4 de Maio de 1949: A tragédia de Superga

trainmaniac

Aproveitando um post do Joga Bonito no blog onde escreve, porque acho que vale a pena relembrar. Faz hoje 62 anos que a equipa do Gran Torino desapareceu num acidente de aviação após ter vindo realizar um amigável a Lisboa para homenagear um grande capitão da nossa história.

"

Faz precisamente hoje 62 anos (foi a 4 de Maio de 1949) que uma das mais avassaladoras equipas da história do futebol morreu. O termo morreu é talvez demasiado forte, mas também demasiado real. Mas vamos enquadrar a situação...
A 3 de Maio de 1949, realizou-se o jogo de despedida do Capitão do Sport Lisboa e Benfica, o Senhor Francisco Ferreira. Como convidado de honra do jogo, compareceu o, na altura, chamado Gran Torino, equipa que dominava o Calcio a seu bel prazer, comparência essa que mostrou o respeito que já havia à altura pelo Benfica. No regresso a Torino, o avião que transportava toda a equipa do Torino, jornalistas, staff directivo e técnico bem como a tripulação embateu na Basílica de Superga tendo falecido todos os 31 tripulantes do voo. A pergunta que vos faço é: nos últimos 30 anos ( o tempo que tenho de vida) quantas homenagens do Benfica ao Torino F.C. já viram ? Eu, que me recorde, nunca vi nenhuma. O que lamento profudamente...

E não me parece muito difícil homenagear o Gran Torino. Não era preciso fazer torneios anuais contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso o Benfica ir a Turim jogar contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso nada de especial, mas isso se calhar sou eu....

Custava muito uma nota de pesar a cada 4 de Maio no Site Oficial do Benfica ? Ou outra ideia que já me tem ocorrido várias vezes e aproveitando o tema em voga dos equipamentos... Na sua génese e na sua história o equipamento do Benfica é de camisola vermelha e calções brancos. E o seu equipamento alternativo é branco, e não os atentados que se têm visto e se vão continuar a ver. Então se querem brincar aos equipamentos, que tal respeitar a história do Benfica, mantendo as cores do principal e do alternativo e fazerem um 3º equipamento ? E nesse 3º equipamento poderiam ir fazendo as homenagens que merecem e deviam ser feitas, como por exemplo ter um equipamento grená a homenagear o Gran Torino. Não seriam os primeiros a fazê-lo, homenagem essa que já foi reconhecida pelo Torino FC, clube que nunca mais foi o que era antes de Superga. Um destino que conheceram por, pura e simplesmente, terem vindo a Lisboa homenagear o nosso Capitão. Como troco, levaram com décadas de desprezo e ignorância Benfiquista.

Para pensar! É que mais vale tarde do que nunca..."

Junto-me à homenagem, recordando o episódio e com os votos de que esta equipa histórica do futebol mundial seja sempre recordada pelos benfiquistas, pois temos para com eles uma dívida de gratidão e o dever de nunca nos esquecermos de quem teve gesto tão nobre connosco.

E já agora, ao lamento sobre a falta de memória do Benfica para coisas verdadeiramente significativas como estas.


Ian

Excelente texto do Joga Bonito.
Pleno de sentido e lógica...

O Benfica não pode continuar a ignorar a história...

pauliter

Ser Benfica tb é saber honrar o passado.

Lamento que o clube não tenha sequer pensado numa simples nota no seu site ou uma carta enviada à direcção do Torino.


SLB semper fidelis

Muito bom a nível informativo, uma vez que pouco ou nada se fala disso. Uma tragédia dessas merecia uma homenagem todos os anos, é pena que os responsáveis assim não entendam.

Jorge.P_

O Benfica não tem estado à sua altura neste tema. Para mim é algo que terá sempre de vir à baila e ser tratado, mais tarde ou mais cedo.

Um tópico também já fazia falta. Muito bem.

van33

pode ser que no proximo jogo pro campeonato metam uma caixa azul com letras brancas a dizer "RIP TORINO 1962"

sardao

Grande tragédia e concordo que ficava bem ao Benfica associar-se oficialmente à sua lembrança.

Ettelbreck

Vi um filme sobre essa equipa, que na altura era SÓ a melhor equipa da Europa, que passou aqui há uns anos na Rai...

Tenho muita pena que o Benfica não homenageie uma equipa que desapareceu depois de um jogo em Lisboa para homenagear um dos nossos Capitães...

Se for para dar salvas de prata a jogadores que nunca fizeram nada pelo Benfica, tipo o Figo, tá tudo muito bonito... Agora um pequeno gesto para homenagear essa enorme equipa de futebol dá muito trabalho...

slbenfica_croft

Indirectamente ligados a esta tragédia.

Sinto uma simpatia especial pelo Torino por causa disto.

van33

Citação de: Ettelbréck em 04 de Maio de 2011, 18:52
Vi um filme sobre essa equipa, que na altura era SÓ a melhor equipa da Europa, que passou aqui há uns anos na Rai...

Tenho muita pena que o Benfica não homenageie uma equipa que desapareceu depois de um jogo em Lisboa para homenagear um dos nossos Capitães...

Se for para dar salvas de prata a jogadores que nunca fizeram nada pelo Benfica, tipo o Figo, tá tudo muito bonito... Agora um pequeno gesto para homenagear essa enorme equipa de futebol dá muito trabalho...
fdx o Benfica homenageou esse punheteiro?????

Ettelbreck

Citação de: van33 em 04 de Maio de 2011, 18:54
Citação de: Ettelbréck em 04 de Maio de 2011, 18:52
Vi um filme sobre essa equipa, que na altura era SÓ a melhor equipa da Europa, que passou aqui há uns anos na Rai...

Tenho muita pena que o Benfica não homenageie uma equipa que desapareceu depois de um jogo em Lisboa para homenagear um dos nossos Capitães...

Se for para dar salvas de prata a jogadores que nunca fizeram nada pelo Benfica, tipo o Figo, tá tudo muito bonito... Agora um pequeno gesto para homenagear essa enorme equipa de futebol dá muito trabalho...
fdx o Benfica homenageou esse punheteiro?????

Jogo amigável ainda na antiga Luz frente ao Real Madrid...

4ever Red Devil

O nosso presidente nem sabe que isto se passou...

JoséTorres

Citação de: van33 em 04 de Maio de 2011, 18:52
pode ser que no proximo jogo pro campeonato metam uma caixa azul com letras brancas a dizer "RIP TORINO 1962"

Tirando a parte do azul concordo plenamente.

Achor81

Para algo ter futuro tem que se cuidar do passado...lamento que o Benfica continue a ignorar a sua historia.

angimfm

Muito bem escrito e lembrado!

Só há pouco soube algo mais sobre esta grande equipa. Fica aqui o link:

http://www.marca.com/2011/02/08/futbol/futbol_internacional/calcio/1297168151.html