As Finanças do Benfica

redsun111

Lille, o campeão francês

•No final de 2009/10 o Lille era apenas o 5º clube francês em termos de receitas (55,2 milhões de Euros), cerca de 3 vezes menos que Lyon (146M€) e Marselha (143M€), 2 vezes menos que o Bordéus (116M€) e atrás do Paris SG (83M€).
•As receitas do Lille eram repartidas da seguinte maneira: 69% de direitos televisivos (38M€), 9% relativos a bilheteira (4,9M€) e 22% em receitas comerciais (12,3M€).
•Os custos do clube em 09/10 cifraram-se em 78,1 milhões de Euros, com a massa salarial a atingir os 48,6 milhões de Euros (a 5ª maior da liga), mais do dobro do valor do que em 2005, onde o clube gastava em salários 18,7 milhões de Euros.
•No entanto a compra/venda de jogadores gerou lucros de 22,7 milhões de Euros, gerando um resultado operacional antes de impostos de 500 mil Euros milhões de Euros (1,1 milhões de Euros negativos depois de impostos).
•Em termos de endividamento, o Lille pode orgulhar-se de ser um dos 5 clubes franceses sem dívidas bancárias. As restantes dívidas colocam o clube na 11ª posição entre os 20 clubes da Ligue1 com 22,7 milhões de Euros, bem longe de Lyon 136,9M€, Marselha 73,5M€ e Lens 68,9M€ que lideram o ranking de endividamento.

Americano69

Citação de: trainmaniac em 27 de Setembro de 2011, 15:20
Isso do financial fair-play tem lá objectivos muito bonitos, mas até ver resultados palpáveis para mim são tretas políticas que na realidade toda a gente se quiser lhe irá dar a volta.

Estás a subestimar, acredita em mim.

trainmaniac

Citação de: Americano69 em 27 de Setembro de 2011, 15:26
Citação de: trainmaniac em 27 de Setembro de 2011, 15:20
Isso do financial fair-play tem lá objectivos muito bonitos, mas até ver resultados palpáveis para mim são tretas políticas que na realidade toda a gente se quiser lhe irá dar a volta.

Estás a subestimar, acredita em mim.

Espero que tenhas razão, mas é como digo.. nisto vai ser ver para crer!

fabioLupi

Tanta informação escrita, no comunicado da CMVM, e não dizem quanto é o resultado operacional antes de depreciações e amortizações (EBITDA).

Riera

Meus caros, enquanto houver uma politica desportiva que abarca Júlio César, Jan Oblak, Wass, Léo Kanu, F. Faria, Carole, Shaffer, Airton, F. Bastos, A. Almeida, Élvis, Urreta, Fernández, C. Martins, Jara, Kardec, Melgarejo e Éder Luíz, todos jogadores que custaram dinheiro e que se encontram emprestados (Já nem contabilizo os formados no Clube...) sem retorno desportivo ou financeiro, não há aumento de receitas de TV que resista...

T1n0_SLB

Citação de: fabioLupi em 27 de Setembro de 2011, 15:30
Tanta informação escrita, no comunicado da CMVM, e não dizem quanto é o resultado operacional antes de depreciações e amortizações (EBITDA).

Isso vem no R&C, mas agora não dá jeito, daqui a umas semanas publicam.

trainmaniac

Citação de: Riera em 27 de Setembro de 2011, 15:31
Meus caros, enquanto houver uma politica desportiva que abarca Júlio César, Jan Oblak, Wass, Léo Kanu, F. Faria, Carole, Shaffer, Airton, F. Bastos, A. Almeida, Élvis, Urreta, Fernández, C. Martins, Jara, Kardec, Melgarejo e Éder Luíz, todos jogadores que custaram dinheiro e que se encontram emprestados (Já nem contabilizo os formados no Clube...) sem retorno desportivo ou financeiro, não há aumento de receitas de TV que resista...

No fundo, é isto...

fabioLupi

Citação de: trainmaniac em 27 de Setembro de 2011, 15:32

No fundo, é isto...
Há aí alguns que vão dar retorno.

André Sousa

Até é, mas há aí nomes que estão a mais.

É que o Martins, por mais que não o aprecie enquanto jogador, já deu lucro a nível desportivo.

O problema são mesmo os desconhecidos que se contratam por uns milhões, mas que tudo somado, dá um valor enorme.

T1n0_SLB

Temos actualmente 64 jogadores sob contrato, o ideal é  metade desse numero. 25 no plantel principal uns 4/5 emprestados e us 4/5  das camadas jovens.

sazuke

Citação de: fabioLupi em 27 de Setembro de 2011, 15:33

No fundo, é isto...

Sim, há alguns vão retornar para o país de origem. Os outros nem lá os querem.

KnattsDyana

ha ai jogadores que ainda nao sabes que se vão dar prejuizo financeiro

T1n0_SLB

CitaçãoNo decorrer do exercício de 2009/2010 realizaram-se investimentos no reforço
do plantel da equipa de futebol profissional no valor de 37,1 milhões de euros,
estando o referido investimento essencialmente relacionado com as aquisições
dos direitos desportivos de Javi Garcia, Felipe Menezes, Júlio César, Weldon, César
Peixoto, Airton, Kardec, Éder Luis, Alípio, Rodrigo e Fábio Faria.
Neste valor está
ainda incluído o reforço dos direitos económicos do atleta David Luiz para além de
investimentos em atletas da formação como Diego Lopes, Ivanir Rodrigues, Miguel
Rosa, Andrei Silva, Douglas Pires e Ruben Pinto. De referir que dentro destes
investimentos em atletas de formação contemplam-se novas contratações ou
celebrações de contratos de trabalho profissionais desportivos.

Isto?

redsun111

No fundo, é isto...

mas a maioria desses jogadores não estão a representar despesa pois estão emprestados e podem vir a mostrar-se investimentos lucrativos aquando do momento da sua venda. Vem da regra da diversificação da carteira de acções para minimização do risco face ao retorno.

Americano69

Citação de: fabioLupi em 27 de Setembro de 2011, 15:33

No fundo, é isto...

É muito relativo. Para se dizer isso com exactidão teria de se "juntar" os salários pagos em alturas em que não jogaram no Benfica (o que em alguns casos ainda será bastante) e acima de tudo o quanto custa tê-los, e isso implicaria uma possível imputação de custos financeiros a cada um deles, algo que não é feito.
Como é evidente se eu comprar uma casa por 100 mas o empréstimo ao banco custar 120, se eu vender a casa por 105 a dada altura não tive lucro nenhum, pelo contrário.
Já para não entrar numa análise que envolva custos de oportunidade porque aí então o cenário poderia ficar ainda mais negro.