As Finanças do Benfica

Ruimas

Citação de: KATSO75 em 01 de Junho de 2010, 00:03

just kiding,

claro que o benfica tem um suporte muito grande, mas fomos ao mercado de inverno e correu mal, fomos ao mercado de abril e vamos ver como corre!
eu como sócio quero ver o benfica ganhar o máximo, mas gostava que a  minha filha sócia de trÊs anos tenha clube no futuro!

quem nos garante a sustentabilidade do benfica????

A vontade :) Eu ainda me acho um jovem (29 anos) e gosto de brincar.

Na verdadeira nao escrevo aqui muito e por isso nao conhecem as minhas opinioes. Mas repara que no final eu disse que pessoalmente acho tudo isto muito arriscado. Eu fui muito critico das decisoes e rumo do Benfica ate ao inicio da epoca que agora terminou. Mas.....mas.....o futebol é um mundo louco!!!! E por isso as vezes nao convem analisar como se fosse uma qualquer outra actividade empresarial.

A verdade nua e crua: Neste mundo louco nada nem ninguém pode garantir a sustentabilidade de um Benfica como o queremos. Isso depende de uma geraçao de magriços com os grandes Coluna, Eusebio, entre outros.....depende de um Jesus que surgiu do nada quando nada o fazia esperar. E quem somos nós para adivinhar??? Quem será o guru financeiro capaz de adivinhar estas coisas??? Quando muito podemos dizer que esta direçao tem "pe frio" e fartou-se de falhar ate acertar. Podemos ate dizer que tem pouco jeito para o futebol....sim....tambem me parece! Mas e esta? Os homems acertaram no Jesus....e de repente vivemos uma epoca de sonho, com o regresso de um Benfica ja mais perto do que eu ainda conheci em pequeno.

Se eu soubesse a receita certa....candidatava-me ja a presidente e prometia que iriamos vencer tudo. Mas se calhar ainda fazia pior que estes. E atrevo-me a dizer.....ate o Vale e Azevedo, no meio de tanta confusao, no final descobriu um tal de "special one"....imaginem se os tinham deixado continuar....seria hoje o Benfica mais sustentavel do que é??? Ora ai esta uma questao curiosa!

Agora sim....eu tambem nao gosto nada das nossas invençoes nas transferencias, na maneira como nao metemos nenhum puto nosso no plantel....e algumas pequenas questoes de postura e de discurso que me fazem confusao enquanto lideres do meu clube. E nao sou socio muito por nao me rever.....mas deixa que se estivesse aqui em Portugal este ano.....ia ja a correr fazer-me socio e comprar cativo na esperança de ver outro ano como o que terminou.

O futebol é uma coisa estranha de entender :)

KATSO75

Citação de: Ruimas em 01 de Junho de 2010, 00:19
Citação de: KATSO75 em 01 de Junho de 2010, 00:03

just kiding,

claro que o benfica tem um suporte muito grande, mas fomos ao mercado de inverno e correu mal, fomos ao mercado de abril e vamos ver como corre!
eu como sócio quero ver o benfica ganhar o máximo, mas gostava que a  minha filha sócia de trÊs anos tenha clube no futuro!

quem nos garante a sustentabilidade do benfica????

A vontade :) Eu ainda me acho um jovem (29 anos) e gosto de brincar.

Na verdadeira nao escrevo aqui muito e por isso nao conhecem as minhas opinioes. Mas repara que no final eu disse que pessoalmente acho tudo isto muito arriscado. Eu fui muito critico das decisoes e rumo do Benfica ate ao inicio da epoca que agora terminou. Mas.....mas.....o futebol é um mundo louco!!!! E por isso as vezes nao convem analisar como se fosse uma qualquer outra actividade empresarial.

A verdade nua e crua: Neste mundo louco nada nem ninguém pode garantir a sustentabilidade de um Benfica como o queremos. Isso depende de uma geraçao de magriços com os grandes Coluna, Eusebio, entre outros.....depende de um Jesus que surgiu do nada quando nada o fazia esperar. E quem somos nós para adivinhar??? Quem será o guru financeiro capaz de adivinhar estas coisas??? Quando muito podemos dizer que esta direçao tem "pe frio" e fartou-se de falhar ate acertar. Podemos ate dizer que tem pouco jeito para o futebol....sim....tambem me parece! Mas e esta? Os homems acertaram no Jesus....e de repente vivemos uma epoca de sonho, com o regresso de um Benfica ja mais perto do que eu ainda conheci em pequeno.

Se eu soubesse a receita certa....candidatava-me ja a presidente e prometia que iriamos vencer tudo. Mas se calhar ainda fazia pior que estes. E atrevo-me a dizer.....ate o Vale e Azevedo, no meio de tanta confusao, no final descobriu um tal de "special one"....imaginem se os tinham deixado continuar....seria hoje o Benfica mais sustentavel do que é??? Ora ai esta uma questao curiosa!

