As Finanças do Benfica

Maka

Citação de: helderrocha em 11 de Outubro de 2017, 19:27
Citação de: pempitas em 11 de Outubro de 2017, 18:36
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 11:37
Citação de: pempitas em 11 de Outubro de 2017, 11:29
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 10:52
Citação de: pempitas em 11 de Outubro de 2017, 10:42
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 09:37
Vou começar a vir aqui de manhã, fico logo mais animado.
Estamos com umas contas espetaculares, os outros é que estão todos podres.

Depois lembro-me que nós é que vendemos tudo que mexe ao fim de 6 meses, somos agora um "clube" vendedor por natureza e que temos uma equipa cada ano mais miserável.

Já os falidos aguentam as suas pérolas como os Patrícios e os Gelsons 3, 4, 5, 6 anos, como os clubes de futebol, ainda conseguem investir na equipa e... fico confuso e ligeiramente deprimido, outra vez...

Todos nós temos vizinhos, conhecidos, amigos, amigos de amigos, que trocavam de carro todos os anos, tinham uma moto de água na garagem, passavam férias no estrangeiro (devidamente documentadas nas redes sociais, para que todos vejam). E depois... coiso!

Os financiadores demoram a assumir as imparidades, ninguém gosta de atirar a toalha ao chão, mas o dia chega.

Mas pode de facto ser deprimente assistir, para quem vive dentro das suas possibilidades e honra os seus compromissos.

O que é deprimente assistir é ver alguém a vender todos os anos o recheio da casa, obras de arte, quadros, antiguidades, sofás em pele, para pagar as contas, depois a comprar mobília do IKEA em substituição, mas a manter a pose de rico e a dizer que são remodelações do arquitecto e que agora aquilo não é bem uma casa, é um show room, para venda de mobiliário.

E, além de fazerem os outros de parvos com esta conversa, ainda falam da vida do vizinho, que até vai fazendo uma vida normal: - Ai, ele é que está mal, nem imaginam!

Essa analogia só é válida para quem ainda não entendeu o modelo de negócio adotado pela SAD, que é muito claro: investir em jovens jogadores (aquisições e formação), valorizá-los para obter futuras mais valias e equilibrar orçamentos.

Mais do que móveis IKEA, o Benfica atual adquire a madeira para trabalhar os mobiliário. Alguma tem bicho, é fodido, mas é um dano colateral.

Em termos absolutos estas política tem sido extraordinariamente bem sucedida. Pode-se é não gostar.

Desculpa mas isso é a forma de olhar para o Benfica atual tipo fábula de La Fontaine.
Diz-me lá o que é que o Benfica valorizou no Cancelo e no Bernardo, por exemplo.
Quanto valeriam hoje?
O Benfica vende tudo, porque está aflito, porque gastou e gasta muito e mal, essa é a verdade.
O resto, a conversa da política de engorda, para vender com mais valia, é uma valente treta.
Nenhum clube do mundo vende 20 jogadores importantes em 3 anos.
Isso é desespero. Só!

Quanto à "política extraordinariamente bem sucedida", é verdade que o Benfica ainda foi campeão 3 anos, depois de se pôr a vender tudo, mas a fatura já está aí para pagar: equipa velha e cansada, menos competitiva, vergonhas na europa, champions em risco,..
É continuar a aplaudir esta "política"...

Começo pelo fim. Este é um tópico de finanças, pelo que deixo o desportivo de lado. Foi extraordinariamente bem sucedida do ponto de vista meramente económico. Basta comparar mais valias provenientes de transferências com as amortizações. E não, não adianta individualizar jogador A ou B que foi um flop. Este tipo de análise faz-se pelo todo, nunca particularizando, caso contrário até o Warren Buffet é um investidor da treta, porque também falha.

Agora o início: o Bernardo e o Cancelo foram valorizados pelo valor exacto da mais valia registada na sua transferência, nem mais nem menos. A sua saída pode considerar-se prematura, claro que sim, mas há que conciliar a formação do plantel (onde o treinador tem uma palavra importante) com a tal necessidade de vender para equilibrar orçamentos onde continuamente temos sido um clube investidor (quando deixarmos de o ser, diminui esta necessidade).

Mas por cada Bernardo e Cancelo, há um Cavaleiro ou um Rodrigo, sobrevalorizados, ou um Fábio Cardoso ou Miguel Rosa, que não "dão o salto".

