As Finanças do Benfica

EAGLEBOY

Só uma pergunta:

Paraentrar na bolsa a Sad tinha de dar lucro 3 anos seguidos. Este ano apresentou um defit de 1M €. Assim só podemos ser cotados em bolsa daqui a 3 anos? Se sim penso é um objectivo falhado da direcção.

Estou errado?

Benfica Eagle

Dando uma vista de olhos tá tudo ok!

A SAD aumentou 25 Milhões o activo e 25 Milhões o passivo. O aumento do activo foi suportado naturalmente pelo passivo.

Desse aumento do activo destacam-se as rubricas mais importantes: 10 Milhões no reforço da equipa (parte do passe do luisão, karagounis, nelson, katsouranis, paulo jorge e kikin) mais 10 milhões que foram para o Centro de Estágio.

Nelson falou-se em 1,5, katsouranis 2, paulo jorge 1, kikin 2,5 por isso parte do luisão e karagounis terão ficado por 3. Mais uma vez bate certo!

É preciso notar que nem o Manuel Fernandes nem o Simão foram vendidos (30M€). Como tal a SAD teve de financiar-se para o reforço do plantel. Com a venda em janeiro do Manuel (9M€) rectifica a situação embora só seja reflectida no proximo exercicio.

Relativamente aos Resultados Consolidados já referi no post anterior que as coisas estão no bom caminho. As receitas cresceram nos ultimos 3 anos a um ritmo proximo dos 20% o que é muito bom!

Do passivo global (315M€) apenas cerca de 225 M€ é exigivel. O resto é em grande parte proveitos diferidos (Antecipação de receitas respeitantes a exercicios futuros).

O esforço nos proximos 2 anos, na minha opinião, deverá passar pela diminuição da divida bancária, já que no global ronda 135M€ e só em juros o Benfica paga 8/9M€ em juros/ano.

Como curiosidade na SAD Ednilson, Cristiano Roland, Anderson Luiz, Ronald Garcia, Bruno Aguiar, João Pereira, Panagotis Fyssas, Manuel Dos Santos e Laurent Robert já eram! Deixaram de pertencer aos quadros no ultimo exercicio.

Por fim tenho de felicitar a transparencia deste clube. Gostava de ver o Porto e o Sporting a publicar as contas consolidadas. Iria ser Bonito.

Kumbayala

Citação de: EAGLEBOY em 25 de Outubro de 2006, 01:37
Só uma pergunta:

Paraentrar na bolsa a Sad tinha de dar lucro 3 anos seguidos. Este ano apresentou um defit de 1M €. Assim só podemos ser cotados em bolsa daqui a 3 anos? Se sim penso é um objectivo falhado da direcção.

Estou errado?

Certo.

Qual é a percentagem do Benfica Clube na Benfica SAD? 51%?

Gein

Citação de: Benfica Eagle em 25 de Outubro de 2006, 02:29
Do passivo global (315M€) apenas cerca de 225 M€ é exigivel. O resto é em grande parte proveitos diferidos (Antecipação de receitas respeitantes a exercicios futuros).

Benfica Eagle, podes explicar a parte a bold, por favor? A antecipação de receitas futuras entra no passivo? E quando é que se "abatem"?

O esforço nos proximos 2 anos, na minha opinião, deverá passar pela diminuição da divida bancária, já que no global ronda 135M€ e só em juros o Benfica paga 8/9M€ em juros/ano.

Como será isto possível se o que se propõem a fazer é investir novamente, desta vez num edifício-sede e num museu?

Benfica Eagle

Citação de: Gein em 25 de Outubro de 2006, 02:54

Benfica Eagle, podes explicar a parte a bold, por favor? A antecipação de receitas futuras entra no passivo? E quando é que se "abatem"?

Como será isto possível se o que se propõem a fazer é investir novamente, desta vez num edifício-sede e num museu?

Relativamente à antecipação de receitas futuras entra na rubrica proveitos diferidos. Ou seja, se eu recebi dinheiro que ainda não era meu, pois o contrato diz que só deveria ser meu daqui a uns anos, entao eu tenho de arranjar uma contrapartida pela entrada em caixa do dinheiro.

Como tal arranja-se esta forma de em contabilidade contrapor o valor da entrada. Sempre que há um aumento de activo tem de ser contraposto por aumento de passivo, ou troca de activo por activo. No fim tudo tem de bater certo.

