As Finanças do Benfica

Polaco

Citação de: MALU15 em 17 de Novembro de 2011, 18:41
Citação de: Polaco em 17 de Novembro de 2011, 18:19
O Clube deve ter sempre maioria de controle sobre a SAD.
Nunca serei a favor de nada diferente.
Se o LFV não consegue gerir a SAD de outra forma sem ser perdendo a maioria do Clube, então deve submeter essa intenção aos sócios e se esses não estiverem de acordo ir-se embora e pronto.
Espero que a maioria dos votos dos sócios do Benfica NUNCA permita a perca dos 51% !!!
Mas para já devemos registar que esta discussão é só uma inventona que foi gerada aqui, sem quaisquer factos, o que devia impedir que se fizesse ataques destes a alguem.
Usar a cobertura da internet para lançar coisas destas é em minha opinião ......
errado.
Até porque é um assunto em que ou se é contra ( o Clube perder a dita maioria) ou se é eventualmente a favor dependendo das circunstãncias. E aqui eu acho que a maioria dos sócios, especialmente os mais antigos,  seria sempre contra nem que viesse um Abramovich.
Mas prefiro que ninguem tente promover uma coisa destas.
Eu tambem estou contigo. O Benfica nunca deve perder a maioria de controlo de gestão da SAD. Só que para ter essa maioria não precisa de ter mais de 40% de capital. Se tiver +50% melhor, mas se tiver só 40% com controlo estatutário e mais encaixe financeiro, será sempre melhor solução.

Imagino uma decisão da SAD em que o Clube, estando nessas condições que falas, e que fosse contra a vontade dos outros 60%, sendo legal poderia levar a impugnações, e problemas legais intermináveis, paralisando uma organização que tem de funcionar.
Além disso, a nomeação de administradores nomeados por "corpos estranhos" e com o acesso a informação privilegiada seria indesejável.
Não acredito também que que alguém quisesse investir dezenas ou mesmo centenas de Milhões de Euros sem ter controle e mais do que isso sem querer retirar dividendos e até um dia o proprio investimento.
E há ainda o valor moral de ter 51%, para o sócio menos avisado sobre o assunto, que tem mais valor.
Eu acho que os Clubes não devem ser propriedade de ninguém e as SADs são meros instrumentos financeiros e além do Clube com maioria absoluta, deviam ser propriedade de sócios que desejem ter acções das mesmas mas com limite máximo.

Puches

Agora que me foram ao bolso de forma tão violenta, já não estou tão preocupado com as finanças do Benfica: tal como eu, há-de aguentar-se (no meu caso, se a euribor se aguentar também).

De qualquer maneira, e meio a sério, meio a brincar, sempre digo que em relação ao relatório de contas apresentado há quatro boas novidades: O Rodrigo (activo) vale 4 vezes mais; o Nélson (activo) mais algumas vezes, e o Gáitan (activo) o mesmo. A ida à 2ª fase da Liga dos campeões quase garantida implica boa receita (activo).

Um pouco de optimismo, caramba.

MALU15

Citação de: Polaco em 17 de Novembro de 2011, 18:56
Citação de: MALU15 em 17 de Novembro de 2011, 18:41
Citação de: Polaco em 17 de Novembro de 2011, 18:19
O Clube deve ter sempre maioria de controle sobre a SAD.
Nunca serei a favor de nada diferente.
Se o LFV não consegue gerir a SAD de outra forma sem ser perdendo a maioria do Clube, então deve submeter essa intenção aos sócios e se esses não estiverem de acordo ir-se embora e pronto.
Espero que a maioria dos votos dos sócios do Benfica NUNCA permita a perca dos 51% !!!
Mas para já devemos registar que esta discussão é só uma inventona que foi gerada aqui, sem quaisquer factos, o que devia impedir que se fizesse ataques destes a alguem.
Usar a cobertura da internet para lançar coisas destas é em minha opinião ......
errado.
Até porque é um assunto em que ou se é contra ( o Clube perder a dita maioria) ou se é eventualmente a favor dependendo das circunstãncias. E aqui eu acho que a maioria dos sócios, especialmente os mais antigos,  seria sempre contra nem que viesse um Abramovich.
Mas prefiro que ninguem tente promover uma coisa destas.
Eu tambem estou contigo. O Benfica nunca deve perder a maioria de controlo de gestão da SAD. Só que para ter essa maioria não precisa de ter mais de 40% de capital. Se tiver +50% melhor, mas se tiver só 40% com controlo estatutário e mais encaixe financeiro, será sempre melhor solução.

