Simão Sabrosa

Avançado, 46 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2001-2007), 230 jogos (19441 minutos), 94 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Esbutenado

Citação de: NoDeviL em 26 de Julho de 2007, 17:34
Quinta-feira, 26 de Julho de 2007
Opinião: Simão, finalmente..."Graças a Deus, temos o Benfica"

Era inevitável este novo artigo não ser sobre Simão e a sua já longa e anunciada saída.
Não vou enveredar como muitos outros colegas do meio de comunicação desportivo, para uma análise sobre se foi ou não bem vendido, se os valores são justos e se as contrapartidas são viáveis ou não, penso que este tipo de abordagem já fez correr não rios, mas oceanos de tinta.

Passo então a explicar a minha abordagem:

Penso que o timing escolhido para a saída de Simão não podia ser melhor, a equipa está praticamente fechada e já fez meia pré-época com o que considero ser o último grande simbolo de garra na Luz, Simão.

O Passado

Quer queiramos quer não, Simão foi sempre nos últimos largos anos, desde Trapattoni, Koeman e ultimamente F. Santos o carregador de toda a equipa do Benfica.

Simão jogava, o Benfica tinha ali o seu supra salvador, que resolvia numa arrancada ou numa bela execução de livre directo, o jogo para a equipa da Luz. Simão falhava um jogo, os vários treinadores tremiam e rezavam aos céus, sendo raras as vezes de sucesso no Benfica sem Simão (excepção feita ao célebre 2-1 na Luz contra os ingleses do Manchester United de Cristiano Ronaldo).

Ora, é logo aqui que começa o meu ponto de ruptura com a maior parte do que se tem falado, sem nunca esquecer a qualidade inegável e indiscutível de Simão, no Benfica e em qualquer lugar, o jogador mais valioso da Liga a par de Ricardo Quaresma, estava a representar um mal a toda a equipa da Luz. Uma grande equipa de futebol tem de ter o seu maestro ou artista, todos sabemos, mas este não é nem deve ser, o único protagonista da equipa, ora isto é o que vinha a acontecer nos últimos anos na Luz, onde desde a chegada de Simão, não houve outro jogador capaz de reunir tanta qualidade e consenso ao longo dos anos e dos jogos. Podemos afirmar talvez Micolli, ou mesmo Luisão, Léo ou Petit, mas estes são os chamados guerreiros silenciosos, os operários da equipa, que com toda a qualidade que lhes é reconhecida, não chegam a garantir o estatuto de estrela na equipa. Considero de desadequado com a era futebolistica que vivemos, elevar um jogador acima de toda a equipa, ou mesmo, "forçar" a criação de um novo simbolo do estilo Eusébio. É impensável ainda pensarmos e termos profissionais (treinadores, dirigentes etc.) a colocarem um jogador acima de uma equipa, de um clube.

Para fazer uma comparação, o Benfica era orfão de Simão assim como o Arsenal foi de Henry, e penso que só agora o Arsenal vai certamente voltar à ribalta onde pertence e onde é chamado, com novos nomes e novo sangue.

É sabido que só há sucesso quando as tropas estão motivadas e não só apenas a fazer o seu trabalho, ora isso não era o que vinha a acontecer a Simão sobretudo após as transferências fantasma, primeiro para a terra dos Beatles, Liverpool e depois para o clube che, o Valencia. Isto pode ser visto como um soldado que vai para a frente de batalha não concordando com a guerra mas está lá para servir o seu Pais.

O Futuro

O futuro começa já hoje no novo Benfica, que penso ser à primeira vista desarmada prejudicial para a equipa e sobretudo para os resultados, mas se aprofundarmos a análise, o Benfica continua com o núcleo duro forte, está lá Luisão, Léo, Petit, Rui Costa e até ver Nuno Gomes, havendo jogadores basilares em todos os terços do campo e a estabilidade emocional da equipa fica logo ai assegurada desde que o treinador assuma um papel e posição de confiança na equipa (o que nos últimos anos não vem acontecendo, com os vários treinadores referidos quem não se lembra da célebre expressão: "Graças a Deus, tenho o Simão") a meu ver este "cancro" de jogar a equipa nos ombros de 1 jogador finalmente desaparece, talvez não totalmente (ainda há Rui Costa que também assume um papel muito semelhante) mas o Benfica poderá jogar agora talvez como 1 equipa, tem estrelas suficientes para abordar a nova época com confiança e jogar taco-a-taco com os seus rivais internos e externos.

O futuro pode ser risonho sobretudo se a equipa técnica, sem esquecer outro peso pesado, a massa adepta e finalmente os restantes jogadores do plantel, mostrarem e acreditarem que:

"Graças a Deus, temos o Benfica"

http://jogodearea.blogspot.com/2007/07/opinio-simo-finalmentegraas-deus-temos.html

Deviam ler isto...

