As Finanças do Benfica

ItsY2Inferno

Estes americanos ainda vão comprar as ações do Rei dos frangos

Já ficam com 25%

Savicevic

Citação de: ItsY2Inferno em 14 de Maio de 2025, 20:04Estes americanos ainda vão comprar as ações do Rei dos frangos

Já ficam com 25%

Se quiserem ficam com mais do que isso até. Mas eles só vão comprar esse capital todo se tiverem algum controlo sobre a SAD, caso contrário não lhes interessa ter essa % toda.

Negan Schrute

Qual é o interesse dos americanos em ter percentagem da SAD?

Savicevic

#89133
Citação de: Negan Schrute em 14 de Maio de 2025, 20:15Qual é o interesse dos americanos em ter percentagem da SAD?

Ao preço que compraram até pode ser valorizar e vender. Também podem fazer um acordo parassocial ou algo do género e a Benfica SAD ao valorizar-se e ter lucro, começar a distribuir dividendos.

Ou interesses indiretos. P.ex. investimentos em áreas como o imobiliário, ou o investidor deter, sei lá, empresas de organização de eventos que tenha interesse em explorar o estádio, marketing, deter marcas de produtos que possam ter interesse em associar-se ao Benfica, sei lá, há um mudo de possibilidades.

King Ghost

Começo a olhar para a participação de investidores estrangeiros com outros olhos.
Acredito que existirá maior controlo, exigência e menos falcatruas.

nqsbenfica

Citação de: Savicevic em 14 de Maio de 2025, 20:18
Citação de: Negan Schrute em 14 de Maio de 2025, 20:15Qual é o interesse dos americanos em ter percentagem da SAD?

Ao preço que compraram até pode ser valorizar e vender. Também podem fazer um acordo parassocial ou algo do género e a Benfica SAD ao valorizar-se e ter lucro, começar a distribuir dividendos.

Ou interesses indiretos. P.ex. investimentos em áreas como o imobiliário, ou o investidor deter, sei lá, empresas de organização de eventos que tenha interesse em explorar o estádio, marketing, deter marcas de produtos que possam ter interesse em associar-se ao Benfica, sei lá, há um mudo de possibilidades.

fundo imobiliário com uma direção de vieiristas... tem tudo para correr bem...

Baron_Davis

ha quase um ano que o nome desses yankees ja tinha sido ventilado, um dos sócios do Chapus é dono do Norwich, curiosamente desta vez nem é mencionado (questao da concorrencia)

o que é que a comandita corporate fez para ir adquirindo algumas accoes nestes anos todos?

poijé...

Paparuk1904

Citação de: Negan Schrute em 14 de Maio de 2025, 20:15Qual é o interesse dos americanos em ter percentagem da SAD?
Ganhar dinheiro! Para já se puderem vão comprar mais ações com o preço da SAD extremamente desvalorizado....

Daqui a anito ou dois vendem as ações a 5 ou 6 x o preço de compra

Kurt Cobain 10

Se os americanos comprarem as dos reis dos frangos ficam com quanto da sad?

vieirah1904

Citação de: Kurt Cobain 10 em 15 de Maio de 2025, 02:57Se os americanos comprarem as dos reis dos frangos ficam com quanto da sad?

Cerca de 23%. Também é o máximo que devem conseguir, o resto está 65% nas mãos do Benfica clube e SGPS e disperso no mercado (10%).

boladeneve

Citação de: Savicevic em 14 de Maio de 2025, 19:54
Citação de: boladeneve em 14 de Maio de 2025, 19:47
Citação de: Savicevic em 14 de Maio de 2025, 19:03Os americanos já têm 5%. Será uma questão de tempo até controlarem os 25% que era para cair nas mãos do Textor. O Benfica (clube) em tempo devido não recomprou uma parte significativa do capital que estava em mãos próximas, mesmo que tivesse de dar 7 ou 8 euros por acção e agora vai perder esse negócio. Se as tivesse podia vender por 12/13/14€ a um parceiro escolhido, talvez meter namings ao barulho e afins.

É o que é.

A porrada que aqui levei por defender a OPA a dentes cerrados. Era óbvio que seria a última oportunidade de reaver participações importantes...

Não seria a última oportunidade. A questão é que depois disso o clube mais nada fez nesse sentido, sabendo que p.ex. o Zé Guilherme disse que ao clube as vendia ao preço que comprou (5€). Acredito que o mesmo se passasse com as da Quinta de Jugais e com a maioria dos pequenos investidores.

E a OPA dificilmente passaria porque a CMVM muito provavelmente deve ter dado com algo mais que acabou por chutar para o esquema de financiamento. A forma como o Rei dos Frangos ficou com a participação que tem atualmente trazia muita água no bico e estávamos com o tema BES muito fresco.

Verdade, dificilmente passava.

DB4700

Umas notas sobre José António dos Santos, Jean-Marc Chapus e Elliot Holton Hayes, os dois novos acionistas que compraram 5,24% da Benfica SAD.

José António dos Santos disse que só vendia os seus 16,38% que detém por 12 euros a ação. A avaliação não é desproporcional.             

