A Taça Latina foi criada pela FIFA!

IPASLB

Nada, mas diz que essa página/link foi crawled(encolhida) 3 vezes.

pirolito1

#181
Notícia do Jornal Mundo Deportivo de 16 de Dezembro de 1950:

Foi feita uma petição para que na Assembleia Geral da FIFA que se iria realizar em Madrid um dos temas debatidos fosse o alargamento da Taça Latina a países americanos.

http://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1950/12/16/pagina-3/659478/pdf.html#&mode=fullScreen

página 3

pirolito1

Citação de: pirolito1 em 07 de Novembro de 2019, 17:39
Notícia do Jornal Mundo Deportivo de 16 de Dezembro de 1950:

Foi feita uma petição para que na Assembleia Geral da FIFA que se iria realizar em Madrid um dos temas debatidos fosse o alargamento da Taça Latina a países americanos.

http://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1950/12/16/pagina-3/659478/pdf.html#&mode=fullScreen

página 3
Agora em português, no Jornal Os Sports (Brasil):

http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=112518_01&pagfis=38281

A Taça Latina foi criada pela FIFA mas esta não participa activamente na organização, isso cabe ao comité criado pelas 4 Federações a que diz respeito. Mudar o regulamento implica aprovação da FIFA.

IPASLB

Já tinha visto isso, foi criada pela FIFA, logo, foi oficial por parte dessa entidade, o facto de ter delegado a organização ás federações não altera em nada o facto.

IPASLB

E sim, foi uma prova "apenas" com clubes latinos que por sua vez também são europeus, o apenas com aspas é porque Espanha e Itália são as ligas com mais títulos de campeão europeu de clubes.

pcssousa

A Taça Latina foi idealizada e apadrinhada pelo presidente da FIFA. Quanto a mim, ganha um grande destaque pois até 1966, ano em que ganhou o Celtic, todos os vencedores da Taça dos Campeões Europeus foram equipas latinas, para além de vários finalistas e múltiplas finais com as duas equipas a serem latinas. Demonstrava o poderio do futebol latino e acabou por validar a qualidade da Taça Latina e a sua importância na evolução do futebol de clubes.
Não foi uma verdadeira competição europeia na real aceção da palavra. Não foi organizada pela Uefa (nem podia pois esta não existia), mas isso não lhe retira valor.

Quanto à Intercontinental e à última decisão da FIFA acerca da mesma: Aberrante. Incompreensível que no mesmo ano tenha havido 2 campeões do Mundo, o vencedor do primeiro Mundial, Corinthians e o vencedor da Intercontinental.

Os meus quinhentos, deveria era dar-se mais valor a isto:



pcssousa

Isto porque ser-se campeão Ibérico de futebol e de forma oficial tem muito que se lhe diga.
Bater a duas mãos o vencedor do campeonato espanhol, seja em que ano for, na conquista de um título internacional oficial tem muito que se lhe diga... Foi o Bilbao, mas atenção que para ser o Bilbao significa que eles foram melhores que Real Madrid, Barça, Atlético ou Valência. E numa altura em que foram 4 ligas seguidas para o País Basco.

Muito mérito e um grande, grande troféu para o nosso palmarés.

Hooltra

Citação de: pcssousa em 13 de Novembro de 2019, 11:43
Isto porque ser-se campeão Ibérico de futebol e de forma oficial tem muito que se lhe diga.
Bater a duas mãos o vencedor do campeonato espanhol, seja em que ano for, na conquista de um título internacional oficial tem muito que se lhe diga... Foi o Bilbao, mas atenção que para ser o Bilbao significa que eles foram melhores que Real Madrid, Barça, Atlético ou Valência. E numa altura em que foram 4 ligas seguidas para o País Basco.

Muito mérito e um grande, grande troféu para o nosso palmarés.

Tenho um enorme orgulho neste troféu, tanta vez menosprezado não só pelos rivais bem pelos nossos próprios adeptos.

pcssousa

Ainda em relação à Taça Latina, que mereceria a par da Ibérica, outro destaque no nosso Museu, mais uma vez o meu repudio da FJ Marques por na altura ter lançado a notícia falsa de que a FIFA teria sido contactada e esta seria oficiosa. Notícia essa reproduzida até à exaustão pela CS portuguesa, até com honras de abertura de telejornais.

Que fez o Benfica e os seus (ir)responsáveis em relação a isso?
Sei bem que o Benfica não tem que ir atrás do reconhecimento que foi dado há já 6 décadas atrás, mas tinha tido a obrigação de desmascarar o troca-tintas.

pcssousa

#190
Citação de: Hooltra em 13 de Novembro de 2019, 11:49
Citação de: pcssousa em 13 de Novembro de 2019, 11:43
Isto porque ser-se campeão Ibérico de futebol e de forma oficial tem muito que se lhe diga.
Bater a duas mãos o vencedor do campeonato espanhol, seja em que ano for, na conquista de um título internacional oficial tem muito que se lhe diga... Foi o Bilbao, mas atenção que para ser o Bilbao significa que eles foram melhores que Real Madrid, Barça, Atlético ou Valência. E numa altura em que foram 4 ligas seguidas para o País Basco.

Muito mérito e um grande, grande troféu para o nosso palmarés.

Tenho um enorme orgulho neste troféu, tanta vez menosprezado não só pelos rivais bem pelos nossos próprios adeptos.

Como pelo próprio Benfica. Isto porque se quer "apagar" que sempre foi possível ganhar "lá fora" e só agora é que não é.

O troféu em si diz tudo, inscrição FPF (pois foi quem organizou a segunda mão) e placa "campeão ibérico 1983".