Agora sim....eu tambem nao gosto nada das nossas invençoes nas transferencias, na maneira como nao metemos nenhum puto nosso no plantel....e algumas pequenas questoes de postura e de discurso que me fazem confusao enquanto lideres do meu clube. E nao sou socio muito por nao me rever.....mas deixa que se estivesse aqui em Portugal este ano.....ia ja a correr fazer-me socio e comprar cativo na esperança de ver outro ano como o que terminou.

O futebol é uma coisa estranha de entender :)
concordo ctg, mas precisamos mesmo de um jesus á mourinho como fez nos porcos, cerca de 200 milhões em dois anos... vamos pelo menos ter esperança! nem precisamos que seja em dois anos, pode ser dividido por quatro ou cinco anos!

MALU15

Como conclusão podemos dizer que estas contas reflectem uma melhoria dos resultados operacionais do 1º nivel ( passam de -4,7 milhões em 31.03.09 para -0,5 milhões em 31.03.2010), mas que tornam imperativo que haja vendas de jogadores, para melhorar o resultado dos 12 meses, evitando que os capitais próprios tornem a entrar no vermelho, e ao mesmo tempo realizar cash que possa amortizar parte da dívida, reduzindo assim o seu custo financeiro no futuro. Os capitais próprios são positivos mas de apenas 5,4 milhões.

Jone

eu gostava de vos ver analisar os relatorios de contas do Real Madrid....

...e não me venham com a "capacidade de gerar receitas" pois se serve para um lado tb serve para o outro (dadas as devidas proporções tanto nas despesas como nas receitas)

Grande

Com o primeiro lugar deste ano e com o apuramento directo para a champions o Benfica fica com mais desafogo financeiro.

só assim de conta sem cima do joelho:

3M Sagres + 6M PT + 10M Champ + 13M Socios = 32M

A acrescentar as receitas de bilheteira, merchandising e alguns patrocínios e estamos bem.
O difícil é fazer contas quando não se ganha.

FlyMan

Dizem que não precisam de vender jogadores para equilibrar as contas mas a verdade é que sem se vender dá sempre prejuizo... mesmo com uma liga europa razoável e uma assistencia (bilheteira) anual record...  :confused:

Ruimas

Citação de: KATSO75 em 01 de Junho de 2010, 00:26

concordo ctg, mas precisamos mesmo de um jesus á mourinho como fez nos porcos, cerca de 200 milhões em dois anos... vamos pelo menos ter esperança! nem precisamos que seja em dois anos, pode ser dividido por quatro ou cinco anos!

Para ser sincero nao vi ainda toda a informaçao mais recente. Mas acho que nao precisamos desses 200 milhoes em 2 anos.

O que precisamos é apenas do necessário para equilibrar o nosso resultado no final de cada ano. E assim apresentar lucro e manter a nossa situaçao no verde. Ora mesmo com o passivo que temos e mesmo com os custos de 10 milhoes em juros (arredondado), basta uma venda para gerar essa mais valia de 10 milhoes por exemplo....e com sorte ainda sobra......e mais 1 ou 2 vendas para cobrir o resto do prejuizo anual e passar a verde. Tudo depende de realmente se fazer anos como este que passou e ter jogadores bem valorizados.

Agora que isto é tremendamente arriscado....é!!!!! e que o clube devia exigir uma cultura de maior profissionalismo e eficiencia.....sem duvida!!!!! Nao se pode ter o contentor de emprestados que temos, nao se pode fazer contrataçoes caras sem criterio.....por ai. Mas tambem isto depende imenso de factores que nao se controlam. E eu nao sei ate que ponto o clube tenta realmente acertar nas contrataçoes. Nao sei ate que ponto este ano foi sorte ou uma estrutura realmente profissional a funcionar ja a todo o vapor.

Espero que sim, espero que agora saibam o que estao a fazer. Esta epoca sim, sera o tira teimas, e o verdadeiro vai ou racha. Se falhamos no mercado e perdemos competitividade desportiva....o futuro será negro!!!! Se encarreiramos e segue um ano como o que passou, podemos estar realmente no inicio de um ciclo feliz.

Vamos la ver

Sousa_slb

Aguardava melhores resultados devido á venda de jogadores ao fundo.

Parece-me que estamos a entrar num ano que pode decidir a falência técnica, uma vez que temos de baixar rapidamente o Passivo pois corremos o risco de não o conseguir nos próximos tempos.

Este ano teremos de fazer uma Boa liga dos Campeões aproveitando estar no segundo pote, e temos de vender dois jogadores para fazer-mos valores nas ordem dos 50M.

