As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: Maka em 19 de Novembro de 2019, 15:05
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 14:59
Citação de: Maka em 19 de Novembro de 2019, 14:43
Citação de: miniMilk em 19 de Novembro de 2019, 14:42
Citação de: Maka em 19 de Novembro de 2019, 14:40
Citação de: DB4700 em 19 de Novembro de 2019, 14:36
Citação de: miniMilk em 19 de Novembro de 2019, 14:29
Citação de: DB4700 em 19 de Novembro de 2019, 14:25
Citação de: N1c0 em 19 de Novembro de 2019, 14:23
Citação de: draconic em 19 de Novembro de 2019, 14:16
Citação de: DB4700 em 19 de Novembro de 2019, 14:11
Citação de: N1c0 em 19 de Novembro de 2019, 14:07
Citação de: xiribiti em 19 de Novembro de 2019, 13:27
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/sucesso-da-opa-parcial-sobre-a-sad-podera-permitir-ao-benfica-tomar-decisoes-sem-a-realizacao-de-assembleias-gerais-515067

Hum.. Já começa a fazer sentido. Ditador em grande.

é preciso ter cuidado com as coisas. as assembleias gerais que nós mais falamos são do clube. não são da SAD. as AGs que poderiam acabar são as AGs da SAD (onde entram accionistas) e não do clube (onde entram os sócios).
Não é preciso nada.
Interessa é manter a cassete, mandar poeira e fazer teorias.

Não há aqui teoria nenhuma, há factos. E eu sei muito bem a diferença entre assembleia da SAD e assembleia de clubes. Certo é que agora o grande líder pode tomar as decisões que quiser sem passar cartão a ninguém (mesmo se já antes tinha maioria).

É um reforço de poder.

ele pode tomar as mesmas decisões que podia tomar antes. nada mudou, nem vai mudar, nesse aspecto. o poder dele é dado pelos votos que são dos sócios. a maioria dos votos, pelo menos, continua a estar com ele. é esperar mais uns anos e talvez isso mude.
vao continuar a meter os RC cá fora? Pergunto porque não sei

vão.

Se a SAD deixar de estar cotada em bolsa (opção em aberto) os R&C públicos da SAD deixarão de ser obrigatórios.
decidam-se  ;D

Estamos ambos correctos. Se o status quo se mantiver e a SAD 'apenas' comprar acções, continuarão a ser obrigatórios. No entanto, a SGPS pode atingir uma tal percentagem de acções da SAD que se torna possível sair da Euronext (como aliás o MALU já comentou). Em tal cenário, deixarão de ser obrigatórios os R&C públicos.

Convém não confundir obrigações das soc. cotadas que são reguladas pelo CSC e pela CMVM (CVM e regulamentos) com obrigações das sociedades que não sendo cotadas, são apenas reguladas pelo CSC.

_____________________________________________________
Artigo 70.º CSC

Prestação de contas
1 - A informação respeitante às contas do exercício e aos demais documentos de prestação de contas, devidamente aprovados, está sujeita a registo comercial, nos termos da lei respectiva.
2 - A sociedade deve disponibilizar aos interessados, sem encargos, no respectivo sítio da Internet, quando exista, e na sua sede cópia integral dos seguintes documentos:
a) Relatório de gestão;
b) Relatório sobre a estrutura e as práticas de governo societário, quando não faça parte integrante do documento referido na alínea anterior;
c) Certificação legal das contas;
d) Parecer do órgão de fiscalização, quando exista.
  Contém as alterações dos seguintes diplomas:
   - DL n.º 328/95, de 09 de Dezembro
   - DL n.º 8/2007, de 17 de Janeiro
   - DL n.º 185/2009, de 12 de Agosto
  Consultar versões anteriores deste artigo:
   -1ª versão: DL n.º 262/86, de 02 de Setembro
   -2ª versão: DL n.º 328/95, de 09 de Dezembro
   -3ª versão: DL n.º 8/2007, de 17 de Janeiro

O meu erro foi aplicar o código das sociedades comerciais ao meu exemplo pessoal, desconhecendo que ultrapassando certos limites de facturação e de empregados a tempo inteiro (que a BSAD claramente ultrapassa) se tornava obrigatório apresentar um relatório
detalhado, não bastando o simplificado.
Isto já foi alterado há uns anos, pois até aí o que vigorava era a consulta poder sempre ser feita a pedido mas em sede da CRC onde era feito o depósito legal das contas, que sendo um acto público tornava isso viável. Agora no mundo da internet em que vivemos o que o legislador fez foi facilitar a vida tb às CRC nos casos em que isso é possível, porque tb hoje as exigências do depósito das contas em termos de formatos já são outras.

