As Finanças do Benfica

J Pinto

Pelas contas que andam aí (em blogs de clubes) é assim:

Os jogos em casa valem isto (10 anos)
Benfica - 300 ME (100 da BTV) - 400 TOTAL
30 ME/época apenas pelos jogos em casa

Porto - 170 (50 do porto canal, o que perfaz 220 de TV)
Contrato é de 457,5 TOTAL (resto dos valores do contrato referem-se à PUB estática, patrocinador e afins)
17 ME/época apenas pelos jogos em casa

Sporting - 145 (50 do sporting canal, o que perfaz 185) -
Contrato é de 515 TOTAL  (resto dos valores do contrato referem-se à PUB estática, patrocinador, pay per view e afins)
14,5 ME/época apenas pelos jogos em casa

SC Braga - 100 TOTAL
10 ME/época apenas pelos jogos em casa

É isto?

DC1989

Deixando um pouco de lado a NOS e MEO, alguém me sabe esclarecer sobre o assunto do blog abaixo?!

:o :flagglorioso:

http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2015/12/casillas-vs-emirates.html

MOSTO1975

Citação de: J Pinto em 31 de Dezembro de 2015, 00:33
Gostaria que alguém com conhecimentos respondesse a isto, mesmo com valores que, todos sabemo, são previsões.

O Benfica assinou acordo com a NOS por aproximadamente 400 ME. Supostamente, 300 ME refere-se apenas aos jogos do Benfica em casa e 100 ME à BTV. Certo?

Portanto, 300 ME, a 10 anos, dá 30 ME/época (jogos em casa).
Portanto, 100 ME, a 10 anos, dá 10 ME/época (BTV)

O que falta juntar (o que não está no acordo e que está nos outros contratos assinados por porto e sporting):

- direito de exploração da publicidade estática e virtual da "catedral"
Sabe-se que, na época passada, a Sagres terá pago 4 ME por uma bancada e nome nas costas do Manto Sagrado, enquanto a Coca Cola terá pago 1,5 ME. Portanto, 5,5 ME/ano
55 ME em 10 anos

- principal patrocinador. A Fly tem acordo por três anos, a rondar os 30 ME. Deve dar 10 ME/época. Portanto, fácil...
100 ME em 10 anos

Portanto, a 10 anos, o Benfica arrecada, pelo menos, 555 ME.

Depois, temos, ainda, o patrocínio da Adidas, que ronda os 4 ME (40 ME a 10 anos).

E ainda deveremos ter o naming, à razão de 10 ME/época ( 100 ME).

Portanto, tudo junto poderá chegar aos 700 ME! 700 ME!

Adidas paga 8 a 10M ano dependendo da performance desportiva

JFCR

Caros, vejo muitos a fazerem contas baseado no facto do Benfica representar 55% do mercado televisivo. Presumo que 55% é a percentagem de adeptos no total, mas na venda dos jogos em casa o que interessa é as audiências. Ora, muitos Benfiquistas também veem os jogos do fcp e scp (o contrário também acontece). Ontem, na CMTV pela 1ª vez vi alguém a falar sobre isso e com números (que não sei se serão verdadeiros) que diziam que a audiência média dos jogos do scp é 90% dos do Benfica e os do fcp é 80%. Sendo assim, a distribuição justa pelos direitos dos jogos é o scp receber 90% do que o Benfica recebe e o fcp receber 80%. Penso que com estes valores de audiências, o fcp fez a melhor venda, pois vendeu a um valor superior a 80% do Benfica e o scp foi comido pois tendo mais audiências que o fcp recebe menos e recebe menos de 90% do Benfica.
Em relação aos canais, mais uma vez o que interessa é as audiências. Aqui é mais difícil de calcular, pois é difícil de prever as audiências da BTV sem subscrição e sem os jogos da equipa principal do Benfica em casa e as ligas inglesa, italiana, francesa, etc. Em todo o caso recebemos bem mais que o fcp e scp pelo canal (pelas minhas contas +40%). No canal, conseguimos valorizar bem essa venda.

infeh

Não se pode avaliar apenas as audiências médias. Estamos a falar de canais premium, onde existe uma subscrição, tem que ser também avaliada/recompensada a capacidade de atrair clientes. E nesse item o Benfica ganha de longe aos outros dois estarolas..

