As Finanças do Benfica

Pasárgada

Gostava de ver o nosso clube com capacidade de se financiar sem recursos a bancos ou a emprestimos obrigacionistas, nao sei se é possivel por agora, mas a meta deveria ser essa, conseguir ser completamente autónomo, podendo fazer algum empréstimo esporádico consoante o investimento que se queira fazer....

AleKx

Citação de: Pasárgada em 05 de Novembro de 2019, 14:43
Gostava de ver o nosso clube com capacidade de se financiar sem recursos a bancos ou a emprestimos obrigacionistas, nao sei se é possivel por agora, mas a meta deveria ser essa, conseguir ser completamente autónomo, podendo fazer algum empréstimo esporádico consoante o investimento que se queira fazer....

Um clube financiar-se sem recurso a crédito bancário ou obrigacionista?

Então vai financiar-se como?

Eu tenho duas preocupações relativamente as finanças do clube: a primeira é a veracidade das contas.
A segunda é elas não estarem ao serviço dos reais interesses de um clube como o Benfica.

Maldini

Citação de: AleKx em 05 de Novembro de 2019, 15:15
Citação de: Pasárgada em 05 de Novembro de 2019, 14:43

Um clube financiar-se sem recurso a crédito bancário ou obrigacionista?

Então vai financiar-se como?

Eu tenho duas preocupações relativamente as finanças do clube: a primeira é a veracidade das contas.
A segunda é elas não estarem ao serviço dos reais interesses de um clube como o Benfica.

Eu não percebo nada de contabilidade, contas, etc ... sei apenas que o Benfica está pujante financeiramente, que se pode dar ao luxo pagar empréstimos, juros, empréstimos obrigacionistas, enchurradas de comissões, contratações milionárias de jogadores a custo zero, renovações a preço de ouro ...

Pode e tem capacidade para não vender e recrutar jogadores por 20/30 milhões só que prefere vender e contratar os cadiz por milhões ...

Tem capacidade para reforçar, dominar e arrasar tudo e todos, devido aos falidos rivais mas, por questões de desportivismo prefere rivais fortes ...

As transações de jogadores são claras, os aproximadamente 100 jogadores com contrato seniores apenas o estão porque temos de olhar para isto como um negócio.

O passivo só não desce porque temos investido criteriosamente o dinheiro ganho no plantel ...

As modalidades são exemplarmente geridas, o projeto olímpico é um orgulho assim como o atletismo feminino, o padel, karting, equitação .... etc ...

10 anos à frente.

alexalves76

Adoro quando vêem para aqui para este tópico e começam as frase com "eu não percebo nada de contas" e depois discorrem textos como se não tivessem dito isso na frase anterior, mandando bitaites e acrescentando zero à conversa. É, não percebem nada de contas, não querem perceber, não fazem por perceber e não deixam quem o quer, perceber.
Que sirva a quem o pretenda enfiar.

Manuel Luis Pereira

Foi mostrado um ao utilizador em questão por ter excedido o nº de amarelos permitidos.
O utilizador estará banido durante 1 dias.

pedr0

Citação de: Manuel Luis Pereira em 06 de Novembro de 2019, 08:41
é engraçado ver os cartilheiros do vieira escondidos neste topico na defesa do R&C do vigarista.

Nao se trata de ser cartilheiros. E um reflexo do que se passa no benfica, onde os r&c sao a unica preocupacao da direcao e de facto tem sido bons os resultados neste campo. A questao e q o benfica nao existe para maximizar RL e satisfazer acionistas. E normal que estando o foco todo em apresentar resultados financeiros, eles aparecam e se refira isso. Nao invalida toda a trapalhada e atropelo que e feito ao benfica e sua historia

boladeneve

é engraçado ver os cartilheiros do vieira escondidos neste topico na defesa do R&C do vigarista.

é engraçado ver os ignorantes anti-vieira aparecer neste tópico a dizer barbaridades.

boladeneve

Citação de: pedr0 em 06 de Novembro de 2019, 10:26

Nao se trata de ser cartilheiros. E um reflexo do que se passa no benfica, onde os r&c sao a unica preocupacao da direcao e de facto tem sido bons os resultados neste campo. A questao e q o benfica nao existe para maximizar RL e satisfazer acionistas. E normal que estando o foco todo em apresentar resultados financeiros, eles aparecam e se refira isso. Nao invalida toda a trapalhada e atropelo que e feito ao benfica e sua historia

Este é um tópico dedicado às finanças do clube e da SAD.

A política desportiva pode até ser um montinho de merda, mas aqui falamos de números e opções da gestão económica/financeira.

É assim tão difícil perceber?

RAFL

Citação de: MALU15 em 04 de Novembro de 2019, 23:24
Benfica define como prioridade diminuir exposição a obrigacionistas

JNEGÓCIOS - 02/11/2019

A Benfica SAD já tem a sua prioridade, em termos financeiros, definida para os próximos tempos. Falando do que diz ser os bons resultados alcançados no ano fiscal 2018/19, a Benfica SAD salienta que "esta pujança económico-financeira deverá permitir a manutenção da política de redução continuada do endividamento, agora mais orientada à diminuição dos montantes objeto de emissões obrigacionistas".

