As Finanças do Benfica

Benfiquista15

Citação de: SLBCARLOS em 01 de Junho de 2016, 22:05
A venda do Renato e até o Nico contam neste R&C?

Não. Nem os quartos de final da Champions.

Benfiquista de braga

Citação de: osanto em 01 de Junho de 2016, 13:07
Citação de: T1n0_SLB em 01 de Junho de 2016, 12:43
Não há muito interesse em se ter lucros elevados, não te esqueças dos impostos.

Quem me dera a mim pagar a taxa máxima de IRS....

Até a teres... a seguir, quererias baixar esse valor ou até a taxa...

Benfiquista de braga

Citação de: redeagle7 em 01 de Junho de 2016, 14:45
Não percebo um cu destes assuntos e como tal prefiro não falar sobre eles nem de forma indignada nem de forma entusiástica.

Acho que a maioria do pessoal aqui está como eu, não percebe um cu disto, mas é sempre giro reagir de forma ora dramática, ora entusiástica, sempre no sentido que o vento sopra para as suas bandas.

Eu tento me dar ao trabalho de ler sem opinar muito e posso dizer que tenho aprendido... Com essas historia de melões e amortizações, dívida, passivo e capitais próprios muito se vai melhorando se a intenção for ler tudo com espírito analítico... uma arte que se vai aprendendo... O Benfica alem de nos dar alegrias, também nos permite aprender sobre números... e já agora sobre agricultura :)

faltam 9 paginas (a hora que estou a escrever) para acabar de ler este tópico e ter subir mais uns degraus no conhecimento que muitos companheiros nos têm dado... Obrigado a todos

MALU15

Citação de: CitriC em 01 de Junho de 2016, 21:12

Citação de: MALU15 em 01 de Junho de 2016, 15:51
Citação de: GengisKhan em 01 de Junho de 2016, 15:32
Citação de: MALU15 em 01 de Junho de 2016, 15:02
Citação de: redeagle7 em 01 de Junho de 2016, 14:51
Citação de: ineedmarshmallows em 01 de Junho de 2016, 14:48
Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Junho de 2016, 14:47
Citação de: ineedmarshmallows em 01 de Junho de 2016, 14:41
http://www.maisfutebol.iol.pt/contas/liga/sad-do-benfica-em-falencia-tecnica-pela-primeira-vez-desde-2014

:huh:
Titulo sensasionalista para a lagartada ! Nada a que esse grupo de CS não nos tenha habituado !
Os lagartos já apresentaram as suas contas?

Ouvi dizer que aquilo está tão mau que até deve custar publicar...mas tem que ser publicado.
Não sei, não pesco nada disto hehehe.

Se calhar estão à espera de uma contratação daquelas que mete a malta com o pito aos saltos para apresentarem as contas no mesmo dia e a coisa passar assim de fininho lol.
Eles já publicaram pela calada da noite, e por isso é que elas não vêm reportadas na imprensa.
Deram prejuízo de 17M, com os custos com pessoal a duplicarem e com aumento dos empréstimos bancários, mesmo sem terem pago  à Doyen.

Nem provisionaram esse valor?

Mas a decisão foi antes de 31Mar2016, como não fazem isto?

Eu defendia que sempre deveriam ter feito com o caso ainda em tribunal, visto que o valor estava em disputa.

Será uma tentativa de mascarar o FP financeiro?
Não. Eles fizeram a provisão dos 14,? M. Mas uma coisa é provisionarem (mesmo sem juros) outra coisa bem diferente são os efeitos no balanço quando tiverem de pagar. Nessa altura ou o têm disponível ou o pedem emprestado.

O Sporting não pode contrair novos empréstimos, devido ao acordo assinado entre eles e o BCP e NB, aquando da reestruturação financeira.

A meu ver poderão utilizar factoring com a venda de um jogador de modo a receberem logo o dinheiro de uma venda.
mas olha que eu acho que isso não é assim tão taxativo, e basta veres o resumo da Dem de fluxos de caixa (Pag. 17) destas contas que o défice do período foi financiado por empréstimos bancários:

. Saldo fluxo actividades Operacionais                -17,5M
. Saldo fluxo actividades Investimento                  5,1M
. Saldo fluxo actividades Financiamento              10,2M  (via empr.       
     obtidos)
. Saldo variação de caixa e seus equivalentes        2,2M

10,2M = -17,5+5,1+2,2
-

Maldini

Citação de: CitriC em 01 de Junho de 2016, 16:53
Citação de: Maldini em 01 de Junho de 2016, 16:26
Podemos ou não concluir que a mudança de paradigma não está assim tão visível ...

