A velha Catedral - Estádio da Luz

Miguel Gouveia

Aproveitando a dica do Facebook Oficial do SLB, abro um tópico do Velhinho Estádio da Luz, o Pai mítico do atual.

Usem o tópico para colocarem fotos, vídeos, experiências, histórias... Enfim, tudo o que tenham, saibam e queiram partilhar com a comunidade em relação à mítica Luz.

http://www.youtube.com/watch?v=Cc66zWbiv2I




Citação de: pcssousa em 05 de Janeiro de 2012, 17:28
Um pouco de história:

Foi no ano longínquo de 1953, em meados de Junho, que uma romaria de multidão assinalou o início da concretização de um sonho. No dia 15 daquele mês longínquo deitou-se a primeira pedra daquele que viria a ser o estádio do Benfica.
Volvido apenas um ano, a catedral da Luz foi inaugurada. Estava-se no primeiro dia do mês do Natal, e o então estádio de Carnide foi um projecto pessoal do presidente do clube na altura, Joaquim Ferreira Bogalho.

Abre-se um parêntesis para falar um pouco de Ferreira Bogalho:
Com apenas 15 anos, Joaquim Bogalho trocou o ambiente rural de uma aldeia perto de Benedita pela grande cidade. Chegado à capital do império decorria o ano de 1914, tornou-se de imediato sócio do Benfica e começou a jogar como guarda-redes. Mas o talento dentro dos relvados não foi proporcional às capacidades que mais tarde, revelou como dirigente. Como jogador não passou das categorias inferiores, mas acabou por assumir a liderança do clube, tornando-se um símbolo para os sócios do Benfica.
Nos primórdios do desporto-rei, em que o jogo da bola se fazia bem longe das movimentações televisivas, duas paixões moviam Joaquim Bogalho: o ciclismo e o futebol.
Começou por ser tesoureiro no Benfica e desses tempos, é recordado como um homem demasiado agarrado ao dinheiro, como a função aliás, o exige. Mas já durante a sua ascensão à presidência do clube, as memórias associam-no a um "mãos largas".
Nessa altura era apelidado de Joaquim da Calçada. A persistência e a teimosia eram os atributos que melhor o caracterizavam. Agia por vezes, com um tal fervor e devoção que as suas atitudes eram classificadas por muitos, como despóticas.
Ferreira Bogalho marcou os primeiros passos a caminho da profissionalização do futebol no Benfica.
Foi o principal responsável por aquela que seria a contratação mais cara da época, a transferência de Fernando Caiado do Boavista para Lisboa por 200 contos. Uma decisão pela qual foi muito criticado, à imagem do que aconteceu quando resolveu pagar 12 contos por mês a Otto Glória, para que ele revolucionasse o futebol dos encarnados.
Foi um presidente com mão de ferro, que conseguiu endireitar as finanças do Benfica e traçar um novo rumo ao clube. E foi por via do seu sonho que a 15 de Junho de 1953, foi deitada a semente à terra que originaria, após um ano de gestação, a catedral da Luz.

O primeiro dia de Dezembro de 1954 foi marcado pela inauguração do Estádio
de Carnide, agora Estádio do Sport Lisboa e Benfica mas para sempre conhecido como Estádio da Luz, por ter sido construído nos terrenos da Luz.
Um acto simbólico que contou até com a benção de Salazar que apesar de não ter agraciado, obviamente, o Benfica com a sua presença, enviou uma mensagem de felicitações. Lá viriam os tempos em que o regime se pretenderia colar ao clube, mas ainda faltavam uns anitos...
Ao contrário do que manda o protocolo, a fita do estádio não foi cortada pelo presidente da Assembleia Geral encarnada. Ribeiro dos Reis cedeu a honra a Bogalho, num acto
de reconhecimento ao grande persecutor do sonho.
No ano em que o clube cumpria 50 anos de existência, as aspirações de Bogalho
concretizavam-se. O então presidente do Benfica fez um discurso marejado pelas lágrimas:

"Aqui instalámos, enfim, o nosso lar, aqui queremos viver para todo o sempre, porque o Benfica será eterno."

