As Finanças do Benfica

pedro22

Em resumo ; ninguém faz a mínima ideia do objectivo desta compra de ações por parte do clube.

Talvez o clube possa esclarecer os seus sócios.

ScorpiO

Num clube gerido por gente seria... isto poderia querer dizer que o clube prepara-se para receber um investidor. Valorizando ainda mais o que compramos agora por 30 milhões.
Num clube gerido por "comissionistas" isto pode querer dizer tanta coisa que nem me quero alongar... É esperar para ver

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: BerKut em 19 de Novembro de 2019, 10:15
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 19 de Novembro de 2019, 10:09
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 09:38
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Novembro de 2019, 09:17
Só não estou a entender uma eventual vontade de sair da Bolsa que justifique torrar mais de 30M€ nesta operação. A não ser que me digam que os custos de permanecer na Bolsa são de tal maneira elevados que no curto prazo é possível "recuperar" este valor.

Depois, também não entendo o valor oferecido. Dá ideia que estamos a ser amigos dos accionistas externos, o que não me agrada. A não ser que haja, de facto, um investidor com uma OPA à SAD no forno.
Não estás a acertar nos palpites. Para quem conhece os meandros do nosso mercado de capitais e a situação especial da BSAD, uma operação deste tipo (concentração) faz todo o sentido e até digo mais (sem desvendar muito pois não quero prejudicar o Benfica) tb se podem vislumbrar desde já quais vão ser os passos seguintes, com diferentes alternativas conforme esta 1ª fase seja mais ou menos bem sucedida.

Sobre o valor (com prémio de 81% face à última cotação) ele tem de ter algum atractivo que leve à decisão de venda de algumas posições relevantes que são conhecidas, pois caso contrário a operação de compra estaria condenada logo à partida ao insucesso. Veremos o que acontece com este 1º teste.

Independentemente do que acima foi referido sobre a racionalidade da operação, parece-me que isto prepara a entrada de um investidor (estrangeiro, eventualmente) com posição forte no Benfica, dá uma retribuição muito generosa aos restantes accionistas (que, imagine-se são do séquito do Presidente) e preparar a retirada da vigilância de várias operações do Benfica. Por fim, pergunto se uma operação destas não deveria ser votada em AG do Clube?
Mais uma vez a malta a querer ver fantasmas onde não há! e pior conhecem mal os próprios estatutos do Benfica! A Direcção pode efectuar esta compra sem um AG, mas para vender um posição a um investidor no futuro e "retirar a vigilância", aí sim a direcção é obrigada a fazer uma AG. Além que de a oferta em si não tem nada de generoso, na minha opinião até acho que o valor pode não ser alto o suficiente para convencer alguns dos "accionistas de referencia".

Quais accionistas de referência? O grupo Valouro, pessoas muito próximas do Presidente?

Quanto à AG, conhecer mal os estatutos, creio que não, pelo que, pergunto se esta operação estava projetada e foi votada pelos sócios, como operação a realizar este ano? Independentemente de arranjar previsão nos Estatutos para obrigar a deliberação, não é uma operação relevante para o Clube, em termos de investimento que mereça explicações aos sócios sobre a sua racionalidade e deliberação dos mesmos?

A vigilância a que me refiro aqui não é dos sócios...

Fantasmas não os vejo em nenhum lado, mas, se algum local onde poderia ver alguns é nesta gestão deste Presidente.

Flavius Julius

Citação de: B3nfic6 em 19 de Novembro de 2019, 11:42
Citação de: Flavius Julius em 19 de Novembro de 2019, 11:06
esta compra das ações por parte do Clube, num cenário de teoria de conspiração poderá significar que há algum investidor com interesse na SAD, mesmo que parcial.
Assim o Clube investe agora 30, mas poderá vender por 50 a mesma participação.
:confused:

Mas nesse sentido não fazia mais sentido o investidor comprar já em vez de fazer isso por intermédio do Benfica?
não!
Como achas que é mais fácil comprar? A vários proprietários ou só a 1?

Flavius Julius

Citação de: pedro22 em 19 de Novembro de 2019, 11:42
Em resumo ; ninguém faz a mínima ideia do objectivo desta compra de ações por parte do clube.

Talvez o clube possa esclarecer os seus sócios.
claro, aqui apenas se especula.

Maka

Citação de: Flavius Julius em 19 de Novembro de 2019, 11:45
esta compra das ações por parte do Clube, num cenário de teoria de conspiração poderá significar que há algum investidor com interesse na SAD, mesmo que parcial.

Mas nesse sentido não fazia mais sentido o investidor comprar já em vez de fazer isso por intermédio do Benfica?
não!

Em termos de logística é mais fácil comprar a 1, mas essa é uma questão menor.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 10:16
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 19 de Novembro de 2019, 10:09
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 09:38
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Novembro de 2019, 09:17
Só não estou a entender uma eventual vontade de sair da Bolsa que justifique torrar mais de 30M€ nesta operação. A não ser que me digam que os custos de permanecer na Bolsa são de tal maneira elevados que no curto prazo é possível "recuperar" este valor.

Depois, também não entendo o valor oferecido. Dá ideia que estamos a ser amigos dos accionistas externos, o que não me agrada. A não ser que haja, de facto, um investidor com uma OPA à SAD no forno.
Não estás a acertar nos palpites. Para quem conhece os meandros do nosso mercado de capitais e a situação especial da BSAD, uma operação deste tipo (concentração) faz todo o sentido e até digo mais (sem desvendar muito pois não quero prejudicar o Benfica) tb se podem vislumbrar desde já quais vão ser os passos seguintes, com diferentes alternativas conforme esta 1ª fase seja mais ou menos bem sucedida.

Sobre o valor (com prémio de 81% face à última cotação) ele tem de ter algum atractivo que leve à decisão de venda de algumas posições relevantes que são conhecidas, pois caso contrário a operação de compra estaria condenada logo à partida ao insucesso. Veremos o que acontece com este 1º teste.

Independentemente do que acima foi referido sobre a racionalidade da operação, parece-me que isto prepara a entrada de um investidor (estrangeiro, eventualmente) com posição forte no Benfica, dá uma retribuição muito generosa aos restantes accionistas (que, imagine-se são do séquito do Presidente) e preparar a retirada da vigilância de várias operações do Benfica. Por fim, pergunto se uma operação destas não deveria ser votada em AG do Clube?
Estas operações têm pressupostos que não podem ser divulgados em público (infringias o CVM) antes de serem comunicadas ao mercado. E depois de comunicadas há estratégias a seguir que tb não podem andar de boca à boca. Um clube desportivo não é a mesma coisa que uma sociedade anónima ainda que desportiva (SAD) que é cotada.

Certo, quando aos requisitos previstos no CVM. Mas, tal não exclui o que disse acima, precisamente pelo facto de um clube desportivo não ser idêntico a uma sociedade anónima.

vieirah2

Citação de: VodkaBoy em 19 de Novembro de 2019, 11:29
tenho só 100 acções.

Que me recomendam fazer ? (os entendidos na matéria)

E gostaria de perceber porque estamos a usar um banco chinês na operação... abrir portas a oriente?

Sugiro vender já porque esta OPA deverá levar quase 1 ano a ser concluída. A não ser que gostes de ir às AGs da SAD e aí não deverás vender, porque não haverá OPA potestativa.

Ainda falta o registo do prospecto, a CMVM aprovar o prospecto e depois a CMVM, como a ação não tem liquidez, deve nomear um auditor independente para fixar o preço da OPA, que terá de fazer o seu trabalho e só depois começará a OPA. Em processos semelhantes, demora cerca de 1 ano.

Flavius Julius

Citação de: Maka em 19 de Novembro de 2019, 11:47

não!

e em termos de negociação também, estás interessado em 2 prédios, 1 é de vários proprietários e outro é de um proprietário.
Partindo do principio que ambos são iguais e com a mesma localização, qual achas que vais pagar mais?

Maka

Citação de: Flavius Julius em 19 de Novembro de 2019, 11:52

não!

e em termos de negociação também, estás interessado em 2 prédios, 1 é de vários proprietários e outro é de um proprietário.
Partindo do principio que ambos são iguais e com a mesma localização, qual achas que vais pagar mais?

Está a faltar-te um pressuposto muito importante, que é o seguinte: os vários proprietários são 'raia miúda', o proprietário único tem uma posição negocial muito forte. Nestas condições, o mais provável é acabares por pagar mais se comprares apenas ao proprietário 'forte'.

Joaquim Ferreira Bogalho

Zero sentido para o Clube. Excelente para quem vende...

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Maka em 19 de Novembro de 2019, 11:55
Citação de: Flavius Julius em 19 de Novembro de 2019, 11:52

não!

Está a faltar-te um pressuposto muito importante, que é o seguinte: os vários proprietários são 'raia miúda', o proprietário único tem uma posição negocial muito forte. Nestas condições, o mais provável é acabares por pagar mais se comprares apenas ao proprietário 'forte'.

O proprietário forte é parceiro do LFV nos negócios extra-Benfica.

Joaquim Ferreira Bogalho

Outra coisa engraçada é que olhando para o ponto 10 o LFV consegue já um colateral com as ações que é detentor e que passam a valer mais. É ver os negócios em curso da esfera Vieira.

Karel Alinho

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 19 de Novembro de 2019, 11:59
Zero sentido para o Clube. Excelente para quem vende...

Isso não é verdade.

A divisão dos capitais próprios pelos sociais permite ver que o valor está próximo do valor nominal de venda. Se no próximo ano entra o valor da venda de João Félix e mais alguma coisa (ex. Naming) o valor será superior aos 5 euros, logo o mercado terá de subir o valor e o Benfica poderá vender acções e capitalizar-se dessa forma caso necessário.

desinstala

Foda-se, vendi eu as minhas ações em Agosto. Provavelmente vendia mais caro agora, não?