As Finanças do Benfica

slbenfica_croft

As finanças do BENFICA?

As finanças do BENFICA estão mal.

Mas o povo não quer saber disso.O povo quer vencer a qualquer custo e acha que para se vencer é preciso gastar mundos e fundos.

O mesmo se passa no sporting e no porto.

TODOS, SEM EXCEPÇÃO, VIVEM MUITO ACIMA DAS POSSIBILIDADES.

Mas reitero, o povo não quer saber dessas coisas, NUNCA quis.

E além do mais o povo faz um drama se um dia alguém lhes disser que em vez de se poder gastar 30 M é preciso passar a gastar 10M. Ficam logo em depressão profunda pro causa de eventualidade de se perder cromos novos com nome de craque.

nightcrowler

Citação de: |-3m1n3m-| em 14 de Maio de 2012, 19:39
Para se ter noção do "milagre financeiro", partilho convosco um quadro síntese do trabalho de grupo para a cadeira de Análise Financeira de Junho de 2009, do qual sou co-autor, em que foram analisadas as épocas de 2004/05, 2005/06, e 2006/07, com base nos respectivos Relatórios & Contas disponíveis no site da CMVM.

O que daqui se retira é o seguinte...

- Os rácios de solvabilidade são demasiado baixos. Isto é, os capitais próprios da SAD (capital social, reservas de todo o tipo, resultados líquidos) cobrem apenas 10, 7, e 17%, respectivamente, de todo o conjunto de obrigações (passivo).

- A SAD depende enormemente de capital alheio (banca, venda de obrigações), já que os activos são financiados com capitais próprios apenas entre 7 a 14% (autonomia financeira). Um valor ideal será sempre acima dos 45%. Na prática: apenas 7 a 14%, em média, do valor de compra de um jogador é pago com recursos próprios.

- O fundo de maneio sofre variações de ano para ano brutescas; isto é, não consegue ter um conjunto de disponibilidades estável para qualquer eventualidade entre activos e passivos, seja pela actividade ou pelo investimento. Nos dois anos em que o tem, foi maioritariamente pelo recurso a capitais alheios (banca, venda de obrigações). Na prática: seja para a relação entre o valor de compra de um jogador e o montante pedido à banca, ou entre o pagamento de salários e o dinheiro disponível "em caixa", o Benfica correu o risco de incorrer constantemente em rupturas de tesouraria, principalmente em 2005/06. O que faz sentido, tendo em conta também que o Benfica demorou a receber de clientes entre 2 meses a quase 6 (prazos médios de recebimento em dias), e que raramente o Benfica tem dinheiro em caixa pronto para eventualidades (em 2005/06 chega mesmo a ter 0% de liquidez imediata). Estas rupturas de tesouraria são sempre compensadas com recurso à banca, com empréstimos de curto-prazo (factoring com clientes, por exemplo). O que explica os rácios de solvabilidade e autonomia financeira apontados antes.

- O recurso a capitais alheios é quase sempre feita entre 1 a 2 anos; maior parte das obrigações junto da banca e dos obrigacionistas são pagas em prazos relativamente curtos. Note-se que a urgência em responder a esses passivos de curto prazo está sempre acima dos 50% (estrutura do endividamento).

- A falta de alavancagem financeira leva a que, mesmo quando o activo consegue gerar rentabilidade, acaba por ser na sua maioria absorvida para a restituição do capital alheio colocado. Na prática: compra-se um jogador com recurso à banca, e mesmo que seja vendido com lucro, esse lucro acaba por ser para pagar à banca o valor desse jogador. Em 2004/05 ainda era possível ficar com 74,4% do lucro sobre a venda de um jogador, mas em 2006/07 já só era possível reter 9,9%!!

E isto, estamos a falar apenas entre Julho de 2004 e Junho de 2007. Hoje em dia, é imaginar...

bom trabalho.
mas algumas das conclusões devem ter em atenção o facto de ser um clube de futebol. seria importante considerar também uma rúbrica de proveitos operacionais e outra "extraordinários", digamos assim, que incluisse as vendas de jogadores. se calhar, anos em que houvesse liga dos campeões, tb deveriam ter isso discriminado.
porque esses "outliers" distorcem por completo a análise, e podem ser a razão para essas subditas alterações de cash-flow que mencionas.

em termos gerais, acho que todos sabemos como estão as coisas.

|-3m1n3m-|

Isso foi tudo tido em conta no trabalho. Eu limitei-me a transpor para aqui, fazer um enquadramento prático, e a emitir um juízo de valor.

Independentemente de ser um clube de futebol, não há empresa que resista a tanta dependência de terceiros.

Em relação aos proveitos extraordinários, apesar de o antigo POC/89 ser bastante abrangente no conceito e na classificação como extraordinário, o novo SNC limita bastante aquilo que pode ser contabilizado como tal. E como é com SNC, além de POCAL, que trabalho todos os dias, não dissertei acerca do assunto hoje.

MAS, esses proveitos e de outras naturezas já são considerados para o apuramento do resultado líquido do período (na demonstração de resultados), que estão presentes nos capitais próprios no balanço.