MALU15

Benfica vai renegociar acordo com Nos já em Janeiro

31/12/2015

O Benfica deu o pontapé de saída na assinatura dos acordos dos clubes com as operadoras para a venda de direitos televisivos, quando assinou no dia 2 de Dezembro um contrato com a Nos no valor de 400 milhões de euros por 10 anos. Um passo que, segundo o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, contribuiu para aumentar os valores deste negócio, incluindo para os rivais.

"É evidente que são três excelentes acordos, mas os contratos com o FC Porto e o Sporting só foram possíveis porque o Benfica voltou a liderar o processo e demonstrou que os valores que eram pagos em Portugal pelos direitos televisivos eram inacreditavelmente baixos", disse o presidente do clube da Luz ao jornal A Bola.

Luís Filipe Vieira confirmou ainda a existência de uma cláusula de salvaguarda no contrato da Nos que, como foi noticiado, permite rever os valores em alta caso os montantes dos rivais sejam superiores.
E adianta que a renegociação vai ter lugar já no próximo mês: "Em Janeiro estaremos de novo sentados à mesa com a Nos, algo que já está contemplado no nosso acordo", sustentou.

Questionado sobre as críticas do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, aos contratos do Benfica e do Porto, Luís Filipe Vieira comentou apenas: "Continuo a ver o presidente do Sporting muito interessado em comentar os assuntos dos outros clubes. Felizmente, o conhecimento que possui sobre esta matéria é igual ao que tem sobre a necessidade de se cumprirem contratos".

No que toca ao passivo do clube, que se situava em 432,2 milhões de euros no primeiro trimestre, o líder dos encarnados refuta que seja "insustentável" e "ingerível", como tem sido dito. E garante que "há dois anos que o Benfica não vai buscar um tostão à banca, há dois anos que vivemos das nossas receitas e ainda assim conseguimos amortizar passivo".

Aí está ele a mostrar que "os tem de aço" e que sabe escolher o momento adequado para os por de fora.

baar99

Acho que o que ele referiu das contas está certo. Que não andamos a aumentar a divida.

Pensava que o passivo bancário andaria á volta dos 260M e não dos 310M como ele diz. Sendo assim ainda mais temos de reduzir pois 17M de juros é obra e faz falta para muita coisa.

warding

Citação de: JFCR em 31 de Dezembro de 2015, 09:37
Caros, vejo muitos a fazerem contas baseado no facto do Benfica representar 55% do mercado televisivo. Presumo que 55% é a percentagem de adeptos no total, mas na venda dos jogos em casa o que interessa é as audiências. Ora, muitos Benfiquistas também veem os jogos do fcp e scp (o contrário também acontece). Ontem, na CMTV pela 1ª vez vi alguém a falar sobre isso e com números (que não sei se serão verdadeiros) que diziam que a audiência média dos jogos do scp é 90% dos do Benfica e os do fcp é 80%. Sendo assim, a distribuição justa pelos direitos dos jogos é o scp receber 90% do que o Benfica recebe e o fcp receber 80%. Penso que com estes valores de audiências, o fcp fez a melhor venda, pois vendeu a um valor superior a 80% do Benfica e o scp foi comido pois tendo mais audiências que o fcp recebe menos e recebe menos de 90% do Benfica.
Em relação aos canais, mais uma vez o que interessa é as audiências. Aqui é mais difícil de calcular, pois é difícil de prever as audiências da BTV sem subscrição e sem os jogos da equipa principal do Benfica em casa e as ligas inglesa, italiana, francesa, etc. Em todo o caso recebemos bem mais que o fcp e scp pelo canal (pelas minhas contas +40%). No canal, conseguimos valorizar bem essa venda.
Precisamente! Fui à procura de dados pre-BTV e encontrei este post do Theroux:
http://serbenfiquista.com/usernews/audi%C3%AAncias-tv-e-share-dos-3-grandes-2008-11

Nº médio de espectadores em % de 2008 a 2011:
Benfica - 36%
Porto - 34%
Sporting - 30%

Daí que os valores dos contratos não me parecem de todo descabidos, mas ainda bem que o LFV meteu para lá umas cláusulas (desta vez). Acho até saudável que clubes como o Braga assinem por valores muito interessantes. É do interesse de todos que a liga fique mais competitiva e do Benfica que os clubes de 2º nível tenham capacidade para pagar pelos jovens formados na academia que não servem para a A. :P

infeh

O que se tem que avaliar é os clientes que o Benfica é capaz de atrair. Esses clientes até podem ver os outros clubes, mas só o vêem porque assinam para ver o Benfica..

