As Finanças do Benfica

JFCR

Eu percebo a indignação do Flirt4ever e se facto nestes anos todos existiu má gestão e se todos achamos que o Benfica é lesado sobretudo nas comissões que paga na compra e venda de jogadores.
Agora, o saldo que o Flirt4ever fala é sobre a uma parte da actividade que é a transacção de atletas que segundo ele tem um saldo positivo de quase 690 M de EUR em 25 anos de actividade, o que dá uma média de 28 M EUR / ano.
Existem mais duas componentes da actividade, uma é a operacional e outra a financeira.
Em relação á actividade operacional, penso que na maioria dos 25 anos fomos deficitários, isto porque sempre tivemos custos acima das receitas operacionais e houve anos com valores absurdos, por exemplo a época passada.
Em relação á actividade financeira, relembro que não há muito tempo pagávamos perto dos 20 M de EUR ano em serviço da dívida. Só aí está justificado aonde se ia comer grande parte das mais valias em transacções de atletas (média 28 M EUR / ano). É verdade que abatemos muita divida com os resultados positivos que tivemos e por isso os custos anuais da dívida já são bem mais pequenos, mas claro foi na mesma altura que libertamos esses recursos para aumentar os custos operacionais, sobretudo com os salários de jogadores.
Lembro-me que alguém (não sei se o Malu ou Citric) colocavam aqui os resultados anuais nestas 3 vertentes, numa tabela. Se colocarem de novo com os valores desde a criação da SAD vão ver que grande parte destas mais valias de transacções de atletas serviram para cobrir o custo da dívida e o déficit operacional.

JPSilva

Citação de: zizou em 27 de Setembro de 2022, 00:16
Com a venda do Félix, agora do Darwin e com a participação europeia do ano passado.
Como é que estamos tão mal financeiramente?

Não estamos "tão mal". O Benfica fez um pé de meia à custa das épocas em que não gastou praticamente nada e sacrificou a vertente desportiva. Agora esbanjámos dinheiro com o Jesus mas nada de excessivamente preocupante para já.

Stanic

Pegar no saldo das transferências de 25 anos que dá uma média de +/- 28M, que nem sequer são líquidos, sabendo que tendo em conta os custos operacionais sem vendas davam prejuízo na maior parte dos anos para fazer valer uma teoria é pura demagogia.

Que o clube podia ter sido melhor gerido e não depender tanto das vendas podia, mas isto não é só válido para o Benfica, o modelo de negócio dos grandes tem sido este como ainda agora o varandas o assumiu. 

nunocat

Acabei de descobrir que vamos ser obrigados a partilhar os direitos televisivos a partir de 2028... isto é mesmo sério? Não podemos fazer nada? Tudo a querer chular-nos e ficamos tao calados que até isto me passou ao lado é seguramente de metade do país?????

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/comunicado?i=centralizacao-dos-direitos-televisivos

Flirt4ever

Citação de: JFCR em 27 de Setembro de 2022, 18:10
Eu percebo a indignação do Flirt4ever e se facto nestes anos todos existiu má gestão e se todos achamos que o Benfica é lesado sobretudo nas comissões que paga na compra e venda de jogadores.
Agora, o saldo que o Flirt4ever fala é sobre a uma parte da actividade que é a transacção de atletas que segundo ele tem um saldo positivo de quase 690 M de EUR em 25 anos de actividade, o que dá uma média de 28 M EUR / ano.
Existem mais duas componentes da actividade, uma é a operacional e outra a financeira.
Em relação á actividade operacional, penso que na maioria dos 25 anos fomos deficitários, isto porque sempre tivemos custos acima das receitas operacionais e houve anos com valores absurdos, por exemplo a época passada.
Em relação á actividade financeira, relembro que não há muito tempo pagávamos perto dos 20 M de EUR ano em serviço da dívida. Só aí está justificado aonde se ia comer grande parte das mais valias em transacções de atletas (média 28 M EUR / ano). É verdade que abatemos muita divida com os resultados positivos que tivemos e por isso os custos anuais da dívida já são bem mais pequenos, mas claro foi na mesma altura que libertamos esses recursos para aumentar os custos operacionais, sobretudo com os salários de jogadores.
Lembro-me que alguém (não sei se o Malu ou Citric) colocavam aqui os resultados anuais nestas 3 vertentes, numa tabela. Se colocarem de novo com os valores desde a criação da SAD vão ver que grande parte destas mais valias de transacções de atletas serviram para cobrir o custo da dívida e o déficit operacional.

