As Finanças do Benfica

peter_slb

Citação de: MALU15 em 05 de Março de 2014, 10:46
Como estive fora estes dias ainda não tinha feito a minha análise às contas semestrais da SAD.

Numa análise breve aqui deixo o resultado da mesma:

Passivo bancário remunerado  330M   (+ 38,7M do que em 30JUN13)
Outras dívidas (Forn, O.Cred)    74M

Em relação ao total do passivo da Balanço de 449,8 não considerei 45M referentes a diferimentos e outras rubricas técnicas.

Perspectiva de resultado para 30JUN14:

Considerando a evolução das maioria das rubricas de custos e proveitos numa base linear, ainda que com algumas variações que se deverão compensar (redução de custos de pessoal das 3 saídas de atletas e redução ligeira nos custos financeiros por entradas em cash das vendas e menor crescimento dos Prémios UEFA)  teremos um RL negativo da ordem dos 30M.

O efeito da BTV pode originar um ligeiro acréscimo nos proveitos, mas sem efeito relevante no resultado, mas o eventual acréscimo de prémios aos atletas por atingirem os objetivos pode tambem agravar os custos, ainda que por uma boa causa.

No entanto com a contabilização no 3º trimestre das 3 vendas e consequente registo de mais valias líquidas da ordem dos 50M ( depois de deduzida a parte do Fundo) prevejo um RL positivo  para o ano a findar em 30JUN14 a rondar os 20 M.

No caso de vir a haver vendas adicionais de atletas o efeito da mais valia líquida acrescerá ao resultado.

De notar que a grande parte do valor da redução da quotização (-2,2M) agora registado na SAD, terá um efeito positivo anual da ordem dos 4,5 M mas contas do Clube, o que em termos consolidados (SAD+Clube) convem considerar.

cuidado com a evolução linear das rúbricas, nestes primeiros 6 meses, temos 14 milhões de prémios da UEFA, no ano passado, mesmo indo à final da Liga Europa, no 2º semestre só tivemos 8,5 milhões de proveitos dessa rúbrica, ou seja, senão tivermos novamente uma campanha muito boa, é muito fácil ter uma perda de receita na ordem dos 10 milhões em prémios da UEFA e acho que também não estás a considerar os 8 milhões de mais valias já contabilizados neste exercício que não são directamente repetidos no segundo semestre, além disso, no ano passado, novamente lembrando que fomos à final da Liga Europa, no 2º semestre tivemos um resultado operacional negativo de 9 milhões... é preciso ver a evolução da Benfica Tv e é provável que bilheteira e merchandising subam consideravelmente se a equipa não falhar, mas não acho que seja difícil o resultado negativo ascender aos 45/50 milhões antes da contabilização das vendas de Janeiro.

nfgl

Citação de: Han em 05 de Março de 2014, 11:42
Citação de: nfgl em 05 de Março de 2014, 11:41
Citação de: Han em 05 de Março de 2014, 11:38
Citação de: nfgl em 05 de Março de 2014, 11:34
Citação de: Han em 05 de Março de 2014, 11:31
Não é correto considerar uma evolução linear das rubricas de custos e proveitos, uma vez que em várias delas, o comportamento do 1º semestre é distinto do 2º.

Deveria deixar-se explícito que as transferências de janeiro não estão contabilizadas no relatório.

Verdade. O 2º semestre é sempre mais fodido que o 1º.

Isso está associado a mais receita de bilheteira e de premios Uefa do 1º semestre. Mas se pensarmos que os jogos em casa mais importantes se realizaram na 2ª volta, que a decisão do título passa na Luz e na Btv, há razões para pensar que este 2º semestre poderá ser melhor que o 2º semestre do ano passado.

O jogo do porto já entrou e o jogo dos lagartos teve a questão do adiamento que lixou a bilheteira.
Além disso, e tendo em conta a envolvente, não me parece que exista grande margem para um evolução positiva da bilheteira no 2º semestre.
Mas isso sou eu, que sei que os funcionários públicos levaram mais uma talhada em Janeiro.

O jogo com o fcp foi em janeiro, logo não entrou.

É verdade. Estava fora, nem pude ir.