Flavius

"Pode não dar jeito nenhum que ações da SAD do Benfica estejam a circular"

O Benfica avançou com uma oferta pública, tendo em vista a aquisição de ações da SAD, o que permitirá ao emblema encarnado reforçar o controlo da sociedade anónima.

Segundo o anúncio preliminar de lançamento desta OPA, enviado na segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a oferta visa a aquisição de 6.455.434 ações de categoria B, ao preço de cinco euros por ação, representativas de 28,067% da Benfica SAD.

Na mesma informação enviada ao mercado, é referido que o preço de cinco euros por ação visa assegurar que os acionistas que adquiriram ações em 2001, aquando da entrada das ações em bolsa, possam vendê-las nesta OPA a um valor nominal semelhante ao então verificado.

O valor máximo da oferta é de 32,28 milhões de euros, segundo adianta a informação enviada ao mercado.

O capital da Benfica SAD é composto por 23 milhões de ações, sendo 9,2 milhões de categoria A e 13,8 milhões de categoria B, e é sobre estas últimas que a OPA incide.

A medida, que entretanto provocou uma valorização das ações (nesta terça-feira dispararam 70 por cento), surpreendeu os adeptos e suscitou dúvidas.

Afinal, por que motivo pretende o clube passar a deter 90 por cento do controlo da SAD?

Em declarações à Rádio Renascença, Camilo Lourenço, especialista em assuntos económicos, especula sobre o assunto e só encontra dois objetivos, nesta operação.   

Por um lado, o Benfica pode querer "fazer aquilo que se conhece como 'operação harmónio', ou seja, reduzir o capital, eventualmente para absorver prejuízos passados".

"Ora, era preciso ter um controlo sobre as ações da SAD. E não dava jeito nenhum ter essas ações a circular", explica.

Camilo Lourenço avança ainda com outra explicação, que tem um ponto em comum com o anterior: também neste cenário, o clube pode pretender evitar que as ações estejam a circular.

"A outra possibilidade – e isto é especulação, também – seria se, na relação com alguma instituição financeira, essa instituição financeira tivesse exigido um determinado número de ações que, neste momento, estão nas mãos do mercado e não nas mãos do clube", refere, àquela rádio.

"Eu julgo que esta vontade de tirar a SAD da bolsa pode ter que ver com alguma operação que no futuro seja perspetivada a este nível", aponta.

O especialista destaca ainda que as ações dos clubes nunca suscitaram grande interesse do mercado.

"Mas não é por isso que o Benfica faz esta operação. O clube já tem um domínio, mas passa a ter um domínio maior", conclui.

https://bancada.pt/futebol/portugal/pode-nao-dar-jeito-nenhum-que-acoes-da-sad-do-benfica-estejam-a-circular


MALU15

Citação de: Nuno Franco em 19 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 15:13
Citação de: N1c0 em 19 de Novembro de 2019, 14:54
Citação de: Nuno Franco em 19 de Novembro de 2019, 14:50
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 01:22
Citação de: Abidos em 19 de Novembro de 2019, 01:00
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 00:51
Não mandem palpites que não tenham fundamento.

A oferta pública de aquisição é lançada pela Benfica SGPS, e destina-se a adquirir ao preço do valor nominal das mesmas (5 Euros) as 6.455.434 acções do tipo B (28,0671% do capital) que sejam detidas por investidores externos, estando assim excluídas as detidas por membros que estejam nas situações previstas no nº 1 do Artº 20 do CVM, nos quais se incluem os elementos dos orgãos sociais mencionados no nº 6 da  oferta.


Especulando, achas que esta operação pode estar enquadrada numa estratégia para 'acabar' com a SAD, e voltar ao modelo antigo, ou por exemplo transformar a SAD numa sociedade por quotas, com o Clube como o único 'sócio'?!!!
A única estratégia que vejo que existe, é maximizar o valor do Grupo Benfica, adquirindo as acções que estão dispersas em pequenos accionistas e outros accionistas com mais de 2% que são conhecidos e que queiram vender, pois o valor contabilístico das acções já é hoje bem superior ao valor de mercado, o qual ainda vai melhorar mais com o resultado que se espera poder ser atingido no exercício actual.
Esta operação de compra por agora é voluntária, mas se vier a ter sucesso, e o Benfica possa vir a deter uma posição muito significativa (90%), posteriormente pode vir a lançar uma oferta potestativa (obrigatória), e até quem sabe retirá-la da BVL.