Mantemos um monumental passivo ...

Mantemos custos altíssimos ...

Mantemos rendimentos altíssimos com vendas de jogadores ...

O passivo igual ...

Portanto digo aqui o mesmo que opinei um dia sobre os porcos ..." vendas de milhões ... passivo de milhões ... onde anda o dinheirinho!!!!!!!!!!!!! ....

no bolso do LFV, e como o bolso do LFV já rebenta pelas costuras, eu surripiei uns quantos milhões :)

Estás com mais sorte do que eu pois a mim do meu bolso e para o meu nosso Benfica só sai dinheiro ...

Fico tambem satisfeito porque o passivo voltou a aumentar e continuamos com contas no minimo estranhas e que na minha opiniao colocam o Benfica em risco...

Mantemos um passivo monumental apesar de tudo e mais alguma coisa, mas como percebo pouco disto devo acreditar naqueles que acreditam nesta gestao financeira... Pois eu acredito nesses mas esta gestao é no minimo estranha mas quem sou eu... Apenas socio, adepto, louco pelo Benfica... Algo que o grande guru das finanças nao é. .. Dso

Glorificus

Alguém me explica como é que se gasta 8M€ em transacções de direitos de atletas num total de 24M€ em vendas??  33% do valor das vendas foram para intermediaros.

Mija_na_escada

Deixem-me tentar explicar o porquê da (anunciada) mudança de paradigma (ainda?) não ter apresentado grande resultado.

Temos 4 tipo de custos principais:

Custos com o plantel (Fixos - Salários e Variáveis - Prémios)
Fornecimentos e Serviços Externos (FSE)
Custos Financeiros (essencialmente Juros de empréstimos)
Amortizações 

De modo muito simples, o que são amortizações?
Basicamente quando compramos um jogador por 10 milhões num contrato de 5 anos temos de amortizar 10/5 = 2M por ano durante os 5 anos de contrato.

Para simplificar, imaginem que todos os jogadores do Benfica tinham um contrato de 5 anos e por ano gastávamos 40M em jogadores.

No primeiro ano pagaríamos 40/5 = 8M em amortizações (sem contar com amortizações de contratações passadas)
No segundo ano pagaríamos 40*2/5 = 16M em amortizações
...
No quinto ano pagaríamos 40*5/5 = 40M em amortizações

Agora, imaginem que decidimos apostar na formação, e em vez de 40M por ano, vamos gastar 20M. Isto quer dizer que de repente ficamos com menos 20M de despesa? Não.

No sexto ano pagaríamos (40*4+20)/5 = 36M em amortizações
No sétimo ano pagaríamos (40*3+20*2)/5 = 32M em amortizações
...
No décimo ano pagaríamos 20*5/5 = 20M em amortizações

Portanto, só cinco anos depois de começarmos a cortar é que teríamos os tais 20M a menos de despesa.

Fazendo o paralelismo com o Benfica, tivemos 6 épocas a investir 35-40M por ano. A não ser que se venda grande parte dos jogadores mais caros, vamos continuar a pagar amortizações dessas compras nos próximos 2-3 anos, mesmo que de repente, e por absurdo, não se gastasse mais um cêntimo a contratar ninguém.

Realisticamente, se não vendermos metade do plantel (e espero que não), durante esse tempo todo será difícil termos lucros muito significativos devido a essas amortizações altas, e portanto, os custos financeiros também não descem significativamente.

Como acelerar este processo?

Vender os nossos jogadores mais caros - O problema é que seria difícil manter a mesma competitividade.

Comprar jogadores mais baratos - Mais uma vez, difícil manter a mesma competitividade. Além disso, jogadores a custo zero tipo Jonas, normalmente significam prémios de assinatura e salários elevados.

Baixar drasticamente os salários - Obviamente isso implicaria vender os jogadores que ganham mais. And again, o problema será manter a mesma competitividade. Normalmente os campeões são as equipas que pagam mais salários, e enquanto os nossos rivais continuarem com esta politica (suicida) nós dificilmente poderemos fazer diferente.

Vender o "entulho" - Claramente uma boa opção, mas é preciso haver quem compre o "entulho". Normalmente as equipas mais pequenas preferem ter o teu entulho por empréstimo do que pagar por ele.

Não comprar "entulho" - Ainda melhor :) Poupa-se salários, comissões, amortizações... No entanto é um bocado irrealista pensar que se vai acertar sempre nas contratações. Além disso, mesmo que agora isso comece a acontecer, vamos continuar a pagar amortizações dos que cá estão.