Di maria e David Luiz seriam as minhas escolhas.

Grande

Citação de: Sousa_slb em 01 de Junho de 2010, 00:46
Aguardava melhores resultados devido á venda de jogadores ao fundo.

Parece-me que estamos a entrar num ano que pode decidir a falência técnica, uma vez que temos de baixar rapidamente o Passivo pois corremos o risco de não o conseguir nos próximos tempos.

Este ano teremos de fazer uma Boa liga dos Campeões aproveitando estar no segundo pote, e temos de vender dois jogadores para fazer-mos valores nas ordem dos 50M.

Di maria e David Luiz seriam as minhas escolhas.

As transferências de jogadores é a parte.
Basicamente a venda de jogadores ao fundo e venda do refugo(edcarlos e companhia) foi utilizado para investir em novos jogadores.

Americano69

Citação de: peter_slb em 01 de Junho de 2010, 00:09
Esperava uma melhor prestação nos resultados operacionais excluindo transacções de jogadores. Isto significa que o Benfica para ter resultados operacionais positivos tem de fazer boas prestações na Champions, não basta lá estar. Os resultados do último trimestre serão ainda piores, porque já não teremos muitos proveitos e certamente os prémios pagos a jogadores e equipa técnica não terão sido tão baixos como isso. Terão de vender jogadores até ao fim do mês para não apresentarem nova falência técnica no final do período.

Mas o que é realmente grave e extremamente preocupante neste relatório são os custos financeiros. Com as taxas de juro em mínimos históricos e depois de termos recebido mais de 20 milhões do fundo, o Benfica tem mais de 7,5 milhões de custos financeiros em 9 meses, isto dá mais de 10 milhões por ano, um aumento superior a 100% em relação ao ano passado. Isto não é aceitável e é um perigo tremendo, porque as taxas de juro vão subir e se, quando isso acontecer, o Benfica mantiver esta situação ficará numa situação que parece irreversível, mesmo os 10 milhões já são um valor insustentável. É necessário vender jogadores rapidamente e parar de comprar jogadores, não há dinheiro não há vícios.

PS: gostava o Benfica começasse a apresentar um relatório decente (como fazem porto e sporting) dos resultados trimestrais e não esta amostra de relatório que nem uma demonstração de fluxos de caixa tem, algo que seria essencial para melhor percebermos a situação em que a SAD se encontra.

Excelente comentário. Subscrevo totalmente as preocupações com os custos financeiros e as críticas à "espécie de relatório" apresentado. Quanto às tuas previsões para o 4º trimestre é que discordo já que penso que o Benfica irá lançar o prémio de qualificação para a Champions e o impacto é grande.

Sousa_slb

Citação de: Ruimas em 01 de Junho de 2010, 00:45
Citação de: KATSO75 em 01 de Junho de 2010, 00:26

Para ser sincero nao vi ainda toda a informaçao mais recente. Mas acho que nao precisamos desses 200 milhoes em 2 anos.

O que precisamos é apenas do necessário para equilibrar o nosso resultado no final de cada ano. E assim apresentar lucro e manter a nossa situaçao no verde. Ora mesmo com o passivo que temos e mesmo com os custos de 10 milhoes em juros (arredondado), basta uma venda para gerar essa mais valia de 10 milhoes por exemplo....e com sorte ainda sobra......e mais 1 ou 2 vendas para cobrir o resto do prejuizo anual e passar a verde. Tudo depende de realmente se fazer anos como este que passou e ter jogadores bem valorizados.

Agora que isto é tremendamente arriscado....é!!!!! e que o clube devia exigir uma cultura de maior profissionalismo e eficiencia.....sem duvida!!!!! Nao se pode ter o contentor de emprestados que temos, nao se pode fazer contrataçoes caras sem criterio.....por ai. Mas tambem isto depende imenso de factores que nao se controlam. E eu nao sei ate que ponto o clube tenta realmente acertar nas contrataçoes. Nao sei ate que ponto este ano foi sorte ou uma estrutura realmente profissional a funcionar ja a todo o vapor.

Espero que sim, espero que agora saibam o que estao a fazer. Esta epoca sim, sera o tira teimas, e o verdadeiro vai ou racha. Se falhamos no mercado e perdemos competitividade desportiva....o futuro será negro!!!! Se encarreiramos e segue um ano como o que passou, podemos estar realmente no inicio de um ciclo feliz.

Vamos la ver

Antes de mais gostei de ler o que escreveste mas penso que este ano o Benfica tem de aproveitar a boa época que fez, e os seus jogadores estarem bem cotados para fazer vendas de maneira a baixar o Passivo em cerca de 50M, uma vez que está demasiado elevado e é agora a hora de baixar o passivo e o valor dos juros.