(Ex: o teu patrão antecipa-te 2 ordenados. E tu começas a gastar, compras comida, etc. Ora tens mais activo (bens) mas tens de contrapor essa entrada. Entao arranjas uma rubrica chamada proveitos diferidos. À medida que o tempo for passando essa rubrica vai baixando, porque no contrato já tinhas direito ao dinheiro. Por outro lado se precisares de comer a comida (O activo desvaloriza devido a amortizações) então o activo acompanha a descida.)

Só não entra se eu passar o direito de recebimento de uma futura receita para cobrir uma divida. Nesse caso o direito passa directamente para o credor e deixa de existir activo e passivo. (Imagina que eu devo dinheiro ao manel. Se eu passar os direitos de 2 ordenados ao manel então eu não tenho o dinheiro em caixa e como tal já não tenho de contrapor esse montante na tal rubrica). Neste 2º caso creio que será assim. Mas isto em contabilidade também anda com muitas mudanças devido às normas internacionais de contabilidade, por isso não ponho inteiramente as mãos no fogo.

Quanto à questão de abater passivo bancário tendo investimentos para fazer, é o velho dilema de um gestor. Se o investimento permitir gerar mais receitas então não há duvidas. Essa passa a ser a prioridade.

Se o investimento for importante para se melhorar a organização, comunicação interna, etc então poderão existir ganhos de produtividade dos recursos humanos e o investimento nesta altura passa também a ser lógico.

Se o investimento não gerar ganhos financeiros ou de produtividade, então tendo dividas ao banco e juros anuais, essa questão passa a ser a prioridade.

Quanto a esta questão deixo ao bom senso dos gestores do Benfica. Parecem saber o que fazem. Mas também não é por acaso que o Centro de Estágio demorou algum tempo a se construir. Existiam coisas mais urgentes a tratar.

Gein

Obrigado pelo esclarecimento. :)

Benfica Eagle

Relativamente à 2ª situação que falei lembrei-me agora de que existe outra opção.

O Benfica antecipando receitas pode substituir dividas por proveitos diferidos. (Troco passivo por passivo) tal como pode aproveitar proveitos diferidos para adquirir mais activos (imoveis e jogadores) Esta situação passa na mesma pelo Balanço do Benfica.

Ou então como na 1ª situação, pode passar directamente os direitos por exemplo a um novo credor, sem antecipação de receitas. O credor vai recebendo o dinheiro normalmente do contrato que era do benfica, à medida que o mesmo vai produzindo efeitos. Neste caso Já não passa pelo Balanço do Benfica. Porque anula-se uma divida criada com o direito a futuras receitas. Aqui falo em direitos e não em dinheiro concretizado.

Creio que existiram casos de antecipação de receitas para investir ou pagar dividas, no caso de partes dos contratos da Olivedesportos, Adidas e TBZ. Por isso aparecem os tais proveitos diferidos. Aqui não houve redução de passivo. Trocou-se um passivo por outro, ou passivo por activo.

No caso dos Namings das bancadas creio que se passou apenas os direitos que o Benfica tinha como contrapartida de dividas. Creio que foi uma das principais razões para que em 04/05 o passivo tivesse uma drastica redução.

O efeito das duas situações vai dar quase ao mesmo mas no Balanço é reflectido de forma diferente.

Quanto à forma de cobrir o abatimento de dividas ao banco, o Benfica concretizando o contrato de Naming do Estádio pode obter 50Milhões em direitos respeitantes a 10 anos (É esse o objectivo). Pode depois dar esses direitos como contrapartida do financiamento bancário.

Por outro lado pode efectuar venda de jogadores (Manuel e Simão podem render 30M€)

Só estas 2 situações podem permitir um abatimento de divida ao banco na ordem dos 80 Milhões.

Assim poupava-se cerca de 5/6 Milhões em juros/ano que poderiam ser investidos no plantel, ou nos novos projectos imobiliários. (Sede e  Museu)

Mestre

Gostei muito da tua análise e partilho da opinião que a "sangria" na tesouraria com os custos financeiros devia ser minimizada.

Controlando os encargos pagos no serviço da dívida, ficávamos com a tesouraria bem mais folgada para investimentos futuros.

