As Finanças do Benfica

peta

Citação de: pcnunes em 17 de Dezembro de 2008, 11:23
Citação de: Americano69 em 17 de Dezembro de 2008, 11:12
Citação de: pcnunes em 17 de Dezembro de 2008, 11:03
Citação de: Americano69 em 17 de Dezembro de 2008, 11:01
Citação de: pcnunes em 17 de Dezembro de 2008, 10:54
Citação de: Americano69 em 17 de Dezembro de 2008, 10:43
Citação de: netking em 17 de Dezembro de 2008, 10:25
Citação de: ednilson em 17 de Dezembro de 2008, 10:23
Gastar eles tem muito onde gastar.

O que eu queria saber é quem o empresta e em que condições. É que neste momento ninguém empresta nada a ninguém e estamos a falar de 40 milhões de euros!

Emprestam porque o Benfica apresenta condições para pagar ... cumprindo as suas obrigações.

Ninguém empresta 40 milhões (nem menos) sem garantias, ou seja sem hipotecar receitas futuras. Quem aprovar esta operação que o assuma, e depois esteja cá para responder por isso.
americano, entendo que em muitas situações tens razão, designadamente nas reservas que demonstras quanto a algumas operações realizadas.

Mas não posso concordar quando dizes o que está a bold. E não concordo acima de tudo pela forma como colocas as questões. É óbvio que, quando alguém pede um empréstimo, tem que ser concedida alguma garantia, seja através do imobilizado, seja através de créditos. Agora, não há um "hipotecar de receitas futuras", pelo menos nos termos em que a tua afirmação se apresenta.

Qualquer pessoa singular ou colectiva, que contraia um empréstimo (quem não o faz?!!!) está a "hipotecar receitas futuras", seja no caso de uma pessoa singular, o seu salário (que para todos os efeitos é uma receita futura), seja uma pessoa colectiva. O pedido de empréstimo e a respectiva aprovação e concessão do mesmo, não é necessariamente má. Pela minha parte, teria que conhecer mais pormenorizadamente o negócio para me pronunciar sobre se é bom ou mau

Então diz-me o que é que o Benfica pode dar como garantia para a operação ir para a frente?
Hipotecar o estádio? Nenhum banco o aceitará?
Como já disseram aqui, só se eles aceitarem o passe do Makukula, mas duvido.
E o que disseste não é verdade, na maior parte das operações singulares, por exemplo crédito à habitação, o que fica hipotecado é o prórpio imóvel, previamenta avaliado pelo banco. Em empresas, e conheço bem essa realidade, se pedes dineiro para a gestão corrente (por exemplo), tens de ter uma garantia, que passa invariavelmente por imóveis que valham o que vai ser emprestado, ou receitas futuras CERTAS, contratadas, e cuja origem não implique risco.
americano, tu num empréstimo singular, o imóvel fica hipotecado, mas em bom rigor, são as receitas futuras das pessoas que ficam hipotecadas pois para pagarem o empréstimo o dinheiro vem do seu próprio trabalho...

Poupa-me a demagogias, por favor, o banco está-se a cagar para as tuas receitas futuras, o que garante a operação é o imóvel, se tu deixares de ter rendimentos e pagar, e eles vão buscar o imóvel, como tantas vezes acontece (infelizmente). No caso do Benfica o que estou a afirmar claramente é que não podendo hipotecar o imóvel, é certo que terão de hipotecar receitas futuras, como contratos de publicidade, merchandising, direitos televisivos, ou outros. É dizer claramente (por exemplo) a Olivedesportos vai pagar 5 milhões por ano (por exemplo), se o Benfica não conseguir cumprir o pagamento previsto em tal data, essas receitas vão directamente para o banco.
mas quais demagogias :huh:

está-se tanto a "cagar" para as receitas futuras das pessoas que muitas vezes recusa empréstimos, ainda que como é óbvio o imóvel ficasse hipotecado. Poupa-me tu. Tu que demonstras saber muita coisa sobre estas questões, dizeres dessa forma que se as pessoas deixarem de ter rendimentos vão buscar os imóveis, como se ficasse tudo pago, fica-te mal. Este é um negócio que nenhum naco deseja, daí as análises de crédito que são feitas previamente, para avaliar os rendimentos das pessoas. O imóvel é a garantia, mas para que o empréstimo se concretize tens que demonstrar que tens rendimentos para o pagar, porque é através desses rendimentos que eles terão o empréstimo pago, não através do imóvel. O imóvel será sobretudo, para minorarem as perdas...