Para mim aproveitando a LC, vendia-se dois jogadores Di maria(30 a 40M) e o David luiz de maneira(Mais facil de substituir) a baixar o Passivo nos valores que referi.

A situação está a ficar preocupante se no proximo ano não houver resultados positivos

MALU15

Citação de: FlyMan em 01 de Junho de 2010, 00:45
Dizem que não precisam de vender jogadores para equilibrar as contas mas a verdade é que sem se vender dá sempre prejuizo... mesmo com uma liga europa razoável e uma assistencia (bilheteira) anual record...  :confused:
O DSO já o disse há uns meses atrás. Agora não convem dizer para não enfraquecer a parte vendedora. Agora que precisamos, precisamos! ... Fizemos aquisições com o dinheiro que não tinhamos, agora é necessário pagar algum ...

Grande

O Benfica fez 32M com venda de passe de jogadores ao fundo. Se formos a ver bem não investimos assim tanto em jogadores.

O passivo e os juros aumentaram em grande parte devido ao estádio.

Ruimas

Citação de: Sousa_slb em 01 de Junho de 2010, 00:52

Antes de mais gostei de ler o que escreveste mas penso que este ano o Benfica tem de aproveitar a boa época que fez, e os seus jogadores estarem bem cotados para fazer vendas de maneira a baixar o Passivo em cerca de 50M, uma vez que está demasiado elevado e é agora a hora de baixar o passivo e o valor dos juros.

Para mim aproveitando a LC, vendia-se dois jogadores Di maria(30 a 40M) e o David luiz de maneira(Mais facil de substituir) a baixar o Passivo nos valores que referi.

A situação está a ficar preocupante se no proximo ano não houver resultados positivos

Eu mais ou menos defendo essa corrente também. Apenas me revolto contra o medo em relação ao passivo :) Mas isso é apenas uma questão....técnica se lhe podemos chamar assim ;)

Dou um exemplo:
Poderiamos fazer mais valias com vendas na casa dos 20 ou 30 milhoes....estou a falar apenas em mais valias e a pensar que so vendemos 2 jogadores no máximo. E até já estou a pensar na parte que vai para o fundo acho eu.....acho que mesmo assim sobra uns 20 milhões em mais valias para nós pelo menos.

Bom....com isto o nosso resultado do exercício passa a positivo não é??? Ou estou a confundir dados do trimestre com dados do ano e o nosso prejuizo anual é superior a 20 milhões??? admito que aqui posso estar a fazer confusão....a hora também não ajuda.

Mas assumindo que 20 milhões nos colocam no verde em termos de ano.

Pegas e aumentas ainda mais o passivo....granda maluco já sei, mas é um exemplo calma! Fazes isto pedindo novamente dinheiro emprestado para ir comprar 2 novos craques....vamos ver....7 milhoes cada um...numero jeitoso. Aumentas o passivo em 14 milhoes e guardas as mais valias para ir pagando ordenados e coisas do dia-a-dia.

Mesmo com uma taxa de 10% de juro...estes 14 milhoes significam 1,4 milhoes a mais de custo no fim do ano.

Agora imagina que com estes novos craques....vais vender 1 deles por 20 milhoes no fim do proximo ano. Fabuloso!!! fazes 13 milhoes em mais valias (vamos excluir daqui as amortizaçoes para facilitar)....tiras 2 para pagar os juros a mais (eu arredondo sempre)....ainda ficas com 11 milhoes de lucro para ir cobrir outros custos.

Ves....este é um exemplo que o passivo em si mesmo não é mau, nem tão pouco é caro. O passivo é caro quando serve para financiar algo que não rende. Mas se estás a financiar qualquer coisa que vai valorizar.....então bora endividar sem medo!!!! podemos ir até à ponta dos cabelos.

O grande mal do futebol é que nunca se sabe se vai ou não valorizar.....não que em outras actividades se tenham bolas de cristal. Mas o futebol é ainda um bocado mais incerto.

Repara que só estou a tentar desmistificar as preocupações com o passivo. Eu quero e gostava que as pessoas se centrassem no que para mim são realmente os problemas e decisões importantes.

MALU15

Citação de: Grande em 01 de Junho de 2010, 01:01
O Benfica fez 32M com venda de passe de jogadores ao fundo. Se formos a ver bem não investimos assim tanto em jogadores.

O passivo e os juros aumentaram em grande parte devido ao estádio.
Mas só o cash recebido entrou integralmente  nas contas. Em termos de resultados, só está uma infíma parte, pois a mais valia é diferida pelo período do contrato do jogador. Estão apenas 6 meses dos jogadores que passaram em Out e 2 meses dos que passaram em Fev. A maioria dos contratos devem ser válidos por 3/4 anos.