O Benfica não está aflito, o Benfica cumpre as suas obrigações, investe continuamente e tem resultados desportivos. Agora isto tem um custo, que as receitas ordinárias não preenchem.

Até terminava por te perguntar onde se "gasta muito e mal". Mas sei a tua resposta. É uma listinha de contratações falhadas. But that's missing the point altogether.
investe em quem mesmo? desde a saíde de jesus, que mais de 50% do total investido foi em rafa e raul. 40 milhoes em dois jogadores que não tem qualquer capacidade de levar a equipa as costas. fora isso só mesmo negociatas. tirando ederson e grimaldo, nenhum mostrou ter qualidade para fazer parte dos 18 convocados sequer. o benfica vem a desinvestir à quatro anos. o facto de felizmente ter aparecido lindelof, guedes, renato e semedo faz as pessoas esquecerem que vai pra 4 anos que não temos um nome sonante contratado e que tenha pegado de estaca na equipa.

Grande verdade.

Polaco

Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 14:38
Citação de: Polaco em 11 de Outubro de 2017, 12:59
Citação de: MALU15 em 11 de Outubro de 2017, 12:27
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 09:37
Vou começar a vir aqui de manhã, fico logo mais animado.
Estamos com umas contas espetaculares, os outros é que estão todos podres.

Depois lembro-me que nós é que vendemos tudo que mexe ao fim de 6 meses, somos agora um "clube" vendedor por natureza e que temos uma equipa cada ano mais miserável.

Já os falidos aguentam as suas pérolas como os Patrícios e os Gelsons 3, 4, 5, 6 anos, como os clubes de futebol, ainda conseguem investir na equipa e... fico confuso e ligeiramente deprimido, outra vez...
Mesmo depois de algumas citações, ainda vai a tempo. Compreendo a razão para estares confuso, pois mantendo as suas pérolas, e continuando a investir na equipa, porque será que só têm ganho "bola"?

Desde o momento que as críticas são feitas a uma época que ainda mal começou, estão na mesma linha das críticas a um orçamento que ainda nem saiu, só servem para entrar no loop dos mesmos críticos de sempre e que se alimentam entre eles.

Embora venha ás vezes uma nova, cada vez mais rebuscada. Agora era que o Bernardo Silva valeria muito mais do que o valor por que o vendemos.
Eu cá acho que arriscava-se era a não valer nada com o treinador da altura e a sua política de desprezo pelos jogadores jovens. Ah já sei na altura devíamos ter despedido o JJ por causa do Bernardo Silva.

Aparentemente estarás a referir-te a mim.

Se é, obviamente o meu descontentamento não é desta época, mas do Benfica pós 2014, que, nestes 3 anos, já teve 2 nomes, modelos, ou bandeiras, o que quiserem:

1.º - "Paradigma da formação" - "Os nossos Aimares vão ser os Joões Carvalhos"

Depois de vender os novos Aimares à 1.ª oferta - B Silva, Cancelo, Renato, etc..., passou a ser:
2.º "Benfica - clube vendedor por natureza".

Podem mudar de nome, mas isto resume-se a: Estamos tesos e queremos jogadores a girar, vendendo tudo que mexe...

Quanto ao teu 2.º ponto, de o pessoal vir "agora" (!!) com a ideia rebuscada de que o B. Silva foi mal vendido, confesso que não percebi o argumento.
Mas o B Silva não foi emprestado ao Mónaco?!
E o JJ não foi de vela uns meses depois?!
Qual é a dúvida de que a venda ao Mendes foi precipitada?!!
É que eu podia não perceber a asneira, mas uma estrutura 10 anos à frente tinha que perceber, ou não?

Desculpa lá, mas não vale a pena discutirmos mais,  se estás descontente desde há três anos e achas que a culpa no caso do BSilva não foi do Jesus estamos demasiado afastados nas nossas opiniões e mesmo factos, e ainda passou pouco tempo para se rever a História.
E sem ofensa.

Maka

Citação de: G-Man em 11 de Outubro de 2017, 11:37
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 11:29
Citação de: G-Man em 11 de Outubro de 2017, 11:16
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 11:13
Citação de: G-Man em 11 de Outubro de 2017, 11:06
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 11:03
Citação de: G-Man em 11 de Outubro de 2017, 10:54
Tu tens razão Vieiri, mas fdx não é avaria nenhuma segurar o Patrício e outros que tal lol.

