Benfica desce à ProLiga [tópico de 2007]

Amigo das modalidades

palavra que não entendo este comunicado... é que não específica grande coisa! Não percebo se há ou não alterações de fundo na LCB (nºestrangeiros, quantias obrigatórias, bla bla)

Manuel Costa

#706

Estrangeiros em número de 4;

Qualquer  clube que agora queira entrar na LCB paga  35 mil euros, antes eram precisos 65 mil euros, que podem ser amortizados num período de três épocas;

Depois de aprovada a respectiva participação nas competições profissionais pelo Comité de Auditoria e antes do sorteio das competições:
a) Ser sócio da Liga dos Clubes de Basquetebol;
b) Apresentar a respectiva inscrição, de acordo com modelo próprio a emitir pela Liga dos Clubes de Basquetebol;
c) Proceder ao pagamento da jóia e taxa de participação estipulada pela Assembleia Geral, quando exigível;
d) Apresentar uma garantia bancária, seguro de caução ou garantia equivalente corresponde a pelo menos 10% do valor do respectivo orçamento

Manuel Costa

O presidente da Liga da Clube de Basquetebol (LCB), Paulo Mamede, pediu hoje ao Benfica e ao Queluz para reconsiderarem a saída do campeonato e convidou o Guimarães e o Sampaense a exercerem o direito desportivo de participação.

Em conferência de imprensa realizada na sede da LCB, Paulo Mamede afirmou que solicitou à Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) que intercedesse "junto do Sport Lisboa e Benfica e do Núcleo de Basquetebol Queluz Sintra Património Mundial para, cumpridos os requisitos necessários, reconsiderarem a possibilidade de participar no campeonato profissional da época desportiva 2007/08".

O Benfica anunciou a saída da Liga invocando desrespeito no processo de doping do base António Tavares e, entretanto, reiterou a sua indisponibilidade para participar, enquanto o Queluz deixou o campeonato por dificuldades financeiras.

Confrontado com a hipótese do Benfica recusar o pedido de participação no campeonato da Liga na próxima temporada, Paulo Mamede, que aguarda resposta formal da FPB a 14 de Julho, não quis admitir essa possibilidade, sublinhando que não quer comentar situações hipotéticas.

"Não podemos responder, nem prever, aquilo que vamos fazer em função de decisões que não conhecemos. Cada coisa será feita a seu tempo", disse o dirigente, um dia após uma reunião da Liga, em Leiria, onde anunciou que o organismo iria organizar o próximo campeonato.

Para Paulo Mamede é fundamental ter um campeonato composto pelos "10 ou 12 melhores clubes de basquetebol em Portugal", contudo até ao momento apenas oito equipas estão inscritas para a próxima época, não se sabendo quais serão os moldes da competição.

"Estamos numa fase de negociações. Neste momento não podemos responder à questão do formato do campeonato para esta temporada. O produto que a Liga construiu merecia estar a ser, neste momento, comercializado. Temo que o tempo que temos estado a envolver neste processo venha a ser prejudicial ao basquetebol", asseverou Paulo Mamede.

Vagos viabiliza competição

As saídas de Benfica e Queluz deixaram a Liga com apenas sete clubes, quando o regulamento impõe um número mínimo de oito para a realização da competição, e foi a inscrição do Vagos que viabilizou o campeonato, depois de Guimarães e Sampaense terem abdicado do direito de participar que lhe era conferido pela condição de finalistas da Proliga (prova da FPB).

Neste processo vários clubes sentiram dificuldades para angariar patrocinadores e parcerias, chegando a colocar-se a hipótese de uma competição semi-profissional que juntava as equipas da Liga e da Proliga.

Esta solução não está, no entanto, contemplada na legislação portuguesa e o presidente da FPB, Mário Saldanha, esclareceu posteriormente que este formato não seria viável.

Neste processo, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, admitiu poder ser intermediário para sanar conflitos a bem da modalidade, e Paulo Mamede agradeceu o apoio e admitiu a reformulação do campeonato para a próxima temporada.

"Os clubes e os jogadores admitem que este foi provavelmente o melhor campeonato da história da LCB. Por isso é natural que Laurentino Dias e o presidente da FPB queiram encontrar uma fórmula que permita uma melhor competição na próxima época", frisou Paulo Mamede.

Sobre o número de jogadores estrangeiros que as equipas podem inscrever para a próxima temporada, os clubes acordaram entre eles que seria o máximo de quatro, Paulo Mamede concluiu que esse requisito pode ser revisto como forma a facilitar a participação das equipas.