De acordo com o relatório completo, no decurso do ano que findou em junho, a Benfica SAD reduziu, já, a exposição a empréstimos obrigacionistas com o reembolso em maio de um empréstimo de 50 milhões. Nessa ocasião fez nova subscrição, que vence a 2022, de 40 milhões. "Para além da redução em 10 milhões de euros do valor da oferta, a Benfica SAD realizou em simultâneo uma oferta de troca de obrigações 'Benfica SAD 2017-2020' por novas obrigações". Esta troca atingiu os 11,5 milhões, incluídos nos 40 milhões.

A SAD do Benfica explica, assim, ter reduzido a sua exposição a obrigacionistas em 21,555 milhões de euros, "que corresponde à diferença entre o reembolso deste empréstimo obrigacionista (50 milhões de euros) e os novos obrigacionistas que subrescreveram obrigações 'Benfica SAD 2019-2022' (28.445 milhares de euros)".Houve ainda emissão, no início do exercício, de um empréstimo obrigacionista de 45 milhões de euros com uma maturidade de três anos, tendo em julho de 2018 sido reembolsadas as obrigações "Benfica SAD 2018-2021" no montante de 45 milhões de euro.Segundo a Benfica SAD, esta fechou o exercício com um total de 146,2 milhões de euros de empréstimos contraídos, sendo 91% a obrigacionistas e 9% dívida à banca.

A entidade desportiva faz ainda as contas as três exercícios para mostrar que nesse período a Benfica SAD "reduziu para menos de metade o valor dos empréstimos obtidos, que passaram de um valor de 310,4 milhões de euros a 30 de junho de 2016 para 146,2milhões de euros no final do presente período. Adicionalmente, o peso da dívida bancária baixou de 70% para 9%, diminuindo de forma considerável a sua exposição à banca nacional".No prazo de um ano, a Benfica SAD tem, segundo as suas contas, de pagar 48,445 milhões a obrigacionistas e 2,717 milhões à banca. Já num período acima de 1 ano e até 5 anos, os empréstimos a pagar à banca são de 9,894 milhões e a obrigacionistas 85 milhões. JUnto da banca as maiores exposições são da Caixa Geral de Depósitos e Montepio, tendo ainda "contratualizada uma linha de financiamento junto do Novo Banco  no montante máximo de 30 milhões de euros, a qual à data de relato e do presente relatório não se encontra a ser utilizada".

A Benfica SAD, falando do exercício que findou em junho, avança já uma perspetiva de futuro. "Com capitais próprios superiores ao capital social, o que nunca foi uma realidade desde a constituição da Benfica SAD, a necessidade de gerar resultados económicos expressivos torna-se menos acentuada. Se, para além desta nova realidade, atendermos às mais valias geradas no início da presente época desportiva, torna-se evidente que o exercício económico de 2019/20 será positivo e permitirá incrementar ainda mais a nossasolidez financeira".

No exercício já em curso, a Benfica SAD vai deixar de apresentar contas consolidadas, "considerando que as participações de que era titular na Benfica Estádio e na Benfica TV foram objeto de alienação à Benfica SGPS, entidade controlada pelo acionista principal da Sociedade, o Sport Lisboa e Benfica".

Reduzir o maximo de passivo possivel, em fases de crescimento e saude financeira, para que.....em tempos de vacas magras......ter margem para endividamento...

CitriC

até ao momento nos prémios das competições europeias

SL Benfica    - 45.650M
SC Braga      - 7.671M
FC Porto       - 7.517M
Sporting CP  - 7.416M

Com quase 40M a mais que qualquer um dos outros clubes, é ridículo a desproporcionalidade entre as 2 competições!!! A desiguldade que trará aos países de "segunda linha".

Com um pouco mais de ambição arrecaderiamos bem mais da Liga dos Campeões...
Parece dinheiro fácil ... O que é mais difícil :

- ganhar ao Lyon ou;
- montar um negócio anual recorrente com n pessoas a geri-lo cujos lucros após impostos perfazem 2.7 Milhões ?

BlankFile

Citação de: CitriC em 09 de Novembro de 2019, 00:50

SL Benfica    - 45.650M
SC Braga      - 7.671M
FC Porto       - 7.517M
Sporting CP  - 7.416M

Com quase 40M a mais que qualquer um dos outros clubes, é ridículo a desproporcionalidade entre as 2 competições!!! A desiguldade que trará aos países de "segunda linha".

- ganhar ao Lyon ou;
- montar um negócio anual recorrente com n pessoas a geri-lo cujos lucros após impostos perfazem 2.7 Milhões ?

