As Finanças do Benfica

pec

Citação de: Slb23 em 01 de Março de 2012, 12:48
Citação de: pec em 01 de Março de 2012, 12:44
Citação de: Slb23 em 01 de Março de 2012, 12:37
A situaçao era o Benfica nao ter liquidez nem para pagar salarios. Ter dividas incognitas e uma equipa miseravel. Sem estes emprestimos nunca poderiamos ter um plantel desta valia.

Continuo a não entender o que é que a situação de há 10-15 anos atrás tem a ver com o nível de endividamento de hoje em dia, até porque parece que o passivo começou apenas a ficar fora de controlo nas últimas 5 épocas.

Dás a entender que seria inevitável o Benfica estar como está hoje em dia sem estar a dever tanto.

Nao estou a dizer isso Pec, mas que era inevitavel estarmos com dividas elevadas era. Sim cometeram-se muitos erros e continua a cometer-se. O Benfica poderia estar muito melhor e um facto mas quero acreditar que estamos no bom caminho.

PS:Obviamente LFV tem responsabilidades tanto no que de bom se fez (equipa competitiva, regresso da credibilidade, galvanizaçao da massa adepta) como do de mau (passivo enorme, falta de titulos)...Percebes o que quis dizer?

Percebo.

VodkaBoy

Citação de: Slb23 em 01 de Março de 2012, 12:31
Citação de: pec em 01 de Março de 2012, 12:26
Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 12:21

Deixo um pensamento que muitos nem sequer equacionam:
"Imaginem o que seria ter a totalidade de recursos disponiveis para reforçar os vários plantéis TODOS os anos em vez de terem de ser gastos em empréstimos e custos derivados dos mesmos."

De facto é verdade, quanto estaremos a gastar no pagamento de empréstimos por época?

Isso nao se pode colocar nesses termos porque a situaçao em que o benfica estava nao permitia que fosse feito de outra forma. Pensar dessa forma e utopico.

Mas sim os custos com os emprestimos deviam ser melhor ponderados e deviam estar a diminuir...
Quantos anos mais é necessário para o passivo começar a descer?

VodkaBoy

Citação de: MiTica em 01 de Março de 2012, 12:47
Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 12:43
Citação de: blueyemen em 01 de Março de 2012, 12:30
Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 12:21
No global, parecem-me resultados positivos. Apresentamos lucro e segundo me quer parecer o aumento de passivo está em grande parte relacionado com os recebimentos das transferências de Roberto e Fábio Coentrão.

Agora numa coisa continuo a não compreender certos benfiquistas (que são pessoas normais como eu)
O Objectivo final não é ter um passivo Zero? As dividas são eternas e para ser geridas?

Completamente errado esse pensamento. Porque põe-nos (e a qualquer um que passe pelo mesmo) nas mãos de quem detém o poder de conceder financiamento. É a chamada teoria do "too big to fall" e é o que levou e continua a levar à corrente crise que temos.

Deixo um pensamento que muitos nem sequer equacionam:
"Imaginem o que seria ter a totalidade de recursos disponiveis para reforçar os vários plantéis TODOS os anos em vez de terem de ser gastos em empréstimos e custos derivados dos mesmos."
Se quando dizes Zero, é no sentido literal, isso não pode acontecer, porque no passivo ficam as despesas todas, aos fornecedores, ordenados, etc.

Agora se é no sentido literal, em que o passivo é sempre superado pelo activo e controlado, ou seja, não ser quase todo devido a empréstimos (essencialmente), então concordo, isso seria o objectivo de qualquer pessoa ou entidade. E não haveria "A crise".
O que eu digo acerca do passivo 0 é o seguinte:
ZERO empréstimos bancários de qualquer ordem. Não "dever" nada a ninguem.
ZERO dividas de mais de um mês a fornecedores. (ou seja pagamento a 30 dias quando não for a pronto)
ZERO dividas a credores.
ZERO dividas ao Estado.

Obviamente ter passivo zero é impossível se forem contabilizados todos os dias o que se deve, mas pelo menos não ter dividas de mais de um mês deveria ser o objectivo principal de quem trabalha na área financeira. Se para isso for necessário desinvestimento, então que seja. E a começar por jogadores excedentários (as tão afamadas oportunidades de negócio que geram mais valias em menos de 10% dos casos)

não sou tão radical mas era tempo de termos gestores responsáveis e não criaturas que fazem o mais simples, vão acumulando divida pra quem vier a seguir pagar

decididamente alguem devia olhar para as contas do clube e começar a cortar no que é dispensável antes de ser tarde demais
Desde que a SAD existe que o passivo não baixa... Isto não é normal...

