As Finanças do Benfica

Red Bullet

qto temos de "dar" ao BES no prazo de um ano?

Karel Alinho

Citação de: MALU15 em 15 de Julho de 2014, 23:33
Citação de: Karel Alinho em 15 de Julho de 2014, 23:03
Pergunta para os mais esclarecidos sobre estas questões:

Alguém sabe quem foram os principais subscritores dos empréstimos obrigacionistas? É que 85milhões não vêm só dos sócios, alguém meteu dinheiro no clube e há grande. Pergunto isto porque, com as restrições ao financiamento bancário, só vejo como solução um novo empréstimo obrigacionista. E será que os mesmos têm dinheiro para os subscrever de novo??

Convém teres presente que quer o empréstimo de 50M que nasceu em DEZ13 por 1 ano, quer o de 35M que nasceu em OUT13 também por 1 ano, não se referem a empréstimos por subscrição pública (como de 40M de 2013/16) mas sim a empréstimos com subscrição particular com taxa certamente atraente, e cuja colocação foi assegurada pelo próprio BES junto dos seus clientes, porque na altura havia liquidez no mercado.

Obrigado pelo esclarecimento. Portanto, a pergunta mantém-se: se a solução for um novo empréstimo obrigacionista, quem o vai subscrever? O BES neste momento deve achar estas questões "radioativas"...

MALU15

Citação de: Karel Alinho em 15 de Julho de 2014, 23:41
Citação de: MALU15 em 15 de Julho de 2014, 23:33
Citação de: Karel Alinho em 15 de Julho de 2014, 23:03
Pergunta para os mais esclarecidos sobre estas questões:

Alguém sabe quem foram os principais subscritores dos empréstimos obrigacionistas? É que 85milhões não vêm só dos sócios, alguém meteu dinheiro no clube e há grande. Pergunto isto porque, com as restrições ao financiamento bancário, só vejo como solução um novo empréstimo obrigacionista. E será que os mesmos têm dinheiro para os subscrever de novo??

Convém teres presente que quer o empréstimo de 50M que nasceu em DEZ13 por 1 ano, quer o de 35M que nasceu em OUT13 também por 1 ano, não se referem a empréstimos por subscrição pública (como de 40M de 2013/16) mas sim a empréstimos com subscrição particular com taxa certamente atraente, e cuja colocação foi assegurada pelo próprio BES junto dos seus clientes, porque na altura havia liquidez no mercado.

Obrigado pelo esclarecimento. Portanto, a pergunta mantém-se: se a solução for um novo empréstimo obrigacionista, quem o vai subscrever? O BES neste momento deve achar estas questões "radioativas"...
Eu não penso isso. O BES o que quer é negócios. Ganha uma comissão por "vender" aos seus clientes um produto atraente. Eu ponho é a questão se neste momento o Benfica não quererá começar a trabalhar com outros Bancos. Isto para alem de pensar que o LFV em NOV/DEZ13 não estaria já a pensar em amortizar uma boa parte destes 2 empréstimos agora em 2014 com vendas, pois não recorreu a empréstimos por subscrição pública a 3 anos, os quais não poderia amortizar antecipadamente se o pretendesse fazer.

P∑T∑7

Citação de: Gottschalk em 15 de Julho de 2014, 22:28
Citação de: P∑T∑7 em 15 de Julho de 2014, 22:27
O que mais me choca é que nada do que é feito no clube é colocado em causa. Nada. Zero. É só palminhas por essa net fora, porque, evidentemente, tudo o que se faz no Benfica é bem feito. E claro, os talibãs são os do SB, que querem uma invasão ao Benfica, que querem desestabilizar, que não querem o bem do Benfica.

Eu bem que posso agradecer ao SB pela sua existência porque para mim foi um grande abre olhos! Acordou-me para a realidade factual e não para uma realidade paralela onde muitos ainda vivem.

O actual SB, queres tu dizer.

Há não mais de uns 5, 6 anos atrás, havia muito mais vieirismo por aqui. Muito mais mais mesmo.

Só aqui me registei em 2009. Mas sim, noto que tem havido uma (boa) mudança e uma massa crítica cada vez maior. Um dia será grande. Muito grande. Resta saber se nessa altura ainda iremos a tempo e não teremos de penar de forma ainda mais violenta outra década a seco...

P∑T∑7

Citação de: MALU15 em 15 de Julho de 2014, 23:20
Citação de: peter_slb em 15 de Julho de 2014, 23:11
Citação de: MALU15 em 15 de Julho de 2014, 22:56
Citação de: peter_slb em 15 de Julho de 2014, 22:44
O que mais me choca é que nada do que é feito no clube é colocado em causa. Nada. Zero. É só palminhas por essa net fora, porque, evidentemente, tudo o que se faz no Benfica é bem feito. E claro, os talibãs são os do SB, que querem uma invasão ao Benfica, que querem desestabilizar, que não querem o bem do Benfica.

Eu bem que posso agradecer ao SB pela sua existência porque para mim foi um grande abre olhos! Acordou-me para a realidade factual e não para uma realidade paralela onde muitos ainda vivem.

