As Finanças do Benfica

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 05 de Novembro de 2013, 17:00
Citação de: Slb23 em 05 de Novembro de 2013, 16:35
Malu que leitura fazes do estado das nossas contas?
Tenho a minha visão, a qual por sua vez pode ter várias leituras, onde tambem podem entrar com vários pressupostos. Os números só por si não nos devem assustar, é preciso fazer um split das principais rubricas e actuar sobre aquelas que são geradoras de maiores preocupações (passivo remunerado, escalonamento das exigibilidades, crescimento de receitas, decréscimo de custos, capital detido pelo clube na SAD, ...).
Pessoalmente estou convencido que o prolongar da crise nacional vai obrigar pela certa à tomada de medidas para que a situação não se agrave e possa começar a ser revertida, e é urgente que isso aconteça.
O que a mim me custa mais é ver o rumo do clube/SAD nos últimos anos. É perfeitamente visível que não se vai mudar nada no sentido do que dizes. Se não se mudou até aqui, só uma verdadeira calamidade nos vai obrigar a mudar à força. E nessa altura vamos penar muito. Muito mesmo.

Slb23

Tenho a minha visão, a qual por sua vez pode ter várias leituras, onde tambem podem entrar com vários pressupostos. Os números só por si não nos devem assustar, é preciso fazer um split das principais rubricas e actuar sobre aquelas que são geradoras de maiores preocupações (passivo remunerado, escalonamento das exigibilidades, crescimento de receitas, decréscimo de custos, capital detido pelo clube na SAD, ...).
Pessoalmente estou convencido que o prolongar da crise nacional vai obrigar pela certa à tomada de medidas para que a situação não se agrave e possa começar a ser revertida, e é urgente que isso aconteça.
Ou seja, estás preocupado.

Aguia_Rea1

o problema do Benfica é que o presidente tem descoberto maneiras de contornar os bancos, primeiro com os emprestimos obrigacionistas e agora com a BenficaTV.
Os bancos deixaram de ter o peso que tinham no Benfica, porque não precisamos deles pra novos emprestimos, limitamos-nos a fazer com eles renovações dos empréstimos antigos aos quais eles não se negam. O Sporting precisava deles pra pagar as contas.

Estas fontes de receitas disfarçam o problema e permitem continuar a aumentar o problema, um pouco como fazia o Socrates antes da crise.

VodkaBoy

Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 17:09
Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 17:04
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 17:00
Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:52
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 16:47
Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:45
Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:41
vodkaboy

eu gosto mais de pensar em decisões e aquilo que pode ser o melhor para nós, do que necessáriamente estar a recolher exemplos nos outros clubes.

simplesmente não conhece a realidade deles para saber se tomaram decisões certas ou erradas.
Acho que já todos viram que a nossa dependência dos bancos e dos empresários não nos vai levar a bom porto...

E olha que não acho mal nenhum em olhar para o que de bom os outros fazem. Para quê inventar a roda outra vez?
Mas é preciso levar em conta que são realidades completamente diferentes!
Em Portugal não aprendemos nada.
Realidades completamente diferentes? Só se for na escala dos valores de que falamos...
Não percebo porque dizes que não aprendemos nada em Portugal...
Vamos aprender com quem?
Com os porcos que dão o dinheiro a ganhar a 3 ou 4 empresários, ou com os lagartos que têm de comprar 5 ou 6 jogadores a custo zero para acertarem em 1 ou 2?
O problema do Benfica está na quantidade de aquisições e isso tem servido para movimentar dinheiro e nesse aspeto concordo com o Lons.
Portugal resume-se ao Porto e ao Sporting?

No caso do Sporting que referi, o Bruno de Carvalho fez um ultimato aos bancos e eles claro que baixaram a bola...
Fez um ultimato aos vários empresários que se movimentavam às custas do clube e vê lá o que aconteceu...

E não percebes porquê?
Porque os bancos tinham 2 opções: Ou baixavam a bolinha, ou os lagartos faliam, é tão simples quanto isso?
Queres o mesmo para o Benfica?
O problema do Benfica não têm sido os bancos, bem pelo contrário, eles têm pago todos os desvarios do NGL, no caso dos lagartos, os bancos ameaçaram fechar a torneira.
O que eu não percebo é como és capaz de dizer que em Portugal não se aprende nada...
Vai ver gestões como o Paços de Ferreira, como o Rio Ave, como o Santa Clara, etc...

Relativamente ao Sporting, para se fazer um ultimato aos bancos ou aos empresários era preciso que se quisesse inverter o rumo das finanças, o que claramente não é o caso no Benfica.

Slb23

Se não queres agentes a terem peso no clube não podes usar o Rio Ave como exemplo...