Vamos arrecadar uma receita final de competições europeias idêntica à da época passada que foi de 56,8M, isto porque em termos de market pool vamos receber um pouco mais por sermos o único representante português na Champions este ano.

Eu digo isto, porque infelizmente estou muito céptico relativamente aos dois jogos que faltam e à continuidade em prova, para não dizer que já não acredito mesmo no apuramento para os oitavos. Acho mesmo utópico. Ainda acredito na vaga para a Liga Europa, mas mesmo essa é improvável...

Vamos ver.

lonstrup

SL Benfica    - 45.650M
SC Braga      - 7.671M
FC Porto       - 7.517M
Sporting CP  - 7.416M

- ganhar ao Lyon ou;
o triste é que o projecto do "Benfica Europeu" não passa do objectivo de ir à fase de grupos da liga dos campeões e receber o prémio de presença.

Os jogos e seu desfecho são completamente secundarizados.

Basta ver como a própria imprensa trata o assunto. A qualificação para a prova é sempre vista pelo prisma financeira. E nunca o desportivo.

Faz lembrar o sportem de Paulo Bento, em que o objectivo desportivo era o segundo lugar para ir à liga dos campeões.

golfdreamer

Citação de: jone1970 em 04 de Novembro de 2019, 20:23
Citação de: lonstrup em 04 de Novembro de 2019, 20:09
Citação de: CitriC em 04 de Novembro de 2019, 08:32
Citação de: hteixeira em 04 de Novembro de 2019, 07:30
Agora que os capitais próprios estão onde a direccão ambicionava, não haverá necessidade de apresentar resultados positivos daqui em diante. Isso está descrito no RC.

MALU e CitriC: Acham que este facto pode alterar alguma estratégia de gestão a curto prazo?

Sinceramente eu acho que sim.

Não temos mais que recuperar centenas de milhoes de capitais próprios e temos um passivo financeiro de menos de metade do que tinhamos há uns 5 anos.

O R&C 2019/20 será positivo e uma almofada está a ser preparada quanto a mim para podermos alterar a gestao da BSAD. Tudo depende do CA, mas quanto a mim nao faz sentido continuar a investir por exemplo apenas 30M em jogadores.
«Continuar»? Contam-se pelos dedos de uma mão e sobram as vezes que gastámos até 30 ME em jogadores nos últimos 10 anos.

Um dos pontos positivos da aposta ou aproveitamento dos jogadores da formação e scouting é que as exigências de investimento não têm de ser tão dispersas e podem até ser menores.

O clube deve estabilizar num investimento entre 30 e 40 por temporada (acompanhando a inflação do mercado), pois este valor para além de permitir um recrutamento de qualidade média/alta, também é «facilmente» compensado com vendas de segundas linhas e emprestados. Portanto, sem afectar de sobremaneira a nossa primeira equipa.

Acresce a isto que investimentos adicionais deveriam ser usados por via de Empréstimos Obrigacionistas. Que são ferramentas vocacionadas para isto mesmo, para ajudar a empresa num ciclo de investimento. Estes EO podem ser usados na ajuda para contratar por via de valores de transferência, ou mesmo como almofada para garantir o pagamento do aumento salarial decorrente do investimento.

Esta é a «fase seguinte» do nosso Benfica. O sucesso dependerá cada vez mais da qualidade da gestão, da qualidade das decisões.

Em relação ao aumento salarial penso que estamos limitados pelo valor dos rendimentos operacionais.
Julgo haver uma regra da UEFA que limita o montante máximo destinado aos salários a 70% desses rendimentos.
Assim sendo, o EOs não podem servir para fazer aumentar a folha salarial.
Repito, julgo eu, não tenho certeza.

Os 70% não é um limite imposto é uma recomendação.
Actualmente e apesar de termos aumentado os Gastos com Pessoal em 28M + 46% do que na época 2017/2018, o nosso rácio é de 60%.

Isso significa que o ano passado poderíamos ter aumentado em mais 13.5M, perfazendo um aumento total de 53M e ainda cumpriríamos com a recomendação da UEFA.

Não estou a dizer que deveria ter sido feito, estou apenas a dizer que não estamos limitados pelo valor dos rendimentos operacionais.

paulomaia1972

SL Benfica    - 45.650M
SC Braga      - 7.671M
FC Porto       - 7.517M
Sporting CP  - 7.416M

- ganhar ao Lyon ou;

podíamos fazer 75M na Champions se fossemos minimamente competentes. Ou seja, + de 60M que rivais.
Falta competência.

MALU15

Citação de: paulomaia1972 em 09 de Novembro de 2019, 10:14

SL Benfica    - 45.650M
SC Braga      - 7.671M
FC Porto       - 7.517M
Sporting CP  - 7.416M

- ganhar ao Lyon ou;

podíamos fazer 75M na Champions se fossemos minimamente competentes. Ou seja, + de 60M que rivais.
Falta competência.

E o que é que terá faltado aos rivais para estarem situados nestes valores?