Há não mais de uns 5, 6 anos atrás, havia muito mais vieirismo por aqui. Muito mais mais mesmo.

há 6 anos provavelmente eu era considerado "vieirista" por aqui e sempre fui contra essa conotação, há 6 anos havia um modelo de gestão diferente que recuperou o clube até ao ponto em que este estava equilibrado e em que se começava a poder apostar na vertente desportiva, durante 2/3 anos defendi essa visão neste fórum, mesmo com maus resultados desportivos e continuo a achar que estava certo em fazer essa defesa, porque o anterior modelo de gestão tinha feito o Benfica crescer mais lentamente, mas sustentadamente.
Ó Peter, mas olha que nos dias de hoje, tal como há 6 anos, a base dos fundamentos dos ataques  dos "anti-vieiristas" dominantes no forum são os mesmos. Eu diria mesmo tem havido muito conservadorismo nessa opinião dominante. Porque será?

lembro-me de ter várias discussões sobre finanças na altura, mas já não me lembro quais eram os fundamentos de quem criticava a gestão da direcção, se os fundamentos eram semelhantes não deviam ser, porque o modelo de gestão é completamente diferente, mas a idéia que tenho é que as críticas na altura advinham mais dos resultados desportivos.
O problema está em que eles nem sequer criticam a gestão (que concordo contigo é muito diferente). Os ataques são de natureza pessoal e a tudo o que mexer à sua volta, sejam os DSO`s, as casas do Benfica, ...  E quando assim é, está tudo dito.

Eles quem?

O que não falta é crítica fundamentada ao Vieira e sua direcção pelo que têm feito, seja a nível financeiro, seja a nível desportivo.

Essa não cola.

E claro que a crítica expande-se para lá do Benfica, porque como é evidente para toda a gente que tem dois dedos de testa, o Vieira trata o Benfica como um brinquedo, porque a sua real missão é enriquecer nos seus negócios pessoais.

Há dúvidas?

AG

Do que recordo dessa época, tendo-me registado em 2008 - sendo que já lia muitos posts de outubro/novembro de 2007 em diante - as discussões eram muito mais polarizadas, ou seja, quem defendia/atacava a gestão de LFV era muito mais incisivo, raiando o insulto muitas vezes. Naturalmente que à época, eram muito mais aqueles que defendiam Vieira - o que é normal, tendo em conta que o clube estava a nível estrutural muito melhor que o passado recente. E os insucessos desportivos de LFV eram menores...
Passado todo este tempo, as coisas estão muito mais equilibradas e, sobretudo, o nível da discussão subiu bastante. Já se efectuam excelentes análises financeiras sobre o clube, o qual este tópico é testemunha.

P∑T∑7

Estes gráficos abaixo têm cerca de 1 ano e meio. Mas... a situação já piorou. O último R&C do 1º Trimestre assim o prova.

Limpinho, limpinho.

JoaoPedroLopes

Até manhã povo de boa índole.

miki_moto

Esta merda está mesmo a deixar-me deprimida.. afinal de contas o Benfica é uma das principais razões que mantém a minha saúde mental estabilizada.. as coisas podem estar a correr mal na vida de uma pessoa, mas depois encontramos algum alento no nosso clube por exemplo.. é quase um pilar da sociedade.. e ver esta falta de transparência e incerteza em relação futuro, coloca uma pessoa numa situação de insegurança e fragilidade quase estúpida se vista com distanciamento.. estas pessoas não têm noção que mexem com a vida das pessoas..

fmocorreia

O Benfica precisava desta época de sucesso para vender os jogadores de forma sobrevalorizada, o problema disto tudo é que os jogadores quiseram também sair, obrigando o clube a vender ao desbarato.

Face aos 75M que ainda temos que pagar ao BES este ano e à entrada de dinheiro com vendas que houve até agora, cerca de 30M se o Oblak for mesmo 16M para o benfica, ainda restam 45M para gerar até ao final de Agosto, que por coincidente que seja é um valor que está em tudo relacionado com os valores aproximados de venda do Gaitan e Enzo.

Temos ainda a registar as entradas que houve no plantel, nenhum nome sonante, nem nenhum jogador para partir tudo esta época, mas que têm um custo.

Depois temos a grande desvantagem de nunca conseguirmos fazer negócios ao mesmo nível monetário que o clube da zona norte faz. Estão a investir forte em jogadores já feitos e que vão apresentar resultados no imediato e ainda assim a venda de 3 jogadores vai cobrir estas compras e ainda consegue pagar a divida de 30M que tem este ano.

alemao1981

Citação de: fmocorreia em 16 de Julho de 2014, 13:30
...e ainda assim a venda de 3 jogadores vai cobrir estas compras e ainda consegue pagar a divida de 30M que tem este ano.

Entao nao vai...

ElMagoSLB

Porque não mudar o nome do tópico para "O buraco do Benfica"?

Mephisto

Citação de: ElMagoSLB em 16 de Julho de 2014, 13:54
Porque não mudar o nome do tópico para "O buraco do Benfica"?
O Sr. Presidente já tem tópico.

Miklosf0rev3r

Citação de: miki_moto em 16 de Julho de 2014, 01:02
Esta merda está mesmo a deixar-me deprimida.. afinal de contas o Benfica é uma das principais razões que mantém a minha saúde mental estabilizada.. as coisas podem estar a correr mal na vida de uma pessoa, mas depois encontramos algum alento no nosso clube por exemplo.. é quase um pilar da sociedade.. e ver esta falta de transparência e incerteza em relação futuro, coloca uma pessoa numa situação de insegurança e fragilidade quase estúpida se vista com distanciamento.. estas pessoas não têm noção que mexem com a vida das pessoas..
Para quem passou, como eu, Benfiquista nas décadas de 90's e 00's esta pré-epoca é para meninos.

sazuke

"falência? não sabem o que dizem. se vendermos os jogadores todos, pagamos o passivo e ainda sobra"

challenge accepted