Época 2019/2020

SLUG

Citação de: Coach_Gouveia em 30 de Maio de 2020, 21:00
Citação de: SLUG em 29 de Maio de 2020, 12:26
Citação de: Coach_Gouveia em 28 de Maio de 2020, 22:55
Citação de: SLUG em 28 de Maio de 2020, 22:29
Citação de: TeamRocket37 em 28 de Maio de 2020, 19:30
Citação de: SLUG em 28 de Maio de 2020, 19:23
Citação de: TeamRocket37 em 28 de Maio de 2020, 18:53
Citação de: SLUG em 28 de Maio de 2020, 18:25
Citação de: Coach_Gouveia em 28 de Maio de 2020, 17:15
É possivel ter 5 estrangeiros com o mesmo ou mais rendimento, e cortar bastante nos gastos dos mesmos. Agora isso implica que a escolha seja mais criteriosa e menos conficar em empresários e videos do youtube.
Essa, para mim, é uma das partes. A outra é livrar-nos de uma data de pesos mortos nacionais que não justificam, nem perto, o que ganham e, com isso, poder-se apostar ainda melhor num mercado que vai ter várias possibilidades. Há várias equipas nas divisões "acima" que estão em dificuldades e vão existir várias oportunidades como não havia há muitos, muitos anos.

Houvesse competência como (aparentemente) há dinheiro e podíamos sonhar com algumas coisas engraçadas. Como não há, não tenho esperança alguma.

SLUG não achas que o Benfica com bom projecto, a gastar o que gasta agora, podia ganhar a FIBA EUROPE CUP?
Não sei o número certo do que o Benfica gasta, mas a gastar o que gasta agora, parece-me que não.

É um exercício imperfeito, e não são os orçamentos não jogam, mas só pegando nos últimos vencedores da competição:

2015-16 - Fraport Skyliners (4M)
2016-17 - Nanterre (4-5M)*
2017-18 - Reyer Venezia (4.5M)*
2018-19 - Dinamo Sassari (3-4M)

Nos asteriscos não consegui encontrar informação que me pareça totalmente fidedigna, por isso estou a fazer uma média de aumento/redução face aos anos com mais informação (antes ou depois). Tentei também não exagerar, mas tenho algumas dúvidas, sobretudo no do Nanterre porque parece-me que tem variado bastante.

Tenho dúvidas que o Benfica ande perto destes valores, embora com um projecto a sério parte dos custos podiam ser mitigados com vitórias. Em certas situações, fazer de saco de pancada até custa mais dinheiro.

Há ainda que ver que estamos num campeonato bastante periférico e nada atractivo, daí a importância de ter um projecto europeu porque se é para ganhar aqui ainda temos que investir mais porque o único atractivo torna-se o dinheiro.

Esta mais a olhar pelo o Bakkens Bars, Donar tem feito feito ultimamente chegando as meias finais da prova.
Deve andar com orçamentos semelhantes do nosso.
Este ano, apenas o Pinar é claramente melhor que nós.
Nas edições anteriores, as equipas desciam da competição de cima, agora não descem.
É verdade, agora já não se podem apanhar equipas dos grupos da Champions League, isso é importante. Apesar de ter ideia que só o Venezia ganhou das que desceram. Não sei de cor.

Ainda se pode apanhar da qualificação para a Champions League, certo? Não é a mesma coisa, de qualquer maneira.

Atenção que mesmo esses bons exemplos com orçamentos mais baixos, devem andar a rondar os 2M nos últimos anos. Não encontrei informação recente para o Bakken Bears ou para o Donar.

Das equipas que chegaram este ano às meias, o Pinar gasta imenso, arrisco a dizer que, no mínimo, o mesmo do que os anteriores vencedores, olhando para a equipa que têm. O Bayreuth nunca podia ter menos que 3M pelas regras da BBL. O Bahcesehir não deve ser muito menos que 3M e o Bakken Bears já falámos.

Atenção que isto é tudo algo algo especulativo, só dá para arranjar números mais certos para as outras três competições principais.

No entanto, e mais importante que o dinheiro, para mim é isto: tem que haver qualidade nativa quando há limitações no número de estrangeiros. Portugal comparado com a Turquia, a Alemanha e mesmo a Dinamarca está atrás ou bastante atrás na qualidade do jogador nacional.

Dito tudo isto, que já soa quase a desculpa, para mim é imperdoável fazer má figura na Europa para uma equipa como o Benfica. O Benfica é um gigante desportivo e tinha mais que obrigação de ter ambição de ganhar a Europe Cup e, mais importante, começar a fazer boa figura na Champions League.

Agora, isto é a longo prazo e com calma. Há vários níveis a subir. Não é, com todo o respeito, com Lisboa na frente do basquetebol.