Gostes ou não gostes, o Patrício é o GR da seleção campeã da Europa, onde fez grandes exibições, incluindo na final do europeu, uma das maiores montras do mundo.
No Benfica, onde andamos a jogar com Varelas e GR com lesões crónicas e quase 40 anos, o Rui Patrício já estava vendido há anos...
E quem diz o Patrício, diz o Adrien, o Wiliam Carvalho (sim, já sei que é muito fraco também), o Gelson, etc...


O Patrício é um GRs mediano,  também tens o Luisao que nunca saiu jogadores que não dão mais que isto é por isdo ficam cá tanto tempo.

Isso é discutível, eu acho Patrício muito bom GR, mas esse nem é o ponto.
O ponto é que o Sporting ainda tenta segurar jogadores, referências. E segura.
Nós empurramos tudo porta fora: muito bons, bons, medianos, putos promissores que nem jogaram ainda, tudo.
O Luisão nunca saiu, porque sempre foi o fetiche do Vieira e quando nos transformamos em clube vendedor por natureza, que situo em 2014, ele já tinha passado há muito dos 30.
O Benfica atual, como clube de futebol, é uma empresa em liquidação...

O Sporting segura jogadores que são pretendidos por clubes da treta, a realidade é esta, quando entramos grandes tubarões em acção ninguém segura nada em Portugal, no Benfica também tens uma série de jogadores que continuam no Benfica e já com muitos anos de casa, o Patrício é um Nikopolidis, nada mais que isto.

Exato.
O Bernardo Silva e o Cancelo saíram logo, para um tubarão chamado Mendes.
Já nem falo em Garay, Enzo, Gaitán, Mitroglu e por aí fora, tudo em grandes tubarões...
Para vir buscar um jogador ao Benfica não precisa de ser tubarão, precisa de fazer uma proposta, porque uma boa razão para vender... há sempre...
Tens o Luísao, o Jardel, o Fejsa, o Pizzi, o Salvio, o Jonas, que se enquadram no que estavas a dizer, o Sporting vendeu o Rojo para o United desde o Nani, e o Rojo este live o quê, um ano no Sporting, o Porto os que foram para clubes melhores também não ficaram muito tempo, o Gaitan saiu depois de 6 anos para Atlético de Madrid que é só dos clubes com mais finais da LC nos últimos anos, bem sei o que faz aí.

Confundes a estrada da beira com a beira da estrada, o problema do Benfica é que este ano o Vieira achou que não era preciso reforçar a equipa, se o tivesse feito a equipa continuaria a ser boa.

Mas quem é que quer esses jogadores, sinceramente? Seja pela idade ou pelo débil estado físico, nenhum clube os que contratar. Talvez na China ou assim, porque de resto...
A realidade é esta.

Vieri

Citação de: Polaco em 11 de Outubro de 2017, 19:47
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 14:38
Citação de: Polaco em 11 de Outubro de 2017, 12:59
Citação de: MALU15 em 11 de Outubro de 2017, 12:27
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 09:37
Vou começar a vir aqui de manhã, fico logo mais animado.
Estamos com umas contas espetaculares, os outros é que estão todos podres.

Depois lembro-me que nós é que vendemos tudo que mexe ao fim de 6 meses, somos agora um "clube" vendedor por natureza e que temos uma equipa cada ano mais miserável.

Já os falidos aguentam as suas pérolas como os Patrícios e os Gelsons 3, 4, 5, 6 anos, como os clubes de futebol, ainda conseguem investir na equipa e... fico confuso e ligeiramente deprimido, outra vez...
Mesmo depois de algumas citações, ainda vai a tempo. Compreendo a razão para estares confuso, pois mantendo as suas pérolas, e continuando a investir na equipa, porque será que só têm ganho "bola"?

Desde o momento que as críticas são feitas a uma época que ainda mal começou, estão na mesma linha das críticas a um orçamento que ainda nem saiu, só servem para entrar no loop dos mesmos críticos de sempre e que se alimentam entre eles.

Embora venha ás vezes uma nova, cada vez mais rebuscada. Agora era que o Bernardo Silva valeria muito mais do que o valor por que o vendemos.
Eu cá acho que arriscava-se era a não valer nada com o treinador da altura e a sua política de desprezo pelos jogadores jovens. Ah já sei na altura devíamos ter despedido o JJ por causa do Bernardo Silva.

Aparentemente estarás a referir-te a mim.

