As Finanças do Benfica

Ginkgo

As saídas de Weigl, Grimaldo e possivelmente Otamendi vão significar uma redução bastante grande nos encargos com salários. Isso e o despachar do entulho que nunca vestiu a camisola mas está sob contrato é fundamental.

O importante agora seria manter uma política de contratações realista e com pés e cabeça em que ninguém entre para esse top de salários para assim manter um equilíbrio que não obrigue às tais vendas pre-programadas.

Tifosi

Sim, está tudo muito certo, se o Benfica quer manter uma equipa de futebol de topo, então tem de pagar altos vencimentos aos atletas top.

Até aqui não me faz qualquer espécie, aliás acho que se deveria ter feito um esforço muito maior para manter os melhores que sairam da formação: Ederson, Felix, ...

O que me faz MUITA confusão é não saber quanto e como é pago aos administradores, empresários, parceiros e outros parsas. Quanto valem os vencimentos, imparidades e "serviços externos" no budget do Benfica que concorre da mesma forma para a brilhante conclusão que:

O Benfica está obrigado a vender jogadores todos os anos... (excepto se for preciso reeleger o LVF  :whistle2: )

ABenficaC

Preciso das explicações do Malu. Mas tem andado afastado desde que el Presi Bigodes saiu do clube e foi preso

melo7

Citação de: Archie Bunker em 16 de Maio de 2023, 10:39
Citação de: MiguelAlmeida em 16 de Maio de 2023, 10:33
Citação de: Archie Bunker em 16 de Maio de 2023, 10:28o DSO disse o que esta explicado numas paginas atras (esse post devia estar fixado)

Basicamente:

para cobrir os salarios precisamos de vender um jogador.

para investir no plantel precisamos de uma boa CL.

O emprestimo obrigacionista permite eliminar uma das hipoteses acima.

As nossas contas, bem ou mal, são estas , bem simples.
Se queres ser competitivo na Europa tem que ser.
Tens um exemplo claro sobre isto, chama se ajax.
Tem que vender todos os anos para cobrir as despesas.

para alterar isto há duas hipoteses:

aumentar receitas, mas como? somos um mercado pequeno, internacionalização? mas como?

diminuir custos? diminuir salarios, apostar mais ainda na formação? nem todos os anos há boas formações....

Esse é o binómio de actuação da Direcção Financeira do Benfica.

Aumentar as receitas o mais possível dentro das nossas limitações. Sermos criativos, explorar novos mercados mas ter sempre ciente que a Benfica SAD não é uma empresa qualquer: a ligação emocional dos adeptos com o Clube é o maior activo que temos e isso é exponenciado pelo sucesso desportivo (futebol e modalidades).

É importante que toda a gente dentro do Clube tenha isto em mente: O sucesso desportivo do Clube é o motor financeiro do mesmo.

Isto leva à outra componente dos custos. O Benfica deve optimizar os seus custos mas deve olhar para os salários como um investimento. Investimento que trará retorno desportivo e retorno financeiro.

Todos os anos o Clube devia fazer uma análise de rentabilidade de cada jogador, isto é, se o rendimento desportivo em todas as suas vertentes é equiparável ao investimento financeiro que é feito em cada jogador.

É fundamental que o Clube case a formação com jogadores que sejam mais valias efectivas, como foi o caso do Enzo, Aursnes, Neres e do Bah este ano.

O problema começou a surgir quando tinhamos um plantel com jogadores caros e que pouco rendiam (Pizzi, Seferovic, Weigl, Cebolinha, Taarabt, Almeida, Yaremchuk, Meité e Vertonghen)

merlin

Não sei pq é que a NASA eviou o James Webb para o espaço, se queriam estudar os buracos negros, bastava verem a forma este DSO gere as contas do Benfica.

Android1974

Se o G.Ramos for vendido este verão - eu sou contra, acho má decisão desportiva, mas isso vale de pouco - é mais por termos três avançados-promessa a precisar de espaço (Musa, Tengstedt e H.Araújo) do que por urgente necessidade financeira. Agora, se venderem o G.Ramos e forem buscar mais outro por metade ou mesmo um terço do valor, mais vale estarem quietos.

E não quero crer que saiam já as outras promessas da formação que são titulares da principal, julgo que nisso o Rui Costa saberá fazer diferente.

Edgar_SLB

Citação de: Archie Bunker em 16 de Maio de 2023, 11:53
Citação de: Edgar_SLB em 16 de Maio de 2023, 11:00
Citação de: Vidito em 15 de Maio de 2023, 23:36
Citação de: Edgar_SLB em 15 de Maio de 2023, 23:22
Citação de: Vidito em 15 de Maio de 2023, 20:34Então mas não há receitas de bilheteira? De patrocínios? De merchandising?
Significativas, não!

Não fazemos à volta de 40M em bilheteira?
Fazemos. E isso é um valor incrível para o mercado português.

O problema é que nós estamos inseridos num mercado global em que, como vimos ontem qualquer bayer leverkusen da vida consegue pagar muito mais do que nós.

Eu não tinha noção porque nunca tinha ido ver um jogo fora na champions, mas andei a ver bilhetes para Milão e paris este ano. Para Paris o bilhete mais barato que encontrei para venda ao público no site do PSG custava 180€. Em Milão igual. O preço do bilhete mais caro no estádio da luz é de 90€ (para sócios. Raramente a venda chega ao público em geral).

Nós faturamos, sem receitas extraordinárias com venda de jogadores (e contando com a entrada na champions) cerca de 200M por ano. Qualquer clube médio da premier league ou mesmo da bundesliga fatura valores semelhantes (sem receitas de champions).

Nós competimos com esses clubes médios por jogadores. O DSO ontem finalmente disse o que todos nós já sabíamos mas que ele todos os anos negava. Temos de fazer anualmente uma grande venda para continuar a alimentar a equipa de futebol. Gastamos mais do que produzimos e sem essas receitas extraordinárias estamos sempre em défice.

É um preço a pagar para conseguir ter equipas que consigam chegar longe nas competições europeias. E mesmo assim estamos dependentes de alguma sorte com os sorteios.

Competir por jogadores com equipas grandes (ricas) como bayern, qualquer uma top 5 da PL, real, Barcelona, atlético, inter, Milão, Juventus é neste momento impossível.

O caminho que está a ser feito, vivendo acima daquilo que podemos, investindo todos os anos (e com isso obrigados a vender) é o caminho certo (na minha opinião) para daqui a uns anos, devido à maior visibilidade e à atração de novos "adeptos" noutras regiões do mundo, podermos ter um clube mais sustentável.

Sem maior visibilidade e sem investimento constante, a longo prazo, vamos ter equipas cada vez menos competitivas lá fora.

mas essa atração de novos adeptos estrangeiros traduzia-se em que financeiramente?

venda de merchandise? teriam que ser muitas centenas de milhares de camisolas para fazer a diferença.

direito televisivos? ainda se esta a projectar é ganharmos menos com a centralização.

eu vejo é uma manta muito curta e vai-se sempre viver (financeiramente) na base destes 3 factores, CL,venda jogadores, emprestimos.

Maior visibilidade e mais adeptos de fora do país implicaria vender os direitos televisivos para outros países/continentes. Além disso, o que faz com que os grandes clubes tenham grandes patrocínios tem a ver exatamente com o número de pessoas que se movem por esses mesmos clubes.

Se houver mais interesse internacional no Benfica, automaticamente a marca Benfica ganha valor. A adidas paga mais, a emirates paga mais, o naming do estádio (que hoje é uma miragem) pode ser equacionado.

Vender mais merchandising do clube é uma métrica que estas grandes empresas também usam para avaliar e pagar um clube para terem a sua marca associada. Não é um objectivo em si mesmo. Até porque, como já se falou, a margem que temos, por exemplo, com os artigos oficiais da Adidas é curta, oor exemplo.