Hooltra

Citação de: pcssousa em 13 de Novembro de 2019, 11:55
Citação de: Hooltra em 13 de Novembro de 2019, 11:49
Citação de: pcssousa em 13 de Novembro de 2019, 11:43
Isto porque ser-se campeão Ibérico de futebol e de forma oficial tem muito que se lhe diga.
Bater a duas mãos o vencedor do campeonato espanhol, seja em que ano for, na conquista de um título internacional oficial tem muito que se lhe diga... Foi o Bilbao, mas atenção que para ser o Bilbao significa que eles foram melhores que Real Madrid, Barça, Atlético ou Valência. E numa altura em que foram 4 ligas seguidas para o País Basco.

Muito mérito e um grande, grande troféu para o nosso palmarés.

Tenho um enorme orgulho neste troféu, tanta vez menosprezado não só pelos rivais bem pelos nossos próprios adeptos.

Como pelo próprio Benfica. Isto porque se quer "apagar" que sempre foi possível ganhar "lá fora" e só agora é que não é.

O troféu em si diz tudo, inscrição FPF (pois foi quem organizou a segunda mão) e placa "campeão ibérico 1983".

Tenho na ideia que recentemente vi uma notícia em que o Real Madrid estaria a tentar a oficialização do troféu. Não sei se estarei a confundir, e se realmente o Real tentou essa oficialização recentemente, mas a ser verdade seria importante todos os clubes vencedores junto da Fifa ou Uefa tentarem levar essa oficialização a avante. Penso que somente o Milan não conta o troféu no seu palmarés, mas certamente teria interesse na sua oficialização.

pcssousa

Citação de: Hooltra em 13 de Novembro de 2019, 12:04
Citação de: pcssousa em 13 de Novembro de 2019, 11:55
Citação de: Hooltra em 13 de Novembro de 2019, 11:49
Citação de: pcssousa em 13 de Novembro de 2019, 11:43
Isto porque ser-se campeão Ibérico de futebol e de forma oficial tem muito que se lhe diga.
Bater a duas mãos o vencedor do campeonato espanhol, seja em que ano for, na conquista de um título internacional oficial tem muito que se lhe diga... Foi o Bilbao, mas atenção que para ser o Bilbao significa que eles foram melhores que Real Madrid, Barça, Atlético ou Valência. E numa altura em que foram 4 ligas seguidas para o País Basco.

Muito mérito e um grande, grande troféu para o nosso palmarés.

Tenho um enorme orgulho neste troféu, tanta vez menosprezado não só pelos rivais bem pelos nossos próprios adeptos.

Como pelo próprio Benfica. Isto porque se quer "apagar" que sempre foi possível ganhar "lá fora" e só agora é que não é.

O troféu em si diz tudo, inscrição FPF (pois foi quem organizou a segunda mão) e placa "campeão ibérico 1983".

Tenho na ideia que recentemente vi uma notícia em que o Real Madrid estaria a tentar a oficialização do troféu. Não sei se estarei a confundir, e se realmente o Real tentou essa oficialização recentemente, mas a ser verdade seria importante todos os clubes vencedores junto da Fifa ou Uefa tentarem levar essa oficialização a avante. Penso que somente o Milan não conta o troféu no seu palmarés, mas certamente teria interesse na sua oficialização.

A Fifa não tem que se pronunciar. A Taça Latina foi organizada pelas federações nacionais com autorização da Fifa e até por sugestão da mesma. É inequivocamente oficial.

O campeonato da Associação de Futebol de Aveiro é também oficial e a Fifa não tem que se pronunciar acerca disso, isto a título de exemplo.
Ou a NBA, sendo que a FIBA nada tem a dizer sobre isso.

O que a Fifa, ou até a Uefa podem fazer, é reconhecera importância e relevância da competição em si.

IPASLB

Espero que estejas melhor de saúde, Pcssousa, isso sim é o mais importante!

Quanto á Taça Latina, se foi CRIADA pela FIFA, mesmo que esta tivesse delegado a organização desta ás federações latinas, mesmo assim, foi uma prova oficial por parte da entidade máxima global referente ao Futebol, também não havia outra, mas mesmo que nem fosse criada pela FIFA, seria sempre Oficial porque pelo menos houve da parte de uma federação nacional(até podia ser uma associação regional) o colaborar/apoiar/organizar/homologar/calendarizar/reconhecer.

pcssousa

#194
Nunca poderia não ser oficial, era organizada pelas próprias federações nacionais.
Aliás, para verem a relevância que lhe davam na época, no ano da primeira edição organizada em Portugal, em 1950, a FPF deu tanto de si que nem se disputou Taça de Portugal nesse ano por esse mesmo motivo, e isso é um facto comprovado e devidamente documentado.
Convém relembrar que naquela época, a Taça de Portugal se disputava integralmente após terminar o campeonato nacional.

A criação da Taça Latina foi sugerida pelo Presidente da FIFA e homologada pela mesma na época, mesmo sem ter que se pronunciar sobre isso.

Acerca da também citada Taça Ibérica. Está na altura de ser criado um tópico acerca da mesma. Aliás, devem ser criados tópicos acerca das duas TCCE, com fichas de jogo incidências e na medida do possível gifs dos golos, outro para a Taça Latina e outro para a Taça Ibérica.
São, embora com pesos diferentes, as maiores conquistas do Benfica e devem ser relembradas convenientemente.

Respondendo ao IPSLB, estou bem melhor do que pensaria há uns meses estar. Vamos ver até onde conseguirei ir.