Imagino uma decisão da SAD em que o Clube, estando nessas condições que falas, e que fosse contra a vontade dos outros 60%, sendo legal poderia levar a impugnações, e problemas legais intermináveis, paralisando uma organização que tem de funcionar.
Além disso, a nomeação de administradores nomeados por "corpos estranhos" e com o acesso a informação privilegiada seria indesejável.
Não acredito também que que alguém quisesse investir dezenas ou mesmo centenas de Milhões de Euros sem ter controle e mais do que isso sem querer retirar dividendos e até um dia o proprio investimento.
E há ainda o valor moral de ter 51%, para o sócio menos avisado sobre o assunto, que tem mais valor.
Eu acho que os Clubes não devem ser propriedade de ninguém e as SADs são meros instrumentos financeiros e além do Clube com maioria absoluta, deviam ser propriedade de sócios que desejem ter acções das mesmas mas com limite máximo.

O Artº 30 do DL 67/97 das SAD`s atribui proteção aos clubes fundadores:
--------------------------------------------------------------------------------------------
Artigo 30.º
Participação do clube fundador
1 - No caso referido na alínea b) do artigo 3.º, a participação directa do clube fundador no capital social não poderá ser, a todo o tempo, inferior a 15% nem superior a 40% do respectivo montante.
2 - No caso referido no número anterior, as acções de que o clube fundador seja titular conferem sempre:
a) O direito de veto das deliberações da assembleia geral que tenham por objecto a fusão, cisão, transformação ou dissolução da sociedade e alteração dos seus estatutos, o aumento e a redução do capital social e a mudança da localização da sede;
b) O poder de designar pelo menos um dos membros do órgão de administração, que disporá de direito de veto das deliberações de tal órgão que tenham objecto idêntico ao da alínea anterior.
3 - Para além do disposto no número anterior, os estatutos da sociedade desportiva podem subordinar à autorização do clube fundador as deliberações da assembleia geral relativas às matérias neles especificadas.
4 - O clube fundador pode participar no capital social da respectiva sociedade desportiva através de uma sociedade gestora de participações sociais, desde que nesta detenha a maioria do capital social.

Polaco

Malu eu sei dessas legalidades, não é disso que falo, é de conflitos legais entre accionistas que poderiam paralisar a actividade.
Mas não te procupes, como já disse, não acredito que alguem coloque dinheiro significativo se depois não puder controlar a gestão e até a forma de o reaver (estilo Glazers)
Ou então poderá ser um bilionário para quem 100 ou duzentos M de Euros sejam peanuts, só para show off, mas esse irá querer mandar totalmente (estilo Abramovich)

loveslb

Citação de: Redady em 17 de Novembro de 2011, 13:36
Citação de: Americano69 em 17 de Novembro de 2011, 11:34
Citação de: Slb23 em 17 de Novembro de 2011, 11:26
Citação de: Americano69 em 17 de Novembro de 2011, 11:23
Citação de: Slb23 em 17 de Novembro de 2011, 11:22
Citação de: Americano69 em 17 de Novembro de 2011, 11:19
Eu acho que a necessidade de redução agora proclamada servirá apenas para 2 coisas: ou justificar negócios dando ideia que nem queria fazê-los mas teve que ser, ou então é mais uma tirada deamgógica que por altura de eleições é esquecida e volta-se a dar a conhecer ao mundo um novo milagre de recuperação financeira apenas conseguido por tão brilhantes gestores.

Mas se querem a minha opinião sincera, isto servirá 1 de 2 propósitos concretos: justificar a venda de direitos televisivos abaixo do "anunciado" e provavelmente ocm um parceiro indesejado, ou outra situação bem pior, a necessidade de perda de maioria do Benfica na SAD para poder aí sim deixar o clube nas mãos de alguém, na minha opinião vindo o capital maioritariamente de Angola.
Nunca na vida...em lugar nenhum deste planeta estava seguro.