Consegues encontrar uma boa justificação para o aumento absurdo dos custos operacionais ?

jone1970

Citação de: Flirt4ever em 27 de Setembro de 2022, 22:36

Consegues encontrar uma boa justificação para o aumento absurdo dos custos operacionais ?

Quando tens um treinador que ganha 6 ou 7M/ano, quando renovas com 5 ou 6 jogadores sem a minima qualidade para jogarem como titulares e têm salarios altíssimos ou quando tens um dos maiores e melhores escritório de advogados a defender o clube e o seu Presidente......tens aí a reposta.

BBpT

Citação de: Flirt4ever em 27 de Setembro de 2022, 22:36

não sei ao certo que tipo de justificação queres, mas é muito à base do aumento dos custos com pessoal ao longo dos anos

RedHead

Citação de: jone1970 em 27 de Setembro de 2022, 16:08
Citação de: RedHead em 27 de Setembro de 2022, 09:32
Citação de: iloy em 27 de Setembro de 2022, 06:59
Citação de: zizou em 27 de Setembro de 2022, 00:16
Com a venda do Félix, agora do Darwin e com a participação europeia do ano passado.
Como é que estamos tão mal financeiramente?

O milagre financeiro desta direção!!
Muitos brincam com um estado das finanças do clube pensando que nao è preciso dramatizar mas a verdade è que as finanças do clube são preocupantes.
Basta não ir a LDC e não termos jogadores muito caros para vender e os resultados serão bem piores.
3 anos sem ganhar e tinhamos ativos de valor,com clubes a pagar por eles,é logico que é preciso inverter esra situaçao e nao aumentarem os anos sem ganhar,mas eu sinceramente nao estou preocupado,visto que temos MUITOS jogadores muito perto da equipa A com valor,desde logo os vencedores da youth league,é tudo jogadores com mercado mesmo sem ainda terem jogado na equipa A,a geraçao de 2004 tenho a convicçao que nis vai permitir ter jogadores a reforçar a equipa principal e alguns serem vendidos por valores significativos!O que a mim me preocupa é o "comprar mal"!de ha 5 anos ou 6 para ca temos sido muito maus a abordar o mercado,é aqui que temos errado muito....aproveitar o que temos de bom na formaçao e comprar bem la fora,com a massa adepta que temos?!fodass..medo de nada e a jogar numa liga de merda..

o problema da Benfica SAD é problema de todas as casas, empresas ou estados.
Não se pode gastar mais dinheiro que aquele que se recebe.
Ainda temos uma almofada de quase 100M, mas esta situação não se pode prolongar por muito mais tempo, caso contrário ficamos na situação dos verdes e azuis.
Para aumentar a despesa em salários ou fornecedores e serviços temos de aumentar as receitas. E foi isso não aconteceu nos últimos 2 anos. Se as receitas não aumentarem, então temos de baixar as despesas.
o objetivo é era vender mais um jogador,nomeadamente Gonçalo Ramos visto que tinhamos o Henrique para o substituir na hierarquia mas tudo se alterou o Gonçalo Ramos assumiu-se como primeira opçao,Yaremchuk foi vendido,Musa como primeira opçao a sair do banco...no mercado de inverno vamos aumentar as despesas porque em janeiro é para comprar e nao para vender,este é o meu ponto de vista,o Enzo se nao saír em janeiro ficará "reservado" por algum clube abastado de euros e onde a meu ver podemos fazer algum encaixe significativo sem desfalcar a equipa é na venda de um central.Temos um excelente naipe de centrais .

contábil

Bom dia a todos.

