Adil Amarante (Futsal)

Treinador,
Brasil
Estatísticas: 4 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (2), Supertaça (2)

Pedro Neto

Por mim não há votos para ninguém.
Votar é nas eleições.

dfernandes

Citação de: Pedro Neto em 16 de Outubro de 2010, 01:11
Por mim não há votos para ninguém.
Votar é nas eleições.

Acho que não preciso de dizer mais nada.

Felizmente na minha cabeça ninguém manda, e como tal sei bem quem para mim é o quê.

Pedro Neto

Não fui eu que meti aqui o Adil, só para esclarecer. O staff é que escolhe, e quem não gosta já sabe o que a casa gasta. Aliás, eu nunca meti ninguém em lado nenhum, que me lembre.

Talvez só o Ricardinho, salvo erro.

Continuo sem perceber porque se dá tanta importância a isto.
Eu gosto mais de gajas.

dfernandes

Citação de: Pedro Neto em 16 de Outubro de 2010, 01:15
Não fui eu que meti aqui o Adil, só para esclarecer. O staff é que escolhe, e quem não gosta já sabe o que a casa gasta. Aliás, eu nunca meti ninguém em lado nenhum, que me lembre.

Talvez só o Ricardinho, salvo erro.

Continuo sem perceber porque se dá tanta importância a isto.
Eu gosto mais de gajas.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Mas que tem a sua importância tem.

Anti-Corruptos

Imortal??? Fdx com a equipa que tinhamos era para ganhar campeonato e taça todos os anos.

Fake Blood

194 Vitórias

251 Jogos

7 títulos (3 Campeonatos Nacionais + 2 Taças de Portugal + 2 SuperTaças)

Messi87

Sagrou-se hoje campeão pelo Nagoya.. Parabéns.

faneca_slb4ever

Parabéns!!!

São titulos atrás de titulos...

Amigo das modalidades

nada mais do que se espera, com este homem e condições na equipa, titulos chegam... sempre.

EPluribusUnum

Messi87

Adil Amarante: "Cada conquista tem um sabor diferente"

Chegou ao Japão em 2008 e soma já quatro títulos de campeão nipónico, aos quais juntou esta época a Taça da Ásia e Oceans Arena Cup. Adil Amarante, que considera Portugal a sua casa, é sinónimo de sucesso por onde passa e continua a escrever uma história bonita ao serviço do Nagoya Oceans.

Em entrevista ao FutsalGlobal, o técnico fala dos sucessos acumulados ao longo da carreira, incluindo o último campeonato conquistado no passado domingo, ao mesmo tempo que destaca a importância de Pedro Costa na estratégia da sua equipa, formulando o desejo de juntar na próxima época Ricardinho ao antigo capitão do Benfica.

FutsalGlobal (FG): Este foi o quinto título consecutivo de campeão japonês do Nagoya Oceans e quarto sob o seu comando técnico. Foi mais difícil que os anteriores?

Adil Amarante (AA): Cheguei aqui em 2008 e depois disso o clube venceu por mais 4 vezes a F-League. A primeira sob meu comando, naquela época de 2008/09, só conseguimos na última jornada e foi bastante complicada. Nas duas épocas seguintes conseguimos uma vantagem tranquila durante as provas e acabamos por conquistar as Ligas com 4 e 5 jornadas de antecedência.
Esta época foi um pouco atípica, pois nunca conseguimos jogar um jogo sequer com a equipa completa. Tivemos uma série de lesões, castigos, quase sempre 5 a 6 jogadores ao serviço da selecção japonesa em véspera de jogos importantes que interferiu e muito durante a competição.
Se levarmos em consideração isso tudo foi uma época muito difícil e desgastante.

FG: Quem conquista tantos títulos ainda continua a festejar com o mesmo entusiasmo de anos anteriores?

AA: Cada conquista tem um sabor diferente e nenhuma época é igual a anterior. Tudo o que acontece durante uma época, com seus problemas, faz com que a gente tenha que nos manter sempre atentos e trabalhando sempre no limite.
Esta foi uma época assim, inclusive com muitos problemas internos e quanto se consegue ultrapassar tudo isso e vencer as competições, comemora-se com se fosse a primeira.

FG: Esta está a ser uma época de sonho para o Nagoya Oceans. Primeiro sagrou-se Campeão da Ásia (AFC), agora surgiu o título de Campeão do Japão e existe a possibilidade também da conquista da Taça do Japão. É já nessa competição que estão centrados?

AA: Realmente essa época tem sido muito positiva e dos 4 objectivos propostos já conquistamos 3. Vencemos a Copa da Ásia em Julho de 2011 e 3 semanas depois novamente em Julho vencemos a Ocean Arena Cup. Acabamos de vencer a edição 2011/2012 da F-League, e agora, em Março, na Puma Cup, vamos para o último objectivo da época.
Já estamos concentrados e trabalhando nisso, espero que possamos fazer o pleno esse ano e ai sim dizer que fizemos uma época de sonhos.

FG: Como classifica a importância de Pedro Costa no sucesso da sua equipa?

AA: O Costa é um jogador que tive o privilégio de trabalhar no Benfica, onde também conquistamos muitos títulos juntos e é um jogador que dispensa comentários e apresentações.
Com a chegada dele, implementei um novo sistema de jogo que não utilizávamos antes, e com isso pudemos variar mais a forma de jogar da equipa. Isso também faz parte da nossa proposta de evoluir cada vez mais o futsal da nossa equipa e colaborarmos na evolução do futsal japonês. O Costa desempenha um papel muito importante nesse trabalho. Espero que para a próxima época ele continue por aqui e com a volta do Ricardinho possamos dar continuidade a isso.

FG: No início de este ano foi nomeado para melhor treinador do mundo de 2011. Que significado teve para si essa nomeação?

AA: Quando você recebe uma nomeação individual é porque o trabalho que você desenvolve no clube tem aparecido. Por isso é sempre motivo de muita satisfação e alegria, principalmente porque consegui cumprir aquilo que prometi aos directores do Nagoya Oceans quando vim para cá, que era ser o número 1 da Ásia e chegarmos o mais próximo dos outros clubes a nível mundial. Nesse ano, o Nagoya Oceans também foi nomeado entre as cinco melhores do mundo e isso é motivo de orgulho e sensação de dever cumprido.

FG: O Adil tem tido uma carreira de sucesso, somando êxitos por todos os clubes por onde tem passado. A que se deve esse conjunto de bons resultados?

AA: A primeira coisa é sempre uma vontade enorme de evoluir e aprender sempre mais. Isso é fundamental na carreira de um treinador e a acima de tudo fazer as coisas com muita dedicação e empenho. Nesse aspecto sou um privilegiado pois gosto demais daquilo que faço.
Outra coisa importante é cercar-se de pessoas, comissão técnica e jogadores que tenham a mesma linha de raciocínio e dedicação que você. Tenho um cuidado enorme em escolher as pessoas para trabalharem comigo e até esse momento todos os que estiveram ao meu lado sempre foram excepcionais, por isso remamos sempre para a frente, e quando assim é, mesmo com todas as dificuldades que tivemos como nessa época, a gente supera.
Passamos às vezes com essas pessoas muito mais horas do que com a própria família e se não tivermos esse espírito de família, lealdade é meio caminho andado para o insucesso.
Por isso, gostaria de agradecer aqui publicamente a todos aqueles que estiveram comigo por esses anos a fora, pois sozinho não conseguiria alcançar esse sucesso todo. A todos eles, comissão técnica e jogadores o meu muito obrigado.

FG: Tem raízes em Portugal, País onde deixou a sua marca em vários clubes. Está nos seus horizontes regressar um dia ao futsal português?

AA: A minha base é Portugal. A minha casa e todas as minhas coisas estão aí. Sempre que acabar um contrato é para aí que voltarei e nesse mundo quem é verdadeiramente profissional está onde lhe quiserem e oferecerem condições de dar continuidade no seu trabalho.
Se for em Portugal que queiram um treinador vencedor, é para lá que voltarei, ou então para qualquer País onde acharem que serei útil.

http://www.futsalglobal.com/news.php?extend.8699

Messi87

Parabéns pelo titulo no Japão!

força Benfica

faneca_slb4ever

Aloutre