Se é, obviamente o meu descontentamento não é desta época, mas do Benfica pós 2014, que, nestes 3 anos, já teve 2 nomes, modelos, ou bandeiras, o que quiserem:

1.º - "Paradigma da formação" - "Os nossos Aimares vão ser os Joões Carvalhos"

Depois de vender os novos Aimares à 1.ª oferta - B Silva, Cancelo, Renato, etc..., passou a ser:
2.º "Benfica - clube vendedor por natureza".

Podem mudar de nome, mas isto resume-se a: Estamos tesos e queremos jogadores a girar, vendendo tudo que mexe...

Quanto ao teu 2.º ponto, de o pessoal vir "agora" (!!) com a ideia rebuscada de que o B. Silva foi mal vendido, confesso que não percebi o argumento.
Mas o B Silva não foi emprestado ao Mónaco?!
E o JJ não foi de vela uns meses depois?!
Qual é a dúvida de que a venda ao Mendes foi precipitada?!!
É que eu podia não perceber a asneira, mas uma estrutura 10 anos à frente tinha que perceber, ou não?

Desculpa lá, mas não vale a pena discutirmos mais,  se estás descontente desde há três anos e achas que a culpa no caso do BSilva não foi do Jesus estamos demasiado afastados nas nossas opiniões e mesmo factos, e ainda passou pouco tempo para se rever a História.
E sem ofensa.

Discutirmos mais??!!
Nem me lembro de discutir contigo.
Só te respondi, porque te meteste nessa conversa e comigo.
Nada mais. Discuto com toda a gente e com ninguém e, no fim do dia, somos todos do Benfica, sejam os situacionistas, sejam os mais descontentes com o rumo do clube.
Saúde!

fudim flan

excelentes posts do vieri.parabens.
não deixa que lhe mandem areia para os olhos.
abram os olhos verdadeiros benfiquistas.

LA Lakers

https://serbenfiquista.com/forum/geral/alteracao-dos-estatutos-do-sport-lisboa-e-benfica/new/#new

Tópico com votações sobre os estatutos do Benfica e possíveis alterações para haver um Benfica mais democrático.

Mais importante que dizer mal do Rui Vitória ou do Vieira é tornar o Benfica dos sócios/adeptos!

Vão ao tópico, votem e dêem a vossa opinião!

Votação: Alteração das categorias de sócio.

CitriC

Citação de: fudim flan em 11 de Outubro de 2017, 20:36
excelentes posts do vieri.parabens.
não deixa que lhe mandem areia para os olhos.
abram os olhos verdadeiros benfiquistas.

Mas abram os olhos com o quê ?


Andamos a passar por algum deserto de títulos ? Andamos com salários em atraso ? Andamos a ver o Clube a vender patrimonio ? Ou a ver passar centros de estagio para instituições financeiras ? Temos acordos com a UEFA ou Bancos com consequências nefastas em caso de incumprimento ?


Não sei se a malta habitou-se a ganhar e pensa que todos os anos vamos conseguir ganhar n títulos e ter mais e melhores jogadores que todos os outros clubes e que vamos todos os anos baixar 50M em passivo. Além do mais o ano ainda nem a meio vai. Se há algo que corra mal é analisar criticar o que não foi bem feito pedir para continuar o que foi bem feito e pronto... Já que aqui gostam tanto de chavões, voltem lá a atirar a "areia para os olhos" e os "gelados com a testa" pro outro lado da 2 circular que foi de lá que vieram essas expressões.


Ninguém quer um clube que esteja financeiramente saudável, mas que nada ganhe;
Ninguém quer um clube que esteja desportivamente bem e financeiramente uma desgraça;
e aparentemente ninguém quer um clube que esteja desportiva e financeiramente mal.
Ainda não conheci foi um clube que estivesse bem financeira e desportivamente em Portugal. E quando finalmente começamos a recuperar, isso não é suficiente, porque não se recupera suficientemente rápido.

helderrocha

Citação de: CitriC em 11 de Outubro de 2017, 22:59
Citação de: fudim flan em 11 de Outubro de 2017, 20:36
excelentes posts do vieri.parabens.
não deixa que lhe mandem areia para os olhos.
abram os olhos verdadeiros benfiquistas.

Mas abram os olhos com o quê ?


Andamos a passar por algum deserto de títulos ? Andamos com salários em atraso ? Andamos a ver o Clube a vender patrimonio ? Ou a ver passar centros de estagio para instituições financeiras ? Temos acordos com a UEFA ou Bancos com consequências nefastas em caso de incumprimento ?


