Nuno Gomes

Avançado, 49 anos,
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1997-2000, 2002-2011), 398 jogos (27626 minutos), 166 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (3)

T1n0_SLB

Em qualquer língua a definição de rival leva-nos sempre ao mesmo, adversário/oponente! Nós que por alguma razão decidimos que so os maiores oponentes é que são rivais.

André Sousa

Citação de: iSLBenfica em 06 de Outubro de 2011, 03:59
Mas que critérios? Alguém aqui deu critérios para o que quer que fosse.
Para dar um final a esta história visto que já se está alongar em demasiado, eu tenho um conceito de rival, tu tens outro. Dou primazia aos resultados desportivos, ao estatuto do clube, aos acontecimentos entre os dois(como tu dizes) e à própria história, mas se tu achas que este estatuto do Porto é passageiro e até o comparas ao Braga, não posso fazer mais nada.

Que critérios? Os que enunciaste para justificar a rivalidade com o Porto. E, com menos ou mais quantidade, a verdade é que tudo o que disseste encaixa no Braga.

Sim, acho que é estatuto. E acho que daqui a umas duas épocas o Porto está na Orangina.

Era isto que querias? Que visionário.

tiago177

Citação de: iSLBenfica em 06 de Outubro de 2011, 04:00
Citação de: tiago177 em 06 de Outubro de 2011, 03:57
Citação de: André Sousa em 06 de Outubro de 2011, 03:54
Rival não quer dizer oponente ou adversário. Se assim fosse, o Benfica tinha 15 rivais no campeonato.
na minha opinião o 1º clube mais titulado e o 2º têm de ser rivais. se o 1º e 2º mais titulados do pais nao construíram historia entre eles para serem rivais, então nenhum mais construiu

Na tua e na de todos.
além do que a historia com o porto nao vem apenas nos ultimos 30 anos...

André Sousa

Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2011, 04:01
Em qualquer língua a definição de rival leva-nos sempre ao mesmo, adversário/oponente! Nós que por alguma razão decidimos que so os maiores oponentes é que são rivais.

Expliquei-te isso no post em que te citei. Agora, se tu achas que rival é um adversário/oponente...

iSLBenfica

Citação de: tiago177 em 06 de Outubro de 2011, 04:02
Citação de: iSLBenfica em 06 de Outubro de 2011, 04:00
Citação de: tiago177 em 06 de Outubro de 2011, 03:57
Citação de: André Sousa em 06 de Outubro de 2011, 03:54
Rival não quer dizer oponente ou adversário. Se assim fosse, o Benfica tinha 15 rivais no campeonato.
na minha opinião o 1º clube mais titulado e o 2º têm de ser rivais. se o 1º e 2º mais titulados do pais nao construíram historia entre eles para serem rivais, então nenhum mais construiu

Na tua e na de todos.
além do que a historia com o porto nao vem apenas nos ultimos 30 anos...

Para ele vem.. Pôs isso na cabeça, não há nada a fazer.

Hanzo

Existe uma grande rivalidade Argentina-Brasil. Quantos títulos tem cada? E quantas selecções estão entre eles os dois (em termos de titulos)...?
Existe uma Grande Rivalidade entre os Clubes de Manchester e quantos títulos tem os City e quantos tem o Utd? Quantos clubes estão entre eles os dois (em termos de titulos)?

T1n0_SLB

Citação de: André Sousa em 06 de Outubro de 2011, 04:00
Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2011, 03:58

Tino, mas não é esse o conceito de rivalidade. O Sporting foi catalogado como eterno rival do Benfica, e vice-versa, porque foram dois clubes que cresceram ao mesmo tempo, que desde cedo se defrontaram, que levaram a episódios marcantes na fase do crescimento dos clubes que definiram que fossem rivais. Só. O conceito de rivalidade, se fosse assim, estava constantemente a mudar.

Sim é esse o conceito de rivalidade. O que podes me dizer é que a rivalidade/disputa entre o Benfica e Sporting é mais antiga e muito mais abrangente, mas menosprezar a disputa de titulos durante mais de 7 anos com os do norte é um erro.

iSLBenfica

Citação de: André Sousa em 06 de Outubro de 2011, 04:02
Citação de: iSLBenfica em 06 de Outubro de 2011, 03:59
Mas que critérios? Alguém aqui deu critérios para o que quer que fosse.
Para dar um final a esta história visto que já se está alongar em demasiado, eu tenho um conceito de rival, tu tens outro. Dou primazia aos resultados desportivos, ao estatuto do clube, aos acontecimentos entre os dois(como tu dizes) e à própria história, mas se tu achas que este estatuto do Porto é passageiro e até o comparas ao Braga, não posso fazer mais nada.

Que critérios? Os que enunciaste para justificar a rivalidade com o Porto. E, com menos ou mais quantidade, a verdade é que tudo o que disseste encaixa no Braga.

Sim, acho que é estatuto. E acho que daqui a umas duas épocas o Porto está na Orangina.

Era isto que querias? Que visionário.

Eu não enunciei critérios nenhuns, são macaquinhos que tu colocas na tua cabecita.
Mas o visionário, depois sou eu   ;D

André Sousa

Citação de: iSLBenfica em 06 de Outubro de 2011, 04:05
Bastante elucidativo

Claro que é elucidativo. Quando nas últimas páginas o número de pessoas que considera o Sporting o maior rival do Benfica é semelhante ao que considera o Porto o maior rival do Benfica, o comentário mais lesto para aquele comentário é mesmo aquele que tu fizeste.

tiago177

malta a verdade é so uma "nunca encontrou rival"

fiquem bem.

André Sousa

Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2011, 04:07
Sim é esse o conceito de rivalidade. O que podes me dizer é que a rivalidade/disputa entre o Benfica e Sporting é mais antiga e muito mais abrangente, mas menosprezar a disputa de titulos durante mais de 7 anos com os do norte é um erro.

Mas eu não digo que o Porto não seja rival do Benfica. Só acho absurdo comparar a rivalidade que o Benfica tem com o Sporting com aquela que existe com o Porto. Assim como uma boa parte das pessoas acha que odiar equivale a rivalizar.

Hanzo

Citação de: André Sousa em 06 de Outubro de 2011, 04:08
Citação de: iSLBenfica em 06 de Outubro de 2011, 04:05
Bastante elucidativo

Claro que é elucidativo. Quando nas últimas páginas o número de pessoas que considera o Sporting o maior rival do Benfica é semelhante ao que considera o Porto o maior rival do Benfica, o comentário mais lesto para aquele comentário é mesmo aquele que tu fizeste.

Estou para ver qual vai ser a explicação quando ele conseguir responder a minha pergunta (se é que vai conseguir explicar).