À imagem do que fiz para FC Porto e Sporting CP, gostava de fazer uma análise ao Relatório e Contas do SL Benfica (Clube). Há uma particularidade: só os sócios têm acesso aos documentos.
Aquilo que venho pedir é que quem quiser ajudar e disponibilizar-me esses ficheiros, que me envie uma mensagem privada que lá arranjaremos uma forma.

Obrigado e cumprimentos

cwally

Citação de: nunocat em 27 de Setembro de 2022, 19:31
Acabei de descobrir que vamos ser obrigados a partilhar os direitos televisivos a partir de 2028... isto é mesmo sério? Não podemos fazer nada? Tudo a querer chular-nos e ficamos tao calados que até isto me passou ao lado é seguramente de metade do país?????

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/comunicado?i=centralizacao-dos-direitos-televisivos

Na teoria é uma decisão que faz sentido e, até, incontornável pois não jogamos sozinhos e o campeonato está cada vez mais polarizado, o que a médio prazo não beneficia ninguém.

Depois na realidade fizemos um último negócio de m*** (obrigado LFV) então mesmo actualmente já estamos a receber praticamente o mesmo que verdes e azuis.

Por fim não nos estamos sequer a saber fazer respeitar por ninguém, tem todo o ar de que a centralização vai só dar mais dinheiro para tornar os fortes mais fracos e mais dinheiro a rolar entre empresários e abutres no futebol.

Enfim

Maldini

Citação de: cwally em 29 de Setembro de 2022, 11:26
Citação de: nunocat em 27 de Setembro de 2022, 19:31

Na teoria é uma decisão que faz sentido e, até, incontornável pois não jogamos sozinhos e o campeonato está cada vez mais polarizado, o que a médio prazo não beneficia ninguém.

Depois na realidade fizemos um último negócio de m*** (obrigado LFV) então mesmo actualmente já estamos a receber praticamente o mesmo que verdes e azuis.

Por fim não nos estamos sequer a saber fazer respeitar por ninguém, tem todo o ar de que a centralização vai só dar mais dinheiro para tornar os fortes mais fracos e mais dinheiro a rolar entre empresários e abutres no futebol.

Enfim

Eu acho o contrato fraco para a marca do Benfica, no entanto estamos sim a receber o mesmo que os outros mas por menos coisas vendidas... basta ler o contrato (mantenho que o nosso contrato mesmo assim é fraco).

Sou totalmente contra a partilha de direitos TV, principalmente para beneficiar quem todos dias nos fode ou quer foder. ... que se fodam todos.

Polaco

O contrato do Benfica foi o primeiro e os outros fizeram inteligentemente chantagem para se aproximarem em valor absoluto. O que realmente aconteceu.
O problema é que cederam praticamanente tudo em troca desse valor parecido com o do Benfica, e nós não.
Por outro lado, eles para algumas coisas já nem tinham patrocinadores, por isso, fizeram realmente um bom negócio.
O Benfica tem mais audiências que os outros juntos, por isso, e como são as audiências que contam, bastava contabilizar "cabeças" e dividir o valor directamente.
Até admito que se retire uma quantia á cabeça para os mais fracos, mas sem incluír Braga e Guimarães, pelo menos não no mesmo valor.
Se não for assim, o que se for fazer eu sou contra.
Se o Benfica entrar em divisões aldrabadas, só vamos ajudar o Sporting e principalmente o porto a manterem-se competitivos connosco sem terem fianceiramente bases para isso.

baar99

Quanto pagará o Luisão pelo quarto no Seixal ? Sempre dá para ajudar a pagar as contas !!!!

Ureis84

Também sou contra uma partilha de direitos em que o primeiro e maior fator não sejam as audiências.
Sem o fator audiência vamos ser sempre comidos de cebolada, pois faturam os rivais aquilo que os nossos adeptos pagam para ver os jogos.

DeSousa

O Benfica que volte a ter os direitos televisivos e transmita na BTV, que adquira mais um, dois conteúdos de peso e suba a subscrição para 15-20€.