Já que falamos de orçamentos deixo aqui um link interessante: https://www.hoops.com.au/forum/46318-european-basketball-club-budgets-2019-20-season-us
Alguns pontos.
A Europe Cup este ano teve um nível claramente abaixo, sendo o Pinar a equipa que mais se destacava de todas as outras.
Em termos reais, a Dinamarca não tem assim tanto mais valor que Portugal, isto se olharmos em geral para os jogadores todos. Terão vantagem no que diz respeito a jogadores interiores mas de resto é ela por ela, uma vez mais se considerarmos todos os jogadores e não apenas os ultimos seleccionados.
Em termos de ordenados o Bakken e o Donar gastam sensivelmente o mesmo que o Benfica, e em relação a esta ultima época, talvez o Benfica até tenha gasto bem mais.
O Benfica este ano podia e devia ter entrado na Champions.
Quanto aos orçamentos nessa página, está o orçamento global e não apenas o que é gasto nos contratos (pelo menos os da Euroleague são, os da Champions não sei se estarão assim tão correcto), Neptunas e Riga (que estavam na Champions) gastaram nos ordenados à volta dos 1.5M

E já agora, fica aqui o do Rytas:
https://twitter.com/Urbodo/status/1174729203016720384
É verdade que o nível desceu, mas mesmo assim, acho que vai sempre haver "um Pinar" claramente acima do nosso nível. No entanto, no nosso estado actual, nem é preciso isso: com o Bakken e o Bayreuth no grupo deu para ver que, enquanto não mudarmos muita coisa, nem com um nível mais baixo na competição podemos sonhar com uma vitória ou sequer uma final.

O que vi do campeonato dinamarquês nos últimos anos não foi extensivo, essencialmente alguns jogos completos de PO desde 2017 (por aí) e resumos do Bakken e do Horsens (RS e PO), mas do que vi pareceu-me um nível acima do português. Não é um nível muito acima, mas o nível dos dinamarqueses no Bakken e no Horsens é superior, nomeadamente, como referiste, no jogo interior. Em termos de selecção, só julgando pelos resultados, parece-me mais equilibrado, mas já é outra história.

Tinha ideia que o Benfica não chegava a valores tão elevados. Não consigo, e não é deste ano, encontrar uma informação credível de um valor aproximado. Há o orçamento geral das modalidades, quase 18M, que é oficial e que conta com 8M para salários, mas a dividir pelas que sabemos. Sinceramente não julgava possível serem logo à volta de 2M só para salários do basquetebol, mas admito estar errado nesta percepção. A minha ideia era, no máximo, 1.5M e isto considerando o aumento considerável deste ano. Seja como for, se tiveres uma ideia mais aproximada, peço que a partilhes, é sempre bom aprofundar o conhecimento nestes aspectos.

Sim, nessa página orçamentos são globais e incluem várias outras despesas que não só os salários. Nesta página já está diferenciado, mas é de 2018-19 para a Euroleague apenas.

Já o tinha dito, e concordo em absoluto, que o Benfica mesmo a gastar o que eu pensava (1.5M) tinha mais que obrigação de estar na Champions. A derrota na Luz foi vergonhosa. Esses orçamentos que partilhaste são só sal na ferida, mesmo que, e repetindo-me, não sejam só os orçamentos que jogam.

Por fim, reparei que nesse tweet mencionam que o Rytas reduziu o orçamento 1M face ao ano passado. Mesmo assim não foram mero saco de pancada na Eurocup mesmo perdendo jogadores importantes (assim de cabeça, o Chris Kramer que foi para o Khimki) o que só prova, ainda mais, o que estávamos a dizer.


PS - Esta conversa dos orçamentos não tem, da minha parte, a mínima intenção de desculpar o que acho ser a incompetência desta secção no Benfica. Mais, recuso-me entrar na "financeirização" de tudo o que são modalidades.
Este ano fomos eliminados por 2 semi-finalistas, mas fomos eliminados de forma vergonhosa da nossa parte, bastava ter sido competente para passar aos quartos.

Quanto aos orçamentos, o meu ponto é apenas 1, com o que gastamos anualmente, dá prefeitamente para ser competitivo lá fora. E quando digo competitivo digo mesmo estar na fase de grupos da Champions regularmente, e quem sabe com alguma sorte nos grupos passar mesmo o grupo, agora a ter o nível de incompetência que apresentamos nem nos melhores sonhos conseguimos entrar na Champions.

A diferença na liga dinamarquesa em comparação com a portuguesa está muito na qualidade do scouting que quase todas as equipas fazem em jovens americanos que não poucas vezes depois de lá estarem uma época passam para ligas melhores.

No fim, o ponto importante é o Benfica precisar de ser competente ao nível da escolha de estrangeiros e mesmo no que diz respeito aos portugueses começar a ser mais inteligente nas escolhas que faz e naquilo que gasta nesses jogadores.
Começo pelo fim porque isto é algo que concordo inteiramente e é bem capaz de ser o maior problema de todos. Até lá por cada Micah Downs continuamos a ter um Hollis ou por cada Betinho temos um Hallman, ou seja, jogadores caríssimos que não têm um contributo consonante com o que ganham.


Depois, este ano fomos eliminados por dois semifinalistas e, como dizes, de forma vergonhosa. Aliás, acrescento que de forma escandalosa. Levar 57-27 em dois quartos (é tão mau como me lembrava), em casa e a ganhar por 16 ao intervalo ao Bayreuth, enfim. Isto foi com este orçamento enorme (pelos vistos maior ainda do que pensava), faço ideia se se começar com ideias de reduções: se há falta de critério com dinheiro, arrepio-me de pensar com menos...


