As Finanças do Benfica

Dandy

https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/barca-ultrapassa-real-nas-receitas-benfica-sobe-seis-lugares-fc-porto-no-top-30?ref=HP_BlocoTematico2

Termos quase 200 M€ (duzentos milhões de euros) em receitas ... não me surpreende.

O que me surpreende é o Porto ter quase 180 M€ (cento e oitenta milhões de euros) no mesmo parâmetro.

Lopes1986

Citação de: Dandy em 14 de Janeiro de 2020, 16:05

https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/barca-ultrapassa-real-nas-receitas-benfica-sobe-seis-lugares-fc-porto-no-top-30?ref=HP_BlocoTematico2

Termos quase 200 M€ (duzentos milhões de euros) em receitas ... não me surpreende.

O que me surpreende é o Porto ter quase 180 M€ (cento e oitenta milhões de euros) no mesmo parâmetro.

Cerca de 70M€ da Champion suponho eu.

Ja este ano isso vai mudar e bem.

Biscai@

Mais uma prova das razões que levaram os porcos a tentarem destruir o Benfica antes que eles prórprios fossem destruidos. Os porcos estão num buraco sem fundo e a cada semestre que passa estão mais enterrados.
O Benfica Eagle no blog NGB fez mais um execelente post a explicar tudo...

Benfica e Porto ficaram no TOP 30 do Deloitte Football Money League (2018/2019), que analisa as receitas operacionais: Bilhética, Comercial e TV (nacional + UEFA).
Nesta análise não são consideradas as receitas com a venda de jogadores.

O Benfica atingiu os 197.6M€, sendo habitual aparecer no TOP30, enquanto que o Porto tem uma entrada no ranking tendo alcançado os 176,2M€, muito devido à sua participação na UEFA Champions League 2018/2019.

O Benfica atingiu os 197,6M€, tendo alcançado 50M€ na UEFA Champions League.
O Porto atingiu os 176,2M€, tendo alcançado 80M€ na UEFA Champions League,
Link da UEFA: https://www.uefa.com/MultimediaFiles/Download/competitions/General/02/63/74/65/2637465_DOWNLOAD.pdf

Ou seja:
- o Benfica sem a Champions League situou-se próximo dos 150M€ de receitas operacionais sem UEFA (SAD+Clube).
- o Porto sem a Champions League situou-se próximo dos 100M€ de receitas operacionais sem UEFA (SAD+Clube).

Enquanto que o Benfica factura 109M€ (sem UEFA) na SAD e o restante no clube (cerca de 40M€) o Porto facturou 99% da actividade na SAD (95M€ sem receitas UEFA) contra os 96M€ sem receitas UEFA, considerados pela Deloitte Football Money League (para SAD e para o Clube).

Na actual época financeira 2019/2020 o Porto não conseguiu qualificar-se para a UEFA Champions League o que obrigará a ter de vender pelo menos 140M€ em atletas até Junho 2020, em vez dos 78M€ de vendas que precisaria de vender em 2018/2019 para ter contas equilibradas, já que as receitas operacionais vão cair dos 176M€/Ano para valores a rondar os 100M€/Ano a 110M€/Ano, mantendo-se os custos totais da Porto SAD a rondar os 250M€/Ano.

Para piorar a situação a Porto SAD acumula 147M€ de prejuízos (período 2010/2019), enquanto que a Benfica SAD acumula 107M€ de lucros (período 2010/2019), e ainda falta registar cerca de 150M€ em vendas de João Félix, Salvio, Lisandro, Carrillo, etc. algo que só acontecerá no exercício 2019/2020. Ou seja, neste momento existe uma diferença superior a 400M€ nos resultados de actividade que as 2 SAD's têm originado em 9 épocas e 1 semestre (2010 até 1º Semestre 2020!)

Se a Porto SAD vender 140M€ em atletas, para não terminar a época com prejuízos, ficará com um plantel a valer metade do que vale actualmente (avaliação actual: 270M€ - transfermarkt).

O Plantel dos árbitros é que seguramente não será delapidado. Árbitros como "Artur Soares Dias" são muito valiosos!

Já a Benfica SAD tem um plantel a valer 350M€ segundo o site transfermarkt, não estando obrigada a vender ninguém e tem capacidade financeira para investir em bons jogadores, como se tem verificado neste mercado de inverno!

Esta explicação já permite que algumas pessoas comecem a entender o verdadeiro "valor" das 2 SAD's e o valor das suas acções, tema a que regressarei em breve!
https://geracaobenfica.blogspot.com/2020/01/financas-benfica-e-porto-no-top-30-do.html

CarlosD

Pensei que a diferença de facturação entre as SADs (sem UEFA) fosse maior.

