As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: CPA em 15 de Julho de 2014, 15:23
Para que se perceba do que se está a falar quando se fala de estrangulamento financeiro, fundo de maneio negativo e falta de liquidez:

A 31 de Março de 2014:

Activos que se esperam realizáveis em menos de 1 ano: 93 Milhões de Euros.

Este montante respeita: (i) contas a receber de clientes relativas a transacções de jogadores no montante de 40 Milhões de Euros (inclui 30 Milhões de Euros do fundo que adquiriu Rodrigo e André Gomes e 5 Milhões do Chelsea relativos à venda do David Luiz); (ii) 15M Euros de contas a receber com empresas do Grupo Benfica e partes relacionadas.

Passivos exigíveis até 1 ano: 277 Milhões de Euros.

Este montante inclui:

- 190 Milhões de Euros de empréstimos obtidos, dos quais:
              - 72M Euros empréstimos bancários (64M BES)
              - 85M Euros empréstimos obrigacionistas (35M a reembolsar em Out14, 50M em Dez14)
              - 25M Euros papel comercial (14/19)

- 34 Milhões de Euros a pagar a fornecedores (24M de transacções de jogadores).

Fundo de maneio = Activo Corrente - Passivo Corrente = 93M - 277M = -184M Euros.

Num cenário de restrições fortíssimas ao financiamento bancário e com necessidade de reembolsar 85M Euros de obrigações (mais juros) até Dezembro de 2014 a situação é grave. Muito grave, mesmo.

Aparecerá alguém a enfatizar que "nunca falhámos o pagamento de um empréstimo obrigacionista". Verdade. Como qualquer pessoa nunca falha o pagamento da prestação da casa, até ao dia em que... falha.

Tenho poucas dúvidas que daqui até Setembro, multiplicar-se-ão as notícias sobre as  dificuldades financeiras da Benfica SAD, uma vez que quanto pior for a percepção da nossa situação económica e financeira, piores serão as condições de acesso ao financiamento para renovação dos empréstimos obrigacionistas. Quanto maior for o risco percepcionado, maior a taxa de juro que os investidores exigirão para investirem no nosso passivo.

E taxa de juro implícita nos nosso empréstimos é de quase 8%. Países, incluindo o nosso, caíram por menos.

Como podemos corrigir isso? Adoptando uma política financeira que permita libertar mais cash-flow operacional para amortizar passivo financeiro.
Concordo com a tua análise. Eu, que já venho dizendo que as vendas são inevitáveis, tambem acho que já ocorreu (desde Janeiro) a alteração da política financeira que referes.
Acrescentaria ainda que a BTV enquanto geradora de fluxos financeiros mais regulares, tambem já contribui para essa política de modo mais positivo.

Ps: Ressalto que os 2 empréstimos por obrigações são particulares e a 1 ano (não por subs. pública), e como tal com "subscritores" certamente muito especiais.

diplomat

Citação de: abar85 em 15 de Julho de 2014, 15:42
Citação de: Miklosf0rev3r em 15 de Julho de 2014, 15:40
Citação de: Zetuga em 15 de Julho de 2014, 15:30
Aproxima-se o dia em que o LFV vira falar de investidores estrangeiros e perda de controlo e maioria da SAD.
LFV?

Diz antes alguns users aqui do SB. Essa ideia é defendida por alguns que odeiam tanto o LFV que rezam todas as noites para que venha um magnata estrangeiro tomar conta do Benfica e dê um chuto no rabiosque do LFV.

Vai é ser apoiada pela grande maioria que o idolatra!
eu não o idolatro e não tenho nada contra! bem pelo contrario!
o clube ha muito que não é dos socios!
ou se fosse não teriamos uma palavra?
nem sequer sabemos se temos o passe do jogador A ou se é um fundo que o detem!
os socios são uma boa fonte de financiamento!
estoiram dinheiro em merchandising em quotas em bilhetes em loucuras pelo clube!
e no final são ouvidos? NÃO!
ninguem me tente explicar que precisamos de vender porque enquanto adepto não entendo! por mim renovava-se com todos os jogadores do plantel (exepto artur) mesmo que isso significa-se não haver contratações!
por isso não! não me oponho a um dono estrangeiro! se um qualquer peter lim chegasse ca e metesse craques absurdos (como aconteceu no chelsea ou PSG) assinava rapidinho por baixo

CPA

Citação de: JoaoPedroLopes em 15 de Julho de 2014, 15:41
Citação de: CPA em 15 de Julho de 2014, 15:38
Citação de: JoaoPedroLopes em 15 de Julho de 2014, 15:36
Citação de: CPA em 15 de Julho de 2014, 15:23
Para que se perceba do que se está a falar quando se fala de estrangulamento financeiro, fundo de maneio negativo e falta de liquidez:

A 31 de Março de 2014:

Activos que se esperam realizáveis em menos de 1 ano: 93 Milhões de Euros.

