As Finanças do Benfica

TJSF

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 10:08
Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 09:40
Apresenta Capitais Próprios de 2,4M positivos. Claro que não é expectável...
Como é que sabes que Porto e Sporting não apresentam contas consolidadas?
As contas mais recentes (31DEZ11), já apresentam cap. próprios positivos de 7,6M.
O que eu disse, e mantenho, é que não apresentam contas consolidadas para o unverso empresarial total, mas apenas parcial ( estádios pertencem a sociedades situadas fora do perímetro de consolidação).
Mostra-me lá onde está isso dos 7,6M.
O Sporting já tem o Estádio na SAD. O Porto tem que anexar o Estádio na SAD também para ter contas consolidadas?

MALU15

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 10:10
Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 10:08
Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 09:40
Apresenta Capitais Próprios de 2,4M positivos. Claro que não é expectável...
Como é que sabes que Porto e Sporting não apresentam contas consolidadas?
As contas mais recentes (31DEZ11), já apresentam cap. próprios positivos de 7,6M.
O que eu disse, e mantenho, é que não apresentam contas consolidadas para o unverso empresarial total, mas apenas parcial ( estádios pertencem a sociedades situadas fora do perímetro de consolidação).
Mostra-me lá onde está isso dos 7,6M.
O Sporting já tem o Estádio na SAD. O Porto tem que anexar o Estádio na SAD também para ter contas consolidadas?
Contas DEZ2011 (1ºSem) - Pag. 24, e ...
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS37795.pdf
O Sporting só agora decidiu isso em AGE e ainda nunca apresentou contas consolidadas com essa inclusão. No FCP mantem-se fora ( em regime de leasing) e não será previsível a sua inclusão, pois o estádio só será activo do clube ao fim dos 25 anos.

iloy

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 02:06
Estou a ficar "cilindrado" com esta história do "papão" da falência técnica.

Tenham paciênca há mentiras que por mais vezes que sejam repetidas nunca serão verdades. O Benfica (SAD) é o único clube dos 3 grandes que apresenta contas consolidadas que representam o universo empresarial total, apenas estando excluídas as contas do Benfica (Clube) por não ser uma empresa, embora sejam apresentadas contas do Clube, com aplicação das mesmas regras da consolidação ( reconhecimento de imparidades) aplicadas à SAD.

A Benfica SAD desde as contas  referentes ao ano findo em 30JUN2011, ate às contas mais recentes referentes a 31DEZ2011, não apresenta capitas próprios negativos, nem é expectável que venha a apresentar nos períodos que faltam para fechar o exercício que vai terminar a 30JUN2012.

:2funny: :blah:

sazuke

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 02:06
Estou a ficar "cilindrado" com esta história do "papão" da falência técnica.

Não é um papão, é um buraco.

Está sempre tudo bem, seja no país, seja no bpn ou seja no Benfica.

TJSF

Em Jun2011 eram de 2.4M. Parece-me que melhorou um pouco. Mas para quem tem um capital social de 115M, perdeu 108M.
O Sporting naquela auditoria que pediu apresentava contas consolidadas.
O FCP não precisa de anexar o Estádio porque tem vinte e tal de capital próprio. Consegues imaginar qual seria a diferença nas contas com o Estádio anexado?

EMID

Citação de: trainmaniac em 16 de Maio de 2012, 01:13
Citação de: Flirt4ever em 16 de Maio de 2012, 01:12
Citação de: trainmaniac em 16 de Maio de 2012, 01:04
Só para clarificar, falência técnica é um conceito teórico que existe quando o passivo supera o activo.
Esses 17M€ para o evitar são mais-valias com jogadores, são proveitos, receitas... um empréstimo não é uma receita/proveito, mas sim um recebimento quando dá entrada. É dinheiro, liquidez. O conceito de que se fala não tem nada a ver com dinheiro, mas com proveitos económicos.

Obrigado.

Em termos práticos, para além da VERGONHA, o que poderá acontecer-nos caso se confirme a falência técnica???

Nada. O código das sociedades comerciais fala em corrigir a situação no prazo de um exercício financeiro (mais uma época.

Mas em ano de eleições, a direcção não vai querer que se confirme esse cenário, por isso vamos ter uma venda até final de Junho, porvávelmente vai ser o Witsel.

MALU15

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 10:44
Em Jun2011 eram de 2.4M. Parece-me que melhorou um pouco. Mas para quem tem um capital social de 115M, perdeu 108M.
O Sporting naquela auditoria que pediu apresentava contas consolidadas.
O FCP não precisa de anexar o Estádio porque tem vinte e tal de capital próprio. Consegues imaginar qual seria a diferença nas contas com o Estádio anexado?
Uma auditoria nunca é uma apresentação de contas, ainda que o relatório da mesma possa apresentar valores globais de forma avulsa.
Quanto ao Porto, não consigo até porque não são conhecidas contas da Porto Estádio, bem como de outras empresas com a exploração do estádio e outras actividades. E atenção se houvesse activo, haveria passivos.

TJSF

A auditoria não é uma apresentação de contas mas vai dar ao mesmo. Eles reuniram o Grupo Sporting todo. Não iam deixar de fora o Estádio quando isso atenuaria os CP negativos.
As contas do Estádio não são conhecidas mas as SAD do Porto são e pelo que eles dizem transferem uma renda anual no montante do que a EuroAntas tem que pagar pela construção. E o excedente que resultar é entregue a SAD. Vê a nota 24 do RC. È procurar quanto transferem a Euroantas que eu não achei, mas deve andar pelos custos. Acho que 15M por ano. Página 54.

MALU15

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 11:03
A auditoria não é uma apresentação de contas mas vai dar ao mesmo. Eles reuniram o Grupo Sporting todo. Não iam deixar de fora o Estádio quando isso atenuaria os CP negativos.
As contas do Estádio não são conhecidas mas as SAD do Porto são e pelo que eles dizem transferem uma renda anual no montante do que a EuroAntas tem que pagar pela construção. E o excedente que resultar é entregue a SAD. Vê a nota 24 do RC. È procurar quanto transferem a Euroantas que eu não achei, mas deve andar pelos custos. Acho que 15M por ano. Página 54.
Tudo o que dizes é verdade, mas no que respeito ao SCP a questão agora só se resolve com a perda de maioria na SAD, por isso andam a falar no investidor privado, para fazer entrar dinheiro fresco.
No Porto, as contas da SAD o que reflectem são os custos da renda paga. Mas isso não é o mesmo que consolidar integralmente os activos e passivos. As notas do R&C que referes são do eu conhecimento, assim como outras que lá existem em relação às dividas entre o clube e a SAD.

TJSF

Então o Sporting tem contas consolidadas e está em falência tecnica.
O Porto, se o Estádio se custou 98M, Estado meteu 18M, eles devem andar a pagar o Estádio a 30 anos para diluir custos.  Acho que o Estádio não influenciaria muito se tivesse incluido na SAD mas como nao sabemos a quanto o avaliam, nem quanto falta pagar, é apenas especular.

MALU15

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 11:38
Então o Sporting tem contas consolidadas e está em falência tecnica.
O Porto, se o Estádio se custou 98M, Estado meteu 18M, eles devem andar a pagar o Estádio a 30 anos para diluir custos.  Acho que o Estádio não influenciaria muito se tivesse incluido na SAD mas como nao sabemos a quanto o avaliam, nem quanto falta pagar, é apenas especular.
Quanto às contas da FCPSAD, convem ter presente que o simples facto de não serem apresentadas contas referentes ao universo global do Grupo, deixa de fora toda uma teia de relações económicas e financeiras entre os 2 universos, tornando assim menos possíveis as comparações com os outros clubes, para alem de poder haver valores não são apresentados da forma mais transparente (ou até omitidos), que uma leitura mais atenta das notas do R&C dá para perceber que existem.

TJSF

Deixa de fora o Estádio, mas eles tem que o pagar na mesma, só usem uma engenharia financeira para o fazer.
Que valores são omitidos?
A KTMG e a CMVM não desconfiam de nada?

|-3m1n3m-|

Citação de: Kampz em 16 de Maio de 2012, 01:52
Citação de: trainmaniac em 16 de Maio de 2012, 01:43
Citação de: Kampz em 16 de Maio de 2012, 01:43
E, pelo que percebi, os 17 M€ são de mais-valias.

Ou seja, ao valor de venda do(s) jogador(es), temos que descontar percentagem do passe pertencente a outras entidades, comissões, outros custos relativos à venda e ainda o valor contabilístico do activo no momento da venda (custo de aquisição - amortizações), certo?

Suponho que sim.

Por exemplo o Gaitán, foi contratado por 8,4 €M por 5 épocas (anos). Tendo passado 3 épocas (ano), o seu valor contabilístico é de 3,36 €M (8,4 - 3*8,4/5). Temos apenas 85% do passe.

Ou seja, para fazer os 17 M€ e ignorando custos associados à venda (comissões, prémios, etc.), teríamos que vender o Gaitán por 23,953 €M.

P.S. - Estou a ignorar a renovação de contrato, não sei se existe reavaliação de activo nesse âmbito.

P.S.2 - Os meus cálculos de padeiro que não treino há bastante tempo, não tomem isto como verdade absoluta.

Eu acho que existe uma reavaliação dos activos intangíveis no que toca aos direitos económicos dos jogadores todos os anos. Não te sei dar a certeza acerca disto, mas já li algures. Pelo menos se o objectivo é "empular" activos (mesmo para amenizar esta situação de iminente de falência técnica), faz sentido fazer essa reavaliação. E mesmo numa perspectiva de fiabilidade das demonstrações financeiras faz sentido que assim seja. Apesar do princípio contabilístico do custo histórico.

Quanto ao cálculo das depreciações, vou-me informar sobre qual o método de apuramento utilizado ;)

BC!

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 13:00
Deixa de fora o Estádio, mas eles tem que o pagar na mesma, só usem uma engenharia financeira para o fazer.
Que valores são omitidos?
A KTMG e a CMVM não desconfiam de nada?
KPMG

L@udrup