Glori88

Citação de: slb_always em 16 de Maio de 2023, 00:32De preferência deviam sair António Silva e Gonçalo Ramos no Verão. Um antes de 1 de Julho e outro depois. Para os seus lugares deviam entrar Tomás Araújo e Henrique Araújo.

Falam que já vendemos o Enzo e por isso não precisamos de vender. Se nos guiarmos por essa política nunca pagaremos os EOs, nunca baixaremos o passivo, nunca passaremos de um clube de oitavos da Champions.

meu, tu medes o que dizes? esta malta vieirista nunca mais desaparece, pqp...

vender os melhores jogadores agora é preferência. pagar os EO é que nos leva além dos oitavos. - senhoras e senhores, síndrome de estocolmo com patrocínio do bairro das furnas...

Glori88

Glori88

Citação de: slb_always em 16 de Maio de 2023, 00:32De preferência deviam sair António Silva e Gonçalo Ramos no Verão. Um antes de 1 de Julho e outro depois. Para os seus lugares deviam entrar Tomás Araújo e Henrique Araújo.

Falam que já vendemos o Enzo e por isso não precisamos de vender. Se nos guiarmos por essa política nunca pagaremos os EOs, nunca baixaremos o passivo, nunca passaremos de um clube de oitavos da Champions.

eu ia ignorar a lógica da batata mas estou simpático e vou-te explicar como uma criança de 5 anos. O passivo é o custo de existir. Pagar o passivo não te permite bosta nenhuma. O passivos não são para pagar, são para balancear com os ativos e a atividade regular do clube/empresa aka GANHAR JOGOS DE FUTEBOL.

Qualquer empresa da praça tem passivo e empréstimo como alavanca de crescimento. se não percebes sequer isto, não faço ideia o que andas a fazer neste tópico.

e só para confirmar a minha ideia, peço-te que respondas a uma questão simples: o que significa ter 2,5x procura vs oferta no empréstimo obrigacionista?

Se conseguires estruturar uma resposta coerente, deixo-te sossegado.

jimmybenfica3500

E que tal se não vendêssemos nenhum ativo importante para o sucesso desportivo do clube?

Isso é que eu gostava bueréré

slb_always

Citação de: Glori88 em 16 de Maio de 2023, 15:09

eu ia ignorar a lógica da batata mas estou simpático e vou-te explicar como uma criança de 5 anos. O passivo é o custo de existir. Pagar o passivo não te permite bosta nenhuma. O passivos não são para pagar, são para balancear com os ativos e a atividade regular do clube/empresa aka GANHAR JOGOS DE FUTEBOL.

Qualquer empresa da praça tem passivo e empréstimo como alavanca de crescimento. se não percebes sequer isto, não faço ideia o que andas a fazer neste tópico.

e só para confirmar a minha ideia, peço-te que respondas a uma questão simples: o que significa ter 2,5x procura vs oferta no empréstimo obrigacionista?

Se conseguires estruturar uma resposta coerente, deixo-te sossegado.

Para quem fala em crianças de 5 anos tens muita moral, ou melhor, falta de noção. Se callhar tens que voltar para a escola, para aprender a interpretar texto.

Fui bem claro, BAIXAR O PASSIVO.

Portanto, a minha ideia é que cerca de 400 milhões de passivo são um valor alto e perigoso. Basta apanharmos um qualquer Vale e Azevedo e logo ficaremos mais 20 anos a atravessar o deserto. Nunca falei em acabar com o passivo, mas acho que o Benfica deve reduzir para metade o passivo, cerca de 200 milhões de euros. E tendo em conta o ativo, o máximo de passivo deviam ser 300 milhões. É uma questão de, como qualquer criança de cinco anos pode perceber, ter uma condição mais robusta e saudável.