O responsável, adiantou ainda que pediu à FPB, à luz da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto (LBAFD), que aceite que "a LCB seja responsável pela organização e gestão da prova e os órgãos de arbitragem e de disciplinam sejam, em regime transitório, integrados na Federação".


http://www.record.pt/noticia.asp?id=750994&idCanal=89

João_Pedro

O quê k o Benfica ganha indo pra Proliga ??
Esta direcção do SLB é muito conflituosa.

Nuno_SLB

Falharam completamente se o objectivo era acabar com a LCB.... :buck2:

Mas 7 equipas e meia a disputar um campeonato tb não lembra a ninguém.

Manuel Costa

 Comunicado aos sócios e amigos do Clube dos Galitos (Aveiro)

Comunicado



A secção de basquetebol do Clube decidiu, por unanimidade, suspender a participação na Proliga.



Trata-se da principal competição da FPB, criada na época de 2002/2003, contando com a presença do Clube dos Galitos em todas as suas edições.



A direcção do Clube está solidária com esta opção e apoia a secção na estratégia preconizada. Será feita a competição possível dentro dos constrangimentos económicos do País. Esta é a única maneira de encarar o desporto e a formação de jovens de uma forma séria e responsável.



Os motivos desta mudança prendem-se com as dificuldades financeiras criadas, pelo incumprimento do contracto programa assinado pela CMA referentes ao ano de 2005/2006 e à inexistência de qualquer apoio em 2006/07. Relativamente ao contracto programa de 2006/2007, apesar de definido e prometido, nunca foi assinado nem denunciado por parte da autarquia, criando-nos expectativas que foram frustradas.



Esta, difícil, decisão encerra um ciclo na vida da secção do Clube, em que manteve a sua equipa sénior no mais competitivo campeonato da FPB, proporcionando aos seus atletas experiências únicas na prática da modalidade, demonstrando sempre os mais altos valores de respeito e fair-play para com todos os intervenientes.



A suspensão da competição na Proliga, permitirá ajustar o orçamento para o cumprimento integral das obrigações da secção e do clube, traçando novas metas para a equipa sénior, reforçando a aposta nos jovens aveirenses, relançando o basquetebol feminino pela base e reafirmando a sua vocação para ser um clube de formação.



A secção reafirma aos seus patrocinadores a vontade e o empenho em dar visibilidade crescente ao basquetebol mais jovem.


http://www.galitos.pt/


orlando77

ainda nem acredito que isto seja verdade...

se nos últimos anos tem sido uma tristeza pois não temos ganho nada, então agora não encontro palavras para descrever os meus sentimentos...

só tenho uma coisa a dizer:

NÃO HÁ RESPEITO POR QUEM VERDADEIRAMENTE SOFRE PELO CLUBE!

os treinadores e jogadores vão e vêm... agora eu época após época continuo a sofrer pelo Benfica, e mesmo a perder... sempre a acreditar até ao fim, mesmo sabendo do desfecho mais que provável...

só dá mesmo vontade é de ...  :cry2:

francisco

O base Miguel Minhava também esteve perto de emigrar para Espanha (Hospitalet), mas o seu futuro vai continuar a passar pelo Benfica. "Tinha mais um ano de contrato e os responsáveis faziam questão que eu continuasse. Foram bastante correctos comigo e acabei por aceitar renovar mais um ano, pois apresentaram-me um projecto interessante. Mas espero um dia poder jogar no estrangeiro."



não sabia onde havia de postar...

pcssousa

Foi bom o Minhava continuar, mas continuo sem me conformar com a descida à Proliga!

Manuel Costa

nem tú, nem a maioria dos benfiquistas que participaram na votação deste tópico

fmb

manuel, a maioria concorda com a proliga!!! O0 O0

diogo32

creio que o topico nao deveria ter este nome mas algo tipo "benfica muda-se para a proliga" pois nós nao ficamos mal classificados nem perdemos qualquer direito desportivo em participar na liga...simplesmente o clube optou por integrar o campeonato organizado pela federaçao...

4ever Red Devil

Realmente diogo, nunca concordei com este titulo.

Apesar de ser quase unânime que a ProLiga tem um nível competitivo inferior, nada nos diz que a competição da LCB está um patamar acima da da Federação.

O Benfica não desceu a lado nenhum.
O Benfica optou por disputar outra competição.


pcssousa

Citação de: fmb em 17 de Agosto de 2007, 22:27
manuel, a maioria concorda com a proliga!!! O0 O0
A sério? mas não foi esse o resultado da sondagem, pois não? olha que eu conheço muitos benfiquistas e todos aqueles com quem falei pessoalmente são contra!

Manuel Costa

Votos totais: 125

61 concorda

64 não concorda com a descida à Proliga