Valdocostamarkovic

Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Março de 2014, 11:39
Citação de: nfgl em 05 de Março de 2014, 11:33
Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Março de 2014, 11:30
Citação de: nfgl em 05 de Março de 2014, 11:29
Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Março de 2014, 11:26
Citação de: nfgl em 05 de Março de 2014, 11:21
Para isso é que existem as provisões.
Ou seja, na prática, essa possibilidade de falha já está registada no balanço da empresa.

quando está, isso é mato para habilidades contabilisticas.

Claro! Mas na prática isso serve de pouco, porque os resultados líquidos, que são os que interessam para apuramentos de impostos, não contam com estas tretas.
interessa e muito quando acontece um "desastre". E num clube tão endividado como o Benfica se falharem provisões pode levar aquilo contra o iceberg definitivamente.

Na realidade a mim o que me interessa são os cash-flows.
A situação patrimonial é pouco relevante, principalmente num clube de futebol, onde os activos são avaliados sabe-se lá como.

Se há ou não falência técnia é pouco relevante, porque o Benfica nunca irá acabar por questões contabilisticas.
Como tal provisões e diferimentos, a mim pouco me dizem.

eu percebo o que dizes, mas são as provisões que mais facilmente escondem a verdadeira situação das empresas, quase todos os escândalos de falências que ninguém previa começam exactamente por ai.
Antes de qualquer falência começasse a deixar de saber fazer provisões.

Por isso mesmo é que o cash-flow é tão importante. Nunca mente quanto ao estado da organização. O resto são pseudo normas de contabilidade, para contabilistas e auditores se entreterem a discutir e para o pseudo regulador CMVM fazer de conta que regula algo.

Aguia_Rea1

Citação de: Valdocostamarkovic em 05 de Março de 2014, 12:34
Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Março de 2014, 11:39
Citação de: nfgl em 05 de Março de 2014, 11:33
Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Março de 2014, 11:30
Citação de: nfgl em 05 de Março de 2014, 11:29
Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Março de 2014, 11:26
Citação de: nfgl em 05 de Março de 2014, 11:21
Para isso é que existem as provisões.
Ou seja, na prática, essa possibilidade de falha já está registada no balanço da empresa.

quando está, isso é mato para habilidades contabilisticas.

Claro! Mas na prática isso serve de pouco, porque os resultados líquidos, que são os que interessam para apuramentos de impostos, não contam com estas tretas.
interessa e muito quando acontece um "desastre". E num clube tão endividado como o Benfica se falharem provisões pode levar aquilo contra o iceberg definitivamente.

Na realidade a mim o que me interessa são os cash-flows.
A situação patrimonial é pouco relevante, principalmente num clube de futebol, onde os activos são avaliados sabe-se lá como.

Se há ou não falência técnia é pouco relevante, porque o Benfica nunca irá acabar por questões contabilisticas.
Como tal provisões e diferimentos, a mim pouco me dizem.

eu percebo o que dizes, mas são as provisões que mais facilmente escondem a verdadeira situação das empresas, quase todos os escândalos de falências que ninguém previa começam exactamente por ai.
Antes de qualquer falência começasse a deixar de saber fazer provisões.

Por isso mesmo é que o cash-flow é tão importante. Nunca mente quanto ao estado da organização. O resto são pseudo normas de contabilidade, para contabilistas e auditores se entreterem a discutir e para o pseudo regulador CMVM fazer de conta que regula algo.

podes ter entradas de milhões todos os anos, mas teres contratos ruinosos não provisionados e desabada tudo.

Flirt4ever

Citação de: MALU15 em 05 de Março de 2014, 11:25
Citação de: Flirt4ever em 05 de Março de 2014, 11:16
Citação de: MALU15 em 05 de Março de 2014, 11:03
Citação de: Flirt4ever em 05 de Março de 2014, 10:57
MALU15, desculpa insistir nisto, já me tentaste explicar uma vez mas não percebi inteiramente.

As vendas que falas (25+30+15 = 70 milhões) são sempre registadas, independentemente de recebermos ou não o dinheiro (ex: Roberto e Eder Luís ) ??
Como é evidente, e não é só na BSAD, é em qualquer organização empresarial. Vender é uma operação a regitar, receber é outra. Mas o que afeta o resultado é apenas a mais valia apurada nas vendas, a qual está dependente do valor líquido contabilístico dos bens alienados deduzido das respetivas despesas ocorridas com a venda.
Ok, mas então é registado o valor de 70 Milhões, e isso tem efeito no "balanço" apresentado no relatório e contas, certo ?