Porque é que não havia de estar seguro? Isto só vai para a frente se os sócios assim o quiserem, e vão querer, logo ele ainda será congratulado por isso. Será o derradeiro teste à vitalidade do Benfica, na minha opinião.
Isso era um golpe palaciano e os sócios do Benfica não vão nessa. Podes esquecer isso...Sim no Benfica já circulou e circula dinheiro Angolano mas perder a nossa "independencia" nunca na vida.

Veremos. Vai ser tão simples como isto: chegará uma altura em que será comunicado que devido ao FPF, à crise, à troika, ao Vale e Azevedo, e a mais 500 desculpas que nada têm a ver com gestão própria, o Benfica terá de cortar bastante os custos, seguindo o caminho que o Sporting seguiu (esse então será o argumento que os sócios adoram), e que para continuar a competir em igualdade com o Porto (lembrando que eles têm todas as ajudas do mundo), só há uma solução: perder a maioria de capital na SAD, admitindo a entrada de dezenas de milhões de euros de capital, o que permitirá ter uma saúde financeira superior a qualquer rival (e ao nível do Real Madrid em poucos anos), mas garantido que devido a uma artimanha qualquer (uma tanga que dificilmente 99% das pessoas perceberá sequer), não há perigo do Benfica "morrer" como o conhecemos. Haverão muitas vozes contra, mas o canal do regime e o braço armado da imprensa tratarão de descredibilizar todos os que forem contra, e quando chegar a AG para aprovação da medida passará com 80/90% dos votos, na maior tranquilidade, tal como aconteceu com a passagem do Estádio para a SAD.
Será fácil e simples.
Atentem bem às palavras do Americano(e de outros por aqui!) porque é exactamente isso que se estarão a preparar para fazer após as eleições.

já estás a dar a vitória ao nosso presidente!!!

lonstrup

Ponham-se a brincar às «Bolsas», e depois admiram-se. A falta de previdência foi sempre a antecamara dos desastres e desilusões nestas questões.

Manter o a Maioria efectivado capital da SAD é uma questão estratégica, uma questão de marketing, de imagem. Não podemos andar a vender a ideia do clube com mais sócios do mundo, e depois vermos o nosso futebol profissional cotado na Bolsa onde qualquer um pode comprar e vender, e nem sequer termos o controlo directo do clube.

Faz parte da imagem do Benfica. É assim que temos de pensar. A imagem que o Benfica tem aqui e lá fora é a do clube do povo, de todos, do mundo. E é essa imagem que tem rendido receitas relevantes na bilhética, merchandising, direitos tv. A manutenção da maioria directa da SAD sendo uma decisão política, é um «investimento» que se faz nesta imagem.

O problema destas crises foi muito este, pensar contabilísticamente. Mas nós somos um clube, temos uma empresa, e temos de pensar qual o objectivo dessa empresa. E o objectivo dessa empresa não é fazer malabarismos contabilísticos e ganhar campeonatos, o objectivo das SAD relativamente à organização anterior, é optimizar as receitas dos clubes através de uma gestão mais profissional, que nomeadamente esteja mais atenta à implementação de projectos de medio e longo prazo, com vista a potencialização das receitas mais relevantes, para não estarmos dependentes da bola que bate na trave em vez de entrar.

No fundo o que temos de fazer aqui neste tópicos é comentar e opinar sobre medidas de estratégia. Porque os Relatórios e Contas em termos técnicos valem pouco. Não passam do relatório decorrente das medidas estratégicas que foram tomadas.

O importante é o debate de ideias , de estratégias, por onde devemos seguir, com que intenção no futuro é tomada esta medida. Isso dos relatórios e contas, existem profissionais bem formados para tratar disso.

Portanto, tomar uma decisão do tipo vender % do capital social só numa perspectiva de encaixe de dinheiro é redutor. Tem de haver um motivo de força maior, uma «visão», para legitimar uma decisão destas.

Redady

Citação de: loveslb em 18 de Novembro de 2011, 01:30
Citação de: Redady em 17 de Novembro de 2011, 13:36
Citação de: Americano69 em 17 de Novembro de 2011, 11:34
Citação de: Slb23 em 17 de Novembro de 2011, 11:26
Citação de: Americano69 em 17 de Novembro de 2011, 11:23
Citação de: Slb23 em 17 de Novembro de 2011, 11:22
Citação de: Americano69 em 17 de Novembro de 2011, 11:19
Eu acho que a necessidade de redução agora proclamada servirá apenas para 2 coisas: ou justificar negócios dando ideia que nem queria fazê-los mas teve que ser, ou então é mais uma tirada deamgógica que por altura de eleições é esquecida e volta-se a dar a conhecer ao mundo um novo milagre de recuperação financeira apenas conseguido por tão brilhantes gestores.