Quanto ao caso de Benfica, e o exemplo que dás...e qual é o problema? Se colocas apenas a questão dessa forma,qual é o problema? É o que qualquer empresa faz... Aliás, os contratos de Factoring que muitas empresas negoceiam com os Bancos, é genericamente falando, isso mesmo. Em bora nos contratos de factoring tenha havido a facturação, a verdade é que ainda não houve o pagamento das facturas, logo existe o mútuo por parte do Banco por prazo certo, permitindo às empresas gerir o não pagamento pontual das facturas... no fundo as empresas também estão a hipotecar as receitas que irão ter...

Tudo depende do binómio custo / beneficio.

issoe para a taxa de risco/esforço/montante máximo a emprestar, a garantia fica-se pelo imóvel em muitas vezes com avais.

leo maravilha

ja percebi que o presidente quer um emprestimo de 50 milhoes mas e para comprar jogadores?ou para pagar outra divida?alguem me sabe dizer ?

Bola7

Citação de: leo maravilha em 17 de Dezembro de 2008, 11:55
ja percebi que o presidente quer um emprestimo de 50 milhoes mas e para comprar jogadores?ou para pagar outra divida?alguem me sabe dizer ?
como é? :o

peta

li que será para pagamento de salários e compra de jogadores, mas nada oficial

SLB4EVERnEVER

Citação de: Bola7 em 17 de Dezembro de 2008, 11:56

É para dar fruta.

Bola7

Citação de: SLB4EVERnEVER em 17 de Dezembro de 2008, 11:58
Citação de: Bola7 em 17 de Dezembro de 2008, 11:56

É para dar fruta.
caramba...vai ser lambão ao raio...

Special_Red

Citação de: g25 em 17 de Dezembro de 2008, 05:00
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, nos termos e para o efeito do disposto
no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que pretende
implementar um programa de emissão de papel comercial, ou instrumento
representativo de dívida equiparado, até ao montante máximo de € 40.000.000
(quarenta milhões de euros) e pelo prazo máximo de 5 anos.

Os fundos obtidos através deste programa de emissão de dívida destinam-se,
essencialmente, ao refinanciamento da dívida actualmente existente, num
montante até € 28.000.000 (vinte e oito milhões de euros), destinando-se o
remanescente ao financiamento da actividade corrente da Sociedade.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR21528.pdf

Isto é o que se sabe.
Até se saber mais detalhes vamos poder ler aqui muitas teorias

Americano69

"2- Por essa tua ordem de ideias, ninguém faria nada, basicamente porque apenas poderiam gastar o que tinham "em caixa". Ora, como o Benfica não dá 10 milhões de lucro por ano, pelo menos, então, ninguém podia investir nem fazer rigorosamente nada porque simplesmente, se o fizesse estaria a hipotecar receitas futuras, ou seja, receitas que as futuras direcções poderiam ter...Para quem aparenta estar por dentro do mundo empresarial, muito me surpreende essa visão"

A mim muito me surpreende que alguém tenha a lata de achar que deixar 40 milhões (!!!) de dívida para o mandato seguinte é uma operação "normal", foi graças a esse tipo de pensamento que o Benfica esteve à beira da ruína. Volto a dizer, quem acha que é uma boa operação, está no seu direito, aprove a medida, mas assuma-o, sem hipocrisias, e depois daqui a uns anos (ou menos) estaremos cá para ver quem paga, porque o Benfica não terá condições para isso, a espiral de crédito acabará um dia, como acontece para todos.

