As Finanças do Benfica

lost_paradise

Citação de: T1n0_SLB em 10 de Maio de 2016, 19:02
Citação de: lost_paradise em 10 de Maio de 2016, 18:11
Citação de: T1n0_SLB em 10 de Maio de 2016, 17:53
Citação de: lost_paradise em 10 de Maio de 2016, 17:40
Passando do desabafo que advém da tristeza desta notícia, há que dizer que muito provavelmente já não teremos prejuízo no exercício 15-16.

Aposto que a mais valia da venda do Renato será os €35 milhões, subtraídos os 10% de comissão ao Jorge Mendes, o que dará 31,5M

A juntar aos 23M de mais valias já atingidos, chegamos a aproximadamente 55M de mais valias.

Com as receitas das competições europeias que deverão ser + 20M que a época passada, estará encontrado o equilíbrio do actual exercício.

Mas se o Benfica quer baixar a dívida, não chega ter break-even em todos os exercícios. O que acontece é que já não estaremos obrigados a vender ninguém significativo até 30 de junho.

Mais vendas acontecerão no verão, até para se encarar o próximo exercício com folga. Mas sobretudo se se quiser ir amortizando a dívida.

Fico à espera para ver é quem se vai contratar. Os sinais dados depois o fecho do mercado de verão são positivos com Cervi, Grimaldo, Jovic, Saponjic e Carrillo e que destoam no que tinha sido feito durante um ano. Espero que seja para continuar nesta toada. Poucos e com muito potencial. Não precisamos de nenhuma revolução no plantel, nem de reforçar a equipa B, ou emprestar a outros clubes com paletes de estrangeiros.

É ver para crer. No final de agosto cá estarei para fazer o balanço.

Eu acho que esta venda irá permitir obter os melhores resultados de sempre.
A volta de uns 20M.
20M sem vender mais jogadores por valores relevantes, parece-me impossível.

Tomemos como referência o exercício 14-15 em que tivémos 7M de lucro. O ano passado, tivémos 78,8M em mais valias. O que quer dizer que precisámos de pelo menos cerca de 70M em mais valias para o break-even.

Esta época o relatório do 1º semestre indica que baixámos nos custos com pessoal, mas subimos nos FSE numa ordem de grandeza semelhante. Obtivemos os milhões do torneio de pré-época, mas deixámos de ter 25% das quotas que ficavam na SAD.

Pegando nos teus valores. Se com 55M de mais valias, tivéssemos 20M de lucro, significaria que 35M de mais valias chegariam para o break-even.

O acréscimo de receitas em competições europeias (+ 20M), não chega para compensar uma diferença de 70M de mais valias em 14-15 necessárias  para o break-even, para 35M de mais valias em 15-16 serem suficientes para o mesmo resultado na linha de água.

Falta ainda, , descontar os prémios de conquista de títulos (esperamos nós) e de participação na liga dos campeões a equipa técnica e jogadores.

Para já, e sem mais vendas de valor significativo, aponto para um resultado entre o break-even e os 10M de lucro. E como gosto de ser conservador nas projeções, falei no break-even.

Na época passada precisamos dos 70M, mas esta época pelo que tenho acompanhado precisaremos de bem menos.

+ 20M pelas competições europeias.
-5M em termos de custo com o pessoal.
- mais 3/4M em termos de bilheteria.
-Menos 2/3M em termos de juros.

Aliás, até acho que os resultados operacionais sem venda de jogadores serão positivos.

EDIT: Claro que estou a contar com venda de mais algum jogador em Junho.
O que está a bold é que vai definir tudo. O que me parece é que com um resultado positivo já assegurado em 15-16, o Benfica vai adiar as restantes vendas significativas mesmo que já acordadas, para depois de 30 de junho para se reflectirem no próximo exercício, visto que já não há necessidade de terem que ser contabilizadas neste.

PS Duvido que os custos com pessoal acabem por baixar esses montantes. Era passar de 58M em 14-15 para 53M em 15-16. Creio que a extrapolação dos custos com pessoal do 1º semestre, daria 55M no final da época, mas entretanto renovámos com Fejsa e Jardel, este último em alta significativa pelo que se diz. E chegaram Grimaldo, Jovic e Saponjic. Poupanças só com Djuricic e Cristante, presumindo que os clubes a que foram emprestados, assumem parte ou a totalidade dos salários.

cfSLBcg

Citação de: Benfiquista15 em 10 de Maio de 2016, 19:04
Domingos Soares de Oliveira: «Esta operação tem um significado muito importante. O Benfica está a cumprir o programa previsto de reembolsos de empréstimos. A receita da venda do Renato Sanches não tem assim de ser usada para reduzir dívida adicional, pode ser usada para investimentos, incluindo em reforços. Mas o plano de investimentos não está ainda decidido. Esta venda mostra o sucesso da aposta feita há dez anos pelo Benfica na formação.»