Carminati

Citação de: CarlosD em 14 de Janeiro de 2020, 19:05

50% maior é pouco?

CarlosD

Citação de: Carminati em 14 de Janeiro de 2020, 19:11

50% maior é pouco?

A diferença é entre 109M€ (BSAD) e 95M€(PSAD).

Se calhar a PSAD contabiliza receitas que a BSAD não contabiliza? (Poderão ser contabilizadas pelo clube não sei)

tecoteco

Citação de: CarlosD em 14 de Janeiro de 2020, 21:01

50% maior é pouco?

Se calhar a PSAD contabiliza receitas que a BSAD não contabiliza? (Poderão ser contabilizadas pelo clube não sei)

O Porto tem tudo na SAD.
O Benfica tem merchandising, quotas dos sócios, etc no clube.

A deloitte contabiliza tudo o que é operacional. Sad + clube

bellamy

Citação de: bellamy em 08 de Janeiro de 2020, 17:09
Internacional Champions Cup - 4M
Champions League - 51M
Carrillo, Salvio e Lisandro - 18,1M
João Felix - 108M
RDT - 20M
Keaton Parks - 1M

Encaixamos cerca de 202,1 milhões de euros em 19/20. Nada mau!
Actualização:

Internacional Champions Cup - 4M
Champions League - 51M

Carrillo, Salvio e Lisandro - 18,1M
João Felix - 108M
João Cancelo - 1,625M (direitos de formação)
Renato Sanches - 0,5M (direitos de formação)
RDT - 20M
Keaton Parks - 1M
Ivan Cavaleiro - 0,5M (direitos de formação)
Conti - 0,5M (taxa de empréstimo)
Gedson - 4,5M (taxa de empréstimo)

Encaixamos cerca de 209,8 milhões de euros em 19/20 (início a 01/Julho/2019).
Se faltar alguma coisa é só dizerem!

hyperrush

MALU15

Citação de: tecoteco em 14 de Janeiro de 2020, 21:58

50% maior é pouco?

O Porto tem tudo na SAD.

Não me parece que seja isso. No caso da PSAD o valor de 176,2Me é exactamente o que consta das rubricas de prestação de serviços e outros proveitos constante do R&C da SAD, não havendo nenhuma referência à quotização dos sócios que tb está no Clube, bem como outras receitas.

No caso da BSAD, sendo  o valor dos rendimentos operacionais constante do R&C de 165,7Me, que tb não inclui a quotização por estar no Clube, ficam a faltar  31,9Me (197,6 - 165,7) que devem ser as receitas do clube (quotização, ...).

CitriC

Citação de: MALU15 em 15 de Janeiro de 2020, 17:23

50% maior é pouco?

O Porto tem tudo na SAD.

Não me parece que seja isso. No caso da PSAD o valor de 176,2Me é exactamente o que consta das rubricas de prestação de serviços e outros proveitos constante do R&C da SAD, não havendo nenhuma referência à quotização dos sócios que tb está no Clube, bem como outras receitas.

No caso da BSAD, sendo  o valor dos rendimentos operacionais constante do R&C de 165,7Me, que tb não inclui a quotização por estar no Clube, ficam a faltar  31,9Me (197,6 - 165,7) que devem ser as receitas do clube (quotização, ...).

As receitas operacionais do grupo Porto correspondem a 179M.

Também fiquei interpelado com a diferença de valores.

tecoteco

Citação de: CitriC em 15 de Janeiro de 2020, 17:31
Citação de: MALU15 em 15 de Janeiro de 2020, 17:23

50% maior é pouco?

O Porto tem tudo na SAD.

As receitas operacionais do grupo Porto correspondem a 179M.

Também fiquei interpelado com a diferença de valores.

Exacto. A Porto Sad faz contratos com a euroantas e o clube para meter quase tudo na SAD para empolar os resultados públicos. É factual

Mika21PA

SURREAL9

Uma pergunta de quem não percebe nada disto.

Visto que o Benfica não distribui dividendos e tem dado lucro quase todos os anos, para onde vai esse dinheiro? Fica numa conta em caso de necessidade? É aplicado nas modalidades ? Para onde têm ido essas verbas?

xiribiti

Citação de: SURREAL9 em 16 de Janeiro de 2020, 09:55
Uma pergunta de quem não percebe nada disto.

Visto que o Benfica não distribui dividendos e tem dado lucro quase todos os anos, para onde vai esse dinheiro? Fica numa conta em caso de necessidade? É aplicado nas modalidades ? Para onde têm ido essas verbas?

O vieira e o mendes são capazes de saber