Hipotéticamente falando, podia-se registar imagine-se 300 Milhões da venda do estádio à Adidas e no relatório e contas, esses 300 milhões estavam registados e contabilizados em "potenciais" mais valias ? Passado 1 ano, a Adidas não tinha pago/cumprido o acordado e então, heroicamente, voltávamos a ter posse do nosso estádio. O que acontecia em termos de relatório e contas ? Seria apresentado algum tipo de valor "negativo" (-300 milhões) ou bastaria um comunicado à CMVM a dizer que afinal não recebemos nada ?

A minha dúvida é o que consideramos realmente ser a "mais valia".... Ou seja, só pode ser contabilizada DEPOIS de efetivamente recebermos alguma coisa? Se assim for o caso, imagine-se que estava estipulado que só começávamos a receber daqui a 4 anos. Neste período de 4 anos, não contava para nada ? Nem défice nem mais valia ?
Meu Deus, que confusão vai na tua cabeça ...
Estou com pouco tempo, pois vou ter de sair, mas aqui vai o minimo sobre isto.
As mais valias não se registam no Balanço, mas sim apuram-se e são registadas na Demonstração de Resultados em função do valor da venda e do valor por que se encontram registados no Balanço  os ativos vendidos. Regista-se no activo do Balanço o valor que ficar por receber das vendas efetuadas.
No caso das 3 vendas a mais valia apurada será significativa pois o valor dos passes (%s detidas) está registado no ativo por valores muito baixos, que foram os de aquisição ou de formação e já deduzido da parte já amrtizada referente ao nº de anos que já passaram depois da data de entrada.
MALU15, não é para todos as coisas são EVIDENTES e sim podem perfeitamente gerar CONFUSÃO nas cabeças de outros que não formados/entendidos no assunto. Não acho que seja assim tão descabido. Acho que era pior não tentar perceber. Mas pode ser de mim.

Continuo com dúvidas na parte da amortização. Partindo do principio que Amortizar = Extinguir (dívidas) a pouco e pouco. Não consigo perceber bem a parte de que a amortização depende do n.º de anos (especialmente no exemplo que dei). Mas deixa estar. O mais provável é isso ser pouco ou nada relevante para a análise do nosso Relatório e Contas. Apenas me surgiu essa dúvida de como é que se vende-se, regista-se e depois afinal de contas não se recebeu mas o registo ficou feito e "contabilizado" no relatório e contas. De qualquer forma, as dívidas continuam a aumentar, os empréstimos continuam a aumentar, o Passivo continua a aumentar (da SAD, já que do Clube não tenho acesso) e o Ativo agora até diminuiu....

Obrigado pelo tempo despendido e explicações prestadas.

SusanaAfonso

As contas do Benfica em termos de receitas de bilheteira serão equilibradas pelos adeptos das vitorias que daqui até final da epoca vão marcar presença no Estádio da LUZ

MALU15

Citação de: peter_slb em 05 de Março de 2014, 11:43
Citação de: MALU15 em 05 de Março de 2014, 10:46
Como estive fora estes dias ainda não tinha feito a minha análise às contas semestrais da SAD.

Numa análise breve aqui deixo o resultado da mesma:

Passivo bancário remunerado  330M   (+ 38,7M do que em 30JUN13)
Outras dívidas (Forn, O.Cred)    74M

Em relação ao total do passivo da Balanço de 449,8 não considerei 45M referentes a diferimentos e outras rubricas técnicas.

Perspectiva de resultado para 30JUN14:

Considerando a evolução das maioria das rubricas de custos e proveitos numa base linear, ainda que com algumas variações que se deverão compensar (redução de custos de pessoal das 3 saídas de atletas e redução ligeira nos custos financeiros por entradas em cash das vendas e menor crescimento dos Prémios UEFA)  teremos um RL negativo da ordem dos 30M.

O efeito da BTV pode originar um ligeiro acréscimo nos proveitos, mas sem efeito relevante no resultado, mas o eventual acréscimo de prémios aos atletas por atingirem os objetivos pode tambem agravar os custos, ainda que por uma boa causa.

No entanto com a contabilização no 3º trimestre das 3 vendas e consequente registo de mais valias líquidas da ordem dos 50M ( depois de deduzida a parte do Fundo) prevejo um RL positivo  para o ano a findar em 30JUN14 a rondar os 20 M.