Assim foi, marcado pela emoção, o acto de inauguração do Estádio de Carnide, que conhecemos como da Luz, e que só não se chamou Bogalho porque o próprio não quis.

Já nos idos anos 50 as finanças do clube não passavam por bons momentos, e o clube via-se obrigado a andar literalmente, com a casa às costas. Desde as Salésias para a Feiteira, depois para Sete Rios e, por fim, de novo para Benfica. O Campo Grande foi o último reduto da águia, antes da mudança definitiva para a Luz.
E para pagar esse sonho, Joaquim Boagalho lançou o repto aos benfiquistas.
Assim, o ano de 1953 ficou marcado pela solidariedade do clubismo. A sede da Rua do Jardim do Regedor era então, diariamente invadida por pessoas de todos os estratos sociais, que, dentro das posses e da imaginação de cada qual, leiloavam os objectos mais impensáveis. As receitas da venda revertiam directamente para o estádio.
O próprio presidente do clube contribuiu para a colecta popular. Para um desses leilões, Ferreira Bogalho ofereceu uma gaiola com dois periquitos que foi arrematada por 300 escudos. A gaiola foi leiloada mais duas vezes, rendendo no total 900 escudos.
E acredite-se ou não, estas "migalhas" de solidariedade renderam ao Benfica dezenas de contos. Dinheiro sem o qual o clube não poderia construir um estádio próprio, para deixar de depender da "caridade" alheia.
A edificação do Estádio foi uma obra colectiva por excelência e um verdadeiro hino às virtudes da solidariedade e da entreajuda. Sob a direcção do então presidente Joaquim Ferreira Bogalho, e a par do incansável trabalho de uma comissão onde se integravam figuras como Agostinho Paula, António Costa e Sousa, António Adão, António Campos Vieira, Augusto Rodrigues, Carlos de Almeida, Francisco Retorta, Dr. João Ferreira da Costa, José Ricardo Domingues Júnior, Justino Pinheiro Machado, Manuel de Almeida Oliveira e Dr. Manuel Paulino Gomes Júnior, raros foram os sócios e simpatizantes que se furtaram de dar o seu apoio, em géneros ou em horas de trabalho, à mais empolgante iniciativa alguma vez lançada pelo clube.
"Pude avaliar a grandeza dessa epopeia gigantesca da grande família que quer construir o seu lar. Vi como o operário modesto se esquecia das suas próprias necessidades para ir largar o seu óbolo com a alma a transbordar de ternura. Encontrei-me muitas vezes com a pele tensa a ouvir o grito Ben-fi-ca! Ben-fi-ca! Ben-fi-ca!" escreveu, a propósito, o jornalista Vítor Santos no jornal do clube.

A partida de inauguração do estádio do Benfica opôs o clube da casa ao FC Porto. As águias foram derrotadas por 3-1. Uma espécie de vingança azul e branca, já que na inauguração das Antas, os encarnados tinham vencido o Porto por 8-2.
Ainda integrado nas comemorações de inauguração do Estádio, o Benfica receberia e bateria por 2-0 o Real Madrid de Di Stéfano.
Desse jogo fica também, para a história o primeiro golo dos portistas apontado na Luz. O marcador foi o defesa encarnado Jacinto, que aos 5 minutos afundou a bola nas malhas da própria baliza.
E nos anais históricos do tempo fica ainda, a maior receita arrecadada até à altura num
evento desportivo, cerca de 1300 contos.
Mais tarde, veio a iluminação do Estádio e depois o famoso terceiro anel. Uma
nova bancada que ilustra o carisma da Catedral do Benfica, e que transformou a
Luz no maior estádio europeu, com capacidade para 120 mil espectadores.
Um estádio que acolheu algumas derrotas, muitas vitórias, muitas delas históricas.