Malu, sabes se a lei das SAD, permite que o Benfica Clube possa sair da bolsa? E se para competir na Primeira liga Futebol é obrigatório o clube ter uma SAD?

É obrigatório ter SAD ou SDUQ.
Pela  nova lei das SAD`s sim, desde que os clubes desportivos pretendam participar em competições desportivas profissionais. As SAD`s foram criadas para regular melhor a responsabilidade dos orgãos das mesmas, pois se forem clubes isso recai sobre as pessoas que exercem os cargos directivos.

Obrigado Malu, podes enumerar quais são as vantagens de a BSAD deixar de estar cotado na bolsa?
Eu já respondi a essa questão durante a manhã. Embora eu tivesse colocado essa questão logo ontem à noite no último post que fiz (01.H22), assim como a questão da oferta poder vir a ser potestativa, como aliás isso vem referido no texto do comunicado, e não podia ser de outra forma, porque nenhum oferente anuncia o que vai fazer em outros cenários.

Nos tempos mais próximos isso nem sequer é o mais relevante nesta OC, mas sim a questão da concentração na BSGPS do máximo de acções na SAD que for possível, e nem sequer quero saber das teorias que podem ser invocadas por aqui em relação ao papão do Vieira, das quais haverá certamente versões para todos os gostos, mas eu estou-me a lixar para isso tudo, pois eu não confundo o Vieira com o BENFICA, do qual sou sócio.

Uma coisa eu sei a BSAD hoje não tira (e tb não vai tirar no futuro) um grande beneficio, mas tem custos que estão em função do capital cotado, e como há que alimentar toda a estrutura da CMVM e CV, quem paga isso são as sociedades cotadas.

Se o Grupo Benfica pretender ter as mãos livres para poder levar por diante uma reorganização empresarial de acordo com a estratégia que delinear, só pode vir a beneficiar plenamente tendo o domínio total da SAD. E eu até desconfio que não vai ser fácil conseguir levar a bom porto todo este processo no que toca às posições relevantes detidas por alguns accionistas que a SAD na sua qualidade de sociedade emitente conhece em pormenor sempre quiser, pois é bom lembrar que as acções são todas nominativas e como tal estão registadas no livro da sociedade, que nos moldes de acções escriturais em que assenta o nosso mercado, esse registo está à guarda da Central de Valores da Eunonext Lisboa.

vieirah2

No anúncio da OPA, está lá escrito que NÃO existe intenção de tirar a SAD de bolsa.

ripas

Citação de: Maka em 19 de Novembro de 2019, 14:09
Citação de: DB4700 em 19 de Novembro de 2019, 14:08
Citação de: ripas em 19 de Novembro de 2019, 14:01
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/acoes-da-benfica-sad-valorizam-70-por-cento-depois-de-anuncio-de-opa-11530159.html

Para já, parece estar a correr bem, mas acho que vem aí coisa para anunciar mto em breve...

se há alguém a dizer: eu compro 6 milhões de acções a 5€, o natural é que o preço se fixasse muito perto dos 5€. do que li aí para trás, nesta manhã só conseguiram comprar 200k de ações, ou seja cerca de 3% das ações da OPA. logo, acho que não está a correr assim tão bem. muito pouca gente está a vender.

Precisamente.

Grazie pelo esclarecimento.
Se eu tivesse ações faria o mesmo, vendia mas era o crlh.

kino

Está merda cheira tão mal mas tão mal que até mete nojo.
Mas o Benfiquista hoje em dia come e cala, é até bate palmas a todos os roubos que se anda a fazer no clube.

DB4700


ccm

Citação de: DB4700 em 19 de Novembro de 2019, 14:08
Citação de: ripas em 19 de Novembro de 2019, 14:01
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/acoes-da-benfica-sad-valorizam-70-por-cento-depois-de-anuncio-de-opa-11530159.html

Para já, parece estar a correr bem, mas acho que vem aí coisa para anunciar mto em breve...

se há alguém a dizer: eu compro 6 milhões de acções a 5€, o natural é que o preço se fixasse muito perto dos 5€. do que li aí para trás, nesta manhã só conseguiram comprar 200k de ações, ou seja cerca de 3% das ações da OPA. logo, acho que não está a correr assim tão bem. muito pouca gente está a vender.

