A velha Catedral - Estádio da Luz

dfernandes

O Estádio da Luz antigo dá 10 a zero ao actual.

Isto não quer dizer que o actual não seja bom. O antigo é que era melhor.




Sem comparação possível...

_Benfiquista_

Porra dá-me um nó no coração só de ver estas imagens.Repito, para mim foi um crime terem destruido esse Monumento.E sim, era bem mais bonito e envolvente que o actual.Mil vezes.

Nem sempre a comodidade é sinónimo de qualidade em termos de envolvência adeptos/campo.

dfernandes

#32
Citação de: _Benfiquista_ em 09 de Dezembro de 2011, 15:36
Porra dá-me um nó no coração só de ver estas imagens.Repito, para mim foi um crime terem destruido esse Monumento.E sim, era bem mais bonito e envolvente que o actual.Mil vezes.

Nem sempre a comodidade é sinónimo de qualidade em termos de envolvência adeptos/campo.

As minhas reacções quando entrei nas duas "Luz":

- Antiga: 1991, num jogo contra o Braga: Ainda me lembro quando estava a percorrer o túnel mas já avistava as cadeiras e um pouco da relva, e da sensação que tive: absoluto deslumbramento... Que coisa monumental. Tudo era espectacular naquele estádio: o tamanho, a arquitectura, as cores, a relva, o marcador electrónico gigante que me fascinou tanto. Enfim... tudo. Do jogo pouco me lembro, mas do estádio lembro-me de tudo.

- Nova: 2003, contra o Rio Ave: Bonito estádio, sem dúvida. Bora ver o jogo. Basicamente, quando entrei na nova Luz tive a sensação de estar a entrar num pavilhão gigante, onde mal entra o sol, e não gostei... Além de que, em grandiosidade e tamanho, não tem comparação.

Basicamente o Estádio actual está certo para o Benfica actual, tal como o outro esteve certo para o Benfica daquele tempo, desde que foi inaugurado até ao dia 2 de Junho de 1994.


_Benfiquista_

Citação de: dfernandes em 09 de Dezembro de 2011, 15:58
Citação de: _Benfiquista_ em 09 de Dezembro de 2011, 15:36
Porra dá-me um nó no coração só de ver estas imagens.Repito, para mim foi um crime terem destruido esse Monumento.E sim, era bem mais bonito e envolvente que o actual.Mil vezes.

Nem sempre a comodidade é sinónimo de qualidade em termos de envolvência adeptos/campo.

As minhas reacções quando entrei nas duas "Luz":

- Antiga: 1991, num jogo contra o Braga: Ainda me lembro quando estava a percorrer o túnel mas já avistava as cadeiras e um pouco da relva, e da sensação que tive: absoluto deslumbramento... Que coisa monumental. Tudo era espectacular naquele estádio: o tamanho, a arquitectura, as cores, a relva, o marcador electrónico gigante que me fascinou tanto. Enfim... tudo. Do jogo pouco me lembro, mas do estádio lembro-me de tudo.

- Nova: 2003, contra o Rio Ave: Bonito estádio, sem dúvida. Bora ver o jogo. Basicamente, quando entrei na nova Luz tive a sensação de estar a entrar num pavilhão gigante, onde mal entra o sol, e não gostei... Além de que, em grandiosidade e tamanho, não tem comparação.

Basicamente o Estádio actual está certo para o Benfica actual, tal como o outro esteve certo para o Benfica daquele tempo, desde que foi inaugurado até ao dia 2 de Junho de 1994.


Sem dúvida.

Embora o actual seja muito bonito também o antigo era outra coisa...

Ainda me lembro de em 1989 num Portugal-Bélgica entrar no Terceiro Anel, à noite, cheio ou quase cheio...e que sensação...

Grandes tardes e noites que lá passei.

goscinny13

#34
Também tenho muitas saudades..a grandiosidade, a mistica, até das rulotes tenho saudades  ;D, das bandeiras por todo o lado, do sistema de som que não se ouvia puto, tenho saudades das torres de iluminação, das rampas de entrada, das casinhas das claques, da entrada ser grátis para putos, das bandas que iam lá tocar ao intervalo, dos jogos às 3 da tarde, das almofadas (quais cadeiras), até a estátua do eusébio e a águia estavam num sitio muito mais visivel e grandioso, hoje estão um pouco escondidas.














https://www.facebook.com/pages/Eu-sou-do-tempo-do-antigo-Est%C3%A1dio-da-Luz/193326927399968

luis.live

dfernandes como eu te compreendo

sim, foi desde 1994 que o SL BENFICA passou a sl benfica

vamos ver se este presidente consegue reerguer o colosso, está dificil , outro clube, astuto e inteligente aproveitou-se das nossas fraquezas, sim porque jogar com ronaldo e paulo madeira a centrais durante tanto e tanto tempo é fraqueza, e agora está a ser dificil voltar aos tempos antigos...

vamos ter esperança
com todos os erros que ainda se vao cometendo, pode ser que ainda vamos voltar a ver o verdadeiro SL BENFICA...

