As Finanças do Benfica

Bekambol

má gerencia, e péssimos resultados desportivos e de orçamento e financeiro, não sabem ou não querem negociar em defesa do benfica.
não temos equipa desportiva, só temos uma montanha de despesas em jogadores que uns nem deveriam ter vindo e outros já deveriam ter saido, práticamente não temos funcionários jogadores e treinador e gerencia muito menos do do benfica.
mas claro, queremos soluções e podemos te-las, mas, tudo tem de mudar em termos de organização e gestão.

Biscai@

Muitos esconderam a cara com a vergonha, outros insistem no erro... 500M€ é mentira.
Nem tudo está mal e nem tudo está bem... mas a verdade é que há muitas mentiras a quererem ser verdades.
O Benfica cresceu muito como instituição nos últimos anos, mas não ganhou títulos, imaginem se ganhasse... só irei ficar descansado quando Rui Costa assumir a presidência do clube... daqui a 4 anos.

abar85

Citação de: Biscai@ em 20 de Outubro de 2012, 11:51
Muitos esconderam a cara com a vergonha, outros insistem no erro... 500M€ é mentira.
Nem tudo está mal e nem tudo está bem... mas a verdade é que há muitas mentiras a quererem ser verdades.
O Benfica cresceu muito como instituição nos últimos anos, mas não ganhou títulos, imaginem se ganhasse... só irei ficar descansado quando Rui Costa assumir a presidência do clube... daqui a 4 anos.

O passivo total anda pelos 500M, o bancário esse sim é 200 e tal milhões! Referiram-se a coisas diferentes o Rangel e o Gaioso!

46Rossi

eu admito, sou um completo leigo na matéria... por isso ajudem-me aqui a perceber um coisa...

o passivo bancário é fácil perceber o que é, mas então o "outro" passivo que ultrapassa os 200M é o quê?

:ashamed:

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Mathayus em 18 de Outubro de 2012, 22:53
Citação de: MALU15 em 18 de Outubro de 2012, 22:20
Citação de: ultra slbenfica em 18 de Outubro de 2012, 20:43
Bem afinal andamos todos enganados, e está tudo bem, segundo o Sr. Candidato a Vice o passivo do Clube é 0.

Mas se isso é verdade espero que justifiquem as contas apresentadas na ultima AG.

O que ele diz é que o passivo bancário do clube é zero. E é mesmo, o Benfica não deve nem sequer um cêntimo a nenhuma Instituição Financeira, basta ver o R&C. E já não deve desde a integração da Benfica Estádio em 2009, com a passagem dos empréstimos associados à construção do estádio tambem para a SAD.

Isto. Por vezes é bom ver alguém falar do que sabe.

Lê bem a última frase.

As dívidas não deixaram de existir, simplesmente se fez uma jogada de engenharia financeira que camuflou isso, mas as dívidas continuam a existir, estão é na SAD.

E atenção que a SAD já tem a Benfica Estádio e mesmo assim está à beira da falência da técnica.

trevo

Citação de: 46Rossi em 20 de Outubro de 2012, 13:45
eu admito, sou um completo leigo na matéria... por isso ajudem-me aqui a perceber um coisa...

o passivo bancário é fácil perceber o que é, mas então o "outro" passivo que ultrapassa os 200M é o quê?

Também gostava de saber, a quem é que devemos os outros 200 M de Euros?

MALU15

Ó Rossi, sinceramente gostava de te responder, mas como dizes que és um completo leigo, tem de ser  numa linguagem não técnica e  com nºs reais. Vou preparar uma  resposta para te enviar mas socorrendo-me do último balanço conhecido (31MAR2012), pois as contas referentes ao fim da época (30JUN2012) ainda não foram divulgadas com detalhe que possibilite essa resposta.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: MALU15 em 20 de Outubro de 2012, 14:54

Ó Rossi, sinceramente gostava de te responder, mas como dizes que és um completo leigo, tem de ser  numa linguagem não técnica e  com nºs reais. Vou preparar uma  resposta para te enviar mas socorrendo-me do último balanço conhecido (31MAR2012), pois as contas referentes ao fim da época (30JUN2012) ainda não foram divulgadas com detalhe que possibilite essa resposta.

Corrige-me se estiver errado mas, assim de uma forma simples é o seguinte:

passivo bancário: o que deves às instituições financeiras (por exemplo, os bancos, inclui empréstimos, juros)

passivo não bancário: tudo o que deves a quem não é instituição financeira: por exemplo, se tu tiveres uma empresa de papel higiénico e o SLB te comprar papel higiénico mas não te puder pagar, isso entra no passivo não bancário.

espero ter sido claro e correcto, embora isto tenha sido dito de uma forma muito simples.