Não sei se a malta habitou-se a ganhar e pensa que todos os anos vamos conseguir ganhar n títulos e ter mais e melhores jogadores que todos os outros clubes e que vamos todos os anos baixar 50M em passivo. Além do mais o ano ainda nem a meio vai. Se há algo que corra mal é analisar criticar o que não foi bem feito pedir para continuar o que foi bem feito e pronto... Já que aqui gostam tanto de chavões, voltem lá a atirar a "areia para os olhos" e os "gelados com a testa" pro outro lado da 2 circular que foi de lá que vieram essas expressões.


Ninguém quer um clube que esteja financeiramente saudável, mas que nada ganhe;
Ninguém quer um clube que esteja desportivamente bem e financeiramente uma desgraça;
e aparentemente ninguém quer um clube que esteja desportiva e financeiramente mal.
Ainda não conheci foi um clube que estivesse bem financeira e desportivamente em Portugal. E quando finalmente começamos a recuperar, isso não é suficiente, porque não se recupera suficientemente rápido.

quando andas a 5 anos fazes 500M em vendas e o passivo mal se mexe, penso que haja mais que motivo para critica.  até porque eu sou do tempo em que os vieiristas afirmavam que bastava vender os jogadores todos para o passivo ficar a 0. ja quase desfez duas equipas e o passivo mal se mexeu.

Theroux

Citação de: CitriC em 11 de Outubro de 2017, 22:59
Citação de: fudim flan em 11 de Outubro de 2017, 20:36
excelentes posts do vieri.parabens.
não deixa que lhe mandem areia para os olhos.
abram os olhos verdadeiros benfiquistas.

Mas abram os olhos com o quê ?


Andamos a passar por algum deserto de títulos ? Andamos com salários em atraso ? Andamos a ver o Clube a vender patrimonio ? Ou a ver passar centros de estagio para instituições financeiras ? Temos acordos com a UEFA ou Bancos com consequências nefastas em caso de incumprimento ?


Não sei se a malta habitou-se a ganhar e pensa que todos os anos vamos conseguir ganhar n títulos e ter mais e melhores jogadores que todos os outros clubes e que vamos todos os anos baixar 50M em passivo. Além do mais o ano ainda nem a meio vai. Se há algo que corra mal é analisar criticar o que não foi bem feito pedir para continuar o que foi bem feito e pronto... Já que aqui gostam tanto de chavões, voltem lá a atirar a "areia para os olhos" e os "gelados com a testa" pro outro lado da 2 circular que foi de lá que vieram essas expressões.


Ninguém quer um clube que esteja financeiramente saudável, mas que nada ganhe;
Ninguém quer um clube que esteja desportivamente bem e financeiramente uma desgraça;
e aparentemente ninguém quer um clube que esteja desportiva e financeiramente mal.
Ainda não conheci foi um clube que estivesse bem financeira e desportivamente em Portugal. E quando finalmente começamos a recuperar, isso não é suficiente, porque não se recupera suficientemente rápido.

Como o clube ganha há cada vez mais vais benfiquistas que estão convencidos que são de um clube muito mais rico do que realmente é. O Benfica é tão rico quanto o Ajax, o resto... é o trabalho da direcção.

Mas claro, quem está no clube só tem é que inventar dinheiro para lutar pela Champions, porque os gestores de bancada querem.

Felizmente a direcção tem noção que o clube não foi fundado para proteger os estados de espírito de alguns benfiquistas, mas sim para proteger o futuro do clube, ou seja, não vale tudo para ganhar.

O'Brien

Citação de: helderrocha em 11 de Outubro de 2017, 23:08
Citação de: CitriC em 11 de Outubro de 2017, 22:59
Citação de: fudim flan em 11 de Outubro de 2017, 20:36
excelentes posts do vieri.parabens.
não deixa que lhe mandem areia para os olhos.
abram os olhos verdadeiros benfiquistas.

Mas abram os olhos com o quê ?


Andamos a passar por algum deserto de títulos ? Andamos com salários em atraso ? Andamos a ver o Clube a vender patrimonio ? Ou a ver passar centros de estagio para instituições financeiras ? Temos acordos com a UEFA ou Bancos com consequências nefastas em caso de incumprimento ?


Não sei se a malta habitou-se a ganhar e pensa que todos os anos vamos conseguir ganhar n títulos e ter mais e melhores jogadores que todos os outros clubes e que vamos todos os anos baixar 50M em passivo. Além do mais o ano ainda nem a meio vai. Se há algo que corra mal é analisar criticar o que não foi bem feito pedir para continuar o que foi bem feito e pronto... Já que aqui gostam tanto de chavões, voltem lá a atirar a "areia para os olhos" e os "gelados com a testa" pro outro lado da 2 circular que foi de lá que vieram essas expressões.


Ninguém quer um clube que esteja financeiramente saudável, mas que nada ganhe;
Ninguém quer um clube que esteja desportivamente bem e financeiramente uma desgraça;
e aparentemente ninguém quer um clube que esteja desportiva e financeiramente mal.
Ainda não conheci foi um clube que estivesse bem financeira e desportivamente em Portugal. E quando finalmente começamos a recuperar, isso não é suficiente, porque não se recupera suficientemente rápido.

quando andas a 5 anos fazes 500M em vendas e o passivo mal se mexe, penso que haja mais que motivo para critica.  até porque eu sou do tempo em que os vieiristas afirmavam que bastava vender os jogadores todos para o passivo ficar a 0. ja quase desfez duas equipas e o passivo mal se mexeu.

O Vieira disse uma vez, que o dinheiro não caía das árvores. Acho que aí deu bem a entender, que estava a ser feito um esforço de tamanho para lá do sustentável. Endividou e muito nessa fase, para dar super equipas aos treinadores. 2010 foi o ano que resultou, mas os 3 anos a seguir, foram penosos em termos financeiros e em títulos.
Conseguimos no ano a seguir ser tetra e estar em finais, mas foi com muito custo prévio.

Muitos falam no aumento de custos de pessoal, mas esquecem-se que dentro deste custo de pessoal estão os prémios.
As contas devem estar complicadas desde então.. Acredito que se faça muita engenharia financeira nesta altura para prolongar pagamentos obrigatórios.

Estamos tramados mas estamos longe de estar falidos

DanAugusto

Citação de: Maka em 11 de Outubro de 2017, 19:42
Citação de: helderrocha em 11 de Outubro de 2017, 19:27
Citação de: pempitas em 11 de Outubro de 2017, 18:36
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 11:37
Citação de: pempitas em 11 de Outubro de 2017, 11:29
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 10:52
Citação de: pempitas em 11 de Outubro de 2017, 10:42
Citação de: Vieri em 11 de Outubro de 2017, 09:37
Vou começar a vir aqui de manhã, fico logo mais animado.
Estamos com umas contas espetaculares, os outros é que estão todos podres.

Depois lembro-me que nós é que vendemos tudo que mexe ao fim de 6 meses, somos agora um "clube" vendedor por natureza e que temos uma equipa cada ano mais miserável.

Já os falidos aguentam as suas pérolas como os Patrícios e os Gelsons 3, 4, 5, 6 anos, como os clubes de futebol, ainda conseguem investir na equipa e... fico confuso e ligeiramente deprimido, outra vez...

Todos nós temos vizinhos, conhecidos, amigos, amigos de amigos, que trocavam de carro todos os anos, tinham uma moto de água na garagem, passavam férias no estrangeiro (devidamente documentadas nas redes sociais, para que todos vejam). E depois... coiso!

Os financiadores demoram a assumir as imparidades, ninguém gosta de atirar a toalha ao chão, mas o dia chega.

Mas pode de facto ser deprimente assistir, para quem vive dentro das suas possibilidades e honra os seus compromissos.

O que é deprimente assistir é ver alguém a vender todos os anos o recheio da casa, obras de arte, quadros, antiguidades, sofás em pele, para pagar as contas, depois a comprar mobília do IKEA em substituição, mas a manter a pose de rico e a dizer que são remodelações do arquitecto e que agora aquilo não é bem uma casa, é um show room, para venda de mobiliário.

E, além de fazerem os outros de parvos com esta conversa, ainda falam da vida do vizinho, que até vai fazendo uma vida normal: - Ai, ele é que está mal, nem imaginam!

Essa analogia só é válida para quem ainda não entendeu o modelo de negócio adotado pela SAD, que é muito claro: investir em jovens jogadores (aquisições e formação), valorizá-los para obter futuras mais valias e equilibrar orçamentos.

Mais do que móveis IKEA, o Benfica atual adquire a madeira para trabalhar os mobiliário. Alguma tem bicho, é fodido, mas é um dano colateral.