Califas

so tenho uma palavra para mais este empréstimo, embora eu nao pesque muito disto.. a palavra é.. preocupante...

pcnunes

Citação de: Americano69 em 17 de Dezembro de 2008, 12:00
"2- Por essa tua ordem de ideias, ninguém faria nada, basicamente porque apenas poderiam gastar o que tinham "em caixa". Ora, como o Benfica não dá 10 milhões de lucro por ano, pelo menos, então, ninguém podia investir nem fazer rigorosamente nada porque simplesmente, se o fizesse estaria a hipotecar receitas futuras, ou seja, receitas que as futuras direcções poderiam ter...Para quem aparenta estar por dentro do mundo empresarial, muito me surpreende essa visão"

A mim muito me surpreende que alguém tenha a lata de achar que deixar 40 milhões (!!!) de dívida para o mandato seguinte é uma operação "normal", foi graças a esse tipo de pensamento que o Benfica esteve à beira da ruína. Volto a dizer, quem acha que é uma boa operação, está no seu direito, aprove a medida, mas assuma-o, sem hipocrisias, e depois daqui a uns anos (ou menos) estaremos cá para ver quem paga, porque o Benfica não terá condições para isso, a espiral de crédito acabará um dia, como acontece para todos.
americano, o que eu disse e repito, é que não sei pormenores suficientes para afirmar emplena consciência se é uma boa operação ou má. Pergunto-te: sabes algo mais do que aquilo que foi comunicado?

SLB4EVERnEVER

Pedir dinheiro com um juro baixo para pagar dividas com um juro mais elevado... O que tem de mal? Milhares de empresas fazem isso...

Redady

http://estadio.no.sapo.pt/estadio_preco_garantido.htm

encontrei estes links relacionados com os empréstimos pedidos.
De facto temos pedido bastante à banca.

Mais um de 40M€? ... e assim vai ser durante muitos anos, embora a saúde financeira seja boa. :-X

Americano69

Citação de: pcnunes em 17 de Dezembro de 2008, 12:03
Citação de: Americano69 em 17 de Dezembro de 2008, 12:00

americano, o que eu disse e repito, é que não sei pormenores suficientes para afirmar emplena consciência se é uma boa operação ou má. Pergunto-te: sabes algo mais do que aquilo que foi comunicado?

Não, mas aquilo que foi comunicado chega e sobra para mostrar que é apenas uma fuga para a frente. Nada que me surpreenda porque eu disse aqui neste tópico que face à gestão financeira absurda que estávamos a fazer, com investimento em total contra-ciclo com a economia em geral e do futebol em particular, com orçamentos irresponsáveis, que iríamos ter problemas finacneiros e de tesouraria, a menos que tivéssemos um jackpot numa transferência. Saíu-nos esse possível jackpot com um jogador nosso nos JO a valorizar inúmeras vezes mais que aquilo que realmente vale, mas não quisemos aproveitar. Agora obviamente há que pedir aos bancos, porque o dinheiro não cresce nas árvores, e com isso deixa-se 40 milhões para pagar daqui a uns anos. Como? Não sei, duvido que alguém saiba, mas isso poderá ser problema para quem vier a seguir, e em última análise grave para o Benfica.
Chama-me precipitado, ignorante, o que quiseres, com os dados que tenho à dispoição, reafirmo que esta operação é vergonhosa e ruinosa para o Benfica, quem achar o contrário está no seu direito, depois responda por isso.

leo maravilha

Citação de: peta em 17 de Dezembro de 2008, 11:58

li que será para pagamento de salários e compra de jogadores, mas nada oficial
ta se bem obrigado

Americano69

Citação de: SLB4EVERnEVER em 17 de Dezembro de 2008, 12:05
Pedir dinheiro com um juro baixo para pagar dividas com um juro mais elevado... O que tem de mal? Milhares de empresas fazem isso...

Exacto. Chama-se espiral de crédito, milhares de empreas entram nela, e milhares de empresas fecham. Mas como já disse, se achas uma boa operação, estás no teu direito.