Estavas à espera que fossem a correr vender?

Não percebo é porque vendem agora.

Maka

Citação de: Nuno Franco em 19 de Novembro de 2019, 15:08
Citação de: Maka em 19 de Novembro de 2019, 14:59
Citação de: Nuno Franco em 19 de Novembro de 2019, 14:50
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 01:22
Citação de: Abidos em 19 de Novembro de 2019, 01:00
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 00:51
Não mandem palpites que não tenham fundamento.

A oferta pública de aquisição é lançada pela Benfica SGPS, e destina-se a adquirir ao preço do valor nominal das mesmas (5 Euros) as 6.455.434 acções do tipo B (28,0671% do capital) que sejam detidas por investidores externos, estando assim excluídas as detidas por membros que estejam nas situações previstas no nº 1 do Artº 20 do CVM, nos quais se incluem os elementos dos orgãos sociais mencionados no nº 6 da  oferta.


Especulando, achas que esta operação pode estar enquadrada numa estratégia para 'acabar' com a SAD, e voltar ao modelo antigo, ou por exemplo transformar a SAD numa sociedade por quotas, com o Clube como o único 'sócio'?!!!
A única estratégia que vejo que existe, é maximizar o valor do Grupo Benfica, adquirindo as acções que estão dispersas em pequenos accionistas e outros accionistas com mais de 2% que são conhecidos e que queiram vender, pois o valor contabilístico das acções já é hoje bem superior ao valor de mercado, o qual ainda vai melhorar mais com o resultado que se espera poder ser atingido no exercício actual.
Esta operação de compra por agora é voluntária, mas se vier a ter sucesso, e o Benfica possa vir a deter uma posição muito significativa (90%), posteriormente pode vir a lançar uma oferta potestativa (obrigatória), e até quem sabe retirá-la da BVL.

Malu, sabes se a lei das SAD, permite que o Benfica Clube possa sair da bolsa? E se para competir na Primeira liga Futebol é obrigatório o clube ter uma SAD?

O Benfica Clube não está na bolsa, quem está é a Benfica SAD.

E não é obrigatório uma SAD estar cotada em bolsa. Se assim fosse estariam lá todas as SADs portuguesas, o que facilmente se verifica que não é o caso.

A minha questão vai mais longe, se realmente a BSAD pode deixar a bolsa. Será que podemos pura simplesmente acabar com ela e o futebol voltar ao seio do Clube como as outras modalidades?
É que eu pessoalmente não vejo vantagens para manter a SAD, apenas desvantagens na realidade nacional e particularmente do Benfica.

É obrigatório manter a SAD (e manter nesta o futebol), devido às regras da LPFP. Não é obrigatório estar cotado em bolsa.

Nuno Franco

Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 15:52
Citação de: Nuno Franco em 19 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 15:13
Citação de: N1c0 em 19 de Novembro de 2019, 14:54
Citação de: Nuno Franco em 19 de Novembro de 2019, 14:50
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 01:22
Citação de: Abidos em 19 de Novembro de 2019, 01:00
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 00:51
Não mandem palpites que não tenham fundamento.

A oferta pública de aquisição é lançada pela Benfica SGPS, e destina-se a adquirir ao preço do valor nominal das mesmas (5 Euros) as 6.455.434 acções do tipo B (28,0671% do capital) que sejam detidas por investidores externos, estando assim excluídas as detidas por membros que estejam nas situações previstas no nº 1 do Artº 20 do CVM, nos quais se incluem os elementos dos orgãos sociais mencionados no nº 6 da  oferta.


Especulando, achas que esta operação pode estar enquadrada numa estratégia para 'acabar' com a SAD, e voltar ao modelo antigo, ou por exemplo transformar a SAD numa sociedade por quotas, com o Clube como o único 'sócio'?!!!
A única estratégia que vejo que existe, é maximizar o valor do Grupo Benfica, adquirindo as acções que estão dispersas em pequenos accionistas e outros accionistas com mais de 2% que são conhecidos e que queiram vender, pois o valor contabilístico das acções já é hoje bem superior ao valor de mercado, o qual ainda vai melhorar mais com o resultado que se espera poder ser atingido no exercício actual.
Esta operação de compra por agora é voluntária, mas se vier a ter sucesso, e o Benfica possa vir a deter uma posição muito significativa (90%), posteriormente pode vir a lançar uma oferta potestativa (obrigatória), e até quem sabe retirá-la da BVL.