Outro aspecto a acrescentar à reflexão que fizeste sobre o facto da Champions ser o nosso "lugar natural", havendo competência. No entanto, neste nível de incompetência andamos a gastar bastante mais do que equipas que nos roubam troféus em Portugal a torto e a direito, pelo que até em "casa" há exemplos de quem trabalha melhor com muito menos.


Quanto à propecção dinamarquesa, também de acordo. Este ano "apareceram" lá o Roberto Gallinat e o Evan Fisher. Acho que qualquer (sobretudo o primeiro) tornavam-nos bem mais fortes, mas foram antes jogar para a Dinamarca... e não foi para o Bakken Bears.


Smballs


Vieri

Citação de: SLUG em 30 de Maio de 2020, 17:06
Não resisto a partilhar aqui uma das performances mais inacreditáveis de sempre num grande torneio de basquetebol:
https://www.youtube.com/watch?v=_u006esXoBM

Esse baixinho era do outro mundo!

Lebohang Mokoena

Vou ser muito polémico mas, a ser verdade, concordo plenamente no caso do Basquetebol.

Não faz qualquer sentido estar a jogar para aquecer na 4ª Divisão Europeia, sobretudo quando os minutos dados aos miúdos (Delgado, p.e.) são irrisórios.

JM21

Aqui, sim, concordo a 100% com a decisão. Não lutamos para ganhar nada e, ao longo dos anos, a Europa sempre trouxe mais cansaço à equipa do que evolução do nível de jogo.

O-Rível

Aqui é onde faz mais sentido, mas é paradoxalmente o caso que me parece mais improvável. Basta o Carlos Lisboa treinador falar com o Carlos Lisboa diretor, explicando-lhe que precisa de mostrar à Europa o quão espetacular é o basquetebol que as suas equipas praticam, não declarando, contudo, o facto de ser igualmente porreiro para o ego e para a carteira andar a passear por essa Europa fora, com tudo pago, e recebendo atenção proporcional à posição e cores que """""""defende""""""" (este defende deve mesmo levar muitas aspas...).

Gradinni

Há anos que esta equipa devia estar fora da Europa!

Ainda assim custa-me muito a acreditar que fiquem mesmo, ao contrario de outros que o merecem 100000x mais!

Andris



(abrir num novo separador)

messias10

Percebo a decisão numa perspectiva de corte orçamental, mas com a nossa grandeza acho que devemos sempre (que nos for possível) disputar competições europeias.

Agora: prefiro ter uma equipa mais competitiva a nível interno do que cortar em salários e ter uma equipa menos competitiva a passar vergonhas lá fora.




JMiguel23

Cortes a 20% nas modalidades... e não será igual em todas. Longe dos tais 50% que chegou ser falado.

Quase de certeza que o basket não vai à Europa e deve ser a modalidade com maior corte (com total sentido)

Lebohang Mokoena

Jogar numa 4ª Divisão Europeia até faria sentido se tivéssemos 2/3 portugueses promissores, tipo Rafa Lisboa, e 1 norte-americano vindo do University com contrato de 2/3 épocas que tivesse algum talento, como aqueles que o Bakken Bears e outros clubes mais ou menos com o nosso orçamento vão buscar.

Mas depois vemos o caso do Neemias, que anda na NCAA, que quase não teve minutos de jogo nesta competição (ou até mesmo na Liga Portuguesa) quando por cá andou e vemos que isto é só mesmo sonho...

SLUG

Na verdade, orçamentalmente faz-me pouco sentido.

Na FIBA Champions League:
4.5 Clubs will not be required to pay a registration fee or a deposit at the beginning of the season.
Each NF will be jointly liable with its Club(s) for any liability caused by or in connection with its
Clubs' participation in (or withdrawal from) the BCL.

Aqui: http://www.championsleague.basketball/19-20/regulations.pdf

Na FIBA Europe Cup:
26.1 There is no registration fee for the participating clubs; a deposit of €10.000 will be required.

Bem sei que se gasta em viagens, estadias, etc. mas provavelmente vamos acabar a pagar mais em ordenados de jogadores estrangeiros. Já temos uma capacidade de atracção limitada e agora o único atractivo será o dinheiro. Facilmente se "perde" a poupança em ordenados (ainda) mais inflacionados.

Lebohang Mokoena

Gasta-se muito no basquetebol é nas viagens de avião, ao contrário do futebol as deslocações são em carreiras regulares, não charters, e os lugares têm que ser reservados e escolhidos com antecedência por que estamos a falar de atletas com mais 1.90, 2 metros que não podem ir em económica ou em lugares de sardinhas enlatadas sob pena de contraírem lesões.

BudSpencer

Estou completamente de acordo com esta medida nesta Modalidade.....agora resta saber se não vai ser mais dificil convencer bons jogadores estrangeiros a virem para um Clube sem projecto Europeu!!!!

Não sei.... :confused: :confused: