Departamento Médico e Preparação Física

Slb23

Citação de: BlankFile em 05 de Março de 2016, 19:53
Por mim eram todos corridos no final da época. Limpeza geral neste departamento.
Eram eles e os médicos do IPO que não salvam os doentes todos.


HighOnFire

O Benfica que faça o mesmo que o Bayern fez no ano passado.

Kyoto

Citação de: sazuke em 05 de Março de 2016, 19:54
Acerca da "incompetencia dos departamentos médicos", houve há dias uma reportagem com alguem que tem algo de interessante a dizer sobre o assunto

CitaçãoO treinador desbocado que repreende Wenger, avisa Guardiola e estima Mourinho
Raymond Verheijen não é um nome reconhecido pelos adeptos, mas este treinador holandês especialista na formação de outros treinadores esteve em todos os mundiais e europeus desde 2000, com a Holanda, com a Coreia do Sul, com a Rússia e com a Argentina. Esta semana esteve em Portugal a dar um curso e falou com o Expresso

"Está na hora." Raymond Verheijen estava à conversa com o Expresso na meia hora de almoço do curso que lecionou segunda-feira, no Caixa Futebol Campus, no Seixal, quando se levantou subitamente da mesa, sem olhar para trás. Eram 14h59 e a aula recomeçava às 15h. Um formador mais relaxado provavelmente chegaria atrasado alguns minutos, enquanto terminava a conversa de forma menos brusca. Verheijen não. A razão é simples: porque, tal como explicou logo no início do curso, nunca faz o contrário daquilo que pede aos outros - seja aos treinadores/alunos, seja aos jogadores de um clube ou seleção.

No balneário (ou na sala de aula) de Verheijen, há um conjunto de regras a servir de referência para todos (como chegar a horas) e a comunicação, a partir daí, é sempre clara e simples. "Estou aqui para melhorar a vossa formação e não para ser vosso amigo", explica. Depois, começa a embaraçá-los. "Um piloto de um avião de qualquer parte do mundo tem sempre a mesma comunicação com um controlador aéreo. Não há espaço para subjetividade e invenções para se referir a um Boeing ou à aterragem, porque estão em causa vidas de pessoas. Agora imaginemos que vocês, treinadores, são os pilotos e os controladores aéreos são os vossos jogadores. A vossa comunicação é sempre bem entendida? Ou seja, tinham confiança suficiente para entrar neste avião?"

As respostas hesitantes que se seguiram deixaram Verheijen tirar uma conclusão simples: "Vocês são uma m*rda". Assim mesmo. É que a confusão na comunicação é um dos maiores problemas do futebol, explicou o treinador holandês ao Expresso. "No futebol há demasiadas pessoas a complicar as coisas desnecessariamente com supostas opiniões, especialmente pessoas que vêm de fora do futebol e não o compreendem verdadeiramente, mas trabalham nele, muitas vezes utilizando termos técnicos que em nada se relacionam com o futebol. O que acontece então? Há uma poluição muito grande na linguagem futebolística e uma série de exercícios que nada têm a ver com futebol, sem bola. Por isso, o futebol precisa de voltar às bases iniciais, manter as coisas simples como elas são. Esta é a mensagem mais importante."

Verheijen vai passando a mesma mensagem desde 2010, quando criou a World Football Academy e começou a dar cursos por todo o mundo, baseados na sua experiência e nas dezenas de estudos científicos que efetuou ao longo dos anos. Antes, já tinha sido formador da federação holandesa, onde entrou em 1998, com apenas 25 anos - uma lesão no joelho fê-lo desistir da carreira de jogador e passar para a de treinador logo aos 18 anos -, e ensinou, entre outros, Ruud Gullit, Frank Rijkaard e Ronald Koeman.

Mas Verheijen não se limitou à teoria - pelo contrário. Toda a teoria que profere - ele chama-lhe "filosofia" - é baseada em ações práticas do jogo, que ele foi percebendo cada vez melhor ao fazer parte das equipas técnicas de Ruud Gullit (na seleção da Holanda), de Dick Advocaat (Holanda, Rússia e Coreia do Sul), de Guus Hiddink (Russia) e de Gary Speed (País de Gales), para além de ter trabalhado no Feyenoord e no Manchester City.

