As Finanças do Benfica

Ruislb82

Citação de: Shoky em 30 de Maio de 2014, 23:20
É de mim ou passamos de cerca de 5 milhões de receitas com quotas para 2 milhões?
Preocupante.

Isso é fácil de explicar Shoky. O ano passado ia para a SAD 75% das quotas. Esta época apenas vão 25%.

75% fica no clube.

Shoky

Citação de: ForçadoBloqueio em 30 de Maio de 2014, 23:21
É de mim ou passamos de cerca de 5 milhões de receitas com quotas para 2 milhões?
Preocupante.

As quotas passaram para o clube.

Ok...fiquei na mesma. ;D

arco das maldivas

Citação de: Rei em 30 de Maio de 2014, 23:17
Citação de: redfox1904 em 30 de Maio de 2014, 23:14
Abatemos 17 M no passivo. Necessitamos de 30 anos seguidos como este para o eliminar completamente.
Ou então como dizia o outro, não é para pagar mas sim para gerir.
loool eliminar passivo? Isso é impossível, nenhuma empresa faz isso.

só um Paços de Ferreira e mesmo assim não sei se não têm passivo

itsame

Preocupante.
Passou-se de uma contabilização de 75% do valor para a SAD para apenas 25%.

iloy

Nao quero imaginar um ano sem LDC e sem grandes jogadores para vender.

ForçadoBloqueio

Citação de: Shoky em 30 de Maio de 2014, 23:23
Preocupante.

Ok...fiquei na mesma. ;D

A redução da contrapartida das condições especiais que são conferidas aos Sócios do Clube pela Benfica SAD de 75% para 25% do valor líquido de quotização recebida, com efeitos a partir de 1 de Julho de 2013.

arco das maldivas

Não ter passivo significa pagar tudo com dinheiro em caixa. Só gastando muito pouco e nunca arriscando.

smp a malhar

Citação de: Ruislb82 em 30 de Maio de 2014, 23:04
Daquilo que estive a ver, o mais relevante para mim é o seguinte:

- aumento dos proveitos significativa, essencialmente ao nível da televisão que aumentou cerca de 14 milhões de euros
- enorme aumento dos custos com o pessoal (+6 milhões)
- continuamos a ter custos de financiamento brutalmente elevados
- o passivo diminuiu 17 milhões à custa de rubricas não financeiras (fornecedores e outros credores). Os empréstimos obtidos, mesmo assim aumentaram em 15 milhões, o que para mim é preocupante.
- o Capital Próprio continua negativo, isto depois da brutal mais valia que tivemos até agora com a venda de jogadores, o que é preocupante. Significa que este ano, todas a vendas que tivemos não chegaram para repor o capital próprio a níveis positivos.

Como resumo, para mim, estamos muito bem a nível de proveitos. O nosso problema é mesmo a nível de custos, que são excessivos, quer os operacionais, quer os financeiros, o que nos obriga todos os anos a vender um valor absurdo em jogadores.
Saberás explicar bem a situação das emissoes de obrigações e a respectiva taxa de juro( a ex do que o porto fez, sei que o Benfica a uns tempos fez uma emissao de 45 milhoes), isto funciona mais ou menos como um deposito a prazo, ou seja, o clube é devedor de quem adquiriu as obrigaçoes e tem que ressarcir essas pessoas(incluindo as taxas de juro)

redfox1904

Citação de: Shoky em 30 de Maio de 2014, 23:22
Mas há alguma empresa com passivo 0?

Eliminar o passivo é uma utopia total.

Mas entre eliminar completamente o passivo ou ter um passivo asfixiante, existe um caminho longo.

adeptoBancada

Citação de: RicardoSR em 30 de Maio de 2014, 23:07
Todas aquelas vendas e apenas 16M de lucro?Tá complicado isto...

EDIT: já vi a explicação ali atrás de que os 16M são da época toda, menos mal.

Menos mal? Senão tivéssemos vendido ninguém, ficávamos com 47 milhões de prejuízo...

Para o ano vamos conseguir vender tanto?

Com a UEFA a cortar a torneira do petróleo, avizinham-se anos complicados...

peterslimer

Afinal não estamos tão mal como tanta gente pintava por aqui, o vieira tinha razão.