No caso de vir a haver vendas adicionais de atletas o efeito da mais valia líquida acrescerá ao resultado.

De notar que a grande parte do valor da redução da quotização (-2,2M) agora registado na SAD, terá um efeito positivo anual da ordem dos 4,5 M mas contas do Clube, o que em termos consolidados (SAD+Clube) convem considerar.

cuidado com a evolução linear das rúbricas, nestes primeiros 6 meses, temos 14 milhões de prémios da UEFA, no ano passado, mesmo indo à final da Liga Europa, no 2º semestre só tivemos 8,5 milhões de proveitos dessa rúbrica, ou seja, senão tivermos novamente uma campanha muito boa, é muito fácil ter uma perda de receita na ordem dos 10 milhões em prémios da UEFA e acho que também não estás a considerar os 8 milhões de mais valias já contabilizados neste exercício que não são directamente repetidos no segundo semestre, além disso, no ano passado, novamente lembrando que fomos à final da Liga Europa, no 2º semestre tivemos um resultado operacional negativo de 9 milhões... é preciso ver a evolução da Benfica Tv e é provável que bilheteira e merchandising subam consideravelmente se a equipa não falhar, mas não acho que seja difícil o resultado negativo ascender aos 45/50 milhões antes da contabilização das vendas de Janeiro.
Peter, eu sei que a especialização com base numa evolução linear não é o método mais correto, mas na falta de informações de natureza de despesa/receita que possam sustentar uma correta especialização não há alternativa. O importante é que as rubricas principais sejam analisadas, pois nas outras haverá sempre desvios que se compensarão. Quanto às mais valias eu ponderei os 8M já registados quando estimei por baixo as mais valias a registar das 3 vendas tendo em conta o valor líquido dos passes na posse da SAD e o reconhecimento dos proveitos diferidos das %s cedidas ao Fundo. Se pensarmos que temos 100% do Matic, 76% do Rodrigo e 80% do AG, e que os seus valores liquidos contabilísticos são dos mais baixos do plantel, certamente que 50M de mais valias são fáceis de atingir, a não ser que surjam surpresas na rubrica de despesas associadas à venda.
Quanto aos prémios UEFA admito que numa visão pessimista não se atinjam os 21,7 do ano passado, mas eu tomei isso em conta. Como efeitos positivos será de considerar o proveito da BTV pois ainda que no 1º ano do projeto, haverá certamente um incremento das receitas no 2º semestre. Previ tambem uma pequena redução nos custos financeiros motivada pela entrada em cash de pelo menos 50% do valor das vendas, o que originará uma redução dos programas de empréstimos assentes em papel comercial que se possam vencer, bem como maior regularidade de entradas em cash  derivadas do projeto da BTV, e que aliás é visível nas disponibilidades existentes em caixa no final do ano (9M) para amortização do Projeto finance é certo, mas  que nos últimos períodos não era normal acontecer.

MALU15

Flirt4ever,

Não leves a mal o meu desabafo, compreendo bem que possas ter muitas dúvidas em matérias em que não dominas tecnicamente os conceitos que estão subjacentes, mas como deves compreeender nem sempre é fácil dar respostas fáceis a todas as dúvidas, por mais que tente certamente nem sempre o consigo.

Ainda quanto à temática das mais valias "potenciais" e do exemplo que dás, tens que ver que a SAD regista nas suas contas todos os efeitos das operações realizadas e suportadas em contratos e de acordo com determinados principios e regras consistentes, as quais são por sua vez auditadas, sendo assim quase impossível "inventar" o registo de mais valias para fabricar resultados, e muito menos movimentando valores da ordem dos que estão em causa.

Penso que ainda estás marcado pela operação "Roberto", mas olha que operações com o mesmo cariz de oportunidade dessa, haverá certamente mais na BSAD e noutras SAD`s ou organizações empresariais, pois elas servirão sempre para suportar alguns negócios realizados com os agentes. O importante é que os interesses da BSAD estejam salvaguardados em cada situação, pois elas serão sempre diferentes na substância.