Slb23

Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 12:56
Boa pergunta...Para mim para o passivo descer tem de se diminuir os juros dos emprestimos. E convem controlar o numero de jogadores sob contrato pois com a equipa B a formar-se começo a recear isso.

|-3m1n3m-|

Em termos contabilísticos, a participação no Fundo é avaliada por justo valor. Isto é, a participação em si (isto é, quanto vale X percentagem do que a SAD detém) reflecte-se na rúbrica de activos fixos intangíveis no balanço (nos investimentos financeiros), e a variação no valor dessa participação em relação ao período anterior reflecte-se nos ganhos ou perdas por aumento ou redução por justo valor na demonstração de resultados. Na prática, existe algum ganho, mas não é muito relevante.

Por exemplo (meramente académico, não sei as percentagens e valores ao certo), a SAD detém 15% do Fundo, e o Fundo detém 10% do Gaitán. O Fundo vale 10 milhões no ano N. O Gaitán é vendido por 20 milhões em N+1.

A participação da SAD no Fundo vale 1,5 milhões (10.000.000 x 15%) no ano N, registado nos investimentos financeiros

O Fundo ganha 2 milhões (2.000.000 x 10%) com a venda do Gaitán em N+1

O Fundo passa a valer 12 milhões (10.000.000 + 2.000.000) em N+1

Isto significa que a participação do Benfica no Fundo passa a valer 1,8 milhões (12.000.000 x 15%).

Houve uma valorização de 300 mil (1.800.000 - 1.500.000) dessa participação no Fundo entre N e N+1. A SAD não recebe o valor imediatamente (porque os jogadores normalmente não são pagos a pronto pagamento, o que dilui a distribuição do dividendo no tempo), mas tem de reconhecer esse ganho porque o Fundo ganhou valor. Para o exemplo, imagine-se que a venda é feita no final do período, e por isso o dividendo só começa a ser distribuído durante o período seguinte.

Assim... a tal diferença de 300 mil entre os dois períodos vai para a demonstração de resultados, para os ganhos por aumento do justo valor.

São estes 300 mil que a SAD vai receber por também participar no Fundo. Isto é, ganha 18 milhões (20.000.000 x 90%) e os ditos 300 mil.

Tenho de me por a par das últimas prestações de contas, desde os exercícios de 2007 que não tenho visto nada.

Flavius Julius

Já vi que vai alguma confusão aqui!
Toda e qualquer despesas que se faça entra para passivo, por isso não pode deixar de haver passivo! ao pagarmos ordenados estes valores pagos são passivo!
Agora temos é gerar receitas de preferencia superiores ao passivo para termos lucro se não forem superiores pelo menos iguais, porque senão ficamos em défice (gastamos mais do que temos)
Isto é matemática e não fisica quântica

:slb2:

Zak

We are rich beyond our wildest dreams.   :dance:  :dance:

trainmaniac

Citação de: Ghost.Of.Red em 01 de Março de 2012, 10:47
Citação de: Redady em 01 de Março de 2012, 10:47
O Sporting pelo que estive a ler, o melhor é rezar para que lhes apareça um investidor.

Até parece que ñ caminhamos para lá...

Já estive mais convencido disso, para te ser franco.
A mim preocupa-me a constante subida do passivo, porque isso traz atrelada a subida dos custos financeiros (que além do mais já sobem também porque as taxas de juro conseguidas são cada vez maiores), e isso pressiona vendas que talvez pudessem ser evitadas num cenário de menor endividamento, além de por em perigo a actividade económica da SAD.

No entanto há melhorias que me parecem claras, e eu não deixo de respirar de alívio. Na actual crise em que estamos todos mergulhados, todos nós sócios do Benfica temos estado a amparar a SAD de uma forma que eu francamente não esperava, e basta olhar para as receitas de bilheteira (e mesmo quotização... cujas receitas baixaram, mas até baixaram pouco vendo o contexto económico do país).

A questão fundamental no entanto continua a manter-se... o endividamento vai crescendo e os empréstimos vão sendo renovados, raramente amortizados... pode ser que no próximo Verão, sem se por muito em causa a competitividade do plantel, se possa começar finalmente a mexer nisto. Até eventualmente conseguindo adiantar receitas da Olivedesportos para amortizar outros empréstimos pode ser boa ideia (actualmente não está a ser feito isto, mas também os valores a receber são pouco consequentes).

Tudo bem que isso significaria que nos anos que fossem adiantados não iríamos receber dinheiro destes proveitos, mas a amortização de empréstimos iria por outro lado deixar uma folga interessante ao Benfica nesses tais anos em que ficaríamos sem receber da Olivedesportos. Isto é mera especulação, mera teorização... mas não é algo a desprezar, a meu ver.

