismos e achar que todas as aquisições têm de triunfar.
Espero portanto que haja coragem para implementar um verdadeira política de contenção, primeiramente nas contratações e consequentemente no endividamento.
Já quanto á limpeza, nem que seja a custo zero, objactivo deveria ser de possuir no máximo 26-28 jogadores sob contrato, excluindo os ex júniores/séniores de primeira época, mas esses são peanuts.
Quanto á Formação, o melhor é nivelar por baixo porque os resultados tanto em títulos de Júniores (os mais importantes) como de formação de"craques" estão muito abaixo do que deviam.
visto assim, concordo contigo....

Bekambol

Citação de: lonstrup em 02 de Março de 2011, 10:38
Claro Bekambol. Por exemplo, um gajo gosta de ter o Aimar até pela parte humana e de exemplo que respresenta para o plantel e para os jovens. No entanto perante esta realidade financeira é dificil não enfrentar as noticias que dão conta da sua possível saída no final da temporada para realizar algum encaixe financeiro e baixar os salários.

São decisões dificeis. O que pedimos é que os eleitos para tal tenham a sabedoria e coragem de tomar as decisões para o melhor interesse do Benfica. E a coisa não passa por soluções «faceis» ou «populares».

Mas quando pensamos «o Benfica devia investir em poucos mas bons e tal» e neste cenário todos estamos a pensar no Salvio obviamente, não podemos é esquecer que nos ultimos anos temos feito esse mesmo investimento, que temos vários jogadores talentosos e jovens para apostar.

Portanto não será por falta de dinheiro para comprar jogadores novos que irá faltar o talento e a qualidade pro ano.

Certo, concordo contigo, temos de ter soluções...

lonstrup

Citação de: ppfinder em 02 de Março de 2011, 10:34

Toda a gente concorda com isso. Mais dificil é decidir.

Por essa ordem de razões se calhar nunca tinhamos tido o David Luiz.

Não tou a dizer que concordo com a quantidade de jogadores jovens que vão buscar, ainda para mais quando não apostamos na casa, mas apenas a constatar que alguns tiros têm dado resultado. São poucos no entanto.
Se já tivessemos um Sidnei, um Roderick, um Miguel Victor, qual era a necessidade de contratar o David Luiz?

Claro que cada situação deve ser analisada no seu contexto. E o contexto actual é o de teres feito investimento massivos nas épocas anteriores, de teres um plantel com muita qualidade, de teres a evoluir fora do clube vários jogadores com talento e qualidade à espera de uma oportunidade.

Perante este contexto, o que devemos decidir?

Os principios que norteiam as decisões nunca se devem sobrepor à realidade, se não estávamos aqui à regime comunista a fazer planos quinquenais etc. Mas os principios devem ser analisados de acordo com a realidade e o contexto actual e recente. E o contexto actual e recente não justifica investimentos de grande ordem para fortalecer a equipa.

PAslb

Citação de: trainmaniac em 02 de Março de 2011, 09:22
Em relação a facciosismos na análise de contas, os números são objectivos, e a única coisa que pode mudar na análise é a maior sensibilidade do analista ao risco... quero com isto dizer, se a pessoa que analisa está mais ou menos confortável a trabalhar com um risco associado.

De resto não há qualquer subjectividade possível, os números têm a particularidade de ser frios e objectivos.

Eu gostei de ver que as quotizações aumentaram contra todas as minhas expectativas, uma vez que com o fraquíssimo futebol praticado no 1º semestre e com a enorme crise económica que atinge e de que maneira os bolsos das famílias, esperava uma redução tal como aconteceu nas receitas de bilheteira.

Mas para mim, e não tenho nenhum prazer em dizê-lo, os sinais positivos quedam-se por aqui. Os encargos financeiros com a dívida estão a aumentar de forma assustadora, e estão a estrangular por completo a actividade económica da SAD, que mesmo apesar da venda de Ramires poderia ter tido um prejuízo enorme caso em vez das receitas da Champions tivéssemos tido as receitas da Liga Europa semelhantes às do ano passado.

Os custos com pessoal não só já estavam em níveis insuportáveis como ainda foram aumentar em cerca de 15% (aprox.), e isto é um péssimo sinal. O passivo continuou a aumentar, e apesar de o activo também ter aumentado isto significa também desde logo um acréscimo nos encargos financeiros mesmo que as taxas de juro praticadas se mantivessem inalteradas.

Basicamente o que acho é que as políticas de fundo continuam por mudar, e têm de mudar. Temos de reduzir o passivo, temos de nos expor menos às flutuações do sector financeiro, temos de cortar custos com pessoal e não podemos de todo continuar a comprar 10 jogadores em Julho, e depois ir gastar mais 4,2M€ em Janeiro. Isto tem de parar...

Em suma, acho que o risco tem de ser fortemente diminuído, porque senão continuaremos a ser obrigados a vender apressadamente bons jogadores do nosso plantel, sem podermos escolher o timing para essas vendas, para irmos conseguindo fazer face aos pagamentos que há para fazer. Não sei se já se aperceberam, mas o Benfica nos últimos 6 meses vendeu 3 titulares indiscutíveis da equipa do ano passado, e no final do ano esse número poderá subir para 4 ou 5. É muita coisa só para um ano. Agora imaginem que o Benfica não estava tão exposto, e até podia manter um pouco mais os jogadores que cá querem permanecer mais algum tempo. Estão a imaginar o patamar competitivo que podíamos alcançar, certo?

Poderíamos por exemplo comprar um substituto para um indiscutível, e deixá-lo 6 meses a crescer antes de vendermos o tal indiscutível. Assim tivemos de vender o indiscutível, e andar 6 meses à espera que o novo titular comece a justificar plenamente a aposta.

Quando falo de finanças não sou pró ou anti-LFV... assumo-me como anti-LFV no que toca a valores, ética, etc... nesse tipo de questões de facto sou faccioso, nas finanças não. Até porque, como já disse, nestas questões pouco há por onde ser subjectivo.
Muito boa análise. Parabéns Train.