Departamento Médico e Preparação Física

VanBasten

O M.Fernandes está bem fisicamente...pelo menos foi isso que ele disse antes do Europeu. Que não venha agora com batatinhas a queixar-se...que se queixasse quando era tempo.

Martuki_SLB

Bem uma coisa é certa e disso nng tem duvidas: tem havido mtas lesões no slb. Agora de quem é a culpa, isso já não sei, nem me parece muito certo andar a acusar o Dr. João Paulo Almeida ou o fisioterapeuta Rodolfo Moura, ou o jogador em questão. Nao sou medica (ainda não!) nem axo k seja necessária formação na área da saúde pra falar deste tema. Alias hj em dia e cada vez mais as pessoas têm acesso a informações medicas e debatem temas relacionados com a saúde. Agora axo k às vezes é preciso parar pra pensar, coisa k mta gente ate parece não fazer.
Começando pelo departamento medico. É mt fácil acusar este ou aquele. Os médicos erram, com certeza, afinal são seres humanos como todos os outros, não são nenhuns deuses. Agora tanto erro de seguida?? Parece-me estranho (ou não) vindo da parte de pessoas tão reconhecidas na comunidade médica. É mt fácil acusar o medico, mas alguém sabe realmente o que consta no processo clínico de jogadores, como por exemplo o Manuel Fernandes? E não me refiro só ao nome da doença, mas a um conjunto de factores associados a ele. A gravidade, as complicações, as implicações! Eu não sei. Por mt bom medico k se seja, não se consegue fazer milagres. E se a situação é complicada de resolver a culpa não pode ser do medico, pk não foi ele k provocou a situação. Em relação à ida do Manuel Fernandes e do Nelson ao europeu, eles foram e jogaram. Deve ter sido pk o departamento medico da selecção não lhes detectou problema nenhum. Ou eles não se keixaram, ou então os médicos da selecção tb erraram. Resta saber qual das opções foi.
Depois fala-se da culpa do jogador, pk não cumpriu devidamente o plano de recuperação k lhe foi proposto. Pode ser uma explicação. Mas alguém acompanhou o jogador durante a recuperação pra saber se ele cumpriu? Eu não, por isso não o posso acusar. É possível k os planos não sejam cumpridos, ate porque os jogadores querem é jogar! Mts vezes nem pensam na asneira k podem estar a fazer. Mas tb há outro pormenor. Situação do miccoli no ano passado. Esteve lesionado, foi jogar e lesionou-se novamente. E de kem foi a culpa? Dele, do departamento medico, ou..... da ekipa técnica? Ah poix, é k os treinadores Às vezes, com falta do jogador podem apressar a recuperação. Mesmo k o medico diga k o jogador "está melhor mas ainda precisa de mais 1 dia ou 2 pra recuperar" o treinador pode so ouvir a parte do "esta melhor" e mete o jogador em campo. Ora se a recuperação não está concluída, vai haver uma recaída, obviamente.

Poix bem, não ponho em causa a competência do departamento medico, não ponho em causa a vontade dos jogadores em recuperar, nem ponho em causa a ekipa técnica. Não acuso so uma pessoa. Ponho a possibilidade do erro ser cometido a vários níveis. Até k me provem o contrario.

GTam

antes de o manel ter sido vendido ouvi um grande amigo meu e sócio do benfica há largos anos, disse-me q o manel tinha mm q se ir embora!!! + à frente adiantou-me q o rapaz andava metido em drogas e q já por duas xs o tinham impedido de treinar q ele n tava nas minimas condições! disse-me tb q essa viagem do manel a outro medico, nem sequer tinha existido, q ele tinah andado é a passear com uma gaja!!! achei a teoria tão descabida q lhe disse logo q se o jogador tivesse alguma coisa dessas no sangue q era imp. passar nos testes medicosi!!! ele lá me continuou a dizer q o benfica o queria despachar a todo o custo!

Agora depois de ver o chumbo no testes medicos voltei a lembrar-me disto!!! n vos posso garantir nada, nem sei se as fontes são fiáveis, mas q há mta coisa no universo benfica q n passa cá para fora, há!!! Aqui a malta fala de tudo e critica todo o mundo, no entanto, nenhum de nós se calhar sabe metade do q se passa! Resta-nos confiar na direcção! se bem q muitas xs discorde dela!!! e tenho pena q  os sócios do benfica n sejam esclarecidos dos vários casos... n digo q se esclareça os sócios qd se estão a tratar as coisas, mas depois de estas estarem tratadas deviam ser dadas explicações aos socios!!!

Portanto, acho q n vale a pena criticar o departamento medico sem se saber o q se passa lá dentro, até pq o manel n é nenhum santo! e hj em dia toda a gente fuma umas ganzas ou chega-se mm ao ponto de em festas se dar no risco!!!

alem disso, se o problema fosse a pubalgia e dado q o benfica n a conseguiu resolver!! n quereria o ports levar o jogar a ser tratado pelos seus médicos q lhes dão mais garantias???

hj vou tar com esse meu amigo agora antes do jogo!!! vou tentar saber mais alguma coisa! qq coisa digo-vos!!! mas uma coisa é certa, grande parte de nós, utilizxadores aqui do forum, n têm o minimo de informação para se pronunciar sobre o q for!!! Deixem lá o departamento medico em paz e esperemos pelos proximos episodios!!!

Mercurial

ísso não passa de buatos de más linguas...

Nuno Eiras

mas q há mta coisa no universo benfica q n passa cá para fora, há!!!

Quando se sabia tudo, era mal. Agora que não há a merda que havia, acham mal pk ninguém sabe o que se passa...