Malu, sabes se a lei das SAD, permite que o Benfica Clube possa sair da bolsa? E se para competir na Primeira liga Futebol é obrigatório o clube ter uma SAD?

É obrigatório ter SAD ou SDUQ.
Pela  nova lei das SAD`s sim, desde que os clubes desportivos pretendam participar em competições desportivas profissionais. As SAD`s foram criadas para regular melhor a responsabilidade dos orgãos das mesmas, pois se forem clubes isso recai sobre as pessoas que exercem os cargos directivos.

Obrigado Malu, podes enumerar quais são as vantagens de a BSAD deixar de estar cotado na bolsa?
Eu já respondi a essa questão durante a manhã. Embora eu tivesse colocado essa questão logo ontem à noite no último post que fiz (01.H22), assim como a questão da oferta poder vir a ser potestativa, como aliás isso vem referido no texto do comunicado, e não podia ser de outra forma, porque nenhum oferente anuncia o que vai fazer em outros cenários.

Nos tempos mais próximos isso nem sequer é o mais relevante nesta OC, mas sim a questão da concentração na BSGPS do máximo de acções na SAD que for possível, e nem sequer quero saber das teorias que podem ser invocadas por aqui em relação ao papão do Vieira, das quais haverá certamente versões para todos os gostos, mas eu estou-me a lixar para isso tudo, pois eu não confundo o Vieira com o BENFICA, do qual sou sócio.

Uma coisa eu sei a BSAD hoje não tira (e tb não vai tirar no futuro) um grande beneficio, mas tem custos que estão em função do capital cotado, e como há que alimentar toda a estrutura da CMVM e CV, quem paga isso são as sociedades cotadas.

Se o Grupo Benfica pretender ter as mãos livres para poder levar por diante uma reorganização empresarial de acordo com a estratégia que delinear, só pode vir a beneficiar plenamente tendo o domínio total da SAD. E eu até desconfio que não vai ser fácil conseguir levar a bom porto todo este processo no que toca às posições relevantes detidas por alguns accionistas que a SAD na sua qualidade de sociedade emitente conhece em pormenor sempre quiser, pois é bom lembrar que as acções são todas nominativas e como tal estão registadas no livro da sociedade, que nos moldes de acções escriturais em que assenta o nosso mercado, esse registo está à guarda da Central de Valores da Eunonext Lisboa.

Malu Obrigado pela resposta :) e concordo contigo

Woodwaid

Usando as palavras do LFV, "devolver o clube aos sócios". Rasgo todas as palavras dele mas com esta calou-me...
Sendo o clube dono a 100% da bsad, o clube volta a ser dos sócios.
Eu estou a encarar isto como uma limpeza, outros tem dividas e passam a capitalização para elas nao pagarem, outros é opçcao estratégia de marketing, mas o fusao do clube à sad, faz-me lembrar o cantico "o benfica é nosso", podendo ser novamente do povo e nao das elites e viscondes com poder financeiro...

CitriC

Citação de: Woodwaid em 19 de Novembro de 2019, 16:38
Usando as palavras do LFV, "devolver o clube aos sócios". Rasgo todas as palavras dele mas com esta calou-me...
Sendo o clube dono a 100% da bsad, o clube volta a ser dos sócios.
Eu estou a encarar isto como uma limpeza, outros tem dividas e passam a capitalização para elas nao pagarem, outros é opçcao estratégia de marketing, mas o fusao do clube à sad, faz-me lembrar o cantico "o benfica é nosso", podendo ser novamente do povo e nao das elites e viscondes com poder financeiro...

Dizes isso como se os socios nao fossem os donos do Clube.

Se não somos donos do Clube quem o é ?

E quando deixámos de o ser ?


Ja em relação à SAD o Clube tem posicao maioritária via SGPS.

Mais uma vez pergunto se o Clube não tem o controlo da SAD quem o tem ? Quando deixou de ter ?

CitriC


Sinceramente nao percebo a estratégia a longo prazo. Nao me sei pronunciar sobre esta decisão.

CitriC

MALU15,

Não tenho agora acesso aos relatório.
A linha de financiamento no valor de 30M com o NB esta contratualizada pela BSAD, ou BClube ?