O local da sua construção:




A primeira pedra lançada por Ferreira Bogalho:




Os Benfiquistas ajudaram, construiram-no com as próprias mãos:




Era assim aquando da inauguração:












A águia, símbolo imortal:




No dia da Inauguração:






Desfile dos atletas aquando da inauguração e medalha que lhes foi entregue

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/703/desportoreiestadioluzac.jpg/]


O 3º anel:














Obras de fecho do 3º anel:






O fecho do 3º anel:




Numa das, senão na maior das suas enchentes:



Colocação da estátua de Eusébio, em 1992:

   

Mudança da Sala de Troféus para o estádio:



Colocação de cadeiras em todo o estádio, em 1998:



[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/836/cadeiras.jpg/]





A fachada, em todo o seu esplendor:



A despedida...




O Fim de um dos amores da minha vida... a tristeza a invadir-me a alma... e o nascimento do futuro.






Maqueta do que seria o estádio remodelado:




Espero que gostem desta viagem no tempo...

diableimage

A partir do momento em que se demoliu a Velha Catedral, parte da Mística Benfiquista morreu.

Sharapova

Eu não costumo arrepender-me de nada mas arrependo-me muito de nunca ter lá estado, tenho muita pena que ninguém me tenha levado à Velha Catedral.

Aloutre

Partilho isso a 100% contigo Sharapova

Mr.T

Citação de: Sharapova em 02 de Dezembro de 2011, 01:02
Eu não costumo arrepender-me de nada mas arrependo-me muito de nunca ter lá estado, tenho muita pena que ninguém me tenha levado à Velha Catedral.

x2

Tudo bem que este é melhor, tem melhores condições mas caramba o verdadeiro estádio da luz levava 120 mil pessoas e praticamente o dobro deste.
No velho estádio aconteceu magia, aquilo era solo sagrado onde tantos "inimigos" tombaram e tantas vitórias o benfica teve...
Devia ser a loucura tanta gente tantos benfiquistas a vibrar, o futre dizia que nos jogos da selecção na parte do hino nacional quando chegava à parte "das armas" o relvado estremecia (btw isto dito antes de chegar ao tempo do chinês e dos charters).


http://www.youtube.com/watch?v=8j_XdJcgkVU

http://www.youtube.com/watch?v=PqLRWNusaUw
:flagglorioso: :slb2:

Sharapova

Lindo. Já não dá para voltar atrás, agora resta-me tentar compensar indo muitas e muitas vezes ao nosso estádio.

redeagle7


original

Citação de: Mr.T em 06 de Dezembro de 2011, 02:10
Citação de: Sharapova em 02 de Dezembro de 2011, 01:02
Eu não costumo arrepender-me de nada mas arrependo-me muito de nunca ter lá estado, tenho muita pena que ninguém me tenha levado à Velha Catedral.

x2

Tudo bem que este é melhor, tem melhores condições mas caramba o verdadeiro estádio da luz levava 120 mil pessoas e praticamente o dobro deste.
No velho estádio aconteceu magia, aquilo era solo sagrado onde tantos "inimigos" tombaram e tantas vitórias o benfica teve...
Devia ser a loucura tanta gente tantos benfiquistas a vibrar, o futre dizia que nos jogos da selecção na parte do hino nacional quando chegava à parte "das armas" o relvado estremecia (btw isto dito antes de chegar ao tempo do chinês e dos charters).


http://www.youtube.com/watch?v=8j_XdJcgkVU

http://www.youtube.com/watch?v=PqLRWNusaUw
:flagglorioso: :slb2:
http://www.youtube.com/watch?v=dK2UOlJ7fcY&feature=related :bow2:

Elvis the Pelvis

O antigo estádio da Luz era o estádio mais imponente do mundo, só o Maracanã tinha paralelo. Nem o Camp Nou tem a mística destes dois. O estádio da Luz quando cheio metia medo a qualquer equipa. O ambiente e a mística que tinha era inigualável. O meu primeiro jogo ao vivo foi um jogo de pré-temporada em 92 que o Benfica ganhou ao Real Madrid por 2-0. O estádio tinha mais de 100 mil pessoas.