VodkaBoy

Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Novembro de 2013, 17:07

No caso do Sporting que referi, o Bruno de Carvalho fez um ultimato aos bancos e eles claro que baixaram a bola...
Fez um ultimato aos vários empresários que se movimentavam às custas do clube e vê lá o que aconteceu...

não foi nenhum ultimato, foi uma negociação. Os bancos não queriam perder o dinheiro, mas também não aceitaram tudo sem restrições, neste momento o sporting vive sob uma troika de bancos e não pode tomar decisões sem os consultar, tal e qual como o pais.
Foi uma "negociação" em que o Bruno disse, ou aceitam as nossas condições ou abrimos falência...

VodkaBoy

Citação de: Slb23 em 05 de Novembro de 2013, 17:25
Se não queres agentes a terem peso no clube não podes usar o Rio Ave como exemplo...
Não é em todos os aspectos como é óbvio, porque gestões perfeitas não existem.
Agora em algumas coisas, podíamos e devíamos aprender com eles.

MALU15

Citação de: Slb23 em 05 de Novembro de 2013, 17:19
Como benfiquista que sou, e tambem pagante, estou sempre preocupado com a vida do clube, mas não me posso alhear do que se passa à nossa volta, designadamente do nosso posicionamento em relação aos 3 grandes. Temos os nossos pontos fracos, mas tambem temos alguns pontos fortes em relação a eles, que acabarão por nos diferenciar.

Aguia_Rea1

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 17:25
Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Novembro de 2013, 17:07

não foi nenhum ultimato, foi uma negociação. Os bancos não queriam perder o dinheiro, mas também não aceitaram tudo sem restrições, neste momento o sporting vive sob uma troika de bancos e não pode tomar decisões sem os consultar, tal e qual como o pais.
Foi uma "negociação" em que o Bruno disse, ou aceitam as nossas condições ou abrimos falência...

e os bancos disseram aceitamos o "ultimato" se voçês aceitarem as nossas condições, a nivel de gastos e controlo da despesa senão nem mais um tostão.  ^-^

isso não é nenhum ultimato, ambas as partes tinham imenso a perder e decidiram ceder de ambos os lados.

Aliás os bancos tinham proposto o mesmo ao Godinho ele é que não aceitou

MALU15

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 17:26
Num negócio como o futebol, isso às vezes não passa de conversas da treta sem grande sustentabilidade. Basta pensarmos os constantes do elogios que o ano passado merecia por aqui a gestão exemplar do Presidente do Braga, e este ano estamos a ver o que está a acontecer ... Ontem até ouvi o comentador mor da Sport Tv dizer que o Braga é um clube que não estava dotado de estrutura desportiva, tinha apenas um presidente ...

lonstrup

Citação de: MALU15 em 05 de Novembro de 2013, 17:28
Citação de: Slb23 em 05 de Novembro de 2013, 17:19
Como benfiquista que sou, e tambem pagante, estou sempre preocupado com a vida do clube, mas não me posso alhear do que se passa à nossa volta, designadamente do nosso posicionamento em relação aos 3 grandes. Temos os nossos pontos fracos, mas tambem temos alguns pontos fortes em relação a eles, que acabarão por nos diferenciar.
portanto estás preocupado com o futuro do Benfica.

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 05 de Novembro de 2013, 17:39
Num negócio como o futebol, isso às vezes não passa de conversas da treta sem grande sustentabilidade. Basta pensarmos os constantes do elogios que o ano passado merecia por aqui a gestão exemplar do Presidente do Braga, e este ano estamos a ver o que está a acontecer ... Ontem até ouvi o comentador mor da Sport Tv dizer que o Braga é um clube que não estava dotado de estrutura desportiva, tinha apenas um presidente ...
Conversa da treta? Não percebo porquê, sinceramente.

peter_slb

Citação de: MALU15 em 05 de Novembro de 2013, 17:39

a gestão do Braga só pode continuar a ser elogiada, uma direcção que levou o clube a atingir o maior patamar desportivo da sua história e ao mesmo tempo apresentava também os melhores resultados financeiros, só pode ser elogiada, não é um ano desportivo menos bom que apaga todo o trabalho feito.

Theroux

Este tópico não é para discutir o Benfica?

É que se começamos a falar de outros clubes cada um vai buscar o exemplo que mais jeito lhe dá.

lonstrup

todos sabemos que o braga estava alavancado em transferências inflaccionadas e com alto patrocinio do jorge mendes.

estamos a falar de um clube que beneficia da corrupção de influencias, nomeadamente na camara municipal de braga. não tem estádio, aluga um estadio, e mesmo assim recebe guita pelo naming de um estádio que nem é seu.

como podemos elogiar uma gestão que tem vivido à pala de tantas borlas?