Até porque esse adiantamento seria como um empréstimo com juros de 0%, face aos juros elevados que pagamos noutros empréstimos que tardamos em amortizar.

Flavius Julius

Citação de: Slb23 em 01 de Março de 2012, 13:05
Boa pergunta...Para mim para o passivo descer tem de se diminuir os juros dos emprestimos. E convem controlar o numero de jogadores sob contrato pois com a equipa B a formar-se começo a recear isso.
Neste momento (crise) não covem renegociar dividas com bancos pois aí os juros só aumentam!

marchena_4

Citação de: Flavius Julius em 01 de Março de 2012, 13:09
Já vi que vai alguma confusão aqui!
Toda e qualquer despesas que se faça entra para passivo, por isso não pode deixar de haver passivo! ao pagarmos ordenados estes valores pagos são passivo!
Agora temos é gerar receitas de preferencia superiores ao passivo para termos lucro se não forem superiores pelo menos iguais, porque senão ficamos em défice (gastamos mais do que temos)
Isto é matemática e não fisica quântica

:slb2:

Não é bem assim... As despesas com pessoal só entram para passivo se forem financiadas com capitais alheios. Se forem com dinheiro fresco não aumentam o passivo, apenas diminuem o activo...

trainmaniac

Citação de: Flavius Julius em 01 de Março de 2012, 13:13
Neste momento (crise) não covem renegociar dividas com bancos pois aí os juros só aumentam!

Verdade, mas é inevitável, como aliás é reconhecido no relatório semestral.

Slb23

Citação de: Flavius Julius em 01 de Março de 2012, 13:13
Nao precisas de renegociar nada com os bancos, se pagares alguns emprestimos baixas logo os custos com os juros...

Slb23

Citação de: trainmaniac em 01 de Março de 2012, 13:14
Train, se o Benfica tiver dinheiro para pagar emprestimos e desta forma acabar por financiar a banca eles baixam os juros. O Benfica precisa de dinheiro, mas a banca tambem precisa...

trainmaniac

Citação de: Slb23 em 01 de Março de 2012, 13:17
Citação de: trainmaniac em 01 de Março de 2012, 13:14
Train, se o Benfica tiver dinheiro para pagar emprestimos e desta forma acabar por finanaciar a banca eles baixam os juros. O Benfica precisa de dinheiro, mas a banca tambem precisa...

Claro, a questão está em ter o dinheiro para pagar à banca...

PAslb

Citação de: trainmaniac em 01 de Março de 2012, 13:12
Citação de: Ghost.Of.Red em 01 de Março de 2012, 10:47
Citação de: Redady em 01 de Março de 2012, 10:47
O Sporting pelo que estive a ler, o melhor é rezar para que lhes apareça um investidor.

Até parece que ñ caminhamos para lá...

Já estive mais convencido disso, para te ser franco.
A mim preocupa-me a constante subida do passivo, porque isso traz atrelada a subida dos custos financeiros (que além do mais já sobem também porque as taxas de juro conseguidas são cada vez maiores), e isso pressiona vendas que talvez pudessem ser evitadas num cenário de menor endividamento, além de por em perigo a actividade económica da SAD.

No entanto há melhorias que me parecem claras, e eu não deixo de respirar de alívio. Na actual crise em que estamos todos mergulhados, todos nós sócios do Benfica temos estado a amparar a SAD de uma forma que eu francamente não esperava, e basta olhar para as receitas de bilheteira (e mesmo quotização... cujas receitas baixaram, mas até baixaram pouco vendo o contexto económico do país).

A questão fundamental no entanto continua a manter-se... o endividamento vai crescendo e os empréstimos vão sendo renovados, raramente amortizados... pode ser que no próximo Verão, sem se por muito em causa a competitividade do plantel, se possa começar finalmente a mexer nisto. Até eventualmente conseguindo adiantar receitas da Olivedesportos para amortizar outros empréstimos pode ser boa ideia (actualmente não está a ser feito isto, mas também os valores a receber são pouco consequentes).

Tudo bem que isso significaria que nos anos que fossem adiantados não iríamos receber dinheiro destes proveitos, mas a amortização de empréstimos iria por outro lado deixar uma folga interessante ao Benfica nesses tais anos em que ficaríamos sem receber da Olivedesportos. Isto é mera especulação, mera teorização... mas não é algo a desprezar, a meu ver.

Até porque esse adiantamento seria como um empréstimo com juros de 0%, face aos juros elevados que pagamos noutros empréstimos que tardamos em amortizar.
Fora o que poupávamos em juros, amortizando empréstimos, poupamos em juros.
Folgo emsaber que estás mais optimista.