Keiroxes

Citação de: Han em 04 de Março de 2014, 16:41
Citação de: Keiroxes em 04 de Março de 2014, 16:32
Citação de: Han em 04 de Março de 2014, 14:08
Por aí se demonstra o valor e a importância que um treinador tem num clube como o Benfica e porko.
Há ai jovens de qualidade, mas que desenvolvimento tiveram esses aí referidos, ou outros, como A.Sandro ou o Danilo? Pouco ou nenhum.
Há e haverá sempre flops, mas por aqui dá para ver o nível de risco que o porko incorreu para tentar acompanhar a pedalada...

Quando perceberes que o Benfica é um clube de futebol e não uma mera empresa, talvez se faça luz nessa cabeça, campeões de potenciação de jogadores e transferências?! foi mesmo assim que o museu Benfica "cresceu". Ao menos sejam honestos com os adeptos, e digam logo no inicio de época que o principal objectivo é não dar prejuízo no final da época, se bem que nem isso conseguem :estrelas:

E eis que o mito do "rigor financeiro" tão fogosamente defendido fica, assim, tão simplesmente, desconstruído pelos próprios. É de mestre.
;D

De Mestre és tu a desconversar, porque quando és confrontado com a realidade, voltas pra toca e não respondes a nada do que te perguntam, só vens para aqui incendiar, acrescentas zero ao tópico.

Aguia_Rea1

ai o porto é incorreu em "risco para acompanhar a pedalada"  :rir:

nós que temos o maior passivo, o treinador mais bem pago, o mais caro plantel e mais numeroso, e não ganhamos nada mesmo assim

Flirt4ever

Citação de: MALU15 em 05 de Março de 2014, 15:14
Flirt4ever,

Não leves a mal o meu desabafo, compreendo bem que possas ter muitas dúvidas em matérias em que não dominas tecnicamente os conceitos que estão subjacentes, mas como deves compreeender nem sempre é fácil dar respostas fáceis a todas as dúvidas, por mais que tente certamente nem sempre o consigo.

Ainda quanto à temática das mais valias "potenciais" e do exemplo que dás, tens que ver que a SAD regista nas suas contas todos os efeitos das operações realizadas e suportadas em contratos e de acordo com determinados principios e regras consistentes, as quais são por sua vez auditadas, sendo assim quase impossível "inventar" o registo de mais valias para fabricar resultados, e muito menos movimentando valores da ordem dos que estão em causa.

Penso que ainda estás marcado pela operação "Roberto", mas olha que operações com o mesmo cariz de oportunidade dessa, haverá certamente mais na BSAD e noutras SAD`s ou organizações empresariais, pois elas servirão sempre para suportar alguns negócios realizados com os agentes. O importante é que os interesses da BSAD estejam salvaguardados em cada situação, pois elas serão sempre diferentes na substância.
Eu compreendo perfeitamente que é "impossível" dar respostas fáceis. Apenas estava a dizer que quando me dizes "É evidente", para mim não o é :P

Há mais caso como o do Roberto. O do Éder Luis penso que seja outro igual. A minha questão nem é ser o Roberto ou o Aimar, é mesmo a dúvida de como é feita a "passagem" do registado para o efetivamente realizado. Porque isto, desta forma, parece-me tudo tão subjetivo... Pode um clube (neste caso empresa) dizer que fez uma venda de 45 milhões (por exemplo Rodrigo e André Gomes), regista-la, e depois dizer que afinal perdoou a divida ou que o negócio não se concretizou ? Neste caso isto NUNCA entraria no balanço e nas amortizações ?

FranciscoSilva

Citação de: Aguia_Rea1 em 05 de Março de 2014, 15:19

nós que temos o maior passivo, o treinador mais bem pago, o mais caro plantel e mais numeroso, e não ganhamos nada mesmo assim

Posso-te assegurar que o plantel do Porco foi bem mais caro, e é bem mais bem pago...

Han

queres é conversa...
Podias falar da Euroantas ou da FCP-Serviços Partilhados,SA., mas com a agitação de hoje, preferes encenar

Aguia_Rea1

Citação de: FranciscoSilva em 05 de Março de 2014, 15:28

Posso-te assegurar que o plantel do Porco foi bem mais caro, e é bem mais bem pago...
o plantel duvido muito. O onze talvez e mesmo isso estava mais perto de ser verdade o ano passado.

Luisao, cardozo, JJ ganham como gente grande só para dar uns exemplos.

Aguia_Rea1

Foi mostrado um ao utilizador em questão por ter excedido o nº de amarelos permitidos.
O utilizador estará banido durante 3 dias.