Em termos absolutos estas política tem sido extraordinariamente bem sucedida. Pode-se é não gostar.

Desculpa mas isso é a forma de olhar para o Benfica atual tipo fábula de La Fontaine.
Diz-me lá o que é que o Benfica valorizou no Cancelo e no Bernardo, por exemplo.
Quanto valeriam hoje?
O Benfica vende tudo, porque está aflito, porque gastou e gasta muito e mal, essa é a verdade.
O resto, a conversa da política de engorda, para vender com mais valia, é uma valente treta.
Nenhum clube do mundo vende 20 jogadores importantes em 3 anos.
Isso é desespero. Só!

Quanto à "política extraordinariamente bem sucedida", é verdade que o Benfica ainda foi campeão 3 anos, depois de se pôr a vender tudo, mas a fatura já está aí para pagar: equipa velha e cansada, menos competitiva, vergonhas na europa, champions em risco,..
É continuar a aplaudir esta "política"...

Começo pelo fim. Este é um tópico de finanças, pelo que deixo o desportivo de lado. Foi extraordinariamente bem sucedida do ponto de vista meramente económico. Basta comparar mais valias provenientes de transferências com as amortizações. E não, não adianta individualizar jogador A ou B que foi um flop. Este tipo de análise faz-se pelo todo, nunca particularizando, caso contrário até o Warren Buffet é um investidor da treta, porque também falha.

Agora o início: o Bernardo e o Cancelo foram valorizados pelo valor exacto da mais valia registada na sua transferência, nem mais nem menos. A sua saída pode considerar-se prematura, claro que sim, mas há que conciliar a formação do plantel (onde o treinador tem uma palavra importante) com a tal necessidade de vender para equilibrar orçamentos onde continuamente temos sido um clube investidor (quando deixarmos de o ser, diminui esta necessidade).

Mas por cada Bernardo e Cancelo, há um Cavaleiro ou um Rodrigo, sobrevalorizados, ou um Fábio Cardoso ou Miguel Rosa, que não "dão o salto".

O Benfica não está aflito, o Benfica cumpre as suas obrigações, investe continuamente e tem resultados desportivos. Agora isto tem um custo, que as receitas ordinárias não preenchem.

Até terminava por te perguntar onde se "gasta muito e mal". Mas sei a tua resposta. É uma listinha de contratações falhadas. But that's missing the point altogether.
investe em quem mesmo? desde a saíde de jesus, que mais de 50% do total investido foi em rafa e raul. 40 milhoes em dois jogadores que não tem qualquer capacidade de levar a equipa as costas. fora isso só mesmo negociatas. tirando ederson e grimaldo, nenhum mostrou ter qualidade para fazer parte dos 18 convocados sequer. o benfica vem a desinvestir à quatro anos. o facto de felizmente ter aparecido lindelof, guedes, renato e semedo faz as pessoas esquecerem que vai pra 4 anos que não temos um nome sonante contratado e que tenha pegado de estaca na equipa.

Grande verdade.

Cervi, GRANDE contratação com melhores números no 1º ano do que Di Maria ou Gaitan, será que conta. E o Mitroglou, tb não conta.

nidense

O problema disto tudo são 500 milhoes em vendas, um passivo que em nada benficiou dessas vendas e um plantel mais fraco mas apesar disso mais caro.
Ainda assim e como senão bastasse, as exibições conseguem ser piores que as contas que apenas não foram chumbadas por causa dos votos Vieiristas das casas do Benfica.

nidense

Citação de: Theroux em 11 de Outubro de 2017, 23:16
Citação de: CitriC em 11 de Outubro de 2017, 22:59
Citação de: fudim flan em 11 de Outubro de 2017, 20:36
excelentes posts do vieri.parabens.
não deixa que lhe mandem areia para os olhos.
abram os olhos verdadeiros benfiquistas.

Mas abram os olhos com o quê ?


Andamos a passar por algum deserto de títulos ? Andamos com salários em atraso ? Andamos a ver o Clube a vender patrimonio ? Ou a ver passar centros de estagio para instituições financeiras ? Temos acordos com a UEFA ou Bancos com consequências nefastas em caso de incumprimento ?