Gostava de ver o número espectadores médios antes do Benfica sair da Sporttv, e depois de termos BTv. Aí é que se tem a verdadeira analise do valor acrescentado..

KunAguero16

Citação de: MALU15 em 31 de Dezembro de 2015, 09:59

31/12/2015

Questionado sobre as críticas do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, aos contratos do Benfica e do Porto, Luís Filipe Vieira comentou apenas: "Continuo a ver o presidente do Sporting muito interessado em comentar os assuntos dos outros clubes. Felizmente, o conhecimento que possui sobre esta matéria é igual ao que tem sobre a necessidade de se cumprirem contratos".

enzogaitan

Citação de: MALU15 em 30 de Dezembro de 2015, 14:02
Citação de: sergio19azb em 30 de Dezembro de 2015, 13:18
O Vieira se fosse um tipo com colhoes esclarecida esta merda toda... Valores pagos pela Emirates, adidas, estática e tudo mais. Depois os lagartos que fizessem as contas.
Ele tem-os e de aço, e por isso é que não não reage a quente como faz o comparsa do BC. Nestas matérias o segredo  é a alma do negócio, e faz ele muito bem.
Vamos todos sonhar que é por causa disso que ele o faz...

Despertar

As vacas magras ja eram suponho pela dimensao astronomica deste negocio pizzi. Durou 6 meses o novo paradigma

divica

Citação de: MALU15 em 31 de Dezembro de 2015, 09:59

31/12/2015

O Benfica deu o pontapé de saída na assinatura dos acordos dos clubes com as operadoras para a venda de direitos televisivos, quando assinou no dia 2 de Dezembro um contrato com a Nos no valor de 400 milhões de euros por 10 anos. Um passo que, segundo o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, contribuiu para aumentar os valores deste negócio, incluindo para os rivais.

"É evidente que são três excelentes acordos, mas os contratos com o FC Porto e o Sporting só foram possíveis porque o Benfica voltou a liderar o processo e demonstrou que os valores que eram pagos em Portugal pelos direitos televisivos eram inacreditavelmente baixos", disse o presidente do clube da Luz ao jornal A Bola.

Luís Filipe Vieira confirmou ainda a existência de uma cláusula de salvaguarda no contrato da Nos que, como foi noticiado, permite rever os valores em alta caso os montantes dos rivais sejam superiores.
E adianta que a renegociação vai ter lugar já no próximo mês: "Em Janeiro estaremos de novo sentados à mesa com a Nos, algo que já está contemplado no nosso acordo", sustentou.

No que toca ao passivo do clube, que se situava em 432,2 milhões de euros no primeiro trimestre, o líder dos encarnados refuta que seja "insustentável" e "ingerível", como tem sido dito. E garante que "há dois anos que o Benfica não vai buscar um tostão à banca, há dois anos que vivemos das nossas receitas e ainda assim conseguimos amortizar passivo".

Aí está ele a mostrar que "os tem de aço" e que sabe escolher o momento adequado para os por de fora.

Mas o passivo não aumentou no ultimo relatório de contas?

JFCR

infeh, percebo o teu ponto de vista e com os teus argumentos até consigo perceber que deve ser um misto de audiências com capacidade de atração de clientes.
Em todo o caso não podemos dizer que do bolo todo, ficamos com 55%. Isto porque muitos Benfiquistas continuam a pagar a Sportv e veem os jogos do scp e fcp.
Penso que a única maneira justa de fazer a distribuição do bolo seria em pay-per-view. Se os jogos fossem em pay-per-view, os pequenos receberiam muito mais que recebem.
Não podemos é dizer que por termos 55% dos adeptos, ficamos com 55% do bolo, como repetidamente se argumenta por aqui. 

Maldini

Sustentabilidade... Sustentabilidade...