Mas se querem a minha opinião sincera, isto servirá 1 de 2 propósitos concretos: justificar a venda de direitos televisivos abaixo do "anunciado" e provavelmente ocm um parceiro indesejado, ou outra situação bem pior, a necessidade de perda de maioria do Benfica na SAD para poder aí sim deixar o clube nas mãos de alguém, na minha opinião vindo o capital maioritariamente de Angola.
Nunca na vida...em lugar nenhum deste planeta estava seguro.

Porque é que não havia de estar seguro? Isto só vai para a frente se os sócios assim o quiserem, e vão querer, logo ele ainda será congratulado por isso. Será o derradeiro teste à vitalidade do Benfica, na minha opinião.
Isso era um golpe palaciano e os sócios do Benfica não vão nessa. Podes esquecer isso...Sim no Benfica já circulou e circula dinheiro Angolano mas perder a nossa "independencia" nunca na vida.

Veremos. Vai ser tão simples como isto: chegará uma altura em que será comunicado que devido ao FPF, à crise, à troika, ao Vale e Azevedo, e a mais 500 desculpas que nada têm a ver com gestão própria, o Benfica terá de cortar bastante os custos, seguindo o caminho que o Sporting seguiu (esse então será o argumento que os sócios adoram), e que para continuar a competir em igualdade com o Porto (lembrando que eles têm todas as ajudas do mundo), só há uma solução: perder a maioria de capital na SAD, admitindo a entrada de dezenas de milhões de euros de capital, o que permitirá ter uma saúde financeira superior a qualquer rival (e ao nível do Real Madrid em poucos anos), mas garantido que devido a uma artimanha qualquer (uma tanga que dificilmente 99% das pessoas perceberá sequer), não há perigo do Benfica "morrer" como o conhecemos. Haverão muitas vozes contra, mas o canal do regime e o braço armado da imprensa tratarão de descredibilizar todos os que forem contra, e quando chegar a AG para aprovação da medida passará com 80/90% dos votos, na maior tranquilidade, tal como aconteceu com a passagem do Estádio para a SAD.
Será fácil e simples.
Atentem bem às palavras do Americano(e de outros por aqui!) porque é exactamente isso que se estarão a preparar para fazer após as eleições.

já estás a dar a vitória ao nosso presidente!!!

praticamente ... mas pode sempre surgir uma alternativa. Espero que credível.

TJSF

Com 38M em Vendas esperava melhor. Mesmo assim é bom, temos que vender pelo menos 20M por ano.
Passivo sobe de 383 para 395M, grande Benfica. Está quase nos 400M.

MALU15

Citação de: TJSF em 18 de Novembro de 2011, 22:26
Com 38M em Vendas esperava melhor. Mesmo assim é bom, temos que vender pelo menos 20M por ano.
Passivo sobe de 383 para 395M, grande Benfica. Está quase nos 400M.
Este resultado foi formado com mais valias de vendas e premio da CL, cujos encaixes de dinheiro ainda não se realizaram, daí o grande crescimento do activo ( clientes).Só quando os recebimentos ocorrerem haverá possibilidade de reduzir os empréstimos (passivo).

Slb23

Malu são boas ou más noticias então?

MALU15

Citação de: Slb23 em 18 de Novembro de 2011, 23:30
São boas, mas na prática são as esperadas face às operações realizadas e já conhecidas.

Slb23

Citação de: MALU15 em 18 de Novembro de 2011, 23:40
Citação de: Slb23 em 18 de Novembro de 2011, 23:30
São boas, mas na prática são as esperadas face às operações realizadas e já conhecidas.
O0

MALU15

T1n0_SLB

Os custos financeiros quase em 5M num semestre apenas

JackDonaghy

Citação de: T1n0_SLB em 19 de Novembro de 2011, 01:25
Os custos financeiros quase em 5M num semestre apenas

Falta aqui um verbo algures  :confused: