As Finanças do Benfica

andrebond

Quanto ao retorno deste investimento convém sermpre ter presente que, para além dos impostos, as comissões cobradas pelos bancos podem "comer" grande parte desse retorno.

magoslb

Citação de: nfgl em 27 de Fevereiro de 2013, 12:16
Citação de: magoslb em 27 de Fevereiro de 2013, 12:12
Insere-se em produtos considerados de alto risco, porque está dependente de variáveis muito voláteis. Os depósitos a prazo como o  dvck afirmou, são produtos de baixo risco.
Baixo risco porque são garantidos pelo fundo de garantia bancária, até 40 k, acho eu.

Um depósito a prazo, tem um juro, mesmo sendo baixo, acaba por ser certo, e não produtos de elevado risco, como alguns bancos impingiram a muitos clientes, que mal informados, investiram dinheiro em produtos com juros muito atractivos, mas por portas travessas explicavam mal os riscos que se corria, oscilações do mercado e bolsas, e já vi gente menos informada a perder dinheiro com isso. Investimentos em produtos como o futebol, pelo menos para mim, é para quem tem um pé de meia seguro. Basta ver que clubes que são campeões, nesse dia as acções podem subir ao píncaros, e no dia a seguir se começa a silly season, pelo vazio que se forma pela falta de competição, essas mesmas acções descerem.

nfgl

Citação de: magoslb em 27 de Fevereiro de 2013, 12:23
Citação de: nfgl em 27 de Fevereiro de 2013, 12:16
Citação de: magoslb em 27 de Fevereiro de 2013, 12:12
Insere-se em produtos considerados de alto risco, porque está dependente de variáveis muito voláteis. Os depósitos a prazo como o  dvck afirmou, são produtos de baixo risco.
Baixo risco porque são garantidos pelo fundo de garantia bancária, até 40 k, acho eu.

Um depósito a prazo, tem um juro, mesmo sendo baixo, acaba por ser certo, e não produtos de elevado risco, como alguns bancos impingiram a muitos clientes, que mal informados, investiram dinheiro em produtos com juros muito atractivos, mas por portas travessas explicavam mal os riscos que se corria, oscilações do mercado e bolsas, e já vi gente menos informada a perder dinheiro com isso. Investimentos em produtos como o futebol, pelo menos para mim, é para quem tem um pé de meia seguro. Basta ver que clubes que são campeões, nesse dia as acções podem subir ao píncaros, e no dia a seguir se começa a silly season, pelo vazio que se forma pela falta de competição, essas mesmas acções descerem.
Ou então por carolice para com o Benfica.

magoslb

Citação de: pcnunes em 27 de Fevereiro de 2013, 12:19
Quando trabalhei na area, as obrigacoes não sao "alto risco" mas medio, pois de "alto risco" sao as accoes, que não tem qualquer garantia mesmo a nivel de remuneracao.

Não estão tão sujeitas a oscilacções tão fortes como acções, mas estão sujeitas a factores que dependem de variáveis de risco que, podem ser consideradas de grau alto.

MALU15

Citação de: flsb em 27 de Fevereiro de 2013, 12:18
As contas do 1º semestre de 2012/2013 tem que ser divulgadas até quando ?
Até 28FEV13.

VodkaBoy

Citação de: Slb23 em 27 de Fevereiro de 2013, 10:12
Citação de: pcnunes em 27 de Fevereiro de 2013, 09:56
Eu acho inacreditavel como ha pessoas que conseguem dar a entender que esta nova emissao de obrigacoes, agora ate 80M, e positiva para o Benfica!
A unica coisa que se retiraria de positivo era a restruturacao da divida e saber que os investidores confiam em nos.

Quanto a primeira, não acredito...

Quanto a segunda, os investidores graudos, e que garantem o sucesso da operacao, ja deve estar tudo combinado. O publico em geral vai a operacao devido ao chamariz q é a taxa de juro...devera andar nos 7,5%, mais ou menos!

Para mim, estes "ate 80M" sao assustadores e preocupantes. Nos pedimos apenas o dobro da ultima emissao, o que e, em principio, um pessimo sinal.
Depende Nunes, não podemos avaliar só por aí. Como se pode ver no post do Vodka o Benfica tinha que pagar até Julho mais de 160 milhões. Se os mesmos forem pagos e o Benfica se refinanciar em apenas 80 milhões é bom sinal...
Vou fazer aqui uma previsão, que acerca da qual espero sinceramente estar errado.

Nenhum dos empréstimos foi pago até Dezembro.

Slb23

Citação de: VodkaBoy em 27 de Fevereiro de 2013, 13:19
Eu acho inacreditavel como ha pessoas que conseguem dar a entender que esta nova emissao de obrigacoes, agora ate 80M, e positiva para o Benfica!
A unica coisa que se retiraria de positivo era a restruturacao da divida e saber que os investidores confiam em nos.

Quanto a segunda, os investidores graudos, e que garantem o sucesso da operacao, ja deve estar tudo combinado. O publico em geral vai a operacao devido ao chamariz q é a taxa de juro...devera andar nos 7,5%, mais ou menos!

Para mim, estes "ate 80M" sao assustadores e preocupantes. Nos pedimos apenas o dobro da ultima emissao, o que e, em principio, um pessimo sinal.
Depende Nunes, não podemos avaliar só por aí. Como se pode ver no post do Vodka o Benfica tinha que pagar até Julho mais de 160 milhões. Se os mesmos forem pagos e o Benfica se refinanciar em apenas 80 milhões é bom sinal...
Vou fazer aqui uma previsão, que acerca da qual espero sinceramente estar errado.

Nenhum dos empréstimos foi pago até Dezembro.

Pelo menos o papel comercial teve de ser pago...

MALU15

Nenhum
dos empréstimos foi pago até Dezembro.

Não vais acertar na tua previsão. Todos os empréstimos que se vencem são pagos, ainda que possam ser contraídos outros. O importante é que a 31DEZ12 o valor do passivo remunerado tenha diminuído, e eu penso que foi isso que aconteceu.

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 27 de Fevereiro de 2013, 13:32

Nenhum
dos empréstimos foi pago até Dezembro.

Não vais acertar na tua previsão. Todos os empréstimos que se vencem são pagos, ainda que possam ser contraídos outros. O importante é que a 31DEZ12 o valor do passivo remunerado tenha diminuído, e eu penso que foi isso que aconteceu.
Ok.
Visto por esse prisma tens razão.

peter_slb

Citação de: Lysander em 27 de Fevereiro de 2013, 03:08
Citação de: peter_slb em 26 de Fevereiro de 2013, 22:37
o Benfica é um clube muito mais poderoso (não no futebol, mas em tudo o resto), por isso a taxa será forçosamente mais baixa que essa, até porque acho que o empréstimo terá sido negociado com investidores e que está garantida a sua viabilização (o que o público em geral investir será para rateio), mas acho que andará à volta dos 7%, o que já é acima do que estavamos a pagar aos bancos (a barbaridade que alguém disse por aí à tarde de pagarmos 20% e que até 10% seria um orgulho, não passa disso) e por isso vai aumentar um pouco mais os nossos já altíssimos custos de financiamento.

Quanto ao resultado do semestre, não sei, acho que deve andar perto dos 15 milhões de lucro, mas não pensei muito nisso, os resultados parciais para mim não são muito relevantes.
Tu és daqueles que se julga bem mais esperto do que aquilo que efectivamente é... infelizmente há muitos como tu e quem se iluda com gente assim até porque às vezes quando se atira barro à parede ele cola... com que então o Benfica a pagar hipoteticamente 7% neste emprestimo é mais do que estaremos a pagar aos bancos... é tudo burro menos tu e prefeririam pagar mais juros com um empréstimo obrigacionista...  Ou então a solução é não se financiarem. Extraordinário! Ainda para mais não tens sequer noção que o Benfica ainda tem (ou tinha até há bem pouco tempo) no seu passivo dividas/emprestimos bancários antigos nos quais paga juros altissimos próximos dos 20% e achas isso uma barbaridade só porque o desconheces...

prova isso, que a taxa mais alta que o Benfica pagou nos últimos anos foi de 10% à Investec (o que já é uma taxa exorbitante), tens a prova em todos os relatórios de contas dos últimos anos. Só uma coisa, a dívida financeira do Benfica está próxima dos 300 milhões de euros e temos custos financeiros de 20 milhões, se pagassemos 20% de média, eles seriam de aproximadamente 60 milhões, por isso quando estiveres a provar essa barbaridade do Benfica pagar juros de 20%, não te esqueças de ter em atenção isto, sob pena de fazeres figuras ainda mais tristes.

Quanto à única parte que eu posso responder ao teu post com algo de útil, que não seja só discutir absurdos, "é tudo burro menos tu e prefeririam pagar mais juros com um empréstimo obrigacionista", uma empresa nunca faz um empréstimo obrigacionista para pagar mais do que está a pagar, mas se o Benfica pagar 7% estará a pagar mais do que HOJE paga aos bancos (os custos de financiamento vão aumentar), e só o fará porque espera que nos próximos 3 anos (prazo geralmente utilizado para os empréstimo obrigacionistas do Benfica) tenha de pagar mais do que essa taxa aos bancos ou porque os bancos disseram que não querem assumir mais dívida do que aquela que já financiam e "obrigaram" o Benfica a utilizar outras formas de financiamento.

Já agora, ninguém paga 20% a bancos, os bancos não pedem 20% a ninguém, porque se os bancos achassem que o risco duma empresa exigia um spread dessa ordem, simplesmente não emprestavam dinheiro, porque eles não são financiadores de alto risco. Taxas dessa ordem só se conseguem na bolsa, quando as empresas (ou os países, como aconteceu com Grécia e até Portugal) têm um sério risco de não reembolsar a totalidade do capital (nada a ver com a taxa paga pelas empresas/países), ou em financiamento de start-ups, não há nenhuma outra situação em que ocorram juros desses montantes relacionados com dívida de organizações.

hugo1904

A minha leitura:

O  Benfica apresenta um Passivo enormíssimo e só há indicações de que irá aumentar.

Somos um clube com muitos recursos e é inadmissível termos um passivo a rondar os 600M €. Há 10 anos atrás era cerca de 100M €!!!

Esta emissão de obrigações de 80M€ serve,parece-me, para "pagar" dívidas,de milhões, a curto prazo...concretamente €40M é em relação ao empréstimo obrigacionista feito que vence este ano.
Ou seja isto serve apenas para substituir divida de curto prazo por divida a longo prazo.

E isto é uma bola de neve. Andamos de empréstimo em empréstimo e as dívidas a aumentar (com juros elevadíssimos). Alguém há de pagar,tipo quem vier atrás que feche a porta, parece ser o pensamento de quem dirige o Benfica.

Joaquim Ferreira Bogalho

Seja qual for a argumentação sobre o empréstimo obrigacionista há algo que é incontornável: o passivo continua a crescer.

flsb

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 27 de Fevereiro de 2013, 16:04
Seja qual for a argumentação sobre o empréstimo obrigacionista há algo que é incontornável: o passivo continua a crescer.

Por acaso no último relatório de contas que saiu ( 1º trimestre da época 2012/2013 ) o passivo desceu .

abar85

Citação de: flsb em 27 de Fevereiro de 2013, 16:06
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 27 de Fevereiro de 2013, 16:04

Por acaso no último relatório de contas que saiu ( 1º trimestre da época 2012/2013 ) o passivo desceu .

É verdade, e o mercado de Janeiro foi também positivo.

Queria mesmo saber para que é este dinheiro todo, espero que a política de redução do passivo e mais critério a contratar se mantenha!

PMBMaker

Citação de: hugo1904 em 27 de Fevereiro de 2013, 15:26
A minha leitura:

O  Benfica apresenta um Passivo enormíssimo e só há indicações de que irá aumentar.

Somos um clube com muitos recursos e é inadmissível termos um passivo a rondar os 600M €. Há 10 anos atrás era cerca de 100M €!!!

Esta emissão de obrigações de 80M€ serve,parece-me, para "pagar" dívidas,de milhões, a curto prazo...concretamente €40M é em relação ao empréstimo obrigacionista feito que vence este ano.
Ou seja isto serve apenas para substituir divida de curto prazo por divida a longo prazo.

E isto é uma bola de neve. Andamos de empréstimo em empréstimo e as dívidas a aumentar (com juros elevadíssimos). Alguém há de pagar,tipo quem vier atrás que feche a porta, parece ser o pensamento de quem dirige o Benfica.

Em Dezembro pagámos 50M€, temos de pagar mais 40M€, durante vários anos viemos aumentando os valores totais dos empréstimos obrigacionistas, substituimos 90M€ (mais os juros do último ano 4?..5M€?) que temos de pagar no espaço de 3 meses, por 80M€ no espaço de 3? anos...

Honestamente, mesmo com uma gestão equilibrada está dentro do que esperava, é utópico pedir que não se faça novos empréstimos para vagar valores desta ordem...