A Benfica SAD, ao dia de hoje, está avaliada em cerca de 100 milhões e um preço por ação a ronda os 4,50 euros. No entanto, em qualquer livro de Finanças, uma empresa com 200 milhões de receitas anuais, capital próprio positivo e um activo avaliado ao preço de custo e não ao preço de mercado, vale muito mais do que 100 milhões de euros. A KPMG, na mais recente edição do Football Benchmark, avaliou o Benfica entre 600 a 650 milhões.

A 12 euros a ação, José António dos Santos avalia a sua participação em cerca de 45 milhões de euros e a Benfica SAD ao todo em cerca de 270 milhões. Ou seja, o preço do José António dos Santos até poderia ser significativamente maior.

O problema de José António dos Santos é que é um acionista minoritário numa empresa anormal. Enquanto a maioria das empresas visa o lucro e a distribuição de resultados, a Benfica SAD é, no final de contas, uma equipa de futebol, visa a sustentabilidade e os títulos. O José António dos Santos não tem poder nenhum. O máximo que pode fazer é nomear alguém para a Benfica SAD de forma a irritar os sócios e adeptos.

O valor de uma ação está inerente aos dividendos que distribui ou que poderá um dia distribuir. A Benfica SAD nunca vai distribuir dividendos. Aliado a isso, o mercado português está altamente descapitalizado. Apesar de ser fácil de reconhecer que a Benfica SAD vale mais do que 100 milhões, investir na Benfica SAD é uma espécie de acto de fé de uma reserva de valor. Vale aquilo e esperemos que o mercado segure e acompanhe o preço. Só que o preço nunca segurou e estamos nesta realidade onde o preço de mercado de uma ação é de 4,50 euros, muitas vezes inferior a isso, quando na realidade deveria andar nos 25-30 euros.

O Benfica tem três alternativas em relação ao José António dos Santos:

1. Negociar um valor que ele esteja disponível a vender, e comprá-las de imediato. Esta hipótese não é muito realista porque o orçamento anual do Benfica (clube) é de 60 milhões, e o José António dos Santos pede três quartos disso.

2. Ver o José António dos Santos vender a sua participação a outro investidor. E aí corre o risco de arranjar uma dor de cabeça maior, porque a realidade é que o José António dos Santos não faz muito barulho para o que poderia fazer.

3. Esperar que a família do José António dos Santos um dia queira vender a sua participação. Isso pode demorar um bocado. E há sempre o risco de aparecer o tal investidor, que... já anda aí.

No dia 6 de maio, segundo o comunicado da CMVM, as ações de Luís Filipe Vieira foram a leilão e foram compradas por um grupo de investimento americano liderado por Jean-Marc Chapus e Elliot Holton Hayes. Além dos 3,28% do antigo presidente do Benfica, compraram também a participação de um outro acionista minoritário, perfazendo os tais 5,24%.

O Jean-Marc Chapus não é a primeira vez que é associado ao Benfica. Já no ano passado, o nome dele apareceu quando o Mark Attanasio, seu sócio no fundo de investimento que criou, como um interessado em comprar a parte do José António dos Santos. O Mark Attanasio é o dono da equipa de basebol Milwaukee Brewers e do Norwich. Provavelmente por deter o Norwich é que ficou de fora deste negócio, porque o Benfica poderia bloquear a venda, como bloqueou na tentativa de OPA do John Textor, por deter participações no Lyon, Crystal Palace e Botafogo em 2021.

O interesse destes dois americanos no Benfica ainda está por decifrar. Para já, a única coisa que disseram é que não se querem intrometer nas decisões desportivas do clube, mas que acreditam que podem ser um parceiro para explorar novas fontes de receitas para o Benfica.

Entretanto, é de assinalar que estas notícias todas estão a despertar uma movimentação anormal no mercado de ações da Benfica SAD. A média de transações diárias de ações do Benfica, num ano normal, não chega a mil trocas. Ora, desde abril têm-se notado alguns picos. E desde 6 de maio, em seis dias que o mercado esteve aberto, já houve mais de 100 mil ações transacionadas. 100 mil transações em seis dias não é nada de especial numa empresa normal, mas numa empresa como o Benfica é incomum. Desde 2021, na altura da OPA de Textor, que não se via tanta movimentação. Provavelmente é só consequência das notícias que fizeram agitar o mercado e alguns investidores conscientes dos bons fundamentos da Benfica SAD a procurarem um lucro rápido. Mas pode também ser um sinal de que alguém continua a acumular mais algumas ações.

https://x.com/CurtaVermelha/status/1923000668299616599

ZICKLER

Eu quando ouço as explicações do savicevic, fico assustado pela forma como o nosso clube está a ser gerido.

Isto nem é amadorismo.

Isto é a saque!

o Noruego

esta época fomos buscar quase mais 30 Milhões à Champions,

vamos a ver a próxima

o Noruego

Citação de: King Ghost em 14 de Maio de 2025, 21:22Começo a olhar para a participação de investidores estrangeiros com outros olhos.
Acredito que existirá maior controlo, exigência e menos falcatruas.
depende do seu perfil !!

Mas para continuar ser Clube, com eleições com significado, tem que haver contra-peso e medida... como o Clube a deter sempre maioria alargada