Benfica Eagle

O Sporting está a tentar fazer isso. O Problema é que eles não têm hipotese de arranjar namings e de ceder esses direitos como contrapartida de divida, e então têm de vender os edificios quase todos.

Os juros estão a subir e o esforço é muito maior. Parece que o Sporting por ano só em juros paga mais do dobro do Benfica. Quase 20 Milhões.

Ai esteve o diferendo na altura que soares franco entrou para o sporting.

Ele foi pouco sério porque disse que o Benfica também tinha dado patrimonio ao banco, para enganar os sócios aquando da venda dos imoveis.

Mas no nosso caso nós nunca vendemos patrimonio. Apenas cedemos direitos de contratos, inventamos dinheiro, já que ninguém no mundo recebia dinheiro pelos namings de bancadas.

Quanto a eles têm mesmo de vender os aneis, enquanto que o Benfica até está numa de comprar mais aneis: Centro de estágio, e agora museu e sede.

Zetuga

Citação de: Benfica Eagle em 25 de Outubro de 2006, 12:13
O Sporting está a tentar fazer isso. O Problema é que eles não têm hipotese de arranjar namings e de ceder esses direitos como contrapartida de divida, e então têm de vender os edificios quase todos.

Os juros estão a subir e o esforço é muito maior. Parece que o Sporting por ano só em juros paga mais do dobro do Benfica. Quase 20 Milhões.

Ele foi pouco sério porque disse que o Benfica também tinha dado patrimonio ao banco, para enganar os sócios aquando da venda dos imoveis.

Mas no nosso caso nós nunca vendemos patrimonio. Apenas cedemos direitos de contratos, inventamos dinheiro, já que ninguém no mundo recebia dinheiro pelos namings de bancadas.

Quanto a eles têm mesmo de vender os aneis, enquanto que o Benfica até está numa de comprar mais aneis: Centro de estágio, e agora museu e sede.

Exacto.

E ha' aqui uma grande diferenca. O Benfica cede direitos temporarios, ou seja, vai reaver esses direitos apos x anos, enquanto o Sporting perde quaisquer direitos que tenha sobre o patrimonio que vende.

Obviamente, tambem podem dizer que daqui a 10 anos os direitos de naming podem nao ser vendaveis outra vez, mas acho essa possibilidade bastante remota.

Califas

Citação de: Benfica Eagle em 25 de Outubro de 2006, 12:13

muito obrigado por todos estes esclarecimentos :)
considero muito importante este teu ultimo post, que mostra bem o grande trabalho que esta a ser feito no nosso clube, embora eu ache 2011-2012 um bocadinho cedo para considerarmos que a nivel financeiro ja vai estar tudo muito bem.

Messe

Starblade e Benfica Eagle, mto obrigado por perderem tempo a explicar as coisas aqui ao pessoal ;)

flsb

Citação de: Messe em 25 de Outubro de 2006, 14:35
Starblade e Benfica Eagle, mto obrigado por perderem tempo a explicar as coisas aqui ao pessoal ;)

Agradecimentos extensivos ao Algarvio (Joao)  ;)

zmdp

obrigado a todos que nos esclareceram um abraço

Blast

Os misteriosos caminhos da Contabilidade, ou como é fácil errar nas contas quando não se conhece a matéria!

"Num grupo de 3 amigos, o amigo A decidiu comprar um aparelho TV!

Na loja de electrodomésticos o funcionário informa o  comprador que o aparelho custa 50 contos, mas que se for pago a pronto fica por 45!...

O amigo A, que não tinha dinheiro, pede ao amigo B 25 contos e ao amigo C outros 25 contos, ficando na posse de 50 contos!...

Com esse dinheiro comprou o aparelho de TV (45 contos), ficando ainda com 5 contos em seu poder!...

- Olha, amigo B, devia-te 25 contos. Toma lá 1000 escudos e fico só a dever-te 24 contos!...

É claro que fez o mesmo com o amigo C. Toma lá 1.000 escudos e fico só a dever-te 24 contos!...

Feito isto fez as suas contas!

Bom,... devo 24c ao B + 24c ao C e ainda tenho comigo 3 contos. Isto tudo somado dá 51 contos!...

Espera...  Afinal fiquei a ganhar 1.000$00 com o negócio!..."

ps: Declaro solenemente que sou um zero á esquerda em contabilidade que ultrapasse o nível de mercearia!...