Este montante respeita: (i) contas a receber de clientes relativas a transacções de jogadores no montante de 40 Milhões de Euros (inclui 30 Milhões de Euros do fundo que adquiriu Rodrigo e André Gomes e 5 Milhões do Chelsea relativos à venda do David Luiz); (ii) 15M Euros de contas a receber com empresas do Grupo Benfica e partes relacionadas.

Este montante inclui:

- 85M Euros empréstimos obrigacionistas (35M a reembolsar em Out14, 50M em Dez14)

Fundo de maneio = Activo Corrente - Passivo Corrente = 93M - 277M = -184M Euros.

Num cenário de restrições fortíssimas ao financiamento bancário e com necessidade de reembolsar 85M Euros de obrigações (mais juros) até Dezembro de 2014 a situação é grave. Muito grave, mesmo.

Aparecerá alguém a enfatizar que "nunca falhámos o pagamento de um empréstimo obrigacionista". Verdade. Como qualquer pessoa nunca falha o pagamento da prestação da casa, até ao dia em que... falha.

Tenho poucas dúvidas que daqui até Setembro, multiplicar-se-ão as notícias sobre as  dificuldades financeiras da Benfica SAD, uma vez que quanto pior for a percepção da nossa situação económica e financeira, piores serão as condições de acesso ao financiamento para renovação dos empréstimos obrigacionistas. Quanto maior for o risco percepcionado, maior a taxa de juro que os investidores exigirão para investirem no nosso passivo.

E taxa de juro implícita nos nosso empréstimos é de quase 8%. Países, incluindo o nosso, caíram por menos.

Como podemos corrigir isso? Adoptando uma política financeira que permita libertar mais cash-flow operacional para amortizar passivo financeiro.

Fonte?
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT50666.pdf

Força aí.

Não preciso de força.

Foste buscar os dados ao R&C. Muito bem.

A análise foi tua, correcto?

Que te parece? Se fosse de outra pessoa, teria citado.

JoaoPedroLopes

Este montante inclui:

"O empréstimo intercalar obtido junto do BES, cuja maturidade corresponde a Abril de 2014, é renovado automaticamente por períodos trimestrais." - Fonte R&C

Opinião pessoal - Não sendo de todo aconselhável podemos perfeitamente fazer novos E. Obrigacionistas.

"Em Janeiro de 2014, foi reduzido o montante máximo do programa de papel comercial de 40 para 24,6 milhões de euros e alterado o prazo do programa para 20 de Janeiro de 2019. De referir que o empréstimo associado ao programa de papel comercial tem sido renovado mensalmente, sendo a sua maturidade actual de Junho de 2014" - Fonte R&C

"Tenho poucas dúvidas que daqui até Setembro, multiplicar-se-ão as notícias sobre as  dificuldades financeiras da Benfica SAD, uma vez que quanto pior for a percepção da nossa situação económica e financeira, piores serão as condições de acesso ao financiamento para renovação dos empréstimos obrigacionistas. Quanto maior for o risco percepcionado, maior a taxa de juro que os investidores exigirão para investirem no nosso passivo." - O Porto está melhor que nós? Fez um à pouco tempo com uma taxa mais atractiva.

"E taxa de juro implícita nos nosso empréstimos é de quase 8%. Países, incluindo o nosso, caíram por menos.

Como podemos corrigir isso? Adoptando uma política financeira que permita libertar mais cash-flow operacional para amortizar passivo financeiro." - Perfeitamente de acordo.

MBACANO

Aproxima-se o dia em que o LFV vira falar de investidores estrangeiros e perda de controlo e maioria da SAD.
LFV?

Diz antes alguns users aqui do SB. Essa ideia é defendida por alguns que odeiam tanto o LFV que rezam todas as noites para que venha um magnata estrangeiro tomar conta do Benfica e dê um chuto no rabiosque do LFV.

Granda lata!

A malta farta de avisar que esta merda ia acontecer.

Agora que está a acontecer há quem defenda que essa é uma das poucas saidas que poderão evitar o descalabro total.

Conclusão: A culpa é de quem avisou desde o inicio e não de quem apoiou e levou a este estado de coisas.

Brutal!!!

Gonzalex

Renovação trimestral até o BES dizer que acabou...como pelos visto é o caso.

JoaoPedroLopes

Citação de: Gonzalex em 15 de Julho de 2014, 15:51
Renovação trimestral até o BES dizer que acabou...como pelos visto é o caso.

Link?

MALU15

Citação de: diplomat em 15 de Julho de 2014, 15:47
Citação de: abar85 em 15 de Julho de 2014, 15:42
LFV?

Vai é ser apoiada pela grande maioria que o idolatra!
eu não o idolatro e não tenho nada contra! bem pelo contrario!
o clube ha muito que não é dos socios!
ou se fosse não teriamos uma palavra?
nem sequer sabemos se temos o passe do jogador A ou se é um fundo que o detem!
os socios são uma boa fonte de financiamento!
estoiram dinheiro em merchandising em quotas em bilhetes em loucuras pelo clube!

e no final são ouvidos? NÃO!
ninguem me tente explicar que precisamos de vender porque enquanto adepto não entendo! por mim renovava-se com todos os jogadores do plantel (exepto artur) mesmo que isso significa-se não haver contratações!
por isso não! não me oponho a um dono estrangeiro! se um qualquer peter lim chegasse ca e metesse craques absurdos (como aconteceu no chelsea ou PSG) assinava rapidinho por baixo
Mas não te iludas, o que os sócios estoiram  em merchandising, em quotas, em bilhetes em loucuras pelo clube, não representa mais do que 25M nas receitas. Como vês é muito pouco neste espectáculo e negócio que é o futebol.

CPA

Citação de: JoaoPedroLopes em 15 de Julho de 2014, 15:49

Este montante inclui:

"O empréstimo intercalar obtido junto do BES, cuja maturidade corresponde a Abril de 2014, é renovado automaticamente por períodos trimestrais." - Fonte R&C

Opinião pessoal - Não sendo de todo aconselhável podemos perfeitamente fazer novos E. Obrigacionistas.

"Em Janeiro de 2014, foi reduzido o montante máximo do programa de papel comercial de 40 para 24,6 milhões de euros e alterado o prazo do programa para 20 de Janeiro de 2019. De referir que o empréstimo associado ao programa de papel comercial tem sido renovado mensalmente, sendo a sua maturidade actual de Junho de 2014" - Fonte R&C

"Tenho poucas dúvidas que daqui até Setembro, multiplicar-se-ão as notícias sobre as  dificuldades financeiras da Benfica SAD, uma vez que quanto pior for a percepção da nossa situação económica e financeira, piores serão as condições de acesso ao financiamento para renovação dos empréstimos obrigacionistas. Quanto maior for o risco percepcionado, maior a taxa de juro que os investidores exigirão para investirem no nosso passivo." - O Porto está melhor que nós? Fez um à pouco tempo com uma taxa mais atractiva.

"E taxa de juro implícita nos nosso empréstimos é de quase 8%. Países, incluindo o nosso, caíram por menos.

Como podemos corrigir isso? Adoptando uma política financeira que permita libertar mais cash-flow operacional para amortizar passivo financeiro." - Perfeitamente de acordo.
A renovação trimestral dos 64M Euros do empréstimo do BES tem de ser acordada entre as partes. Ias ficar surpreendido com o impacto no aumento do spread de cada renovação.

Vou ter de sair, quando puder comento o resto.

Zetuga

LFV?

o que digo e' que vira' com a conversa de que a conjuntura mudou, que o pais onde estamos e' pequeno, que as instituicoes portuguesas nao conseguem acompanhar as nossas necessidades e estrategias de inovacao, e que isto so' se resolve com um investimento forte que implicara' a perda da maioria do capital. Ah, e "by the way, eu (LFV), tenho comigo o investidor correcto, voces sabem que eu nunca quereria o mal do Benfica e o fulano tal e' o ideal para continuar a minha obra"

Isto, sem deixar de pensar que ele proprio fizesse parte desse investimento...

odistraido

Quando se dizia que estavamos em falência técnica as pessoas achavam que isso era coisa sem importância.

R3nas

Impressão minha ou os clubes com relações com o BES estão a ser tratados de forma diferente?

Han

A ideia de que o BES "obriga" a vender é  infundada.
Pressupostos errados levam a conclusões erradas.

abar85

Citação de: Han em 15 de Julho de 2014, 16:06
A ideia de que o BES "obriga" a vender é  infundada.
Pressupostos errados levam a conclusões erradas.

Então é ainda mais incompreensível!

Velazquez

Citação de: JoaoPedroLopes em 15 de Julho de 2014, 15:49

Opinião pessoal - Não sendo de todo aconselhável podemos perfeitamente fazer novos E. Obrigacionistas

Epá não,por favor parem com isso