Para terminar, ter 2,5 de procura sobre a oferta, no caso do Benfica, significa que não bastam fazer boas vendas para dar lucro e comprar reforços. É preciso fazer vendas extras porque, como se vê, os EOs estão a aumentar em vez de baixar. Ano passado foram 60, este ano 50... E os EOs deviam se liquidar ou pelo menos reduzir em dois terços. O Benfica devia ter, e na verdade consegue ter se quiser, dinheiro próprio, que é para não andar a torrar mais de 5% em juros para terceiros. No caso do Benfica é isso que significa. Queres que faça mais algum desenho ?

slb_always

Citação de: Saveloy em 16 de Maio de 2023, 11:16
Citação de: CreedBratton em 16 de Maio de 2023, 00:46

Isto é vieirismo 101

É mais "dêem-me atenção" 101.

Se vocês colocarem 200 milhões nos cofres do Benfica, não há problema nenhum, eles podem ficar. Se não, é melhor se calarem em vez de bostejar..

slb_always

Citação de: jimmybenfica3500 em 16 de Maio de 2023, 15:21E que tal se não vendêssemos nenhum ativo importante para o sucesso desportivo do clube?

Isso é que eu gostava bueréré

Podes sempre dar prejuízo.... Ou reduzir o orçamento para o nível de um Braga.

slb_always

Citação de: Marin em 16 de Maio de 2023, 07:30
Citação de: slb_always em 16 de Maio de 2023, 01:42
Citação de: ShorBraga em 16 de Maio de 2023, 01:02

Se alguém me garantisse a 100% que vendendo o nosso melhor goleador e o nosso melhor defesa por 220 milhões resolvíamos o nosso problema financeiro estrutural de forma definitiva, concordaria com a tua ideia.

Mas a realidade tem sido bem diferente, infelizmente. Ramos, António, Florentino e João Neves são 4 titulares e ainda muito novos. Manter todos por mais umas 2 ou 3 épocas é que nos pode dar um boost desportivo e consequentemente financeiro.

Se for mesmo necessário vender:
- que comecem pelos emprestados (Weigl já foi, falta João Victor, Seferovic, Meité, Gabriel e Dantas)
- depois pelos habituais suplentes (Lucas Veríssimo, Ristic, Gilberto, Musa)
- depois pelos titulares mais fracos  (Odysseas, Chiquinho)
- depois pelos titulares com mais idade  (João Mário, pior das hipóteses Rafa...)

E só aqui já faríamos uma boa quantia, uns 60 milhões.

Entendo a ideia, mas não posso concordar com tudo.

Tens que ver que o António e o Ramos estão super valorizados e não vão valorizar mais do que isto. Se eles desvalorizam perdes o timing e podes perder muitos milhões. Se forem vendidos este ano, podem valer 200 milhões.

Mas eu não falo deles dois por acaso. Eu falo deles dois porque já têm substitutos no próprio Benfica e que vêm da formação também, Henrique e Tomás Araújo. Não é necessário ir ao mercado.

Mas não é só. Musa merece uma oportunidade e o Tengstedt é uma incógnita. E na defesa, temos Veríssimo, jogador de seleção brasileira e o João Victor que era um dos melhores centrais do Brasil. Queres vender por tuta e meia dois jogadores que custaram 20 milhões e que podem render desportivamente e financeiramente..

E também não há muitos mais jogadores valorizados neste momento que se possam vender. Rafa e João Mário estão com idade avançada, Neres, Neves e Aursnes são para ficar, assim como Florentino, espero... Bah também deve ficar mais um ano.

Pra vender todos esses jogadores, ou metade, depois não tens dinheiro sequer pra comprar reforços. Eu também gostava de manter,principalmente o Silva, mas temos que ser racionais, ainda por cima com jogadores de seleção brasileira a querer jogar. Se houver 200 milhões pelos dois, é aproveitar.
se os vendemos porque estao super valorizados e aceitavel.

O que e inaceitavel e o dinheiro desaparecer.

Onde vai o dinheiro?

Quero acreditar que para manter o nível do clube, contratações e renovações. Se anda dinheiro a desaparecer é fazer queixa na polícia, investigue-se.