MALU15

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 20 de Outubro de 2012, 15:13
Citação de: MALU15 em 20 de Outubro de 2012, 14:54

Corrige-me se estiver errado mas, assim de uma forma simples é o seguinte:

passivo bancário: o que deves às instituições financeiras (por exemplo, os bancos, inclui empréstimos, juros)

passivo não bancário: tudo o que deves a quem não é instituição financeira: por exemplo, se tu tiveres uma empresa de papel higiénico e o SLB te comprar papel higiénico mas não te puder pagar, isso entra no passivo não bancário.

espero ter sido claro e correcto, embora isto tenha sido dito de uma forma muito simples.
O que dizes está correcto, o passivo bancário é sempre para pagar e exigível de acordo com os contratos de empréstimos, mas é apenas uma visão simplista da questão.
Mas por exemplo neste passivo bancário, há um passivo não preocupante que é o que está associado aos investimentos que foram efectuados no Estádio, C estágio, Campo do Bravo, etc. e este está escalonado no tempo em diversos anos, tem taxas de juro baixax, têm garantias associadas e algum (pex emp. CGD) nem sequer é pago com money mas sim com patrociios da CGD reconhecidos no mesmo momento.
Ou seja numa palavra, esta parte do passivo que chamei de não preocupante, ou até de bom passivo, quase que não contribui para quaisquer asfixias de tesouraria.

Mas para esclarecer as dúvidas do Rossi e de outros users é preciso descascar as diversas rubricas do passivo e do activo, para se perceber como funciona a função finceira numa empresa como a SAD.  Por exemplo uma componente importante do passivo são os valores a pagar a fornecedores pela compra de jogadores, pois os pagamentos são todos feitos em n anos, mas aqui interessa ver que tambem do lado do activo há valores significativos na rubrica de clientes onde estão os valores ainda não recebidos das vendas dos jogadores quando são feitas em n tranches.

Tambem aqui muitos dos pagamentos das compras (passivos) vão ser feitos com o dinheiro que falta receber dos clientes referentes às vendas, sendo assim o passivo casado com o activo nas datas de vencimento conratadas para as operações, estes passivos quase que não contam, desde que haja valores registados de vendas e sejam recebidos.

Claro que agora ainda há outros passivos e outros activos, uns para pagar e outros registados só para cumprir regras contabilísticas, e que só detalhando-os se pode compreender melhor este "jogo" contabilistico das contas, e chegar aos tais 400M.

Fui claro ? Eu sei que às vezes quanto mais detalhe se dá mais se baralha quem não está muito por dentro desta matéria, mas se não se der algum detalhe estamos sempre sujeitos a que se façam  juízos errados.

SLB É O REI DO MUNDO

entendi-te perfeitamente.

principalmente essa questão do passivo exigível e não exigível e passivo relativo a contratos de patrocínio, acho que é importante dizer de uma forma mais simples:

imaginemos que hipoteticamente o SLB assina o contrato com a sportv, por 90M por 4 anos.

se a sportv adiantar esses 90M, que é o que deverá ser feito, esses 90M entram no passivo, mas não terão que ser pagos em dinheiro, serão pagos em dar os nossos conteúdos desportivos à sportv durante 4 anos, será essa a forma de pagamento, embora entre no passivo.

se alguém ficar com dúvidas sobre isto que tentei simplificar, é só dizer que tentarei reformular.

tiagomv

Citaçãoentendi-te perfeitamente.

principalmente essa questão do passivo exigível e não exigível e passivo relativo a contratos de patrocínio, acho que é importante dizer de uma forma mais simples:

imaginemos que hipoteticamente o SLB assina o contrato com a sportv, por 90M por 4 anos.

se a sportv adiantar esses 90M, que é o que deverá ser feito, esses 90M entram no passivo, mas não terão que ser pagos em dinheiro, serão pagos em dar os nossos conteúdos desportivos à sportv durante 4 anos, será essa a forma de pagamento, embora entre no passivo.

se alguém ficar com dúvidas sobre isto que tentei simplificar, é só dizer que tentarei reformular.

Mas porque motivo é que os 90 M€ ficam no passivo do Benfica? Apenas porque o valor foi adiantado todo de uma só vez? (como se fosse um empréstimo)

T1n0_SLB

Citação de: tiagomv em 20 de Outubro de 2012, 16:28

Mas porque motivo é que os 90 M€ ficam no passivo do Benfica? Apenas porque o valor foi adiantado todo de uma só vez? (como se fosse um empréstimo)

Exatamente!

MALU15

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 20 de Outubro de 2012, 16:18
entendi-te perfeitamente.

No caso que referiste, os 90M seriam contabilizados no Passivo na rubrica Adiantamento de clientes, e todos anos seria reduzida a parte respectiva.

No caso do patrocinio da CGD, embora no efeito final a substância seja a mesma, está registado no passivo um empréstimo da CGD, que é reduzido todos os anos pela factura do patrocinio. Esta forma de tratamento é assim porque a CGD assim o quer e está de acordo com o seu objecto social, que é conceder empréstimos, o que não acontece com a Olivedesportos, que não pode conceder emréstimos mas sim dar adiantamentos por conta de fornecimentos futuros contratualizados.

MALU15

Citação de: tiagomv em 20 de Outubro de 2012, 16:28

Porque se não fossem registados nas contas do Benfica ( neste caso no Passivo) estas não evidenciavam nenhuma obrigação de fornecer o direito de transmssão dos jogos.
Estando registado, se houver incumprimento contratual por parte do Benfica, este tem de pagar o dinheiro que já tnha recebido (passivo).

magoslb

Malu15, parabéns pelos teus posts. São abordagens destas que gosto de ler, assim ajudamo-nos uns aos outros a ficar-mos todos mais esclarecidos.  O0