Rei

Citação de: arco das maldivas em 30 de Maio de 2014, 23:23
Citação de: Rei em 30 de Maio de 2014, 23:17
Citação de: redfox1904 em 30 de Maio de 2014, 23:14
Abatemos 17 M no passivo. Necessitamos de 30 anos seguidos como este para o eliminar completamente.
Ou então como dizia o outro, não é para pagar mas sim para gerir.
loool eliminar passivo? Isso é impossível, nenhuma empresa faz isso.

só um Paços de Ferreira e mesmo assim não sei se não têm passivo

LOL malta... A sério que aqui pensam assim? Qualquer empresa tem passivo e ativo. Aliás, as maiores empresas costumam ter passivos bem grandes mas por outro lado têm muitos ativos.

Isto pode ser o caso do Benfica por termos muito património, ainda que algumas questões sejam preocupantes porque dependemos de resultados desportivos. No fundo anda tudo à volta do que o nosso futebol profissional consegue fazer.

adeptoBancada

Citação de: ForçadoBloqueio em 30 de Maio de 2014, 23:25
Citação de: Shoky em 30 de Maio de 2014, 23:23
Preocupante.

Ok...fiquei na mesma. ;D

A redução da contrapartida das condições especiais que são conferidas aos Sócios do Clube pela Benfica SAD de 75% para 25% do valor líquido de quotização recebida, com efeitos a partir de 1 de Julho de 2013.

Mas mesmo assim, andam os sócios todos a pagar (é pouco mais que o ordenado do JJ). Epá parece-me um pouco chocante, mesmo que vá para o clube e não para a SAD, mas o valor é mais ou menos o mesmo.

5M nestes milhões todos é muito pouco... Toca a vender a BTV para as arábias...

Shoky

Uma coisa é certa...passar os grupos da LC alivia e muito as contas.
Chegar aos quartos de final então...muito mais. Meias finais...um sonho, e um alívio brutal nas contas.

Temos de atacar a LdC em força e deixarmo-nos de fases de grupos de merda, patéticas.

slb2014

Citação de: Polaco em 30 de Maio de 2014, 23:08
Citação de: slb2014 em 30 de Maio de 2014, 22:46
Citação de: Polaco em 30 de Maio de 2014, 22:29
No link abaixo encontra-se uma análise bastante interessante, assim como os comentários, especialmente os referentes ao porto. Espero que estejam correctos.

http://serbenfiquista.com/blog_post/finan%C3%A7as-dos-3-grandes-primeiros-9-meses-da-%C3%A9poca

Segundo esse blog, estamos com €15M positivos nos 9 primeiros meses e a projecção para os 12 meses é que seja um pouco abaixo deste valor. Com as vendas em Janeiro, acho um pouco preocupante esta situação. A tendência que tenho reparado nestes últimos anos é que, sem vendas, andamos à volta dos 40/50 M negativos por ano...
E ainda há a BTV que tmb contribuiu bastante.
Sinceramente, estou muito apreensivo. Parece a direcção vive nos anos 90, tudo à grande e à francesa. O pior é quando isto correr mal. Não ganhando títulos, fazendo más prestações europeias e e não vender craques e isto fica muito negro...
Espero que esteja errado.

Não me parece tão negro como dizes se o resultado expurgado de transacções com atletas ( Operacional ) é apenas cerca de 3M negativo.
Ou então escapa-me algo.

Pois, não sei. Confesso que não é a minha área.
Eu vejo os números de uma forma muito crua.

Os valores de vendas superam em muito os das compras. Se tirarmos transferências de jogadores, parece-me que a tendência é para apresentar resultados negativos.
Claro que o futebol vive de transações, e a realidade é o que é, o Benfica está com lucro no ano, o que é sempre bom. Só gostaria de não estarmos tão dependentes das vendas. Podíamos tentar equilibrar no resto e aproveitar os anos de boas vendas para apostar forte na equipa. Acho que é possível fazer algo neste campo, porque considero que temos pessoal a mais (e os gastos nesta rúbrica comprovam-o) e pior, continuamos a gastar dinheiro em jogadores que está na cara que nunca jogarão, esbanjando no valor da compra e durante vários anos no ordenado.