Kampz

Citação de: Glorioso5 em 11 de Maio de 2012, 22:33

Visto nao haver nenhum topico em que se fale desta realidade, decidi abrir este  para se poder discutir tudo acerca das finanças do benfica...

Está o benfica recuperado financeiramente daquilo que foi vitima mais propriamente no anos 90 ? Ou estaremos todos iludidos?

Aqui fica uma breve apresentaçao do que e o actual momento finaceiro do Benfica

http://www.slideshare.net/BorgesCoutinho/milagre-financeiro-12

Depois da Distribuicao do "Milagre financeiro" por parte de alguns socios no ultimo jogo com o Leiria, muitos Socios nao acreditaram na veracidade dos dados apresentados pelo que fica aqui uma explicacao mais detalhada dos factos apresentados. Esperamos com isto o despertar de muitas mentes relativamente ah suposta salvacao do Benfica do LFV, a historia esta um pouco mal contada...

Infelizmente vale a pena ler... Um passivo de curto prazo de 115 €M é muito preocupante mesmo, sendo que grande parte dele não será renegociável.

Antevejo anos muito negros, quer na necessidade de captar receitas no curto-prazo (que nos levará a realizar negócios que nos limitarão no médio/longo-prazo), quer na urgência de realizar proveitos extraordinários exorbitantes através da venda dos passes de atletas (que se traduzirão numa grande quebra da competitividade desportiva do clube).

Creio que o período 2004-2012 foi o nosso melhor período competitivo após a década de 90, muito graças ao investimento no plantel que nos levou a um maior endividamento. Apesar dos resultados escassos que conhecemos.

Neste momento, já não vejo forma de se evitar entrar num ciclo vicioso onde não existe capacidade financeira para manter/aumentar a capacidade competitiva e onde a quebra desportiva resultará numa ainda menor capacidade financeira.

O Benfica precisa de um gestor de topo, capaz de reduzir a estrutura de custos do clube e, ao mesmo tempo, com capacidade para maximizar os recursos disponíveis, sobretudo no aproveitamento dos activos do clube.

EMID

Vamos ter de baixar bem as calcinhas para conseguir vender alguém até 31 de Junho.

|-3m1n3m-|

Este conjunto de slides faz um enquadramento prático mais bem traduzido para linguagem corrente que o meu.

A quem o fez, gigantesco trabalho!! O meu obrigado!

MrJohnny

Citação de: EMID em 16 de Maio de 2012, 00:17
Vamos ter de baixar bem as calcinhas para conseguir vender alguém até 31 de Junho.

Vendendo nesse dia é mesmo uma bela aldrabice. :P

EMID

Citação de: MrJohnny em 16 de Maio de 2012, 00:21

heheh :) 30 neste caso, isto pq tem de entrar obrigatoriamente 17M até ao fim do mês de Junho.

Flirt4ever

Citação de: EMID em 16 de Maio de 2012, 00:25

heheh :) 30 neste caso, isto pq tem de entrar obrigatoriamente 17M até ao fim do mês de Junho.

Tal como tem todos os anos.....

E ou estou muito enganado, ou o que me PARECE que temos feito é empréstimos para pagar empréstimos ou juros.....

EMID

Citação de: Flirt4ever em 16 de Maio de 2012, 00:47

E ou estou muito enganado, ou o que me PARECE que temos feito é empréstimos para pagar empréstimos ou juros.....

Sim é verdade, mas este ano a coisa é pior pq temos de pagar um empréstimo obrigacionista.

http://www.chamagloriosa.blogspot.pt/2012/05/o-milagre-financeiro.html

se não entrar 17M até fim de Junho entramos em falência técnica.

Flirt4ever

Citação de: EMID em 16 de Maio de 2012, 00:54

Sim é verdade, mas este ano a coisa é pior pq temos de pagar um empréstimo obrigacionista.

Então e não pode "entrar" através de um empréstimo?!

Estou apenas a conjecturar, não estou a dizer que era o que faria ou que gostasse que fizessem.

EMID

Citação de: Flirt4ever em 16 de Maio de 2012, 00:55
Citação de: EMID em 16 de Maio de 2012, 00:54

Então e não pode "entrar" através de um empréstimo?!

Estou apenas a conjecturar, não estou a dizer que era o que faria ou que gostasse que fizessem.

Neste momento creio que não. Seria um tiro no pé tendo em conta as taxas euribor.

trainmaniac

Só para clarificar, falência técnica é um conceito teórico que existe quando o passivo supera o activo.
Esses 17M€ para o evitar são mais-valias com jogadores, são proveitos, receitas... um empréstimo não é uma receita/proveito, mas sim um recebimento quando dá entrada. É dinheiro, liquidez. O conceito de que se fala não tem nada a ver com dinheiro, mas com proveitos económicos.

Joga Bonito

Bem vindo de volta, train.

biumbs

Tenho frequência de Gestão Financeira pa semana, há aqui muito boa gente que me podia dar umas explicas.  :angel: ;D