Será que precisamos de saber tudo o que se passa no clube?

benfo

MANUEL FERNANDES quer tratar-se com António Gaspar
MANUEL FERNANDES já informou a SAD que não pretende tratar a pubalgia no departamento médico do clube, preferindo ficar nas mãos de António Gaspar, ex-fisioterapeuta do clube e, nos últimos anos, ligado à Federação Portuguesa de Futebol. Os encarnados, no entanto, não pretendem aceitar a exigência do jogador, até porque Gaspar tem um processo em tribunal contra o Benfica.
É um caso cada vez mais delicado. As relações entre Manuel Fernandes e o departamento médico do Benfica têm sido tensas e a última decisão do médio reforçou o divórcio: depois de chumbar nos testes clínicos do Portsmouth, com o clube inglês a pedir que o jogador tratasse da pubalgia e, depois, regressasse a Inglaterra, Manuel Fernandes informou a SAD da sua pretensão de ficar aos cuidados de António Gaspar, fisioterapeuta que já trabalhou na Luz e responsável pelo tratamento dos jogadores da Selecção Nacional (a título de exemplo, Jorge Andrade continua sob a sua alçada devido a grave lesão no joelho que o impediu de estar no Mundial).

Benfica não quer

A SAD, no entanto, exige que o jogador seja tratado no Seixal, por razões óbvias: afinal, o Benfica é o seu clube e se for tratado em Portugal à revelia dos responsáveis médicos dos encarnados, é a imagem do departamento que fica em causa. Além disso, as relações entre Gaspar e o Benfica ficaram tensas desde que o fisioterapeuta abandonou a Luz, estando, neste momento, o Benfica a responder a um processo interposto em tribunal pelo clínico, alegando despedimento sem justa causa.

Portsmouth disponível

Entretanto, o Portsmouth já se disponibilizou para tratar Manuel Fernandes e esta poderá ser a solução mais consensual.

Logico.........  :-\

sóáguias

Como Benfiquista que me prezo, e após as novelas das lesões, decidi investigar um pouco sobre o Departamento Médico do nosso clube.

Temos três médicos: João Paulo Almeida (Director Clínico), especialidade Medicina Desportiva
                              António Barata, especialidade Clínico Geral
                              Victor Amaral, Ortopedista

Temos três enfermeiros: Rodolfo Moura
                                  Duarte Pinto
                                  Victor Saraiva

Em relação a Rodolfo Moura informei-me junto do Sindicato e Associação Portuguesa de Fisioterapeutas e  tomei conhecimento que ele não é Fisioterapeuta. Não satisfeito, questionei as referidas entidades sobre cursos de Cinesioterapia homologados. Disseram desconhecer a sua existência, revelando apenas que a cinesioterapia é uma técnica das muitas que se usam em Fisioterapia (terapia do movimento) e não um curso. Sem pôr em causa a experiência e o currículo de Rodolfo Moura, não seria contudo importante o Benfica ter no seu Departamento Médico profissionais especializados, como são os Fisioterapeutas e lembro-me que o actual Fisioterapeuta da selecção, António Gaspar, que recuperou recentemente Jorge Andrade, já foi Fisioterapeuta do Glorioso.
respect

Cavaleiro da Dinamarca

João Paulo Almeida ... especialidade "nutricionista" ????????

Há qualquer coisa de errado nisso.

Os nutricionistas não são médicos.
O homem não é médico ?
Então como pode ser o "director clínico" ???

Ou então a especialidade está errada ... verifica lá isso melhor ...

PS: o Rudolfo Moura é enfermeiro ? não é fisioterapeuta ? Ó diabo ... não fazia ideia ...

Nuno Eiras

Continuando o périplo de tópicos abertos para dizer mal, um novo....

sóáguias

Citação de: Cavaleiro da Dinamarca em 26 de Novembro de 2006, 19:06
João Paulo Almeida ... especialidade "nutricionista" ????????

Há qualquer coisa de errado nisso.

Os nutricionistas não são médicos.
O homem não é médico ?
Então como pode ser o "director clínico" ???

Ou então a especialidade está errada ... verifica lá isso melhor ...

Obrigado pela correcção. Enganei-me. Tem a mesma especialidade que o médico dos lagartos Gomes Pereira.

Cavaleiro da Dinamarca

E qual é então a especialidade do João Paulo Almeida ?

Não sei qual é a especialidade  desse lagarto ...

Zetuga

la' esta' o pessoal a falar de merdas que nao sabe...

sóáguias

Citação de: Nuno Eiras em 26 de Novembro de 2006, 19:09
Continuando o périplo de tópicos abertos para dizer mal, um novo....
Já me viste a dizer mal do BENFICA, por acaso?? Jogue mal ou bem, sou dele e de mais ninguém!!!
E não estou a dizer mal de ninguém. Apenas acho que deveríamos ter Fisioterapeutas no Departamento Médico...explica-me lá como é que isto é dizer mal de alguém???!!
Só se for na tua cabeça...e estiveres a defender pessoas, mas mesmo assim descansa que eu não estou a colocar em causa capacidades, não tenho essa veleidade.

Cavaleiro da Dinamarca

Especialidade ... fisiologista ????????

Pior a emenda que o soneto.

Não conheço essa especialidade médica.
Será endocrinologista ?

sóáguias

Citação de: Cavaleiro da Dinamarca em 26 de Novembro de 2006, 19:11
E qual é então a especialidade do João Paulo Almeida ?

Não sei qual é a especialidade  desse lagarto ...
Fisiologista. Trabalhou durante muitos anos com a Federação de Triatlo, com o COI, etc.