Jogos memoráveis são incontáveis, mas alguns exemplos em jogos europeus:

http://www.youtube.com/watch?v=N2hXf0eNSow (2ª mão da meia final da Champions em 1990 contra o Marselha)

http://www.youtube.com/watch?v=z8MaFcC84l8 (2ª mão da meia final da Champions contra o Steaua de Bucareste)

http://www.youtube.com/watch?v=k1janEMgkY4 (1ª mão da meia final da Taça das Taças)




JotaTê

Já estive no Camp Nou, no Barnabéu e em San Siro. O nosso estádio não desmerecia de nenhum deles, aliás era melhor que todos. Era maior, em termos de conservação o Nou Camp e o San Siro estavam bem piores quando lá estive pela última vez.

Para mim foi uma herança do Benfica que morreu quando foi abaixo. É certo que antes dele tivemos outros estádios, chegámos a jogar na estância das madeiras, que o Sporting teve de ceder em virtude das obras na Auto-estrada que nos acabou com as Amoreiras, e em todos eles construímos história. Mas no velho estádio da Luz estavam escarrapachados os nomes de quem contribuíu para a sua construção. Não falo de gajos que deram dinheiro para uma cadeira vitalícia (e isso tem o seu mérito). Mas maior mérito foi dar sacas de cimento sem nada em troca, foi ajudar a fazer, foi participar em saraus de recolha de dinheiro, de gente que tinha pouco e dava tudo. Esses nomes estavam lá escritos um a um nas torres de iluminação, e isso nunca mais volta.

Quem argumenta com os custos de manutenção, que é um argumento válido, teria que analisar os custos de outros estádios semelhantes e o uso que não soubemos dar ao nosso, para mim o verdadeiro problema. Ou alguém julga que se continuássemos com a militância anterior e o estádio tivesse melhores assistência, alguém iria construir um estádio de metade do tamanho?

A mim ninguém me tira as invasões, o ruído, a irmandade e os amigos que fiz naquelas bancadas. Gosto muito do novo estádio, mas agora nada disso existe com aquela intensidade. Pode ser a evolução natural das coisas, mas o Benfica ficou mais pequeno, não maior.

P.S.: Quem nunca lá entrou veja os videos com as entradas das equipas, com os milhares de bandeiras, o estádio vestido de vermelho, os papeis. Nem sabíamos o que tínhamos aqui...

_Benfiquista_

Um crime terem mandado abaixo um Momumento tão belo, tão cheio de História e que esse sim, imponha respeito e medo aos adversários!A Mística que se sentia ao lá entrar não têm comparação com nenhuma outra coisa, nem outro estádio consegue transmitir o que a Nossa Velha Luz transmitia(Nem a nova Catedral...).

Hoje, passado quase 10 anos, ainda não consegui encaixar ter desaparecido...

diableimage

Sinto como que um vazio e uma frustração por já não haver volta a dar...

Trezeguet

antiga luz > *. belas tardes/noites lá passei

_JonasThern_

Sabem onde é que eu acho que deveria estar este tópico? Nos IMORTAIS e inamovível.

fred9

Daqui a 40 anos se construirem um estádio novo, era fixe que tivesse o desenho da antiga Luz.

Os primeiros dois aneis juntos, como se fosse um só anel bem grande, com capacidade para 35.000. Os camarotes depois, à semelhança deste novo estádio. E depois o mítico Terceiro Anel, com capacidade para 40.000. O Estádio teria no total uma capacidade de 75 a 80.000 lugares.