Eu pessoalmente, nem critico muito contratações como o Djuricic porque mesmo que lhe falte muita coisa, tem aquilo que é mais importante - talento. Agora quando contratas 10 jogadores por época que toda a gente percebe ao fim de um toque na bola que nunca irá calçar no Benfica não há orçamento que resista...

Aquilo que eu acho que vai acontecer é um bocado (pouco) de cada uma. Como tal, dificilmente veremos grandes melhorias a curto prazo nas nossas contas. Se as coisas forem bem feitas, essas melhorias irão aparecer daqui a 2-3 anos. Vamos ver é se as coisas vão ser bem feitas...

Espero ter ajudado a esclarecer alguma coisa e peço desculpa por qualquer erro e pelo post longo

Abraços tricampeões ;)

Tifosi

Citação de: Schweisen Tiger em 01 de Junho de 2016, 20:39
O abate significativo no passivo terá de vir da diminuição do serviço de divida dos empréstimos obtidos. Eu não acredito que o passivo do Benfica reduza para metade...isso é folclore. Se conseguimos posicionar o nosso passivo estabilizado nos 350 milhões, já será um feito notável.

A grande preocupação está aqui:

Empréstimos obtidos - corrente
Empréstimos bancários
Novo Banco
89 000
22 500

Papel Comercial
30 000

São estes 142 milhões de euros no passivo corrente, logo a vencer a 1 ano (em principio) que nos obrigarão a vender, além do Renato Sanches e do Gaitan, mais dois ou três jogadores.
Mas já se sabe que teremos de ir buscar mais um MC (espero que Talisca não conte) e querendo eu que não voltemos a fazer de barriga de aluguer num qualquer Betencourt devem ser precisos investir qualquer coisa como 10 a 15M€ (se bem que estes dificilmente são pagos a pronto).

Então mas quanto é que precisamos mais, ceteris pari bus???

Os emprestados chegam???

MALU15

Citação de: Glorificus em 01 de Junho de 2016, 23:02
Alguém me explica como é que se gasta 8M€ em transacções de direitos de atletas num total de 24M€ em vendas??  33% do valor das vendas foram para intermediaros.

Essa rubrica diz respeito a gastos com transacções de direitos de atletas, incluindo portanto outras operações que não só as vendas. Se vires o detalhe que está no R&C de 31DEZ15 facilmente compreendes isso:

Gastos com transações de direitos de atletas
Gastos associados a alienações de direitos de atletas       (2.450)
Abates de direitos de atletas                                          (1.976)
Alienações de direitos de atletas                                     (619)
Outros gastos e perdas                                                  (1.223)
                                                    total                         (6.268)

Maldini

Citação de: Mija_na_escada em 01 de Junho de 2016, 23:03
Deixem-me tentar explicar o porquê da (anunciada) mudança de paradigma (ainda?) não ter apresentado grande resultado.

Amortizações 

Basicamente quando compramos um jogador por 10 milhões num contrato de 5 anos temos de amortizar 10/5 = 2M por ano durante os 5 anos de contrato.

Para simplificar, imaginem que todos os jogadores do Benfica tinham um contrato de 5 anos e por ano gastávamos 40M em jogadores.

No primeiro ano pagaríamos 40/5 = 8M em amortizações (sem contar com amortizações de contratações passadas)
...

Agora, imaginem que decidimos apostar na formação, e em vez de 40M por ano, vamos gastar 20M. Isto quer dizer que de repente ficamos com menos 20M de despesa? Não.

...

Portanto, só cinco anos depois de começarmos a cortar é que teríamos os tais 20M a menos de despesa.

Fazendo o paralelismo com o Benfica, tivemos 6 épocas a investir 35-40M por ano. A não ser que se venda grande parte dos jogadores mais caros, vamos continuar a pagar amortizações dessas compras nos próximos 2-3 anos, mesmo que de repente, e por absurdo, não se gastasse mais um cêntimo a contratar ninguém.

Realisticamente, se não vendermos metade do plantel (e espero que não), durante esse tempo todo será difícil termos lucros muito significativos devido a essas amortizações altas, e portanto, os custos financeiros também não descem significativamente.

Vender os nossos jogadores mais caros - O problema é que seria difícil manter a mesma competitividade.

Comprar jogadores mais baratos - Mais uma vez, difícil manter a mesma competitividade. Além disso, jogadores a custo zero tipo Jonas, normalmente significam prémios de assinatura e salários elevados.