Acabei de ler agora, e acho que e' uma autentica parvoice, do principio ao fim.
Qual e' a logica do gajo? Porque a equipa estava dependente do Simao, vendemos o nosso melhor jogador, porque assim ficamos com uma equipa "independente"? Quer dizer, pela logica deste gajo nao valeria a pena o Benfica ir agora contratar o Etoo (por exemplo) porque ele ia desatar a marcar golos e se isso acontecesse ficavamos dependentes de um jogador  :whistle2:
Sinceramente... E ainda da o exemplo do Arsenal, como se a equipa tivesse ficado mais forte sem o Henry. Ganhem juizo crl!!

franciscoafonso

Esbutenado concordo contigo. Pela lógica do autor desse post, todas as equipas deviam vender as suas estrelas e só assim conseguiriam ser mesmo uma equipa.

Batistuta

Citação de: lost_paradise em 26 de Julho de 2007, 19:46
Citação de: luis___alex em 26 de Julho de 2007, 15:25
meus amigos só posso dizer BASTAAAAAA

BASTA DE MENTIRAS.  o nosso presidente mentiu. não há meias medidas ELE MENTIU MESMO. disse que simão ´SO POR 25 MILHÕES  e mesmo assim era barto. dias depois ele sai por 20 e mais 2 jogadores da lista de dispensas do atlético?????????

MAS QUEM DE JEITO É QUE O ATLÉTICO TEM NA LISTA DE DISPENSAS??????????

SR. VIEIRA ENGANOU TODOS OS BENFIQUISTAS. se era para vender simão estava calado. a palavra de um homem para mim ainda tem valor e a de luis filipe vieira neste momento vale zero. eu que sempre o apiei tenho de dizer que já não acredito em nada do que ele fala.

Aquilo a que tu chamas MENTIR e ENGANAR eu chamo BLUFF.
Sinceramente o que é que vocês queriam?Desde há 3 anos para cá o Simão tem sido assediado por grandes clubes europeus-Liverpool,Chelsea,Valência.Este ano já se sabia há muito tempo que o Atlético ia tentar contratá-lo.O que é que querias que LFV dissesse?Querias que ele dissesse que o Simão quer sair do Benfica e que o Benfica está interessado em ouvir todas as propostas?

Perdia toda a margem negocial.Se ele não tivesse dito nada,o Simão tinha saído,provavelmente por muito menos.O que é que preferias?
Este tipo de discurso é feito para fora do clube para os interessados saberem que vão ter que largar muits verdinhas para contratar os nossos jogadores.Provavelmente ele já sabia que o Simão queria sair,por isso se ele tivesse ficado calado,a nossa margem negocial era muito reduzida.
Além do mais o LFV ainda está muito sentido com o caso Miguel,por isso tem adoptado um discurso muito mais agressivo(tens o exemplo do Anderson).

O LFV também disse que se demitia se não chegássemos aos 300.000 sócios.Mentiroso?
Bluff mais uma vez.O discurso funcionou pois já somos o clube com mais sócios do mundo.

Os benfiquistas devem tentar perceber porque é que o presidente diz as coisas que diz.Analisem a situação RACIONALMENTE e não com o coração nas mãos.

É obvio que também estou triste com a saída do Simão,mas só poderei ficar desiludido quando vir que  as restantes contratações que faltam não são jogadores à altura do Benfica.
:drunk:

concordo! ele não ía dizer que não vendia e depois vender só por prazer de chatear os benfiquistas.

Isso era uma mensagem cheia de bluff para os clubes interessados e não uma mentira para os adeptos...

KRF

Tenho muita pena de o ver partir pois apesar da sua cor clubística ser diferente revelou-se SEMPRE   um grande profissional e com carácter por isso tudo de bom para ti.
Vou estar atento à carreira dele no A. Madrid.
:slb2: :slb2:

Hawkins

"Quero agradecer ao Benfica, ao presidente e aos adeptos pelo apoio e carinho demonstrado durante estes anos", afirmou à Gestifute Media Simão Sabrosa, que reconheceu deixar o clube da Luz com um sentimento contraditório. "É com pena que saio do Benfica, mas são oportunidades na carreira que não se podem desperdiçar. Levo Benfica no coração, continuo e continuarei a ser sócio e a deter dois lugares cativos no Estádio da Luz", garantiu o agora ex-capitão do Benfica. "Parto para uma nova aventura num clube que também é uma grande colectividade e uma grande referência do futebol mundial, onde espero ser tão feliz como fui no Benfica", concluiu.

É pena ires pro A. madrid, merecias bem melhor! Obrigado por tudo! Os grandes benfiquistas vão sempre lembrar-se de ti!