Alguém me traduz isto pff...peço desculpa por não estar muito em cima!

bellamy

Onde posso ver a percentagem do passe que temos dos nosso jogadores?

klik

epoca passada houve tb a situação do FUNDO para resolver.

klik

tinhamos 100% do Renato?

André Sousa

MALU15

Citação de: bellamy em 10 de Maio de 2016, 20:20
Onde posso ver a percentagem do passe que temos dos nosso jogadores?
Nos R&C anuais e semestrais, mas só dos atletas que foram adquiridos.
Dos jogadores oriundos da formação é suposto termos os 100% ainda que possam  existir situações excepcionais em que isso não aconteça, se nos processos de renovação dos contratos foi acordado algo diferente com os atletas como forma de prémio (no Sporting há situações destas, no Benfica se há, não são conhecidas).

Valdocostamarkovic

Citação de: cfSLBcg em 10 de Maio de 2016, 20:14
Domingos Soares de Oliveira: «Esta operação tem um significado muito importante. O Benfica está a cumprir o programa previsto de reembolsos de empréstimos. A receita da venda do Renato Sanches não tem assim de ser usada para reduzir dívida adicional, pode ser usada para investimentos, incluindo em reforços. Mas o plano de investimentos não está ainda decidido. Esta venda mostra o sucesso da aposta feita há dez anos pelo Benfica na formação.»

Isso quer dizer básicamente os empréstimos do Novobanco, que deve ter exigido o seu reembolso segundo algum calendário acordado com a SAD Benfica, com as receitas que vai tendo esta época e sem a venda do Renato.
O empréstimo obrigacionista anterior foi substituido por um novo portanto não se estava a referir a este tipo de financiamento.

Claro que como não vemos o mapa da tesouraria do DSO nem conhecemos os acordos com o Novo Banco não sabemos se ele está a falar verdade, ou se é como a estória do financiamento do estadio que estava quase liquidado em 2010...

cfSLBcg

Citação de: Valdocostamarkovic em 10 de Maio de 2016, 20:47
Citação de: cfSLBcg em 10 de Maio de 2016, 20:14

Isso quer dizer básicamente os empréstimos do Novobanco, que deve ter exigido o seu reembolso segundo algum calendário acordado com a SAD Benfica, com as receitas que vai tendo esta época e sem a venda do Renato.
O empréstimo obrigacionista anterior foi substituido por um novo portanto não se estava a referir a este tipo de financiamento.

Claro que como não vemos o mapa da tesouraria do DSO nem conhecemos os acordos com o Novo Banco não sabemos se ele está a falar verdade, ou se é como a estória do financiamento do estadio que estava quase liquidado em 2010...

Ok, esclarecido. Obrigado

(acreditas que eu quando vi empréstimos associei a empréstimos de jogadores   ::bater::)

lost_paradise

Citação de: Mike1978 em 10 de Maio de 2016, 21:08
http://www.maisfutebol.iol.pt/china/liga/chineses-ponderam-investir-ate-10-mil-milhoes-de-euros-no-futebol-portugues

alguma ideia sobre esta notícia ?
Consequências para o Benfica?

O que se falou e para já não passa de rumores, era substituir os cerca de 100M de dívida a curto prazo ao Novo Banco e passá-la para um credor Chinês.

Para o futebol português?

Deve começar com investimento na 2ª liga mas vamos aguardar.

rcoelho

http://www.maisfutebol.iol.pt/china/liga/chineses-ponderam-investir-ate-10-mil-milhoes-de-euros-no-futebol-portugues

....consta que o trinca-bolotas já foi há loja do chinês na sua freguesia dizer que tem uma sad mais valiosa para lhes vender e que só está à espera que o Benfica defina o preço para pedir o triplo......

Mike1978

Citação de: lost_paradise em 10 de Maio de 2016, 21:13

Consequências para o Benfica?

O que se falou e para já não passa de rumores, era substituir os cerca de 100M de dívida a curto prazo ao Novo Banco e passá-la para um credor Chinês.

Para o futebol português?

Deve começar com investimento na 2ª liga mas vamos aguardar.

ou seja, tentar baixar o volume de juros bancários...certo?
é  que lembro -me que no final do ano falava-se num negócio enorme além da Nos e de um possível naming e,que seria um negócio maior do que esses. Existe a hipótese de haver um investidor estratégico na SAD? e se sim ,como isso mudaria a própria SAD (pergunto isto porque um investidor deste tipo ia querer dividendos).

e havendo investimentos em outros clubes o que teriam a ganhar, no pouco que percebo desta matéria, o único clube viável a nível de marketing e afins somos nós.

Desculpa as questões,mas algo assim pode implicar muita coisa e como só raspo a superfície nesta temática gosto de ouvir as opiniões  de quem sabe.

rcoelho

....num programa da Benfica TV ouvi falar em antecipar 2/3 do valor dos contratos televisivos para o abatimento da divida....

hummmm