As Finanças do Benfica

Americano69

Citação de: nsalta em 30 de Março de 2011, 16:55
Citação de: Americano69 em 30 de Março de 2011, 16:50
nsalta, numa das anteriores operações (salvo erro a de 40 milhões) já havia uma parcela para pagar uma dívida anterior e outra para "gestão corrente". Salvo erro era 28/12.

Daí o "teoricamente". Ainda assim, desde que seja feito com critério, não há grande problema. Haverá é se sucessivamente se emitir títulos de dívida para para os anteriores, acrescido de valores para a gestão, o que leva a uma espiral insustentável, qual esquema de Ponzi.

Pois, mas é isso que me parece que tem acontecido, alternando apenas as fontes de financiamento.

nightcrowler

Citação de: tigerwoodss em 30 de Março de 2011, 16:45
As condições de juros para as empresas sofrem consequências directas do País onde nos encontramos. Não é por acaso que a PT assegurou já o financiamento até 2014, por exemplo. No entanto, com a escassez de capitais nos bancos acredito que a emissão de dívida directa (com juros à volta de 7/8%) será a única forma de financiar o clube. Se consideras isso juros baixos? eu não. Os empréstimos que o Benfica tinha há 2/3 anos eram com juros não superiores a 4%.

Lembrem-se que 7% de 50M€ são 3,5M€ anuais.
Se pensares que o passivo remunerado(com pagamento de juros) deve passar a ser na ordem dos 200M€ e o juro médio deve andar nos 5% (tudo suposições) -> isto implica um pagamento de juros na ordem dos 10M€ anuais.

Por mim, como já disse aqui, a redução de salários globais na SAD em pelo menos 3/4M€ é essêncial, mais o aumento de receitas TV, sponsors, sócios e sobretudo a participação anual na liga dos campeões. Para isto tudo ser possível é preciso manter também bons resultados desportivos. Só com estas medidas e estes resultados será possível ir abatendo anualmente o passivo até níveis mais comportáveis.

Noto que a redução de salários não implica o desinvestimento na equipa de futebol. Implica essencialmente conseguir a desvinculação de jogadores que não poderão evoluir/gerar receitas em transferências mesmo que emprestados.

Cumprimentos

exacto.
de forma geral concordo bastante com o teu post.

contudo, aumentar as receitas de bilheteira, sponsors, marketing, etc etc etc é muito dificil quando o país atravessa uma grave crise. da mesma forma que as taxas de juro dos empréstimos são afectadas pela situação global do país, também a situação das familias e empresas tem impacto sobre as receitas do clube.
além disso, os títulos do tesouro actualmente são concorrencia à divida. um investidor, podendo investir em titulos de divida publica com taxas de juro de 7%, sendo racional, acho que não compra titulos do benfica. sou sincero. a taxa actual da divida publica é uma loucura. se tivesse dinheiro à fartazana, era lá que investia. o que obriga o benfica a remunerar melhor os seus fornecedores de crédito.

se somarmos a isso a impossibilidade de orçamentar as receitas da champions (são necessárias 2 eliminatórias, e podem ser bastante complicadas), obriga a uma gestão BASTANTE mais conservadora face ao passado recente. bastante mais conservadora!
e já nem falo sequer da questão do fundo de jogadores, que parece ter sido chão que deu uvas. de momento, parece estar totalmente fechado.

é por isso que acho que este ano vai haver uma inversão de "tratamento" digamos assim. começam a aparecer jogadores a custo zero (nolito, wass, nuno coelho, mora) ou quase (carole por 700 mil, jardel por 1 milhão).

acho sinceramente que este ao vão haver saídas brutais dentro do plantel. não me admiro que saiam jogadores como coentrão (parece certo), cardozo (o fundo), javi (a contratação do nuno coelho pode ser indicador) ou maxi (fim de contrato a aproximar-se), ou que saiam jogadores com salários altos (aimar, zoro finalmente, nuno gomes).

obviamente que isto vai ter um impacto profundo em termos de qualidade do plantel, contudo, se for para reestruturar a dívida do benfica e torna-lo mais sólido financeiramente, é um preço que estaria disposto a pagar.

Gonzalex

Segundo o record temos de angariar 50M no verão....mais 50M do empréstimo obrigacionista que foi aprovado no outro dia = 100M  :o :o :o

Alguém que tape o ralo senão ainda somos todos engolidos também  :estrelas:

God LetKo

Citação de: Gonzalex em 30 de Março de 2011, 17:08
Segundo o record temos de angariar 50M no verão....mais 50M do empréstimo obrigacionista que foi aprovado no outro dia = 100M  :o :o :o

o que safa é que nem tudo o que aparece no record é verdade!

joase

Que empréstimo foi esse? :estrelas:
Tu não leste o que a malta escreveu para trás?

T1n0_SLB

Nã é bem assim
Temos emprestimos de cerca de 90M€ a pagar até um ano.
E acho que os 50M do papel comercial deve ser mesmo para isso, juntando a venda do David Luiz e algums outras venda sno mercado d everão.

Gonzalex

Citação de: joase em 30 de Março de 2011, 17:20

Não vi, o que é que disseram?

O que eu sei é que foi aprovada a emissão de papel comercial no valor de 50M...

joase

Citação de: Gonzalex em 30 de Março de 2011, 17:30
Citação de: joase em 30 de Março de 2011, 17:20

Não vi, o que é que disseram?

O que eu sei é que foi aprovada a emissão de papel comercial no valor de 50M...
lê as páginas anteriores do tópico

rkc

lost_paradise

As coisas não estão famosas mas mais cedo ou mais tarde lá virá o grande balão de oxigénio antes de termos que vender a equipa toda: os direitos televisivos.

Isto se formos à liga dos campeões com regularidade e fizermos duas vendas significativas por ano. Assim aguentamos até 2013.

Pena é que a casa não esteja já arrumada que permitiria dar o salto com este balão de oxigénio.

rdr10

Então mas afinal não vamos acabar para o mês que vem ?! Já não percebo nada disto!

MALU15

Citação de: rdr10 em 31 de Março de 2011, 01:10
Então mas afinal não vamos acabar para o mês que vem ?! Já não percebo nada disto!
Não acabando o Mundo em 2012, tambem o Benfica já não vai acabar.

rdr10

Citação de: MALU15 em 31 de Março de 2011, 01:13
Não acabando o Mundo em 2012, tambem o Benfica já não vai acabar.

Eu sempre q venho a este tópico fico mal disposto e triste o resto do dia... È q só vejo aqui dizer q o Benfica está num poço e q nc vamos sair dele e q n aguentamos mais de n sei qt tempo =X

nsalta

Para o mês que vem é Portugal quem acaba.