iSLBenfica

Antes tivessem remodelado. Não há comparação possível. Mesmo que diminuíssem a capacidade do estádio era ali que estava grande parte (para não dizer quase toda) a história deste clube que é o Sport Lisboa e Benfica. Além disto era um estádio temível, que impunha respeito. A nível de espaço, no exterior à volta do estádio era muito maior e mais bonito. Se daqui não há comparaçao, lá dentro ainda menos.
Era só mesmo renovar o estádio com novas infra-estruturas, mais modernas, tanto no interior como no exterior.
Eu cada vez que vejo isto, só me dá vontade de chorar.




diableimage

Concordo completamente iSLBenfica.
Destruir o Gigante de Betão foi, na minha opinião, um erro.

_Benfiquista_

Podiamos seguir o exemplo do Barcelona e do Real Madrid e de muitos outros que remodelaram os estádios.Alguns até mais antigos que a Velha Luz.

Estamos a falar de nós e da nossa Velhinha Luz, mas os sportinguistas e os portistas também devem sentir o mesmo em relação aos antigos deles.


fred9

A nova Luz é um estádio fantástico, não dramatizem tanto.
O problema está nas (não) conquistas que temos tido desde 2003.

Se um dia o Benfica voltar a ser como foi nos anos 60, 70 e 80, o actual estádio ganhará estatuto semelhante ao antigo.

iSLBenfica

É mais porque é um estádio novo, sem história, sem grandes feitos lá conquistados e nisto falo do Benfica logicamente, não da selecção nacional nem dos 7 monumentos.
Tivemos já lá alguns momentos marcantes obviamente como o Benfica-Sporting do ano do titulo, jogos da Champions, mas ainda são muito poucos.
Quanto ao estádio em si, é muito mais pequeno, mas mais acolhedor, moderno, tecnológico, com excelentes condições. Isto falando no interior, no exterior é que pronto, para mim e ainda como benfiquista sinto-me bastante desiludido. Reduziram em muito o espaço envolvente ao estádio nas redondezas, parece que caiu ali. E o aspecto do estádio desgosto completamente. Acho que foi uma piada de muito mau gosto fazerem isto:


dfernandes

Citação de: fred9 em 10 de Dezembro de 2011, 00:11
A nova Luz é um estádio fantástico, não dramatizem tanto.
O problema está nas (não) conquistas que temos tido desde 2003.

Se um dia o Benfica voltar a ser como foi nos anos 60, 70 e 80, o actual estádio ganhará estatuto semelhante ao antigo.

Nem sequer vou por aí, na questão das não-conquistas. Para mim, não tem nada a ver com isso.

Aliás, desde 2003 é que voltámos a ganhar alguma coisa regularmente, e este estádio já teve a sua quota parte de momentos interessantes, muitos mais até que a antiga Luz nos seus últimos anos (95 a 2003).

A questão é que a antiga Luz era maior, mais imponente, mais assustadora para os adversários. Enfim... era um estádio fora do comum, tal como o Benfica era um clube fora do comum para um país pequeno. Hoje em dia, por muito que nos custe, o Benfica, de certo modo, banalizou-se. Continua a ter uma base de apoio fenomenal e a ser um clube sem paralelo, em Portugal, mas alguns dos valores inalienáveis que foram ponto assente nos primeiros 90 anos do nosso clube, perderam-se, ou modificaram-se.

A mudança de Estádio é a apenas a face mais visível dessas mudanças.

goscinny13

Citação de: iSLBenfica em 09 de Dezembro de 2011, 23:11
Antes tivessem remodelado. Não há comparação possível. Mesmo que diminuíssem a capacidade do estádio era ali que estava grande parte (para não dizer quase toda) a história deste clube que é o Sport Lisboa e Benfica. Além disto era um estádio temível, que impunha respeito. A nível de espaço, no exterior à volta do estádio era muito maior e mais bonito. Se daqui não há comparaçao, lá dentro ainda menos.
Era só mesmo renovar o estádio com novas infra-estruturas, mais modernas, tanto no interior como no exterior.
Eu cada vez que vejo isto, só me dá vontade de chorar.





quando vejo isto também fico deprimido :(

_JonasThern_

Citação de: iSLBenfica em 09 de Dezembro de 2011, 23:11
Antes tivessem remodelado. Não há comparação possível. Mesmo que diminuíssem a capacidade do estádio era ali que estava grande parte (para não dizer quase toda) a história deste clube que é o Sport Lisboa e Benfica. Além disto era um estádio temível, que impunha respeito. A nível de espaço, no exterior à volta do estádio era muito maior e mais bonito. Se daqui não há comparaçao, lá dentro ainda menos.
Era só mesmo renovar o estádio com novas infra-estruturas, mais modernas, tanto no interior como no exterior.
Eu cada vez que vejo isto, só me dá vontade de chorar.





Em termos estéticos, bem mais bonito que o actual que, visto de fora, dá a clara sensação de estar inacabado.