Não sei se a malta habitou-se a ganhar e pensa que todos os anos vamos conseguir ganhar n títulos e ter mais e melhores jogadores que todos os outros clubes e que vamos todos os anos baixar 50M em passivo. Além do mais o ano ainda nem a meio vai. Se há algo que corra mal é analisar criticar o que não foi bem feito pedir para continuar o que foi bem feito e pronto... Já que aqui gostam tanto de chavões, voltem lá a atirar a "areia para os olhos" e os "gelados com a testa" pro outro lado da 2 circular que foi de lá que vieram essas expressões.


Ninguém quer um clube que esteja financeiramente saudável, mas que nada ganhe;
Ninguém quer um clube que esteja desportivamente bem e financeiramente uma desgraça;
e aparentemente ninguém quer um clube que esteja desportiva e financeiramente mal.
Ainda não conheci foi um clube que estivesse bem financeira e desportivamente em Portugal. E quando finalmente começamos a recuperar, isso não é suficiente, porque não se recupera suficientemente rápido.

Como o clube ganha há cada vez mais vais benfiquistas que estão convencidos que são de um clube muito mais rico do que realmente é. O Benfica é tão rico quanto o Ajax, o resto... é o trabalho da direcção.

Mas claro, quem está no clube só tem é que inventar dinheiro para lutar pela Champions, porque os gestores de bancada querem.

Felizmente a direcção tem noção que o clube não foi fundado para proteger os estados de espírito de alguns benfiquistas, mas sim para proteger o futuro do clube, ou seja, não vale tudo para ganhar.
Mas quando é que o passivo baixou 50 milhões?
Normalmente o passivo sobe como aconteceu ano passado!!!

PattyBrooks

Citação de: Theroux em 11 de Outubro de 2017, 23:16
Citação de: CitriC em 11 de Outubro de 2017, 22:59
Citação de: fudim flan em 11 de Outubro de 2017, 20:36
excelentes posts do vieri.parabens.
não deixa que lhe mandem areia para os olhos.
abram os olhos verdadeiros benfiquistas.

Mas abram os olhos com o quê ?


Andamos a passar por algum deserto de títulos ? Andamos com salários em atraso ? Andamos a ver o Clube a vender patrimonio ? Ou a ver passar centros de estagio para instituições financeiras ? Temos acordos com a UEFA ou Bancos com consequências nefastas em caso de incumprimento ?


Não sei se a malta habitou-se a ganhar e pensa que todos os anos vamos conseguir ganhar n títulos e ter mais e melhores jogadores que todos os outros clubes e que vamos todos os anos baixar 50M em passivo. Além do mais o ano ainda nem a meio vai. Se há algo que corra mal é analisar criticar o que não foi bem feito pedir para continuar o que foi bem feito e pronto... Já que aqui gostam tanto de chavões, voltem lá a atirar a "areia para os olhos" e os "gelados com a testa" pro outro lado da 2 circular que foi de lá que vieram essas expressões.


Ninguém quer um clube que esteja financeiramente saudável, mas que nada ganhe;
Ninguém quer um clube que esteja desportivamente bem e financeiramente uma desgraça;
e aparentemente ninguém quer um clube que esteja desportiva e financeiramente mal.
Ainda não conheci foi um clube que estivesse bem financeira e desportivamente em Portugal. E quando finalmente começamos a recuperar, isso não é suficiente, porque não se recupera suficientemente rápido.

Como o clube ganha há cada vez mais vais benfiquistas que estão convencidos que são de um clube muito mais rico do que realmente é. O Benfica é tão rico quanto o Ajax, o resto... é o trabalho da direcção.

Mas claro, quem está no clube só tem é que inventar dinheiro para lutar pela Champions, porque os gestores de bancada querem.

Felizmente a direcção tem noção que o clube não foi fundado para proteger os estados de espírito de alguns benfiquistas, mas sim para proteger o futuro do clube, ou seja, não vale tudo para ganhar.

Epá, oh Theroux, nem tu acreditas no que escreveste, o Bleach talvez, agora tu...

PattyBrooks

Portanto, lendo alguns comentários chego à conclusão que regressei a 2004 e que afinal ganhar títulos é "mau para o Benfica", desta vez porque não estamos financeiramente preparados para ganhar tantas vezes.

Fogo que sorte têm os portistas que apoiam uma equipa riquíssima, que ganhou tudo e mais alguma coisa nos últimos 30 anos de futebol.

<<<<PROCURA-SE ARGUMENTO CREDÍVEL >>>>>
caso encontre por favor contactar o ser benfiquista que procura um justificável desde que se instalou a barraca.