"Tanto faz se é uma menina de 8 anos na Índia ou um profissional de 26 anos em Portugal: as ações no futebol são sempre as mesmas. São uma interação entre o nosso corpo e o que nos rodeia. No futebol, um passe é uma interação entre o jogador, a bola, o colega e o adversário. Se for só um jogador e uma bola, sem o resto, não é um passe. É só um movimento de uma perna a bater numa bola. Isto não é futebol. Porque se fazemos exercícios de futebol sem adversários então não estamos a treinar futebol, estamos a treinar ginástica."

A palavra de ordem de Verheijen é "simplificar", algo que é difícil de conseguir quando há tanta gente a dar opiniões sobre algo que não domina, diz. O treinador holandês utiliza como exemplo os preparadores físicos: "Se o treinador de futebol treina a tática e a técnica, por que razão tem de vir o preparador físico que não sabe nada de futebol treinar o físico? Vêm falar de aeróbio e anaeróbio, e força e velocidade... No futebol, o que interessa é que os jogadores consigam fazer muitas ações explosivas por minuto, durante 90 minutos. Andar a correr à volta do campo ou sem uma bola não serve para nada".

Verheijen não só é treinador e formador, como é especialista na condição física dos jogadores, porque é especialista em periodização, "teoria que planeia as atividades da equipa de forma a que todos os jogadores consigam recuperar na totalidade entre cada uma das atividades que têm, de modo a que não acumulem fadiga, que depois origina as lesões".

No Twitter, @raymondverheije critica frequentemente vários treinadores de topo (Arsène Wenger, David Moyes e Roy Hodgson, por exemplo) pelo número absurdo de lesões que provocam nas suas equipas, dizendo que é uma loucura, por exemplo, treinar duas vezes por dia. "Mourinho é um dos poucos bons exemplos, porque entende perfeitamente a periodização. Mas a maioria dos treinadores não entende os princípios e acha que tem de treinar muitas vezes e acaba por lesionar os jogadores, por excesso de fadiga. O que faço no Twitter é alertar as pessoas, usando os maus exemplos para explicar os princípios da periodização. Não vale a pena treinar quem já tem fadiga. As pessoas dizem que quero chamar a atenção, mas a mim não me interessa minimamente o Wenger ou o Klopp. Uso-os como exemplos práticos para mostrar em que é que a periodização poderia ajudar", explica.

"Por exemplo, Guardiola irá ter muitos problemas na Liga inglesa. Porque ele é muito exigente, com treinos muito intensos, o que quer dizer que os jogadores vão desenvolver fadiga nos treinos e precisam de tempo para recuperar. Só que na Premier League às vezes só há dois dias de recuperação entre jogos, tempo que não permite a recuperação completa. Ou seja, é um grande risco. Já o vês no Bayern de Munique: antes de Guardiola, a equipa tinha o mais baixo registo de lesões da Europa e agora têm muitíssimo mais lesões."

A questão é que, quando os jogadores não se lesionam, um treinador consegue estar sempre a jogar com a equipa mais forte que tem. "E, no futebol, quando a equipa joga mais vezes com os melhores jogadores que tem, está mais perto das vitórias." Simples.

vale o que vale
interessante

alaranjado

O departamento deve ser tão culpado ... como o departamento médico da selecção no mundial do brasil.

BlankFile

Citação de: Slb23 em 05 de Março de 2016, 20:03
Citação de: BlankFile em 05 de Março de 2016, 19:53
Por mim eram todos corridos no final da época. Limpeza geral neste departamento.
Eram eles e os médicos do IPO que não salvam os doentes todos.

Esta época têm sido demasiadas as lesões musculares e traumatismos que demoram meses a curar a 100%. Tem sido demais.


pedro22

São lesões atrás de lesões, recuperações que nunca mais acabam, lesões que estão quase recuperadas mas que de repente voltam á estaca zero , enfim uma brincadeira sem fim ....

J_PN


Mephisto


MANOCAS37

O Bruno depois da epoca lá vai fazer mais umas conferencias e ao fim de 10 anos quase vai lá falar dos 5kg de massa muscular do David Luiz e do Di Maria.

Semper Fidelis

eu hoje em vez desta defesa completa e inacreditavelmente remodelada punha os senhores do departamento médico a formar o quarteto defensivo

Firefly

Mas onde é que o Benfica foi buscar estes artistas?

Num refugo lá das Caraíbas?

iSLBenfica


alsohugo

Citação de: Slb23 em 05 de Março de 2016, 20:03
Citação de: BlankFile em 05 de Março de 2016, 19:53
Por mim eram todos corridos no final da época. Limpeza geral neste departamento.
Eram eles e os médicos do IPO que não salvam os doentes todos.

A sério? Que mau gosto.