FGomes

É com uma profunda desilusão que reajo a este desfecho. Acabou o meu entusiasmo para esta época. Depois de Miccoli pior mesmo só podia ser a saída deste jogador. Quero acordar deste pesadelo. Não quis vir aqui de manhã desabafar porque achei que estaria demasiado irritado para tal. Mas esta revolta não acalmou muito. Espero que a direcção saiba a tremenda asneira que fez. E eu a pensar que os jornais espanhóis só estavam a dizer asneiras. Afinal não... Não me quero alongar muito porque senão vão voar insultos para a direcção e para o jogador. Vou ter que passar atestados de incompetência... Primeiro está o meu clube e sempre estará até o dia da minha morte, não levo lições de benfiquismo de ninguém, mas ninguém me pode pedir que encare com esperança a nova época. Também ninguém me pode pedir que para bem do meu clube, não critique algo que poderá ter estragado mais uma época do Glorioso. Tenho que acabar por aqui para não dizer tudo o que me vai na alma!

Johnny|SLB

pfft... E ridiculo,cada comentario mais descabido... E dizer que a direcçao mostra incompetencia entao... e brutal!
O Negocio foi melhor do que 25 milhoes batidos na mesa.
E a minha opiniao.
E a direcçao nao manda no jogador, ja mt fez esta direcçao para o trazer e manter ca 6 anos

luis___alex

"O Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, ao abrigo da alínea i) do Artigo 3º do Regulamento da CMVM nº 4/2004, informa que chegou a um acordo de princípio com o Atlético Madrid para a transferência dos direitos desportivos do jogador Simão Sabrosa pelo valor de 20 milhões de euros, e ainda com direito de opção sobre a contratação de dois atletas ao clube espanhol." podia ler-se no comunicado assinado pelo Conselho de Administração dos encarnados.

JOHNNY LE ISTO E DIZ LÁ SE FOI MELHOR QUE OS 25 MILHÕES.
o benfica só recebe 20 milhões e direito de opção sobre atletas do atlético. ora como +para os bons jogadores que saem do atlético( caros)o benfica não tem dinheiro e os maus não os queremos para nada , quer dizer que este direito de opção é só para tapar os olhos aos adeptos pis não serve de porcaria nenhuima.
FOI UMA MERDA DE NEGÓCIO.

nails

Os 2 que podiam chegar de Madrid

Georgios SEITARIDIS  e Sergio Leonel 'KUN' AGÜERO

FGomes

Citação de: Johnny|SLB em 26 de Julho de 2007, 21:50
pfft... E ridiculo,cada comentario mais descabido... E dizer que a direcçao mostra incompetencia entao... e brutal!
E a minha opiniao.
E a direcçao nao manda no jogador, ja mt fez esta direcçao para o trazer e manter ca 6 anos

Os jogadores que vêm de lá são os que aquele clube de mer** não quer. ACORDA.

nails

Vou ouvir a BB para ver se o substituto já chegou.
O presidente disse que vinha em viagem. :2funny:

FGomes

Citação de: Johnny|SLB em 26 de Julho de 2007, 21:50
E a minha opiniao.

Brutais e ridículas são as suas afirmações para não dizer pior. Mas como você diz - Na minha opinião...

slbcarlos

Obrigado Simao por todas as alegrias k nos deste.  Boa sorte no A.Madrid(merecias muito melhor) espero k sejas campeao.

ADEUS CAPITAO.

A ®

Citação de: jarovaz em 26 de Julho de 2007, 20:38
atenção vamos repor a verdade: 20 milhões mais 2 jogadores com valor de 5 milhões no minimo
e caso benfica não chegue a acordo por estes dois jogadores o A.Madrid paga mais 7 milhões
portanto venda minima 25 milhões fonte RTP

Pois tambem eu ouvi isso no telejornal da RTP (que penso ser o mais fiável) portanto acho que apesar de o Simao ser aquele jogador que eu nunca gostaria de perder, há que admitir que foi um bom negócio.

Espera-se agora é que a SAD traga um substituto no minimo de valor igual ao Simao.

FGomes

Citação de: Aelton_sv em 26 de Julho de 2007, 22:15
Citação de: jarovaz em 26 de Julho de 2007, 20:38
atenção vamos repor a verdade: 20 milhões mais 2 jogadores com valor de 5 milhões no minimo
e caso benfica não chegue a acordo por estes dois jogadores o A.Madrid paga mais 7 milhões
portanto venda minima 25 milhões fonte RTP

Pois tambem eu ouvi isso no telejornal da RTP (que penso ser o mais fiável) portanto acho que apesar de o Simao ser aquele jogador que eu nunca gostaria de perder, há que admitir que foi um bom negócio.

Espera-se agora é que a SAD traga um substituto no minimo de valor igual ao Simao.

Por 20 milhões!!! Isso é que era bom. Continuem a sonhar. E mesmo que esse hipotético jogador custasse 20 milhões de euros era preciso que o clube (detentor do passe) e o jogador quisessem.
Fonte RTP ???? Foi a direcção do clube que lhes disse!!! A mesma que..............