Baixar drasticamente os salários - Obviamente isso implicaria vender os jogadores que ganham mais. And again, o problema será manter a mesma competitividade. Normalmente os campeões são as equipas que pagam mais salários, e enquanto os nossos rivais continuarem com esta politica (suicida) nós dificilmente poderemos fazer diferente.

Vender o "entulho" - Claramente uma boa opção, mas é preciso haver quem compre o "entulho". Normalmente as equipas mais pequenas preferem ter o teu entulho por empréstimo do que pagar por ele.

Não comprar "entulho" - Ainda melhor :) Poupa-se salários, comissões, amortizações... No entanto é um bocado irrealista pensar que se vai acertar sempre nas contratações. Além disso, mesmo que agora isso comece a acontecer, vamos continuar a pagar amortizações dos que cá estão.

Eu pessoalmente, nem critico muito contratações como o Djuricic porque mesmo que lhe falte muita coisa, tem aquilo que é mais importante - talento. Agora quando contratas 10 jogadores por época que toda a gente percebe ao fim de um toque na bola que nunca irá calçar no Benfica não há orçamento que resista...

Aquilo que eu acho que vai acontecer é um bocado (pouco) de cada uma. Como tal, dificilmente veremos grandes melhorias a curto prazo nas nossas contas. Se as coisas forem bem feitas, essas melhorias irão aparecer daqui a 2-3 anos. Vamos ver é se as coisas vão ser bem feitas...

Espero ter ajudado a esclarecer alguma coisa e peço desculpa por qualquer erro e pelo post longo

Abraços tricampeões ;)

E deixamos de investir os 35/40 milhoes?

E deixaremos de comprar entulho?

E alguma vez deixaremos de ter entulho?

E alguma vez veremos essa mudança em 5 anos?

N acredito minimamente...

Flirt4ever

Amortizações 

...

...

Abraços tricampeões ;)
Então mas já fizemos isso... vendemos uma carrada de titulares à 2 anos e.... não se alterou nada.....

Benfiquista de braga

Depois de ler e reler os vossos textos, consegui perceber o atraso nos resultados pelo período de amortização do investimento.

Tenho uma dúvida: Se eu tivesse 100 Milhões de euros, e de uma forma empresarial o quisesse emprestar ao Benfica com uma taxa de 1% e por um período de 10 anos num empréstimo com prestações trimestrais, ajudaria o clube a melhorar as suas contas?

Seria a forma mais rápida de ajudar o clube? um fundo de investimento de 100 Milhões para comprar melões (e não pepinos) seria melhor?

Abraço e obrigado a todos que nos tentam ajudam a perceber as contas...

fabioLupi

Amortizações 

...

...

Abraços tricampeões ;)
Já agora amortizações nada tem haver com pagamentos como escreves te

Mija_na_escada

@Flirt4ever
Sim é verdade que vendemos um monte de titulares há dois anos, mas quantos jogadores caros é que compraste desde aí? Assim de cor, e sem por em causa se são bons reforços ou não, só em Jimenez, Jovic e Mitroglu tão 25M que se amortizares em 5 anos serão 5M por ano.

@Maldini
Eu acredito que com RV hajam ligeiras melhorias, mas também concordo contigo. Vais continuar a pagar +50M em salários, gastar uns 25M ou mais por ano em contratações, muitas delas entulho, pagar comissões parvas, etc...
Mas quando eu digo melhorias "significativas" nos próximos anos falo numa redução de custos financeiros de 3-5M e uma ligeira diminuição do passivo. Já ficava bem contente :) Cenas tipo, reduzir o passivo para metade são utopia.

@fabioLupi
True, eu não sou um expert nisto, nem nada que se pareça, mas a ideia tá razoavelmente certa acho eu

BBpT

Citação de: MALU15 em 01 de Junho de 2016, 23:17
Citação de: Glorificus em 01 de Junho de 2016, 23:02

Essa rubrica diz respeito a gastos com transacções de direitos de atletas, incluindo portanto outras operações que não só as vendas. Se vires o detalhe que está no R&C de 31DEZ15 facilmente compreendes isso:

Gastos com transações de direitos de atletas
Gastos associados a alienações de direitos de atletas       (2.450)
Abates de direitos de atletas                                          (1.976)
Alienações de direitos de atletas                                     (619)
Outros gastos e perdas                                                  (1.223)
                                                    total                         (6.268)

podes traduzir para leigos sff?